fbpx

A pressa pode ser inimiga de sua aprovação

Por Juliani Duarte 12 nov 2019 - 3 min de leitura

Você já ouviu dizer que “O apressado come cru”, pois é, esta expressão representa a dificuldade que pessoas apressadas têm: em saber esperar, em agir com calma ou em agir sem se precipitar. Pessoas assim agem com tanta rapidez que não conseguem se atentar aos pormenores e por isso, muitas vezes, acabam se frustrando com o resultado obtido.

Então cuidado, pois a pressa pode ser inimiga de sua aprovação!

 

Você já ouviu dizer que “O apressado come cru”, pois é, esta expressão representa a dificuldade que pessoas apressadas tem: em saber esperar, em agir com calma ou em agir sem se precipitar.

https://giphy.com/gifs/pantaya-derbez-deviajeconlosderbez-vadhir-fw9Lb0fs7NAV3yQx6v

 

Mas pensar em por menores é algo importante?

 

Bom, se estamos falando de sua aprovação é claro que sim. Até mesmo porque a pressa pode ser inimiga de sua aprovação, pois pessoas apressadas:

– Não conseguem dar a devida atenção as exigências do edital, o que pode levá-las a erros de interpretação ou a desatenção quanto a alguma exigência ou requisito solicitado;

– Não conseguem absorver o conteúdo de forma adequada e esquecem o que já foi estudado com muita facilidade, pois estão mais preocupadas em acabar logo o conteúdo do que em absorve-lo realmente;

– Não dominam a teoria, e já vão logo fazendo exercícios de alta complexidade para testar o seu conhecimento, o que as deixam deprimidas por não obterem bons resultados;

– Apresentam dificuldades de compreensão e interpretação de textos em razão de não conseguir sustentar um estado de plena presença para a concentração na hora da leitura.

 

Pessoas assim, estão sempre vivendo no futuro, pensando sempre no próximo passo, sem nem mesmo ter terminado o primeiro. Pessoas assim preenchem o seu presente de ansiedade, e neste sentido, o professor e escritor Bulos, traz uma importante reflexão:

 

“A pressa provoca ansiedade, agonia, gera angústia, medo e até depressão. Pessoas apressadas vivem em uma eterna guerra de pensamentos acelerados. Sobrecarregam o córtex cerebral e perdem sua energia vital. Ficam tristes, agitadas, fatigadas e esquecidas de tudo e de todos”.

 

Atualmente, até arrisco-me a dizer, que a pressa se tornou uma epidemia entre as pessoas. E entre estudantes e concurseiros então nem se fala né… o desejo de ser aprovado é tão evidente que muitos querem criar atalhos para sua aprovação, mas não se dão conta que este resultado é exatamente o resultado de suas escolhas, estratégias, ações e comportamentos durante todo este processo.

 

Então como ser menos apressado?

 

https://giphy.com/gifs/franchesca-ramsey-chescaleigh-4Zki4FNMTtJCn85jLQ

 

Tente ser um observador imparcial de você mesmo, não negue quem você é e não fuja de suas emoções, ao senti-las as observe e tente exercer o autocontrole. O autocontrole é a capacidade de controlar suas emoções e desejos, ao qual é exercitado pelo pleno estado de presença no aqui e no agora.

Uma dica muito útil para se aplicar quando sentir vontade de sair atropelando as coisas é exercitar a respiração consciente. Esta técnica consiste na percepção total da respiração, que é executada de forma calma e consciente, com reflexão sobre o nosso estado de presença para a eliminação de pensamentos ruins e eventuais conflitos em nossa mente.

No início é comum sentir dificuldades para se concentrar, mas calma, muita calma, respire e comece novamente. Vá praticando que tenho certeza que logo, logo este desafio já estará superado.

 

https://giphy.com/gifs/resdigitais-rd-summit-rdsummit-Y2gVeubtqaFPGqGFHw

 

Espero que a leitura tenha sido útil e agradável. E não saia de nossa página antes de curtir, compartilhar e deixar o seu depoimento, pois nós do Maxi Educa temos um enorme prazer em participar de sua trajetória.

 

Você já conhece o Maxi Coaching? Não!

Esta é uma ferramenta diferenciada de autoconhecimento e autodesenvolvimento que o Maxi Educa tem para oferecer a estudantes e concurceiros que tenham o interesse em aumentar sua performance nos estudos.

 

 

Se dê esta oportunidade e entre em contato com a gente!

 

Referência

BULOS, U. L. Humano como nós. São Paulo, Casa Editorial, 2017, 144 p.
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais