fbpx

Motivação um dos assuntos mais cobrados nos concursos públicos da área de Administração.

Por Janine Vieira 04 jan 2019 - 10 min de leitura

Olá queridos leitores, 2019 chegou!! E aproveitando o clima de ano novo, que vem cheio de desejos, promessas, sonhos, e objetivos, vamos entender tudo sobre “Motivação”, que nada mais é do que uma característica extremamente necessária para conseguir alcançar os objetivos, e o mais importante é um tema muito cobrado nos Concursos Públicos, tanto na área de administração, como também nas demais áreas, então além de estudar esse conteúdo super cobrado pelas bancas, você vai terminar essa leitura motivado, a alcançar seus objetivos e a tão sonhada aprovação nesse ano de 2019, vamos lá então!

Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma capacidade de ter um comportamento específico

Fonte: https://giphy.com/gifs/exercise-motivation-NEHwlQDizQSpa

 

O que é Motivação?

 

Primeiramente vamos conceitua-la: Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma capacidade de ter um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo, provindo do ambiente, ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.

 

Fonte: https://www.jurilitigio.com.br/blog/author/jutrindade/page/2/

 

Chiavenato, um dos autores mais famosos de Administração, define a motivação como um comportamento, ela pode ser conceituada como o esforço exercido pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo. A motivação é um dos fatores que contribuem para o bom desempenho seja no trabalho, ou em qualquer outro ambiente que as pessoas estejam, e consequentemente busca alcançar um alto desempenho.

Cada indivíduo tem os seus anseios pessoais, os seus objetivos, as suas preferências, as suas características de personalidade, os seus talentos, suas habilidades e etc… Cada pessoa é única e ímpar, então ao constituírem uma equipe de trabalho, as pessoas se destacam pelas diferenças individuais.

 

Fonte: https://www.business-achievers.com/general/a-freelancer-s-guide-to-a-productive-and-short-day

 

O que acontece quando há falta de Motivação?

 

Quando existem baixa motivação entre os indivíduos que compõe a equipe, seja por frustação, ou pelas barreiras que impedem eles de chegar a satisfazer as suas necessidades individuais e coletivas, é claro perceber uma baixa no clima organizacional. Algumas causas no baixo clima organizacional são:

Apatia: É o contrário de empatia, as pessoas se tornam individualistas, não ajudam o próximo, só pensam em si mesma, e isso acaba causando um clima organizacional muito tenso e difícil de trabalhar.

 

Fonte: https://shopping.line.me/exhibition/45988?utm_source=LINETL%2C%20digest

 

Insatisfação: Como o próprio nome já diz, é o contrário de satisfação, os colaboradores insatisfeitos, consequentemente acabam afetando o ambiente causando desprazer, aborrecimentos, contrariedade e várias outras características negativas que deixam o clima mais pesado.

 

Fonte: https://o4uxrk33.com/wf2wbab8?key=b50ce9e253ba6b29f0ae61616ffc27d7&psid=9379f0cd4454c9a2813d482bd6a57f0b

 

Depressão: Com a falta de motivação das pessoas acabam ficando desgostosas consigo mesma, e isso pode acabar a tornando uma pessoa deprimida, os sintomas que podem vir com a depressão no ambiente é a desistência, a pessoa não quer fazer mais nada, simplesmente desiste de terminar suas tarefas, a retração social aumenta, passa a ter diminuição da eficácia no trabalho, diminuição da capacidade e da motivação para a resolução de problemas e conflitos, a baixa autoestima e etc…

 

Fonte: https://medstar.ua/osinnja-depresija-simptomi-likuvannja-t/

 

Inconformidade: É o contrário das pessoas conformadas, os colaboradores passam a ficar sem entendimento, causado desacordos no ambiente de trabalho.

 

Fonte: http://zibainis.lt/stiprieji-bijokite-silpnuju/

 

Agressividade: As pessoas desmotivadas passam a se tornar mais agressivas, tratando os colegas de trabalho mal, com falta de educação e sendo grossas umas com as outras, consequentemente isso torna o clima no ambiente de trabalho mais pesados e difícil de se trabalhar e conviver.

 

Fonte: http://www.daveburchett.com/2016/08/22/louder-does-not-make-your-point-more-persuasive/

 

Ambiente Motivado

 

As pessoas sempre desejam cada vez mais trabalhar em um ambiente de trabalho positivo, mas isso depende exclusivamente delas, pois são elas que são os recursos humanos das organizações, existe vários fatores que as pessoas desejam na empresa que contribuem para um clima positivo, mas 3 são os mais importantes, que são:

Equidade: significa o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um. A equidade adapta a regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa. No sentido de perceber que os superiores de qualquer nível são justos na sua relação com a estrutura social, seja com relação à remuneração, seja com relação às avaliações realizadas ou a eventuais conflitos interpessoais. O clima organizacional será tão melhor quão melhor for à resposta de superiores a estas questões.

 

Fonte: http://powerakademy.com/post/what-is-the-difference-between-equality-and-fairness

 

Realização: estar bem na organização, ser considerado, respeitado no trabalho que executa e estar numa organização com responsabilidade social que respeite as leis. Há estudos que colocam a realização como fator altamente relevante para as pessoas que ocupam posições superiores, quando têm algum poder decisório. Isso pode ser verdade se a realização significa crescer na carreira, na empresa, ter salários com reajustes acima de percentuais inflacionários, etc.

 

Fonte: https://gatespublichealth.com/

 

Companheirismo: independentemente dos conflitos naturais existentes na organização, as pessoas, no geral, buscam uma relação amistosa, porque assim têm maiores possibilidades de manutenção da sua posição interna na estrutura organizacional.

 

Fonte: https://listelist.com/page/1077/?PageSpeed=noscript

 

Motivação e Comportamento das pessoas

 

O comportamento das pessoas dentro das empresas é muito complexo, pois como já dito no início deste blog, cada pessoa é única e ímpar, consequentemente cada uma tem o seu comportamento e ninguém é igual a ninguém, mas em geral o comportamento das pessoas depende de 2 fatores, os internos e os externos.

 Fatores Internos: decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente externo e interno, de atitudes, de emoções, de valores etc…

 Fatores Externos: decorrentes do ambiente que envolve as características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, de fatores sociais, de políticas, de coesão grupal existente etc…

Junto com a Teoria das Relações Humanas, os estudiosos passaram a estudar sobre a influência da motivação no comportamento das pessoas, e embora este seja apenas um dos fatores internos que influenciam o comportamento humano, a ele é dado tanta importância porque a motivação atua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objetivos, tanto pessoais como organizacionais.

 

Necessidades Humanas e Motivação – A Pirâmide de Maslow

 

Para a total compreensão da motivação do comportamento humano, é de extrema importância que possuir o conhecimento das necessidades humanas, por ela se tratar de um dos motivos internos mais importantes que orientam o comportamento e o desempenho de cada pessoa.

Existem certas necessidades humanas fundamentais e também algumas cujas causas escapam ao próprio entendimento do homem, apesar das variâncias entra as pessoas e os grupos, temos uma forma generalizada das necessidades humanas, que é representada através de categorias ou através de hierarquia, que é a famosa pirâmide de Maslow.

A pirâmide de Maslow parte do princípio de que os motivos do comportamento humano residem no próprio indivíduo, a sua motivação para agir e se comportar derivam de forças que existem dentro dele, e é dessa maneira que vários autores afirmam que a teoria de Maslow tem uma grande importância quando se estuda a motivação humana.

Segundo Maslow, as necessidades humanas estão aparelhadas em uma pirâmide de importância e influenciação do comportamento humano, na base dessa pirâmide estão as necessidades mais recorrentes, chamadas de Necessidades Primárias, enquanto na parte superior estão as necessidades mais sofisticadas e intelectualizadas, chamadas de Necessidades Secundarias.

 

 

Do topo da pirâmide para a base temos:

Necessidades de Realização Pessoal: também conhecida como necessidades de crescimento, incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, o que sempre quis ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir (criatividade, espontaneidade, desafios);

Necessidades de Autoestima: existem dois tipos, o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação, em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho (confiança, respeito dos outros);

Necessidades Sociais: são necessidades de manter relações humanas com harmonia, sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto (amizade, família, ambiente de trabalho);

Necessidades de Segurança: são aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros, sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida (saúde, recursos, segurança do emprego); e por fim as

Necessidades Fisiológicas: são aquelas que se relacionam com o ser humano como ser biológico, são as mais importantes, necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais (comida, respiração, sono, sexo).

 

Pontos Positivos e Negativos da Motivação

 

Pontos Positivos

– Promove uma motivação ao indivíduo que o oriente a ter um comportamento que atinja seus objetivos pessoais e profissionais.

– Com as necessidades atendidas, pelo menos os níveis considerados relevantes, as pessoas trabalham mais e melhor, trabalham mais contentes e satisfeitas, e com isso apresentam mais produtividade, e consequentemente o retorno financeiro.

– O emprego de incentivos representa um ponto positivo, porque ele representa o reconhecimento da administração e dos colegas pelo desempenho do trabalhador.

– A vantagem quanto ao uso de programas de reconhecimento é a possibilidade deles poderem ser combinados com outras modalidades de incentivos, como incentivos monetários.

– A premiação em dinheiro é positiva por ser a mais fácil que uma empresa pode utilizar, sendo ainda mais fácil de manejar e de agradar, porque o dinheiro é algo de que todos precisam e tem a vantagem de que o ganhador pode fazer o que quiser com ele.

 

Pontos Negativos

– Insatisfação de determinadas necessidades, o que resulta na frustração. Comportamentos resultantes da frustração que podem afetar a organização: fuga ou compensação (procura de outro emprego, filiação a uma associação profissional para defender seus interesses etc.); a resignação, quando um indivíduo se deixa abater pela sensação de fracasso e se entrega ao desânimo, não produzindo mais; e a agressão, representada por uma forma de ataque físico ou verbal, associado a um sentimento de ira e hostilidade.

– A falta de capacitação necessária aos responsáveis pelo emprego e avaliação das estratégias (em geral, os administradores), pode acarretar em tomadas de decisões erradas. Por exemplo: falta de sensibilidade para perceber as reais necessidades e expectativas dos funcionários, o não reconhecimento quando uma estratégia não está apresentando os resultados necessários e necessita de mudanças, descontrole financeiro ao se propor planos de incentivos, etc.

– A não existência de uma teoria ou proposta única que garanta eficácia na motivação humana. Cada aspecto deve ser analisado dentro do contexto da empresa para verificar sua viabilidade ou não.

– O risco de a empresa investir e não obter o comportamento esperado do funcionário, visto a diversidade de necessidades, experiências e expectativas que existem dentro do grupo.

 

Então é isso pessoal, esperamos que vocês tenham entendido e ficado mais motivados, a buscarem seus objetivos, e conseguir começarem o ano mais motivados a alcança-los.

Nós gostamos muito de divulgar e compartilhar com vocês os conteúdos mais especiais e atualizados para aumentar o seu conhecimento e ajudar nos seus estudos!!

Então, peço que nos ajude a deixar esse trabalho ativo deixando seu comentário abaixo nos contando o que achou deste artigo.

Ah! pode pedir sugestões de temas a vontade também!!! Isso guia o nosso trabalho e ajuda a melhorá-lo constantemente.

Até o próximo blog e feliz 2019.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais