fbpx

Sistema de pagamentos instantâneos – PIX – Concurso Banco do Brasil 2021

Por Karen Siqueira 29 ago 2021 - 4 min de leitura

Olá galerinha do concurso, você que é um dos mais de 1,6 milhão de inscritos para o concurso do Banco do Brasil 2021 ou esta antenado com as novas tendências do sistema bancário (Pix) este blog é para você.

O tão concorrido concurso do Banco do Brasil se aproxima com data da prova prevista para o dia 26 de setembro de 2021 e você está cada dia mais perto de tornar-se um colaborador do Banco do Brasil.

Acreditamos que os seus estudos estão a todo vapor com muita dedicação e você estará preparado para arrasar nesta prova!

O edital solicitou algumas disciplinas como: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Conhecimentos Específicos direcionado para os cargos.

Neste concurso, o edital ainda solicitou conteúdos atuais, novas tendências, modelos e novas aplicações do mercado financeiro. Estes conceitos foram solicitados principalmente na matéria “Atualidades do Mercado Financeiro”.

Dentre estes tópicos temos o PIX, recente meio de pagamento criado pelo Banco Central, no qual vamos aborda lo neste blog ! 

Queremos aproveitar o seu momento de estudos e ajudar você com este assunto.

https://giphy.com/gifs/senacsaopaulo-senac-senacsp-cursos-tcnicos-p8Kp7D6ePFAFaAWdHW

PIX

O termo PIX de acordo com o Banco Central lembra tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma tela) é um sistema de pagamentos instantâneos brasileiro.

PIX é um meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) com início em novembro de 2020 em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos usando apenas aplicativos de celular a qualquer hora ou dia. O PIX pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. O PIX se tornou uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos.

Qualquer pessoa que tenha conta em banco, plataforma de pagamento ou fintech (startups de tecnologia que oferecem serviços financeiros) pode usar o PIX.

O primeiro passo para aderir ao PIX é criar a chave PIX. Para isso, a pessoa deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta.

O PIX é uma função que vai aparecer no aplicativo de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Na hora de fechar uma transação – pagamento ou envio de dinheiro – basta escolher o PIX no aplicativo como forma de realizar a operação.

Para cadastrar o PIX é preciso primeiro criar uma chave PIX. A chave PIX representa o endereço da sua conta no PIX. Para criar uma chave PIX, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória.

Existe ainda o QR Code, que pode ser utilizado para realização de compras ou pagamentos, mas é necessário ter uma Chave PIX cadastrada para utilizá-lo. O QR Code pode ser estático (gerado para uma única transação) ou dinâmico (gerado para várias transações).

Empresas poderão oferecer o Sistema de pagamentos instantâneos como forma de pagamento aos seus clientes por meio de um QR Code também. Na hora de fechar o negócio, basta escolher o PIX no seu aplicativo e capturar a imagem do QR Code.

É possível cadastrar o PIX em mais de um banco/plataforma/fintech. No entanto, as chaves terão que ser diferentes das utilizadas nas outras contas.

Podemos utilizar o PIX para:

Transferências entre pessoas;

Pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico;

Pagamento de prestadores de serviços;

Pagamento entre empresas, como pagamentos de fornecedores, por exemplo;

Recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre outros (esses recolhimentos poderão ser feitos por meio do PagTesouro);

Pagamento de cobranças;

Pagamento de faturas de serviços públicos, como energia elétrica, telecomunicações (telefone celular, internet, TV a cabo, telefone fixo) e abastecimento de água; e

Quais as vantagens do PIX?

– Disponível a qualquer hora ou dia;

– Utilização somente do celular/aplicativo para as transações;

–  Operação completa em até 10 segundos;

– Sem custos bancários para pessoas físicas;

– Segurança, o sistema tem o mesmo respaldo de segurança das demais transações bancárias;

– Sem burocracia

Há limite de valor nas transações?

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via pagamentos instantâneos. Isso quer dizer que pode fazer transações a partir de R$0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, as instituições que ofertam o PIX poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

https://giphy.com/gifs/spongebob-squarepants-money-squidward-SsTcO55LJDBsI

Basicamente estes são os conceitos do Sistema de pagamentos instantâneos que você precisa saber para realizar a prova ou para minimizar as dúvidas deste novo meio de pagamento.

Desejo a você uma boa prova e quero que volte aqui para acompanhar nossos blogs e aproveitar o que a Maxi Educa tem a oferecer.

Abraços e Contem conosco !!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais