fbpx

PDF ou Videoaula? Eis a questão!

Por Matheus De Marchi 10 fev 2020 - 6 min de leitura

Existem alguns grandes debates de formas que podemos estudar que movem as rodas de bar do mundo todo: Pelé ou Maradona? Brahma ou Skol? Pepsi Twist ou Coca Light Lemon? Marvel ou DC? Voltar ou não com o(a) ex?

Fora a última pergunta (afinal todo mundo já sabe a resposta), podemos dizer que essas questões permanecerão sem uma posição definitiva, pois todos os lados têm ferrenhos defensores. Para nós, estudantes que buscam a excelência, há um outro grande debate: devemos estudar por PDF ou por Videoaulas?

Discutiremos pelo prazer, mas a resposta é mais que clara: depende!

* Só um aviso: quando me refiro à PDF´s, entendam “material escrito”. Podem ser PDF, livros ou apostilas… Segue o jogo!

Abaixo vou mostrar para você que PDF ou Videoaula são apenas metodologias de estudo diferentes que miram o mesmo norte e que cada uma tem suas vantagens/desvantagens. O “depende” tem mais a ver com você do que com o método em si.

Confira abaixo vantagens e desvantagens de se estudar por PDF ou Videoaula!

A questão do Acesso para estudar

Para nós, estudantes que buscam a excelência, há um outro grande debate: devemos estudar por PDF ou por Videoaulas?
<https://giphy.com/gifs/southpark-south-park-youre-not-yelping-comedy-central-19×04-xTiTnh6smfbliEBa48>

Durante todos os tópicos eu vou mostrar vantagens e/ou desvantagens de cada um dos métodos. Começaremos falando sobre a questão do acesso aos materiais.

Se você busca material atualizado e grande variedade sobre o mesmo tema, sua melhor opção são as vídeoaulas. Veja bem, o YouTube está literalmente cheio de vídeos com aulas a respeito de um monte de coisas. Todas as semanas você encontrará um vídeo novo sobre o mesmo assunto, logo a chance de o vídeo estar atualizado (como no caso de Leis) é grande. Além disso, você pode ir “escolhendo” os vídeos que lhe agradam mais, professores mais didáticos ou abordagens mais agradáveis.

No caso de um PDF isso não ocorre basicamente por dois motivos: primeiro porque eu não acredito que as pessoas comprem três ou quatro materiais escritos diferentes. Os PDF´s normalmente são extensos para cobrir toda a matéria do edital e conseguir “matar” vários é uma tarefa hercúlea.

Segundo porque é comum ocorrerem atualizações de conteúdo após o material estar pronto e se você não estiver atento, ficará para trás. Isso não é exatamente culpa de ninguém, afinal se o material foi finalizado hoje e vendido amanhã, não dá para controlar a vontade de Fulano para mudar uma Lei semana que vem!

* Muitas empresas enviam essas atualizações quando solicitadas, fiquem atento(a)!

Para a defesa dos PDF´s há a questão financeira. Normalmente os vídeos no YouTube são amostras de X assunto para mostrar a qualidade do curso todo. Viver só dos vídeos gratuitos é possível, mas não é o ideal. Se você realmente vai estudar por videoaulas o interessante é que você compre o melhor curso online. Como sabemos que cursos assim custam mais caro, os PDF´s se mostram como alternativas mais viáveis, lembrando que eles são mais completos e esgotam todo o assunto, diferente dos vídeos.

Dificuldade da Matéria

Para nós, estudantes que buscam a excelência, há um outro grande debate: devemos estudar por PDF ou por Videoaulas?
<https://giphy.com/gifs/school-quick-maths-giometry-SXx6ayaHyUzJVcXrX6>

Nesse cenário eu recomendo que você utilize os dois métodos! Vamos lembrar… Videoaulas são mais dinâmicas, porém mais rasas, elas não “matam” o conteúdo. PDF´s são mais densos e completos, porém podem ser maçantes.

Para as matérias que você domina ou tem afinidade, o ideal é utilizar um PDF como material. Por serem mais completos, eles são ideais para você se aprofundar e não ficar “batendo na mesma tecla”, já que os vídeos dirão muito do que você já sabe.

Os vídeos são recomendados para as matérias que você tem maior dificuldade (por motivos óbvios). Eu já falei aqui que sou um cara das Humanas, sofro (de verdade) para estudar matérias de exatas. Posso ler página e páginas de um texto de matemática e provavelmente vou perder tempo e paciência!

Uma videoaula bacana, com um professor legal sempre é a minha saída em casos assim. Matérias difíceis são melhor entendidas em vídeos uma vez que os professores passam os macetes e apenas o essencial (pelo tempo).

Explicação do Professor

Para nós, estudantes que buscam a excelência, há um outro grande debate: devemos estudar por PDF ou por Videoaulas?
<https://giphy.com/gifs/fire-hand-teacher-CH4ejLIpCfwly>

Aqui existe uma variação interessante e boa para dividir as opiniões dos defensores de cada lado.

Ambos os métodos mostrarão obviamente a explicação com o toque do professor (aquele que elaborou o PDF e o que aparece no vídeo).

Inicialmente a explicação é fixa: o vídeo está gravado e o texto está pronto… Essa explicação vai agradar uns e desagradar a outros, é normal. Nesse caso (normalmente) os PDF´s levam vantagem.

Conteúdos escritos dão menos margem para interpretações erradas do que conteúdos que em vídeo. Uma gíria mal colocada, um tom de fala “torta”, alguma referência diferente, até a pausa na frase… X deslizes podem gerar um resultado ruim no vídeo.

Isso também pode ocorrer em um texto, mas entendendo que o texto está bem escrito, não haverá margem para interpretações erradas. Escolher bem o material é fundamental nesse sentido.

Fica ainda um * para o entendimento honesto. Dependendo da performance do professor em vídeo, você pode ter uma falsa sensação de que está aprendendo. Você acompanha o que ele fala, mas não absorve de verdade. Em PDF´s isso fica mais claro: você tem certeza se entendeu ou não um texto!

Claro que você sempre pode enviar suas dúvidas em qualquer caso, porém o tempo de resposta sem sempre é o ideal para suas necessidades.

Interação com os Estudos

Para nós, estudantes que buscam a excelência, há um outro grande debate: devemos estudar por PDF ou por Videoaulas?
<https://giphy.com/gifs/vs-teacher-student-c9vB6glN9qwaQ>

As formas de participar do processo de aprendizagem são diferentes. No caso do PDF você “ganha tempo”.

Está lendo e viu uma parte importante? Grife, marque, anote, pinte, circule… De forma dinâmica você pode destacar de alguma maneira o que você precisa lembrar mais tarde.

No caso dos vídeos esse processo é um pouco menos dinâmico. O professor falou algo importante? Você vai pausar o vídeo e anotar/marcar o que foi destacado. Isso não é nenhum grande problema, mas eu acredito que pausar várias vezes faz com que o conteúdo não flua.

Você pode assistir o vídeo todo até o final e marcar depois, mas… Vai que esqueceu um detalhezinho né?

Se for uma live, a esqueça tudo o que eu falei sobre a interação! ¬¬”

Tudo o que eu falei acima vai servir para defender as duas opções dependendo da SUA afinidade.

No final essa é uma escolha pessoal acima de tudo e penderá para o método mais eficiente de acordo com o que foi falado acima e outros tantos itens que poderiam ser mencionados.

Você nota mais vantagens ou desvantagens em cada um dos métodos? Quais?

Compartilhem conosco!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Rogério 08 jul 2020

    Muito bom o artigo. Ajudou DEMAIS. Eu estava um pouco perdido pra qual lado correr, mas ele me deu uma boa idéia das vantagens e desvantagens de cada um. Obrigado.

  • Maxi Educa 08 jul 2020

    Olá Rogério, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ednilson Sousa 29 nov 2020

    Gostei muito do texto, mas ainda continuo com dúvida pois não consigo definir qual a melhor forma de estudo para o meu aprendizado. Acabo estudando um pouco pelos dois, porém não sei se isso ajuda ou atrapalha já que demanda muito mais tempo e o conteúdo da matéria não flui.

  • Maxi Educa 30 nov 2020

    Olá Ednilson, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais