fbpx

Nota de corte SISU e Prouni, entenda!

Por Alan Martins de Souza 01 ago 2019 - 3 min de leitura

E aí, jovem estudante! Já ouviu falar sobre nota de corte? Não? Isso não é nada bom…

Mas calma! Como diria Murphy, tudo aquilo que é ruim pode piorar.

 

https://gph.is/1Gq5LIT

 

A vida de vestibulando não é nada fácil, não é mesmo? São inúmeras dúvidas sobre qual carreira seguir, é preocupação com estudos, pressão na escola, na família — se duvidar até seu cachorro já começou a te pressionar! Ai de quem disser que ser estudante é algo fácil!!!

Sei muito bem como essa fase é difícil. Você estuda pra caramba, faz um esforço danado para ir bem no bendito do Enem, só que ainda há mais uma etapa com a qual se preocupar: a tal da nota de corte.

Todo esse cenário parece muito assustador, porém minha intenção aqui não é te desanimar. Muito pelo contrário, quero trazer uma luz para iluminar seu caminho em direção a sua vaga em uma universidade!

 

E aí, jovem estudante! Já ouviu falar sobre nota de corte? Não? Isso não é nada bom...

https://gph.is/2KUOvuh

 

Se você não foi um dos atrasados e prestou o Enem ano passado e não tenha zerado a prova de redação, então você pode se inscrever no Sisu ou no Prouni (falando em redação, clique aqui e descubra 7 possíveis temas para a redação do Enem 2019!). As inscrições para ambos acontecem duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Muitas universidades públicas, como as federais, oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Com sua nota do Enem também é possível concorrer a bolsas em universidades privadas, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Tirar uma boa nota no Enem é muito importante, mas não basta apenas isso. Ambos programas (Sisu e Prouni) são totalmente digitais e utilizam notas de corte para guiar a escolha do aluno. Durante o período de inscrição, a nota de corte dos cursos oferecidos é atualizada diariamente. Você deve prestar muita atenção nelas para não se dar mal e perder a tão sonhada vaga!

A nota de corte é calculada automaticamente pelo sistema, utilizando a nota de todos os concorrentes e o número de vagas disponíveis. Essa nota de corte significa qual a nota mínima que o aluno precisa ter para estar entre os possíveis candidatos às vagas.

Por isso é de extrema importância ficar ligado, monitorando as notas de corte. Caso sua nota seja menor que a nota de corte, nem adianta arriscar, você estará desperdiçando sua inscrição. Entretanto, se a sua nota for igual ou maior que a nota de corte, aí vale a pena se inscrever no curso e instituição desejada. Fique atento e não dê mancada!

 

http://gph.is/1MN4Z2O

 

Isso tudo também serve para aqueles que pretendem concorrer à vaga utilizando as cotas. As cotas também apresentam uma nota de corte, só que menor que as das vagas de ampla concorrência. Além disso, o número de vagas por meio de cotas é mais limitado. Mas pode ser uma ótima opção se o seu perfil se enquadra nas regras das cotas e sua nota for boa o suficiente.

O Enem é a base para o Sisu e o Prouni. Escolher entre um e outro vai de você. Para quem deseja estudar em uma universidade privada e não possui muitos recursos financeiros, uma bolsa pelo Prouni é uma ótima opção. Para aqueles que têm o sonho de estudar em uma universidade pública, temos o Sisu como uma escolha mais adequada.

Agora que você já sabe como a nota de corte do Sisu e do Prouni funciona, que tal uma ajuda para se preparar para o Enem? O vídeo abaixo poderá te ajudar bastante!

 

Incorporar o vídeo: https://youtu.be/VLQi7dDEC3I

 

Gostou do vídeo? É, a galera da Maxi Educa manda super bem! Nós também elaboramos apostilas e cursos online que ajudam inúmeros alunos a conquistar uma vaga em universidades. Temos, inclusive, materiais direcionados ao Enem! Quer conhecer um pouquinho mais sobre a gente? Então clique aqui para acessar nosso site!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais