fbpx

Tire de vez as suas dúvidas e saiba o que é mito ou verdade sobre a liderança

Por Clariana Ribeiro Nogueira 25 nov 2016 - 5 min de leitura

A liderança está sendo tão comentada (e muitas vezes bem erroneamente comentada) que até parece que serve como uma palavra mágica em qualquer contexto…o importante é dizer-se líder nas mais diversas rodas!!!

 

Mitos e verdades sobre liderança

 

Vamos, então, retomar o conceito de liderança e discuti-lo melhor…

Chiavenato define liderança como: “um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”.

Vamos simplificar mais esse conceito de Chiavenato: Liderança é o processo de influenciar pessoas para que ajam em prol dos objetivos da organização.

Já dizia Abraham Lincoln: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”

Ele estava certíssimo. Isso porque a Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva comportamentos nos mais diversos tipos de pessoas.

Veremos agora o que realmente é verdade e o que é puro mito sobre liderança:

 

1. O líder realmente já nasce líder?

 

 

O chefe nasce líder

Claro que esse é o principal mito. Já ouvi muito que “fulano ou ciclano é um grande líder nato”… Acontece que você não deve acreditar tanto assim na genética. Saiba que as características da liderança podem ser aprimoradas e aprendidas com muita dedicação, ainda que a longo prazo.

Se observarmos, a disciplina e a comunicação são aspectos a serem treinados e melhorados. Por outro lado, o respeito ao próximo é bem mais atribuído a forma como fomos criados pelos nossos pais.

De toda forma, uma mudança de postura, atitude, a realização de cursos, treinamentos e a experiência pessoal e profissional são pontos que ajudam na busca do aperfeiçoamento da liderança

O fato é que muitos acham difícil buscar esse desenvolvimento necessário e apenas culpam a sorte de não ter nascido como um influenciador de pessoas.

 

2. Liderança é o mesmo que chefia?

 

 

Liderança e chefia

Pense bem antes de responder essa pergunta… será que todo chefe é líder e todo líder é chefe?

Deu um nó na cabeça agora? Vamos começar por entender o que é um e o que é outro… apenas te adianto que são bem diferentes!!!

Recorreremos ao bom e velho dicionário Aurélio:

 

 

tabela-de-lider-e-chefe

Observe que a primeira definição se relaciona com uma postura de orientação, coordenação, representação de um grupo; enquanto que a segunda definição é ligada ao autoritarismo, de seguimento de regras e normas e busca de ordem.

Isso significa que o líder é conhecido por pedir e não impor como devem ser as coisas na organização. O líder quer ouvir os seus liderados e está aberto a uma discussão construtiva. Isso porque ele motiva e cria um ambiente participativo para atingir aos objetivos organizacionais. O líder é respeitado.

Por sua vez, o chefe ordena de maneira não negociável. Sempre com a postura mais inflexível criando um ambiente de imposições e relações não harmônicas de trabalho. O chefe é temido.

tabela-certa

Obs: Se você quiser “ver” a diferença entre líder e chefe, recomendo também que digite no “Google imagens” a palavra líder e depois a palavra chefe!!! Tenho certeza que não restarão dúvidas!!!

Agora deu para entender?

 

3. Somente em posições de comando como gerência, coordenação, ou diretoria é possível ser líder?

 

leao

 

Pura lenda!!! É possível e comum que a liderança surja de forma natural e espontânea, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, independente do cargo que exerça na organização.

É um tipo de liderança chamada liderança informal. A liderança é observada sem possuir primeiramente um cargo de liderança. O grupo reconhece de tal forma, ouve, respeita e segue as suas orientações e opiniões.

Por outro lado, quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal. Esta também não necessariamente é reconhecida pelo grupo (quer dizer que não é legitimada pelos liderados, sendo que por vezes, pode ter a suas decisões questionadas e rejeitadas).

 

4. E a tal da liderança pessoal é diferente da liderança comum das organizações?

 

 

lideranca-pessoal-x-lideranca-comum

Se a liderança é um processo de influência sobre outros para os levar a realizar algo, então a liderança pessoal é influenciar-se a si mesmo para estabelecer a automotivação e autogestão para um desempenho melhor.

“Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo”- Joe Namath.

Isso simplesmente quer dizer que o líder antes de pensar em liderar outros, precisa ser um excelente líder com ele mesmo…

Deve ter muita segurança, autoestima elevada e um propósito claro e isso fará com que ele seja seguido, pois inspirará a confiança dos seus liderados.

É o tal do exemplo que vale mais do que o que se fala, certo? Afinal, como motivar alguém se você mesmo não for motivado? Não é possível!!!

Espero que você seja um líder pessoal, que tenha tido bons líderes em sua experiência profissional e que seja um líder onde quer que você trabalhe ou venha a trabalhar!!!

Agora deixo um convite para você!

Nós gostamos muito de divulgar e compartilhar com vocês os conteúdos mais especiais e atualizados para aumentar o seu conhecimento e ajudar nos seus estudos!! Então, peço que nos ajude a deixar esse trabalho ativo deixando seu comentário abaixo nos contando o que achou deste artigo. Ah! pode pedir sugestões de temas a vontade também!!! Isso guia o nosso trabalho e ajuda a melhorá-lo constantemente.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Alan Jackson 27 jan 2017

    Muito bom, conteúdo rico em informações idéias.

  • Maxi Educa 30 jan 2017

    Olá Alan, Ficamos felizes que tenha gostado deste blog. De fato, procuramos sempre trazer assuntos relevantes para prática pessoal, profissional e que ainda ajudem para estudar para concursos públicos. Continue acompanhando os nossos posts no blog, temos diversos assuntos que ajudam em sua preparação para concurso. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Antônio Fernandes Mousinho Neto 07 nov 2017

    tema sempre interessante com alguns pontos de vista distorcidos entre ciências como a administração e a psicologia social

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Bom dia Antonio. Ficamos satisfeitos com seu comentário em nosso post. Esse tema sempre chama a atenção por ser controvertido e por isso trouxemos aqui para auxiliar nossos leitores. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais