fbpx

O Brasil e o Bônus Demográfico: oportunidades e desafios

Por Everton Henrique Gonçalves Cardoso 11 maio 2016 - 4 min de leitura

Maxi Educa - População

A Demografia, enquanto ciência, tem como objeto de estudo as populações humanas, abordando questões como o seu tamanho e distribuição espacial, sua evolução no tempo, sua composição etária e de gênero, entre outros.

Neste texto, destacam-se as preocupações da Demografia com a distribuição desta população nas mais diversas faixas etárias, ou seja, o percentual de jovens, adultos e idosos, bem como os diferentes processos associados a esta composição (como nascimentos, óbitos e fenômenos migratórios).

Segundo dados do IBGE (Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e diversos outros estudos, o Brasil passa por um momento demograficamente favorável. Isso se deve ao país viver o chamado “Bônus Demográfico”, entendido como o momento em que a estrutura etária da população tende a contribuir para o crescimento econômico em razão de haver um grande contingente populacional em idade produtiva ante um menor número de idosos e crianças. Em outras palavras, o processo também pode ser definido como um cenário demográfico que apresenta, proporcionalmente, um maior número de pessoas em idade ativa aptas a trabalhar (entre 15 e 64 anos).

Esse fenômeno é resultado da combinação de uma série de outros processos. Destacam-se a redução na taxa de fecundidade, ou seja, as mulheres passaram a ter menos filhos, e o expressivo aumento da expectativa de vida.

A taxa de fecundidade, entendida enquanto o número médio de filhos nascidos vivos, tidos por uma mulher ao final do seu período reprodutivo, caiu drasticamente nas últimas décadas. Nos anos 1940/50/60, cada mulher tinha, em média, aproximadamente 6 filhos, número este que, nos anos 2000, ficou perto de 2. A figura a seguir (fonte: G1) traz a evolução das informações ao longo do tempo.

Maxi Educa - Bônus Demográfico

São justificativas para esta brusca redução a urbanização crescente do país, a redução da mortalidade infantil, a melhoria do nível educacional, a ampliação do uso de métodos contraceptivos, a maior participação da mulher na força de trabalho entre outros.

Já a expectativa de vida do Brasileiro aumentou significativamente. Em 1980, erra de 62,5 anos, saltando para 75,2 anos em 2015. O avanço da escolaridade, do sistema de saúde e das redes de saneamento básico são aspectos que colaboram para esta evolução.

Este contexto cria o chamado bônus, com mais pessoas em idade ativa e com capacidade para, entre outros aspectos, produzir, pagar impostos, consumir, estimular a produção, gerar poupança e promover o crescimento econômico do país.

Outros exemplos de bônus demográfico já foram observados ao longo da história. Países como o Japão e a Coreia do Sul apresentaram situações relativamente parecidas entre os anos de 1960 a 1990, período que coincidiu com forte crescimento econômico.

Contudo, o bônus demográfico não é um fenômeno com grande duração de tempo. No Brasil, estima-se que nos anos 2030 os efeitos do fenômeno comecem a se dissipar, uma vez que essa população envelhece, as novas gerações tendem a ser menos numerosas e a base da pirâmide demográfica vai se afunilando. Assim, estima que em 2050 tenhamos uma pessoa com mais de 60 anos a cada 3 habitantes. Isso, inegavelmente, pressiona e potencializa gastos com saúde e previdência social, por exemplo.

E como um país deve se comportar para aproveitar adequadamente o chamado bônus demográfico? Seguramente, o cenário demográfico em questão só traz benefícios efetivos se acompanhado de adequados investimentos em educação, qualificação de mão de obra, investimentos em infra-estrutura e ampla promoção de oportunidades aos mais jovens. Do contrário, o país não colhe os frutos do bônus e, igualmente, não se prepara para os resultados pós-transição demográfica.

Colocam-se esses desafios para a atual sociedade brasileira, sobretudo em meio à ampla necessidade de reconstrução da economia e da qualificação das decisões políticas. Há de se pensar em estratégias para aproveitar de maneira mais significativa essa oportunidade histórica. Do contrário, só sobrarão os ônus do bônus.

 

Referências:

Conceitos básicos de demografia. Disponível em http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/outraspub/demoedu/parte1cap1p13a44.pdf.

Brasil em Síntese. Disponível em http://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-de-fecundidade-total.html

Bônus Demográfico. Disponível em http://www.cabr.com.br/pdf/B%C3%B4nus%20Demogr%C3%A1fico.pdf

Bônus demográfico: Maior população jovem da história é chance para desenvolvimento. Disponível em http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/demografia-maior-populacao-jovem-da-historia-e-oportunidade-para-o-desenvolvimento-global.htm

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais