Português para concurso: 5 dicas para você arrasar na prova

português para concurso
Por Alan Martins de Souza 21 jun 2019 - 3 min de leitura
3 min

Para quem está pensando em se candidatar a um cargo público, o estudo do português para concurso pode acabar se tornando uma verdadeira dor de cabeça. Mas a realidade não precisa ser assim, não é mesmo?

Tendo em mente que a maior parte das provas exige uma boa pontuação nas questões de língua portuguesa, selecionei 5 dicas simples — e muito práticas — que poderão ajudar você a driblar esse desafio.

Aproveite a leitura e descubra o quanto a língua portuguesa é importante não apenas para garantir a sua aprovação, mas também para o seu dia a dia de trabalho!

 

1. Preste atenção aos temas mais recorrentes

 

Se você já prestou concurso ou teve em mãos alguma prova desse tipo pode ter observado que existem alguns conteúdos abordados que são comuns em muitas delas, como concordância, regência nominal e verbal ou análises gramaticais.

Aqui, a dica é dar uma atenção especial a esses assuntos mais regulares para ter um bom domínio deles na hora da prova. Com a prática de exercícios, logo você entende as regras e começa a aplicá-las sem problemas.

 

2. Esteja familiarizado com a nova ortografia

 

Vigente no Brasil desde 2009 e obrigatório a partir de 2016, o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa trouxe diversas mudanças, como a inclusão das letras k, w e y no alfabeto oficial, além de alterações em regras de acentuação e hifenização das palavras.

Essas novas regras trouxeram muitas dúvidas, ao mesmo tempo em que se tornaram tema de diversas questões de prova. Por isso, é muito importante dedicar algumas horinhas a mais de estudo a esse tema!

 

3. Pratique interpretação de texto

 

Compreender o enunciado das questões é essencial para encontrar a resposta certa. Nesse aspecto, a habilidade de interpretação de textos é de suma importância para que você avalie o contexto apresentado e atenda exatamente ao que foi pedido.

Para treinar essa competência, não tem segredo: adote o hábito da leitura e, aos poucos, familiarize-se com os diferentes tipos de construção textual.

 

4. Fique de olho nos tópicos do edital

 

Descobrir o que vai cair na prova é uma excelente forma de nortear os seus estudos — e a melhor fonte de informação nesse caso é próprio edital do concurso.

Nesse material, você poderá conferir os assuntos que serão exigidos, além de descobrir os conteúdos que terão maior peso em sua nota. Assim, é possível ordená-los por ordem de dificuldade e focar nos tópicos mais importantes para garantir o seu bom desempenho.

 

5. Aprofunde-se na gramática

 

Por fim, mas não menos importante, tornar-se um expert nos truques da gramática certamente vai ajudá-lo a driblar as “pegadinhas” nas questões da prova e a passar na frente dos demais candidatos.

Pensando nisso, vou listar neste último tópico alguns dos conhecimentos mais exigidos nas provas quando o assunto é gramática:

  • uso da crase;
  • pontuação, principalmente o uso da vírgula;
  • concordância e regência — nominal e verbal;
  • conjugação e variações verbais;
  • advérbios e figuras de linguagem.

 

Agora, é o momento de colocar as dicas em prática! Então, organize a sua rotina de estudos, mantenha uma boa gramática atualizada por perto e não se esqueça de investir em exercícios para absorver melhor os conteúdos aprendidos.

Se você gostou deste artigo sobre português para concurso e quer conferir outros conteúdos que podem ajudá-lo a se sair bem na hora das provas, aproveite para descobrir se o seu perfil é de um estudante ativo ou passivo na relação de estudo e mantenha-se bem informado!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais