fbpx

Corra para não perder as novidades e o prazo de inscrição do ENEM 2017

imagem destacada
Por Renan Costa da Silva 11 maio 2017 - 4 min de leitura

E para você que estava mega ansioso, aguardando a data de abertura das inscrições do ENEM, já pode ficar feliz. Dos dias 08 à 19 de maio, você já pode se inscrever e começar a batalha de estudos para ser aprovado.

imagem destacada

Fique esperto com o horário…

quanto ao horario

Os estudantes que ainda não se inscreveram terão até às 23h59min do próximo dia 19, sexta-feira, para fazer inscrição no Enem 2017. Lembrando que é levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

A expectativa do MEC (Ministério da Educação) é de que aproximadamente 8 milhões de candidatos se inscrevam para as provas do Enem 2017, que serão aplicadas nas tardes dos dois primeiros domingos de novembro, nos dias 05 e 12.

Onde podem ser feitas as inscrições?

 

inscricoes

 

Para se inscrever, o estudante precisa acessar a página do participante no portal do Inep, acessível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

No primeiro acesso, o sistema exige que o candidato informe os números dos seus documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de identidade (RG – Registro Geral).

Ao preencher a inscrição, o candidato precisa informar um endereço de e-mail individual e válido, bem como um número de telefone celular pessoal.

Cada participante tem a obrigação de cadastrar uma senha do Enem 2017 e mantê-la guardada sob sigilo, visto que é necessária em todos os acessos ao site oficial.

Durante o preenchimento das inscrições, é obrigação do participante escolher o município do local de provas do Enem 2017 e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as questões de Linguagens.

Além disso, também é necessário indicar a eventual necessidade de atendimento diferenciado nos dias de prova, solicitando tempo adicional para a resolução das provas, caso seja necessário.

Não sabe como faz para pagar? Te daremos uma mãozinha…

 

 

Maozinha

Antes de terminar a inscrição, o estudante precisa gerar a GRU do Enem 2017, que nada mais é a Guia de Recolhimento da União, também chamada de boleto, com o valor da taxa de inscrição (R$ 82,00).

boleto tem data de vencimento programada para o dia 24 de maio, uma quarta-feira. Quem não efetuar o pagamento dentro da data prevista será automaticamente desclassificado do Exame.

O boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária, em casas lotéricas ou em qualquer agência dos correios, obedecendo as regras próprias de cada um desses agentes financeiros.

Novidades do ENEM para esse ano de 2017

 

Novidades ENEM

fonte: http://www.enem2017.net.br/

Eis que uns gostaram, outros já não acharem vantagens nas alterações trazidas em 2017. Passamos a analisá-las…

1. Isenção

A isenção, neste ano, se estendeu a mais pessoas, além dos estudantes de baixa renda, a todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública já recebem isenção automática no Exame, desde que preencham as inscrições de maneira correta.

Porém, a grande novidade é os candidatos inscritos nos programas sociais do governo, que façam parte da Lei 12.799/2013.

Os Estudantes de baixa renda que não possuem condições de quitar o valor estabelecido pela organização, poderão declarar carência no Enem 2017, preenchendo formulário próprio no ato da inscrição, solicitando a isenção do pagamento da taxa.

Os Membros de famílias carentes, cadastradas no CadÚnico do Governo Federal, poderão pedir isenção no Enem 2017 informando apenas o Número de Identificação Social (NIS) ao se inscrever.

Para o caso dos candidatos inscritos nos programas sociais do governo, estes têm o direito à isenção a partir deste ano. O aluno tem que informar o número do NIS na inscrição Enem 2017.

O candidato que tiver a isenção Enem 2017 negada deverá fazer o pagamento da inscrição Enem 2017 no valor de R$82,00 com o vencimento para o dia 24 de maio.

2. As provas ainda são sábado e domingo?

Domingos

Se engana, você que pensa que as provas serão no sábado e a outra no domingo. A outra novidade de 2017 é que as provas serão aplicadas em 2 domingos consecutivos (5 e 12 de novembro).

Outras novidades para 2017:

outras novidades 2017

– Redação no primeiro dia

– Nada de certificação

– Provas com o seu nome

– Vídeo Prova em Libras

– Solicitação de tempo adicional no ato da inscrição

– Declaração de comparecimento impressa por você

– Novas regras para isenção e ausência.

E aí, já sabia de tudo isso? Corre logo fazer sua inscrição.

Colabore com nosso Blog, deixe seu comentário e sugestão.

 

 

Fontes bibliográficas:
http://www.enem2017.com/
http://enem2017.biz/segundo-dia-de-inscricoes-enem-2017/
http://enem.inep.gov.br/#/antes?_k=peqpqt

 

Você que ainda não viu o espelho da sua redação, saiba como realizar e não cometer os mesmos erros.

Acesse aqui e confira nosso blog anterior à respeito.

 

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais