fbpx

Noções de Administração Financeira. Como devo me preparar?

Por Sara Martins 25 maio 2016 - 5 min de leitura

O que são finanças?

A expressão: A arte e a ciência de administrar o dinheiro apresenta de forma objetiva o significado de Finanças.

Saber o significado de Finanças não é o suficiente para gabaritar as questão de Administração Financeira, pois, existem vários pontos que precisam ser estudados e entendidos, sendo eles, Teóricos e Práticos:

Iniciaremos com os Teóricos:

1

PRINCIPAIS ÁREAS DAS FINANÇAS

Serviços Financeiros: envolvem à concepção e oferta de assessoria e produtos financeiros a pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais.

Administração Financeira: diz respeito às atribuições dos administradores financeiros nas empresas, compostas pela gestão dos negócios financeiros de organizações de todos os tipos – financeiras ou não, abertas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.

EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

Em meio ao período entre a Década de 1920 até o início do século XXI as finanças passaram por um processo de evolução conceitual e técnica que iniciou a partir dos anos 20 do século XX, onde as finanças das empresas foram motivadas a evoluir de maneira a atender à crescente complexidade assumida pelos negócios e operações de mercado e em decorrência do surgimento de grupos industriais que demandavam recursos financeiros para financiar as suas operações, os gestores passaram a enfrentar problemas na estrutura de capital (composição das fontes de financiamento) da empresa.

ESTRATÉGIA FINANCEIRA

Planos Financeiros de Longo Prazo (estratégicos) expressam as ações financeiras planejadas por uma empresa e o impacto previsto dessas ações ao longo de períodos que vão de dois a dez anos. São comuns planos estratégicos de cinco anos, revistos à medida que novas informações relevantes tornam-se disponíveis.

Planos Financeiros de Curto Prazo (operacionais) especificam ações financeiras de curto prazo e o impacto previsto. Esses planos geralmente cobrem períodos de um a dois anos. As principais informações usadas são a previsão de vendas e diversos dados operacionais e financeiros.

Para facilitar o seu entendimento apresentamos os Conhecimentos Práticos da seguinte forma:

2

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

A Análise de Investimentos compõe a primeira parte do processo de tomada de decisão para a escolha de um Investimos, dentro desta parte inicial temos a Proposta de Investimentos de Capital.

As Propostas de Investimento de Capital estão relacionadas aos principais tipos de investimento com os quais uma empresa pode se defrontar, sendo os mais comuns:

Investimentos Economicamente Independentes: São aqueles cujos fluxo de caixa não estão relacionados entre si, ou seja, são independentes uns dos outros; a aceitação de um não exclui os demais.

Investimentos Mutuamente Excludentes: São aqueles que exercem a mesma função e, por isso, competem uns com os outros.

FLUXO DE CAIXA

Principais Componentes do Fluxo de Caixa

Os fluxos de caixa de qualquer projeto que se enquadre no padrão convencional geralmente incluem três componentes básicos:

(1) um investimento inicial,

(2) entradas de caixa operacionais e 

(3) fluxo de caixa terminal.

Investimento Inicial – A saída de caixa relevante em um projeto proposto, na data zero.

Entradas de Caixa Operacionais – Entradas de caixas incrementais, depois do emposto de renda, resultantes da implantação de um projeto e durante sua vigência.

Fluxo de Caixa Terminal – O fluxo de caixa não operacional, depois do imposto de renda, que ocorre no último ano de um projeto. Geralmente atribuído à liquidação do projeto.

 

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS

As abordagens mais comuns envolvem a interação de procedimentos de valor do dinheiro no tempo, considerações quanto ao risco e retorno e conceitos de avaliação para selecionar a riqueza dos proprietários, onde se destacam três principais técnicas:

Período de Recuperação do Investimento (payback): é o tempo necessário para que a empresa recupere o investimento inicial em um projeto, calculado a partir das entradas de caixa.

Valor Presente Líquido (VPL): também conhecido pela terminologia Valor Atual, caracteriza-se, essencialmente, pela transferência para o instante presente de todas as variações de caixa esperadas, descontadas à taxa mínima de atratividade.

Taxa Interna de Retorno (TIR): é uma taxa de desconto que iguala o valor presente dos fluxos de caixa futuros ao investimento inicial. Simplificando, a TIR é uma taxa de desconto que torna o VPL igual à zero.

 

ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRO

A análise da econômico-financeira constitui um dos estudos mais importantes das Finanças Corporativas, despertando enorme interesse tanto para os administradores internos da empresa como para os diversos segmentos de analistas externos. Nesse contexto merecem destaque os grupos de índices de Liquidez, Endividamento e Rentabilidade.

Liquidez :Os Índices de Liquidez mostram a condição financeira da empresa, a curto (Liquidez Seca), médio (Liquidez Corrente) e longo prazo (Liquidez Geral).

Endividamento: Este grupo de índices analisa a estrutura de capital e o seu cálculo é obtido relacionando as origens de capitais (fonte de recursos) entre si e com o Ativo Permanente. O resultado obtido demonstra o grau de dependência da empresa em relação ao capital de terceiros e o grau de imobilização.

Índices de Rentabilidade: Estes indicadores têm por objetivo avaliar os resultados auferidos por uma empresa em relação a determinados parâmetros, que melhor revelem suas dimensões.

 

ALAVANCAGEM FINANCEIRA

Aplicação Conceitual: Alavancagem Financeira é o efeito causado por se tomar recursos de terceiros emprestados a determinado custo, aplicando-os em ativos a outra taxa de retorno: a diferença vai para os proprietários e altera, para mais ou para menos, o seu retorno sobre o patrimônio líquido.

Você tinha esse conteúdo em mente ao se deparar com o tema deste post?
Qual a sua opinião sobre o conteúdo apresentado?

Deixe um comentário com as sua opinião sobre este post, gostaria muito de saber, para que possamos apresentar conteúdos do seu interesse.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Marcio Pereira 27 fev 2019

    Vou fazer um concurso e preciso saber sobre: -Conceitos basicos de Administração financeira; -Tesouraria; - Controladoria e -Auditoria.

  • Maxi Educa 04 mar 2019

    Olá Márcio, Boa Tarde!! Nossos blogs têm caráter informativo, apresentando apenas conceitos e definições básicas sobre determinados assuntos. Acessando nosso site você encontra vários concursos e as matérias exigidas para cada um deles. Sugiro que verifique algum concurso de seu interesse e estude por ele, onde encontrará em nossas apostilas todo o conteúdo necessário, além de vídeo aulas. Obrigado pelo contato! Segue link: https://www.maxieduca.com.br/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais