fbpx

Porque é necessário saber diferenciar pastas, arquivos e atalhos?

Por Ewerton José da Silva 21 maio 2016 - 3 min de leitura

Manipulação de arquivos

Os concursos costumam inserir questões em que é necessário que o candidato identifique se é possível que haja arquivos com o mesmo nome, ou o que acontece se um atalho ou os arquivos que estão dentro de um atalho forem apagados.

01. Sobre pastas é importante saber que:

As pastas são locais criados para armazenar arquivos.

Uma pasta sempre vai demonstrar seu conteúdo ao abri-la.

Dentro de uma pasta podemos ter outras pastas, arquivos, programas ou atalhos.

Uma pasta pode possuir outra pasta dentro dela com o mesmo nome. Veja na imagem abaixo que dentro da pasta “TEXTOS”, existe outra pasta com o mesmo nome, podemos observar isto, pois é possível identificar o caminho e o nome da pasta na barra de endereços do Windows Explorer que está destacado em azul na imagem abaixo. O último nome que aparece após a “\” é o nome da pasta atual.

1

Ao tentar criar outra pasta com o nome “TEXTOS” dentro da pasta “TEXTOS”, o Windows não vai permitir, pois será identificado que já existe uma pasta com este nome neste local. Conforme mostrado na imagem abaixo.

2

O que permite que existam mais de uma pasta com o nome “TEXTO” apenas em locais diferentes, é o fato do WINDOWS não gravar apenas o nome que colocamos no arquivo e sim o nome que inserimos no arquivo ou pasta, mas a composição do caminho de pastas usado até chegar no nome do arquivo. Assim podemos ter várias pastas com o mesmo nome, desde que elas não possuam o mesmo caminho.

Manipulação de arquivos 3

02. Sobre atalhos é importante saber que:

São usados para permitir fácil acesso a uma pasta. Usando o exemplo da pasta arquivos, veja que para chegarmos a esta pasta é necessário que sejam acessadas muitas outras pastas.

Para o usuário chegar nesta pasta “TEXTOS”, é necessário que o usuário passe pelas seguintes pastas dentro da partição C:  Usuários\windows7\Documentos\ARQUIVOS\TEXTOS\TEXTOS

Veja na imagem abaixo:

Manipulação de arquivos 4

Um atalho serve para que o usuário evite de ter que acessar tantas pastas para chegar a um local. Por exemplo: Podemos criar um atalho desta pasta “TEXTOS” na área de trabalho e desta maneira, basta o usuário clicar duas vezes com o botão de seleção do mouse para que o conteúdo desta pasta seja exibido em um janela. Qualquer ação realizada nesta janela vai ser aplicada na pasta. Se um arquivo for renomeado ou excluído seja acessando a pasta normalmente ou pelo atalho, essas alterações serão realizadas na pasta original, sendo assim não há diferença entre as ações executadas em uma pasta ou em um atalho.

03. Sobre arquivos é importante saber que:

Um arquivo é único. Ao copiar um arquivo para a mesma pasta o nome deve ser diferente. Ao copiar o arquivo para outra pasta deixando-o com o mesmo nome ele também será um arquivo diferente.

Sabemos que os arquivos são únicos, pois ao alterar a cor de fundo de uma foto que foi duplicada com a ação de copiar, esta alteração só existirá no arquivo que foi editado, enquanto o outro não receberá nenhuma alteração.

Ao clicar duas vezes com o botão de seleção do mouse um arquivo será inicializado com seu programa padrão.

Veja no exemplo abaixo diferentes tipos de arquivos.

Manipulação de arquivos 5

Cada um dos arquivos existentes na imagem anterior abre com um programa diferente. Ainda temos nesta imagem três pastas (APRESENTAÇÕES, PLANILHAS e TEXTOS), dois atalhos que são representados com um ícone que possui uma seta (Imagens e Nova pasta|) e uma programa com o nome PROGRAMA (programas são executáveis e não dependem de nenhum programa para serem executados, enquanto os arquivos precisam de programas para executá-los.)

Apesar de existirem programas padrões que abrem os arquivos, podemos as vezes possuir mais de um programa que abre um tipo de arquivo, no exemplo abaixo vemos que clicando com o botão auxiliar do mouse em um arquivo de texto são mostradas todas as opções de programas instalado no computador que são compatíveis com este tipo de arquivo.

Manipulação de arquivos 7

Espero que com essas informações passadas aqui suas dúvidas sobre a diferença entre arquivos atalhos e pastas tenham sido esclarecidas. Para mais dicas continue acessando nosso blog.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Everton 23 abr 2018

    Obrigado foi de grande ajuda

  • Maxi Educa 24 abr 2018

    Bom dia Everton. Ficamos imensamente felizes que você tenha gostado do nosso post. Acesse outros posts sobre Informática: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/, aproveite e deixe seu comentário. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lise 14 jun 2018

    Parabéns! Muito fácil de entender a explicação. :)

  • Maxi Educa 15 jun 2018

    Bom dia Lise. Agradecemos imensamente seu contato e comentário em nosso post. Ficamos imensamente felizes que você tenha achado nossa explicação fácil. Continue acompanhando nossos posts diariamente. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • O que e isso de arquivo 21 ago 2019

    Gostei da informação

  • Maxi Educa 22 ago 2019

    Oi Helio, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais