fbpx

Conheça a história do Muro de Berlim e algumas curiosidades sobre o maior símbolo da Guerra Fria.

Por Livia Polachini Venturoso de Souza 07 nov 2016 - 4 min de leitura

Você conhece a história do Muro de Berlim? Veja algumas curiosidades sobre o maior símbolo da Guerra Fria!

queda-do-muro de Berlim

 

Para podermos falar sobre o Muro de Berlim, primeiro precisamos falar sobre o período onde ele se encontra, você saberia me dizer o que foi a chamada Guerra Fria?

 

 

 

Guerra-Fria

 

O período conhecido como Guerra Fria, começou com fim da guerra, onde os Estados Unidos e a União Soviética se tornaram as duas maiores potências mundiais. O conflito entre as duas nações já estava claro quando os vencedores se reuniram na Conferência de Yalta, para discutir como ficaria o cenário político pós-guerra, neste encontro as tensões entre essas duas potências estava clara. Os ideais opostos dos dois países, capitalismo norte-americano de um lado e socialismo soviético do outro, seria difícil de serem resolvidos.

Para conter o avanço dos ideais socialistas da União Soviética, os Estados Unidos, buscou formar alianças políticas, com diversas regiões. Com isso, a União Soviética formou um “cordão de isolamento” para impedir o avanço dos ideais capitalistas pelo restante da Europa Oriental. Essas ações, configuraram as primeiras tensões, que se tonariam a chamada “Guerra Fria”.

Esse período ganhou esse nome, pois apesar do grande conflito e disputas indiretas, nenhum tiro foi diretamente disparado. Começar uma guerra não traria benefícios para nenhum dos lados. Por esse motivo, o sociólogo Raymond Aron proferiu uma frase que ficou mundialmente conhecida: “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”.

Porque o Muro foi construído?

 

Construção do Muro de Berlim

Após a segunda guerra mundial, foi criada zonas de influência que delimitaram o território europeu durante quase quatro décadas. As duas maiores potências mundial (Estados Unidos e União Soviética) disputavam para impor suas ideologias e dissemina-las no máximo de países possível. A Alemanha – grande derrotado na Segunda guerra – foi dividida em dois, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.

A capital, apesar de ficar do lado oriental, também foi dividida, metade dela se tornou capitalista enquanto a outra era socialista. Entre 1949 a 1961, quase 3 milhões de pessoas fugiram da Alemanha comunista para os setores ocidentais de Berlim. Somente em julho de 1961, 30 mil pessoas escaparam. A ameaça de esvaziamento da Alemanha Oriental levou a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) a construir uma barreira física no meio da cidade. Na manhã de 13 de agosto de 1961, soldados começaram a construir o Muro de Berlim, demarcando a linha divisória inicialmente com arame farpado, tanques e trincheiras. Nos meses seguintes, foi sendo erguido em concreto armado, o muro que marcaria a vida da cidade até 1989. Ao longo dos anos, a fronteira transformou-se numa fortaleza. Os soldados tiveram ordem de atirar para matar, muitos que tentaram atravessar acabaram morrendo.

A divisão imposta pelo Muro de Berlim também separou muitas famílias, o que levou muitas pessoas a tentar atravessá-lo durante os 28 anos em que manteve-se de pé. Ao longo do tempo, o muro foi sendo fortificado com paredes de concreto, alarmes, e torres de vigia, dificultando cada vez mais a fuga.

 

A Queda do Muro de Berlim

 

 

Como foi a queda

O Muro de Berlim, somente foi derrubado no dia 9 de novembro de 1989, por milhares de trabalhadores e jovens, de ambos os lados, que desejavam a reunificação da Alemanha. Junto com a queda do muro, veio também a queda da bipolaridade da mundial. Um ano depois, a Alemanha seria reunificada.

Após a sua queda, diversos acontecimentos se desenrolaram, os países do Leste europeu se separaram da União Soviética, até o ponto de pôr fim a ela. Ainda hoje sofremos reflexos desse período tão marcante, a Alemanha de hoje, ainda luta para superar a desigualdade existente entre o lado ocidental e oriental.

6 curiosidades sobre o muro de Berlim

 

 

 

6 Curiosidades

1- Ele tinha um perímetro total de 155km, contando com 302 torres de observação, 259 cães de guarda, 20 Bunkers e vigiado por mais de 11000 soldados.

2- Um total de 5000 pessoas conseguiram escapar do Muro de Berlim durante sua existência, de estimados 10000 que tentaram… Teve gente que escapou de forma cinematográfica, passando com uma zip-line por cima do muro, a maioria, no entanto, usou documentos forjados e pagamento de propina.

3- Dessas pessoas que tentaram escapar, 138 morreram. Existem diversas homenagens e lembranças para essas pessoas ao redor de todo o muro.

4- É possível ver a separação causada pelo Muro de Berlim do espaço até hoje! Isso acontece porque a região da Berlim ocidental concentra as maiores regiões de compras e negócios, e também é onde se concentram as tradicionais lâmpadas de gás. Berlim tem 44 mil lâmpadas de gás e isso conta como 50% de todas as lâmpadas de gás utilizadas no mundo.

5- Uma Barreira foi construída de um dia para o outro

6- Existia um “muro subterrâneo”, um contra túnel para evitar que pessoas fugissem por baixo do muro.

Gostou? Conseguiram entender um pouco sobre a história do Muro de Berlim?

Deixe seu comentário, curta e compartilhe!

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais