fbpx

Polícia Militar da Bahia: 1000 vagas para o cargo de soldados

Por Matheus De Marchi 01 nov 2019 - 5 min de leitura

O edital 02/2019 lançado pelo Governo do Estado da Bahia oferece 1000 vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar.

As vagas garantem ao candidato aprovado o direito de ingressar no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM). Inicialmente, o Aluno Soldado – condição imediata após aprovação em todo o processo seletivo – contará com uma bolsa no valor de um salário mínimo (R$ 998,00). Concluído o curso, o aprovado receberá um salário inicial de R$ 3.410,68 por 40 horas semanais.

As inscrições estarão abertas até o dia 19 de novembro e devem ser realizadas pelo site da Banca Organizadora. A prova tem previsão de ser realizada no dia 19 de janeiro de 2020.

 

Sobre as Vagas

 

Do total de vagas disponíveis, 900 são direcionadas para homens enquanto 100 para mulheres. Ainda de acordo com a Lei estadual nº 13.182, de 06 de junho de 2014, regulamentada pelo Decreto estadual nº 15.353, de 08 de agosto de 2014 haverá reserva de vagas para a população negra.

A relação a respeito no números de vagas por cidade pode ser conferida no Edital oficial do concurso.

Podem se candidatar pessoas com formação escolar de nível médio (também são aceitas formações técnicas profissionalizantes de nível médio) ou superior. A idade mínima é de 18 anos enquanto a máxima é de 30 anos completos até o período de matrícula no QPPM.

Ainda é necessário que os candidatos tenham estatura mínima de 1,60m e 1,55m respectivamente para homens e para mulheres. Por último, é exigida CNH de no mínimo categoria B.

 

Conteúdo Exigido

 

O conteúdo programático está dividido entre Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Gerais.

Os Conhecimentos Específicos estão divididos nos seguintes temas: Direito Penal Militar, Igualdade Racial e de Gênero, Direito Penal, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Direito Institucional.

Já os Conhecimentos Gerais exigirão conteúdos de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, História do Brasil, Geografia do Brasil, Atualidades e Informática.

Você pode conferir as matérias de cada tópico diretamente no edital (link acima) e começar a se preparar o quanto antes.

O conteúdo pode parecer extenso, mas é importante não desanimar. Alguns materiais são feitos especificamente para direcionar seus estudos para o que é mais importante.

Um material completo e dicas direcionadas à banca do certame aumentam muito suas chances de sucesso.

 

O edital 02/2019 lançado pelo Governo do Estado da Bahia oferece 1000 vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar.

 

Sobre as Provas

 

No dia 19 de janeiro (previsão) serão aplicadas ambas as provas (Objetiva e Discursiva) e elas terão caráter eliminatório e classificatório. O tempo máximo para realização será de 05 horas.

Os candidatos poderão escolher entre as cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras ou Itaberaba para realizar as provas. Local e horário serão divulgados posteriormente e podem ser conferidos no site oficial da Banca Organizadora.

 

A pontuação das provas será de 0 a 100 pontos de acordo com o desempenho do candidato. Em ambas – prova objetiva de 80 questões e prova discursiva – o candidato deverá atingir a pontuação mínima de 60 pontos (caráter eliminatório).

Em caso de pontuações iguais o desempate ocorrerá através dos seguintes critérios:

– maior pontuação na prova de conhecimentos específicos;

– maior pontuação na disciplina da língua portuguesa;

– maior pontuação na prova discursiva;

– mais idade;

– e ter exercido efetivamente a função de jurado no período pré-estabelecido pelo edital.

 

Atribuições do Cargo

 

Em caso de aprovação, as seguintes funções estão especificas no edital:

I – executar o policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades, planejado pelas autoridades policiais militares competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a preservação da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos;

II – exercer a missão do policiamento ostensivo de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de proteção ambiental, guarda de presídios e instalações vitais, além do relacionado com a prevenção criminal, justiça restaurativa, proteção e promoção aos direitos humanos, preservação e restauração da ordem pública;

III – atuar de maneira preventiva para dissuasão em locais ou áreas específicas, onde se presuma ser possível a perturbação da ordem;

IV – atuar de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem, e exercer a atividade de repressão criminal especializada;

V – executar, quando designado, atividades de inteligência, de forma integrada com o Sistema de Inteligência, na forma da lei;

VI – participar, quando designado, de pesquisa, estatística e análise criminal, com vistas à ação policial-militar;

VII – garantir, quando designado, o exercício do poder de polícia aos órgãos públicos, especialmente os da área fazendária, sanitária, de proteção ambiental, de uso e ocupação do solo e do patrimônio cultural; VIII – atender à convocação, inclusive mobilização, do Governo Federal em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção;

IX – integrar equipe que tenha por objetivo realizar vistorias e inspeções em estruturas e edificações utilizadas para eventos públicos, com vistas à segurança pública;

X – instruir e orientar, quando designado, na forma da lei federal, as guardas municipais se assim convier à Administração do Estado e dos respectivos Municípios;

XI – exercer outras competências necessárias ao cumprimento da finalidade institucional da Polícia Militar da Bahia, no âmbito administrativo ou operacional.

 

E para você entender mais sobre nossa análise assista o vídeo abaixo!!

 

 

Por fim, a validade do concurso é de 01 ano podendo ser prorrogado por mais 01 a critério da Administração do Estado da Bahia.

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Marilene reis diad 18 nov 2019

    Otimas dicas

  • Maxi Educa 18 nov 2019

    Oi Marilene, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais