fbpx

Modernize-se nos estudos e aprenda a ensinar e aprender através dos aplicativos educacionais

Por Evilin Barros 26 out 2018 - 8 min de leitura

Aplicativos educacionais podem facilitar a vida de estudantes e professores com informações e ferramentas.

Com o desenvolvimento de tecnologias como Iphone e Ipad é possível simplificar e facilitar a vida de muitos estudantes e professores.

Tais apps, podem acompanhar os alunos na hora de estudar. Com diferentes objetivos, alguns ajudam nas provas de concurso ou de vestibular, como o Enem, e outros auxiliam em diferentes matérias, como matemática, português, física e biologia. Além de apps de conteúdo, há opções de programas que podem melhorar a concentração do estudante.

Para ter o seu celular como um aliado no estudo, confira alguns aplicativos disponíveis para smartphones: Android e iPhone

 Aplicativos disponíveis para smartphones Android e iPhone.

Aplicativos educacionais podem facilitar a vida de estudantes e professores com informações e ferramentas.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/27/925922/10-melhores-aplicativos-educaco.html

 

1. Edmodo

É um sistema de microblog desenhado especificamente para professores e estudantes. Desta forma, docentes podem criar uma rede de tarefas para suas classes. É uma ferramenta poderosa de integração aluno-professor na internet.

Fonte: https://socialgoodbrasil.org.br/2014/edmodo-rede-social-para-professores

Disponível para Android e iOS.

 

2. KnowBook

É uma rede social em que os estudantes guardam e compartilham os seus conhecimentos de acordo com temas do seu interesse. Alunos e instituições podem participar dessa rede social, em que é possível adicionar conteúdo ao caderno virtual, criar grupos de estudos e buscar conteúdos por meio de hashtags.

Fonte: https://itunes.apple.com/br/app/knowbook-enem-2017-simulado-aulas-e-mais/id947854623?mt=8

Disponível para Android e iOS.

3. Sou Genius

O aplicativo Sou Genius tem por objetivo ajudar pessoas a alcançar os seus objetivos por meio da educação e da evolução pessoal. Suas mensagens motivadoras diárias e os seus cursos estimulam o usuário a melhorar a qualidade dos seus estudos. As aulas podem ser assistidas tanto online quanto offline, por meio de cursos gratuitos e pagos.

Fonte: https://twitter.com/sougenius

Disponível para Android e iOS.

4. Agenda do Estudante

Desenvolvido por alunos, Agenda do Estudante preza pela simplicidade e pela leveza. Ele foi pensado com o objetivo de ajudar tanto na organização quanto no planejamento das atividades dos estudantes. O aplicativo permite o controle dos horários de aulas, agendamento das provas e dos trabalhos e devolução de livros emprestados à biblioteca. Com a utilização da câmera do dispositivo é possível registrar anotações e cadernos.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=m9W4BCut4v4

Disponível para Android.

5. Duolingo

Foi criado para auxiliar os estudantes que têm dificuldade em aprender novas línguas. Promete ensinar diversos idiomas, de maneira fácil, estimulando a escrita, a audição e a fala. Conforme os resultados dos exercícios, o aluno passa de nível e aprende novos conteúdos.

Fonte: https://pt.duolingo.com/

Disponível para Android e iOS.

6. Gabaritar

Esse app contém diversos exercícios para fazer e muito conteúdo para estudar, além de ajudar o aluno a fazer um plano de estudo baseado nas provas que vai prestar. Conta ainda, com simulados para testar o conhecimento.

Fonte: https://www.androidlista.com.br/item/android-apps/4576/gabaritar/

Disponível para Android e iOS.

7. Concursos

O app Concursos conta com aulas, exercícios e vídeos de diferentes matérias, como: direito constitucional, matemática, redação, entre outras, para auxiliar os concurseiros. É possível também buscar por simulados de várias provas, acompanhar resultados, ver quais concursos estão abertos em todo país e criar uma agenda de estudo.

Fonte: https://www.goconqr.com/pt-BR/examtime/blog/aplicativos-para-estudar-para-concursos/

Disponível para Android e iOS.

8. Ortografa!

Para uma consulta rápida, na hora de escrever determinadas palavras, sem a necessidade de andar com um dicionário, basta digitar uma frase no app Ortografa!. O aplicativo é capaz de mostrar se há algum erro e, se tiver, ele ensina como é a grafia correta.

Fonte: http://www.ortografa.com.br/

Disponível para Android e iOS.

9. Formulando

O app Formulando é um recurso que ajuda o aluno a memorizar até mesmo as fórmulas mais complicadas de uma maneira mais descontraída, por meio de um quis, para questões de matemática, química e física que são compostas por fórmulas.

Fonte: http://callnatal.com.br/blog/app-do-mes-formulando/

Disponível para Android e iOS.

 

10. InClass

 O app visa a organização da vida de um estudante, oferecendo espaço para adicionar anotações das matérias, datas das provas e horários de aulas. Basta preenchê-los com os afazeres em suas determinadas datas que o software lembrará os alunos dos compromissos.

Fonte: https://you.stonybrook.edu/mdn/2015/08/06/app-highlight-inclass/

 Disponível para iOS.

11. LookBio

Um dos apps mais completos da área biológica, disponibiliza um enorme conteúdo, com explicações introdutórias e para as áreas de Bioquímica, Citologia, Taxonomia e Reinos. Além das explicações com ilustrações, há também vídeos comentados por professores.

Fonte: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lookmobile.lookbiologia&hl=pt_BR

 Disponível para Android e iOS.

 Enem 2018: Apps que ajudam a estudar para a prova

Os alunos em preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem contar com a ajuda de aplicativos de celular — Android e iPhone (iOS) — para estudar para as provas. Alguns serviços disponibilizam aulas em vídeo, com outro é possível realizar exercícios, simulados e provas de anos anteriores. Comentários de professores também podem ser encontrados. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país.

Exibiremos algumas opções de aplicativos que podem ser aliados dos livros e ajudar a estudar para o Enem. A ideia é propor maneiras alternativas que podem complementar a rotina de atividades para o Exame. Todas as ferramentas são grátis e estão disponíveis nos sistemas operacionais mais populares do mercado.

1. AppProva

O aluno aprende por meio de um jogo de perguntas e respostas ou na realização de simulados. A aba “Jogar” oferece um quiz sobre cada disciplina do Ensino Médio separadamente ou a chance de participar de um grande game com todas as matérias. São perguntas de múltipla escolha, ilustradas com gráficos ou imagens, e que precisam ser respondidas no menor tempo possível.

O acesso aos simulados depende do cadastro de dados escolares. Para isso, o aplicativo tem um banco de informações com escolas de todo o país. Em seguida, basta selecionar a prova desejada e responder no tempo determinado.

É possível se cadastrar por um registro na plataforma com e-mail ou a partir de dados do Facebook ou Google.

 

Fonte: http://appprova.com.br/sou-aluno/

 

2. Me Salva!

Me Salva! é voltado para estudos em geral, mas tem um direcionamento exclusivo para o Enem. O aluno pode selecionar as matérias de acordo com as quatro áreas de conhecimento exploradas no Exame e, a partir daí, começar os estudos.

As aulas são realizadas em vídeo, comentadas por professores da plataforma, e o serviço separa as lições já iniciadas para que o aluno continue de onde parou. Também é possível baixar o conteúdo para assistir offline.

Os exercícios são de múltipla escolha e mostram respostas com observações.

O aplicativo possui muitas aulas gratuitas, mas os pacotes pagos oferecem mais opções de material.

Fonte: https://www.mesalva.com/sobre

3. G1 Enem

Permite ao aluno escolher sobre qual assunto quer estudar, de acordo com as áreas de conhecimento abordadas no Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática. Depois de selecionar o tema, é possível participar de um jogo de perguntas e respostas sozinho, com um amigo ou no modo de desafio aleatório. O aluno acumula pontos a cada resposta correta e, ao final, é possível compartilhar o resultado no Facebook.

O app também possui também diversas vídeo-aulas de aproximadamente um minuto cada, com explicações sobre matérias do Ensino Médio, ilustradas de forma didática.

Fonte: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.globo.g1enem.app&hl=pt

 

4. Enem o Globo

O estudante pode responder simulados, assistir vídeo-aulas, fazer teste vocacional, além de acessar notícias e dicas sobre o Exame. A seção “Intensivão” permite selecionar um assunto específico de uma disciplina e acessar o conteúdo em texto, vídeo e exercícios com respostas comentadas.

O recurso também possibilita resolver questões de provas antigas do Enem desde 2010, em um teste criado especificamente para o aluno, de acordo com o assunto escolhido. A seção “Meu Enem” armazena informações do usuário, como resultados de avaliações realizadas, fichas de desempenho e gabaritos de provas.

Fonte: https://itunes.apple.com/br/app/enem-o-globo/id1160807400?mt=8

 

 5. TV Escola

Criado em parceria com o Ministério da Educação, esse app tem uma seção voltada exclusivamente para o Exame, chamado de “Hora do Enem”. Na opção, os interessados podem acompanhar mais de 400 programas com conteúdos relacionados aos assuntos da prova. São aulas com mais de 20 minutos de explicação didática de professores de várias disciplinas.

Fonte: https://www.youtube.com/user/tvescola

 

6. Edu.App

O Google, em parceria com a Fundação Lemann, lançou o EDU.app para Android. O software reúne videoaulas com foco no Exame Nacional do Ensino Médio. Para testar o aprendizado, a ferramenta “Desafio” tem questões que devem ser respondidas em determinado prazo.

Fonte: https://www.androidlista.com.br/item/android-apps/759569/edu-app/

Existe uma variedade expressiva de apps, então não deixe de investir bem o seu tempo, da forma mais adequada.

Gostou do nosso post de hoje? Curta e compartilhe!

Fontes:

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/12/29/898796/15-coisas-professores-e-estudantes-podem-fazer-com-edmodo.html
http://www.ilhasoft.com.br/conheca-os-6-melhores-aplicativos-educativos-para-ajudar-nos-estudos-2/
https://www.techtudo.com.br/listas/2018/10/app-para-estudar-para-o-enem-2018-conheca-cinco-opcoes.ghtml
https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2017/01/aplicativos-que-ajudam-estudar-veja-apps-gratis-para-android-e-iphone.html

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais