fbpx

Concurso PM-SP: Um guia para otimizar seus estudos em Língua Portuguesa

Por Alan Martins de Souza 27 maio 2019 - 5 min de leitura

Sentido!

 

Por ter parado aqui neste post, acredito que você esteja interessado em ser um homem da lei e ficou sabendo da abertura do concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

https://gph.is/1euFwLc

 

Por ter parado aqui neste post, acredito que você esteja interessado em ser um homem da lei e ficou sabendo da abertura do concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O quê? Ainda não está sabendo desse concurso?! Clique aqui, agora, e saiba tudo sobre o edital!

Isso aí. Agora que você já está sabendo tudo sobre o concurso, vamos falar um pouco sobre aquilo que é requisitado para a prova. Sim, para se tornar um soldado é preciso muito mais do que apenas coragem, também é preciso estudar para chegar preparado e mandar bem.

Mas não estou aqui para falar sobre todas as matérias que o edital requisita. Quero, na verdade, te dar uma dica para que você otimize seus estudos. Falarei, especificamente, sobre a matéria de Língua Portuguesa, que sempre apresenta o maior número de questões nesse concurso, ou seja, tem grande peso na nota final.

Preste atenção no edital: a Língua Portuguesa se divide em inúmeros tópicos, é bastante coisa. Nesse mundo corrido em que vivemos, sei que não sobra muito tempo para estudar, há muitas responsabilidades que acabam tomando muitas horas do pouquíssimo tempo que nos resta. Meu tempo, assim como o seu, também é precioso e escasso.

Ninguém quer chegar se sentindo despreparado em uma prova, por isso mesmo quero te ajudar a driblar esse empecilho. Vamos otimizar nossos estudos!

 

http://gph.is/1UTsa8X

 

Nas últimas quatro edições do concurso da PM-SP, havia dezoito questões de Língua Portuguesa em cada um deles. Os tópicos requisitados pelo edital, somados, fornecem conteúdo para muito mais que apenas dezoito questões. Sendo assim, dependendo em qual assunto focarmos nosso estudo, podemos acabar desperdiçando nosso tempo, pois pode ser que apareça apenas uma única questão desse assunto que foi nosso foco, ou até mesmo nenhuma!

Isso não quer dizer que você não deva estudar tudo aquilo que o edital pede, entretanto, há como otimizar o foco desse estudo, se preparar melhor para aquilo que aparece com maior frequência.

Analisando as últimas quatro edições desse concurso, percebi que há alguns assuntos que aparecem com maior frequência nas provas.

 

 

Como podemos ver na tabela acima, os três assuntos que mais apareceram nas últimas quatro provas foram: Interpretação de texto, Reescrita de frases/Substituição, e Concordância. E vou dizer para você, na última edição houve muitas questões sobre interpretação de texto!

A partir dessas informações, você poderá guiar melhor seus estudos. É praticamente certo que cairá alguma questão sobre esses três primeiros assuntos (interpretação é certeza que cairá mais de uma). Sendo assim, dê maior ênfase em seus estudos nisso; esteja afiado nesses temas e você conseguirá responder boa parte das questões de maneira correta.

Contudo, não estude apenas esses assuntos em Língua Portuguesa. Como você pode ver, mesmo com apenas uma ocorrência nessas últimas provas, pode ser que apareça uma questão sobre sinonímia, por exemplo. Nunca se sabe o que poderá cair, por isso é bom saber ao menos o básico daquilo que o edital requisita. E agora, sabendo aquilo que mais cai nas provas, você tem a possibilidade de otimizar seu tempo de estudo, separar uma maior quantidade de horas de estudo para determinados assuntos.

 

Para Interpretação de textos: pratique a leitura, leia com atenção, busque extrair a informação de cada palavra para compreender aquilo que o texto está dizendo. Uma boa ideia seria ler notícias, disponíveis em diversos sites. Esse é um bom modo de praticar a interpretação. Ao ler um texto, busque o ponto de vista de seu autor, deixe suas opiniões pessoas de lado.

 

Sobre Reescrita/Substituição: a prova apresentará alguma frase, com ênfase em algum vocábulo que deverá ser substituído sem que o sentido original se altere. Mais uma vez, ler as alternativas com calma é extremamente necessário, e para isso, às vezes, será necessário um bom conhecimento sobre verbos, conjunções e sinônimos. Nesse caso, conhecer as palavras é muito importante, possuir um amplo leque de conhecimento vocabular pode fazer a diferença. A leitura é um bom meio de enriquecimento vocabular, principalmente se você ler muitos livros de literatura, ficção.

 

A Concordância pode ser nominal ou verbal: Conhecendo bem esse assunto, é muito fácil tirar essas questões de letra. Não são questões que apresentam alto grau de dificuldade, conhecendo bem a norma padrão da Língua Portuguesa (a forma culta), tudo ficará mais fácil. As alternativas erradas apresentam erros bem fáceis de serem localizados, basta ler com atenção.

É isso aí, meu querido ou querida, futuro ou futura, PM, agora você já sabe onde mirar o foco de seus estudos. Já comece a treinar sua pontaria a partir de agora! Otimize seu precioso tempo, faça seus estudos renderem. O sucesso não vem sem preparo, por isso, se prepare da melhor forma possível.

 

Caso você procure um auxílio ainda maior para seus estudos, tenho outra dica:

A Maxi Educa possui apostilas e cursos online para você se preparar e chegar voando na hora da prova!

Para esse concurso da PM-SP, além de uma apostila extremamente completa, temos também um simulado com todas as questões, das últimas quatro edições, comentadas! Isso mesmo, com as questões comentadas você poderá saber o porquê de tal alternativa estar correta ou não, sem falar na possibilidade de conhecer o formato da prova, para que não haja grandes surpresas quando o momento decisivo chegar.

 

Gostou dessa dica? Então clique aqui para conhecer mais a respeito desse material, produzido com carinho e qualidade para te ajudar a chegar longe.

Espero que este post tenha sido de grande ajuda para você! Fique ligado em nosso blog para novas dicas e informações.

Grande abraço e até a próxima.

 

https://gph.is/15unvU9
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais