fbpx

Nomeação e Posse para cargos públicos: O que você precisa saber!

Por Matheus De Marchi 05 mar 2020 - 4 min de leitura

Nomeação e Posse para um cargo público é o sonho de muitas pessoas: é motivo de esforço, stress e cansaço. Demanda tempo, dinheiro e muita paciência!

Isso não é justo, mas é justificável! Os melhores cargos – aqueles com melhores salários e benefícios – são bastante disputados e contam com a concorrência de pessoas que estão há anos esperando pelo certame. É justamente por isso que não é exagero colocar a Nomeação e a Posse do cargo no mesmo nível de um sonho!

Então pode até parecer uma questão boba (depois de toda a preparação “pré” concurso), mas ela aparece com frequência. Depois do meu esforço e sucesso, qual o próximo passo? Como funciona o processo que vai me “dar” o cargo que eu busquei?

Não se preocupe, excepcionalmente hoje, em um tiro rápido, vamos explicar a diferença entre a Nomeação e a Posse em um cargo publico, então deixa de moleza e confira a resposta logo mais!

Antes de falarmos em Nomeação e Posse…

É meio óbvio, mas vale a pena repetir… Antes de chegarmos ao estágio de nos preocuparmos com a Nomeação e Posse de cargo, vamos nos lembrar que é necessário ser aprovado no concurso.

Recorrentemente temos algumas dicas no nosso blog sobre como fazer isso: já falamos sobre hábitos de estudos em outro post e já mostramos vídeos sobre qual concurso/carreira pública escolher. Temos uma variedade enorme de conteúdo que pode te ajudar em X dúvidas, então não seja tímido(a), use e abuse da gente!

Eu vou entender que suas dúvidas foram sanadas e seus estudos estão em dia. Sua preocupação aqui é única e exclusivamente saber sobre Nomeação e Posse, assim, vamos ao que interessa!

O que é a Nomeação para um Cargo Público?

Nomeação para um cargo público nada mais é o que o seu chamado! É o anúncio para todo mundo (os interessados pelo menos) de que você e provavelmente uma lista de pessoas se adequaram aos critérios estabelecidos no edital para assumir a função.

Ela é destinada aos candidato(a)s aprovados e seguirá a ordem de classificação. Mas lembre-se! Existem N concursos e N critérios para chegar a esse ponto. Não se esqueça de que alguns certames exigem avaliações psicológicas, físicas, técnicas (…).

Um outro lembrete é o de que apenas os candidato(a)s aprovados dentro do número estabelecido de vagas tem o direito à nomeação. Os candidato(a)s aprovados para cadastro de reserva apenas tem uma expectativa de serem nomeados.

Como saber se eu fui nomeado?

É absolutamente recomendado que o candidato(a) acompanhe o andamento do concurso para saber se ele foi nomeado, entretanto os editais normalmente trazem definidas as formas de divulgação dos resultados. Alguns se comprometem a entrar em contato com o candidato(a), divulgam o resultado em seus veículos de comunicação (banca organizadora) ou através dos Diários Oficiais (dependendo da esfera).

Fique em cima e não conte com a boa vontade dos outros te avisarem nesse ponto. Apesar de eu achar que ansiedade já incentivo o suficiente para acompanhar os resultados, use aquela última gota de dedicação para apertar “F5” no site de divulgação! =D

Mas e a Posse?

Olha… Fui concursado e posso lhes dizer… Ser Nomeado é bom… Mas a Posse… Ahhh meu bem… A Posse é que é o bixo!!!

E vou explicar o porquê. Entre a Nomeação e a Posse, normalmente você tem um período de 30 dias. Dependendo do concurso, é nesse período que você gastará o seu restante de tempo/paciência/dinheiro para providenciar uma porrada de exames e documentos para o gran finale.

Não vou mentir, é chato

Superado o último desafio, a sua Posse consistirá na assinatura dos termos do seu novo cargo. São aquelas linhas pequenas que mostram o compromisso e funções que lhe serão atribuídas mas também mostra as obrigações que o seu patrão tem/deveria com você.

Portanto, a Posse é literalmente a oficialização e fechamento da sua jornada pelo cargo desejado. É o momento em que você vai cachaçar e celebrar a recompensa de todo o seu esforço, porque felizmente, entre a Posse e o início do exercício você tem até 15 dias.

Mas preste atenção! Eu falei “até 15 dias”. Não vai começar com o pé esquerdo e se atrasar no seu primeiro dia!

Só preciso saber isso sobre Nomeação e Posse?

De forma simples, sim! Nomeação e Posse são os estágios finais de todo o processo. E por mais que aqui a explicação tenha sido tranquila, eu voltarei a recomendar, verifique o edital!

Todos os processos podem ter suas particularidades, e é por isso que atenção nunca é demais. Não se arrisque a jogar fora seu esforço por um detalhe em uma linha minuscula que passou despercebida, porque isso acontece!

Se precisar ou tiver dúvidas, grite aqui! Estaremos prontos para ajudar!

Mas só conta porque somos curiosos. Estão buscando a Nomeação e Posse para qual cargo?

Conta aí!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais