fbpx

Descubra como montar um plano de estudos para OAB infalível

plano de estudo para oab
Por Victor Gasparotto 22 Maio 2019 - 3 min de leitura
3 min

Livros e apostilas de concursos têm sido seus companheiros inseparáveis nos últimos tempos? Mesmo com tanto empenho, você sente que está difícil se preparar para o exame de Ordem? Se você respondeu “sim” para essas perguntas, montar um plano de estudos para OAB pode ser a melhor solução.

Se você está perdido e não sabe por onde começar, confira as nossas dicas e orientações de como montar o seu plano de estudos. Acompanhe!

 

Liste os temas e planeje os horários

 

Para iniciar o planejamento dos estudos para OAB, comece listando todos os temas e matérias que você precisa estudar. Isso é importante porque, com todo o conteúdo em mãos, ficará mais fácil conhecer as matérias que demandam mais tempo e aquelas de que você já tem um bom domínio.

A partir disso, monte um cronograma com todos os seus horários, desde quando acorda até o momento em que costuma se deitar. Dessa maneira, conseguirá visualizar as lacunas e espaços de tempo em que poderá estudar cada conteúdo selecionado.

Por exemplo, se você faz estágio, considere a hora que precisa sair de casa e quando você chega. Você pode reservar alguns minutos para descansar, é claro, e logo começar a preparação para a prova.

 

Encontre materiais de apoio

 

Com a internet, tornou-se bem mais fácil ter acesso a materiais de apoio das mais variadas formas. Isso otimiza bastante os estudos, ajudando a pessoa a direcioná-lo melhor. As videoaulas são bons exemplos dos benefícios da tecnologia — afinal, você pode assistir a conteúdos de qualidade no lugar e horário de sua preferência.

Mas eles não se restringem apenas aos vídeos. Podem ser desde apostilas, até livros e simulados interativos para que possa ter um plano de estudos para OAB mais dinâmico, assimilativo e não tão maçante.

 

Separe tempo para simulados e provas anteriores

 

Parte do seu roteiro de estudos deve ser reservado para a realização de provas anteriores e simulados, que podem ser facilmente encontrados na internet. Com isso, você tem uma ideia da formulação de questões e das condições que encontrará no dia da sua avaliação. Ou seja, consegue se preparar de forma bem mais certeira.

Por isso, reserve um tempo, escolha um ambiente silencioso e selecione a prova ou simulado que você vai fazer. Nesse momento, é importante que você não consulte o seu material de apoio, pois o objetivo é justamente testar os seus conhecimentos.

 

Estipule metas e recompensas

 

Além dos objetivos traçados, o nosso cérebro precisa de descanso e recompensas para que se mantenha ativo. Portanto, ao elaborar o seu plano de estudos para OAB, estipule pequenas metas diárias. Caso consiga cumprir todas elas no tempo proposto, permita-se umas horas de folga ou outra forma de relaxamento.

 

Foque nos seus objetivos

 

Nos seus momentos de estudo, diversas fontes de distração certamente vão aparecer. Serão amigos chamando para alguma festa, familiares fazendo barulho, além da desmotivação e da vontade de deixar tudo de lado aos finais de semana.

No entanto, é preciso que você tenha foco nos seus objetivos e sempre procure maneiras de manter a sua motivação. Ao final desse período, verá que tudo valeu a pena e que será só o começo da sua vida profissional.

Ao montar o seu plano de estudos para OAB poderá optar por diferentes técnicas de aprendizagem, como resolução de exercícios e videoaulas. O importante é utilizar aquelas em que você se sinta mais confortável e produtivo. Além disso, sempre busque por materiais atualizados e de qualidade.

Tem outra técnica para estudos ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais