fbpx

Por que a PC/ES não gosta de sabão? Porque ela prefere detergente!

Por Matheus De Marchi 04 abr 2019 - 4 min de leitura

É superengraçado, mas não é piada! (não tudo). A Polícia Civil do Espírito Santo (PC/ES) abriu edital com 33 vagas para delegado! Vai me falar que você não quer ser o tiozão a contar essa bufonaria no rolê?

A gente sabe que você quer!

E não é cadastro de reserva nem nenhuma presepada dessas…

Se você está sabendo disso só agora, é um mau sinal. Já tinha que estar estudando…, mas também não vai se enforcar no pé de cebolinha. Não é tarde demais…  Porque nós somos a solução dos seus problemas.

Começa por aqui e se joga.

Fica um adendo, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência física, desde que essa seja compatível com as funções do cargo (olha que ideia absurda, desce ali e leia o edital).

 

Não é uma maratona, mas também não é tiro curto

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PC/ES) abriu edital com 33 vagas para delegado! Vai me falar que você não quer ser o tiozão a contar essa bufonaria no rolê?

<https://giphy.com/gifs/usfigureskating-figure-skating-team-usa-usfs-KVoHWxXD9McgvLoAcm>

 

As inscrições já estão rolando, vão de 22 de março até 24 de abril. A prova? Só em 14 de julho!

Poxa… Quase 4 meses (dependendo de quando você ler essas informações) (…) tempo mais que suficiente para não fazer feio.

Mas a gente não quer só não fazer feio. Queremos mais!

Ok…!

Então para começar você deve  se preparar lendo o edital.

Eu tenho certeza de que vocês leram ele completo. Mas caso não, fica aqui uma mãozinha.

As matérias pedidas para o cargo de Delegado de Polícia são Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Estadual, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direitos Humanos, Medicina Legal e Criminologia.

Vocês encontram algumas dicas grátis aqui.

E sabendo procurar, encontram aqui também.

 

O que você vai encontrar por lá

  

<https://giphy.com/gifs/usfigureskating-figure-skating-team-usa-usfs-KVoHWxXD9McgvLoAcm>

  

Antes de se dedicar a desfrutar da Moqueca Capixaba, você terá que fazer algumas atividades em troca dos R$ 10.058,56 iniciais. Eu sei… Exploradores! (lembre-se sempre que há acréscimos por promoções, progressões e X circunstâncias).

Segundo o próprio edital, entre essas atividades está “Instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação; orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais; participar do planejamento de operações de segurança e investigações; supervisionar e sigiloso; participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins”. E tudo isso por uma jornada de 40 horas semanais com dedicação exclusiva.

Estamos otimistas? Então segura a emoção aí.

 

A prova é composta por 7 fases:

– Prova escrita de conhecimento objetivo;

– Prova discursiva;

– Exame de aptidão física, Exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico;

– Prova oral;

– Avaliação de títulos, Comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial;

– Sindicância de vida pregressa;

– Curso de formação profissional;

 

A banca Instituto Acesso

  

<https://giphy.com/gifs/U0SnVfYj2EA1O>

 

A última prova foi realizada em 2013. E não foi feito pela Instituto Acesso. Na ocasião foi a FUNCAB quem realizou o certame. Ainda que sejam bancas diferentes, você pode conferir a última prova aqui.

Sobre a Instituto Acesso você pode esperar o seguinte:

Suas questões sempre contam com cinco alternativas. Das provas que verificamos de nível superior, não encontramos “pegadinhas”. Claro que na próxima prova eles podem pedir um monte de questões assim só para quebrar a pernas de quem disse isso, mas, se há padrão, vamos confiar que irão segui-lo.

As questões não contam com grandes enunciados, na verdade eles são até bem econômicos nesse sentido, pode esperar questões diretas que vão exigir conhecimento bruto (nada de achismo ou interpretação).

O único grande textão visto foi em algumas provas de Língua Portuguesa. Ainda assim, é único, todas as questões seguintes o tinham como base.

Eles são equilibrados em questões do tipo “alternativa correta” ou “alternativa incorreta”. E também em questões de listas “verdadeiro” ou “falso”.  Portanto fique atento(a). Algumas questões ficam cansativas nesse sentido.

A pegada da legislação, importantíssima nesse concurso é bem seca. Saibam as leis e não se preocupem com doutrinação por exemplo.

O nível de dificuldade da Instituto Acesso é considerado moderado, porém o próprio conteúdo do concurso acaba elevando o nível da prova.

 

De qualquer forma, até julho temos tempo, vamos usá-lo!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais