fbpx

Se necropsia tira seu sono e te causa pavor, isso é coisa do passado.

Por Paula Bidoia 19 dez 2018 - 3 min de leitura

Necropsia é um assunto tão pavoroso de ser estudado que muitos alunos e concurseiros acabam deixando esse assunto para o final de tudo, como se não tivesse importância. Essa fuga não fará de você uma pessoa capaz de vencer as etapas do concurso e você vai acabar “morrendo na praia”.

 

Necropsia é um assunto tão pavoroso de ser estudado que muitos alunos e concurseiros acabam deixando esse assunto para o final de tudo, como se não tivesse importância.

https://misticaweb.com/sonhar-com-sangue-significado/

 

Você sabe me dizer o que significa necropsia?

 

 De modo simples e claro, necropsia nada mais é do que um exame realizado após a morte de um indivíduo, é através dela que se esclarece as causas que determinaram a morte de determinada pessoa.

Vamos nos aprofundar um pouco mais…

Necropsia clínica, também conhecida como anatomopatológica, é feita pelo médico patologista e tem como finalidade esclarecer a fisiopatologia da doença e alterações morfológicas dos órgãos e tecidos.

Necropsia forense, a mais utilizada, é conhecida também como médico-legal, é feita por um médico legista e a finalidade é de esclarecer os mecanismos, tempo e efeitos que levaram a pessoa a óbito.

 

Dispositivos do Código de Processo Penal

O artigo 162, CPP é claro quando traz em sua redação que a autópsia será feita pelo menos 6 (seis) horas depois do óbito, exceto se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita depois desse prazo. Caso os peritos concordem com esse lapso maior, guarde na sua mente: o mesmo deverá ser declarado no auto.

O parágrafo único desse mesmo artigo, chama a atenção para casos específicos. Havendo morte violenta, basta que seja realizado o exame externo do cadáver, quando não houver infração penal a ser apurada, ou quando as lesões externas sejam precisas para revelar a causa da morte.

 

Necropsia no Instituto Médico Legal (IML)

 

http://www.santacasabh.org.br/ver/curso-de-tanatopraxia-1.html

 

O entendimento e estudos clássicos demonstram que para que a necropsia seja realizada no IML é precisa que aconteça:

– morte violenta;

– morte suspeita;

– morte natural de pessoa não identificada.

 

O que deve constar no laudo do exame

Via de regra, o laudo é composto por preâmbulo, quesitos, histórico, descrição, discussão, conclusão, resposta aos quesitos.

 

Biossegurança

A biossegurança trata mais da questão tecnológica de engenharia genética e aos requisitos para o manejo de organismos geneticamente modificados. Entretanto, o meio acadêmico, científico e tecnológico entende que a biossegurança é definida como um conjunto de medidas para a segurança. Controlando os riscos nas atividades de trabalho, principalmente nas áreas das ciências da saúde e biológicas.

Já que falamos de riscos, que tal ficarmos com uma tabela que classifica os diferentes tipos de riscos?

 

 

Medidas de Segurança em Necropsia

 

– Medidas Gerais De Segurança;

– Medidas de Segurança nas Salas de Necropsia;

– Medidas de Segurança na Remoção de Corpos;

– Medidas de Segurança no Procedimento de Necropsia;

– Medidas de Segurança na Coleta de Impressões Papilares em Cadáveres em Decomposição;

– Medidas de Segurança na Coleta de Impressões Papilares em Cadáver de Morte Recente;

– Medidas de Segurança na Sala de Câmaras Frias;

– Medidas de Segurança para a Sala de Depósito de EPI;

– Medidas de Segurança para a Sala de Vestiários;

– Medidas de Segurança para a Sala de Expurgo;

– Medidas de Segurança para a Sala de Digitação de Laudos;

– Medidas de Segurança para a Sala de Higienização (lavagem) e Acondicionamento (Guarda) de Bandejas e Caixões Mortuários.

 

E aí, o que achou desse assunto? Deixe seu comentário e qualquer dúvida ficamos à disposição.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Aldeni Dutra Nunes 21 out 2019

    Achei muito interessante ! Tô fazendo esse curso então me ajudou muito pra falar verdade estou gostando muito vou ler sempre!!

  • Maxi Educa 21 out 2019

    Oii Aldeni, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carlos 31 out 2019

    Bom dia estou iniciando o curso de auxiliar gostei muito !!

  • Maxi Educa 31 out 2019

    Oi Carlos, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mônica Gomes 15 jan 2020

    Olá, estou no primeiro 1 módulo auxiliar de Necrópsia é. Estou querendo saber como faço para saber se realmente estou preparada prá esse , trabalho.

  • Maxi Educa 16 jan 2020

    Olá Mônica. Tudo bem? Que legal que você está fazendo este curso. Referente à sua dúvida, existe, por parte da sociedade, o medo cultural da morte e a vontade de mantê-la bem longe de si. A maioria das pessoas não se aproximam das questões ligadas à morte, muitas vezes, por receio de que a morte virá para perto delas, ou seja, imaginam que não pensar ou falar sobre a morte, parece ser a forma mais procurada para se evitar a perda de alguém querido ou sua própria morte. As pessoas, em geral, acabam estabelecendo com a morte uma relação macabra, como algo assustador, algo que traz o desconforto. Para tentar lhe ajudar, analisei alguns resultados de pesquisas que revelaram que a impotência frente à situação da morte faz com que os profissionais de necropsia se deem conta do quanto são pessoas que lidam com a inércia, com sensação de incapacidade e impotência, ou seja, há um acúmulo de sentimentos, sensações e pensamentos que os fazem ter o desejo de abandonar o trabalho, por outro lado aparecem sentimentos que os fazem suportar os acontecimentos e as dores causadas pela profissão. Constatou-se também, que o afeto, o apoio e o carinho encontrados na família são fundamentais para que esses profissionais se sintam recompensados fora do ambiente de trabalho. Quando se pensa no trabalho no IML, imagina-se um trabalho mórbido, mas, percebe-se a essência de profissionais que se preocupam, literalmente, com a morte, se preocupam em encaminhar aquele corpo sem vida (como eles mesmos referem) da melhor maneira possível e, mais, transformam a morte em algo natural e parte da vida. Verificou-se do mesmo modo, a necessidade e o desejo desses profissionais em terem psicólogos que os acompanhem para que possam compartilhar de suas dores e sofrimentos, para que possam ser ajudados no dia a dia da profissão, principalmente ao lidarem com casos de mortes violentas, ou que envolvam crianças, por exemplo. Acredito que você deva também fazer pesquisas que contenham o relato da experiência de profissionais deste ramo, para ir desenvolvendo suas próprias conclusões. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elisangela 04 fev 2020

    Amei o conteúdo se puder me e enviar mais sobre necropcia agradeço.

  • Maxi Educa 04 fev 2020

    Oi Elisangela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ingrid 30 jun 2020

    Amei demais ajuda muito seu blog ,si tiver mais coisas para ensinar seria muito bom para quem está cursando

  • Maxi Educa 01 jul 2020

    Olá Ingrid, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Tânia De Souza Lopes 07 jul 2020

    Gostei muito da matéria e gostaria que me mandassem mais matérias a respeito de necropsia. Estou terminando a faculdade de química e sou apaixonada por esta área. Mas não sei nem por onde começar para trabalhar.

  • Maxi Educa 07 jul 2020

    Olá Tânia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Yasmin 23 set 2021

    Não entendi oq eip ?

  • Maxi Educa 24 set 2021

    Olá Yasmin, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais