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Conheça os seis princípios da Andragogia e arrase naquele concurso

Por Renan Costa da Silva 22 jan 2019 - 7 min de leitura

Andragogia é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”. A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais.

A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores.

Num breve levantamento histórico do ensino, pode-se constatar que no começo do século VII, foram iniciadas na Europa escolas para o ensino de crianças, cujo objetivo era preparar jovens rapazes para o serviço religioso. Eram as conhecidas Catedrais ou Escolas Monásticas. Os professores dessas escolas tinham como missão a doutrinação dos jovens na crença, fé e rituais da Igreja. Eles reuniram uma série de pressupostos sobre aprendizagem, ao que denominaram de “pedagogia. A palavra, literalmente, significa “a arte e ciência de ensinar crianças” – a etimologia da palavra é grega: “paido“, que significa criança, e “gogos” que significa educar. Esse modelo de educação monástico foi mantido, através dos tempos, até o século XX, por não haver estudos aprofundados de sua inadequação para outras faixas etárias, que não a infantil. Veio, assim, a ser a base organizacional de todo o nosso sistema educacional, incluindo o empresarial. Entretanto, logo após a Primeira Guerra Mundial, começou a crescer nos Estados Unidos e na Europa um corpo de concepções diferenciadas sobre as características do aprendiz adulto que, infelizmente, ainda não é considerado por completo na educação de quem não é mais criança.

Este processo é, ainda hoje, ignorado pelos sistemas tradicionais de ensino e na maioria dos casos, tenta-se ensinar adultos com as mesmas técnicas didáticas usadas no ensino fundamental e médio. Segundo Cavalcanti, apenas em 1926, Linderman, na tentativa de buscar melhores formas de educar adultos, percebeu a falta de adequação dos métodos utilizados e escreveu: “nós aprendemos aquilo que nós fazemos. A experiência é o livro-texto vivo do adulto aprendiz”. Knowles, em 1970, trouxe à tona as ideias de Linderman e introduziu em 1973 o termo andragogia (do grego: andros = adulto e gogos = educar), como “a arte e a ciência de ajudar adultos a aprender”. Bellan destaca que andragogia é a ciência que estuda como os adultos aprendem, e quem primeiro usou esta nomenclatura foi o educador alemão Alexander Kapp, em 1833 para descrever elementos da teoria de Educação de Platão.

 

Andragogia é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”.

Fonte: https://andragogiabrasil.com.br/malcolm-knowles/

 

Alexander Kapp é citado como criador da andragogia, mas foi Malcolm Shepherd Knowles que espalhou o conceito de andragogia criado por Kapp, e por isso é considerado o pai da andragogia.

Para educadores como Pierre Furter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada.

O método é de fundamental importância no processo de educação do adulto, por se tratar de pessoa já dotada de uma consciência formada, com hábitos de vida e situações de trabalho que não podem ser arbitrariamente modificados. As características que devem fundamentar são as seguintes:

– Despertar no adulto a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade; 

– Partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive;

– Não impor o método ao educando e, sim, criá-lo com ele, com base na realidade em que vive. O professor instrutor deve atuar como incentivador da busca autônoma de conhecimentos. 

– Propor o conteúdo da instrução, o que deve ser justificado como uma contribuição para melhorar as condições de vida do homem.

 

Pedagogia versus Andragogia

 

 

Fonte: https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*_ATzA4OTpBIRzDWhJyLaGQ.png

 

Na educação das crianças, através da pedagogia, o que há de diferente das crianças, os adultos são alunos que já possuem experiência de vida e, portanto, procuram adquirir conhecimento que possa contribuir positivamente em suas vidas; que realmente fará a diferença no cotidiano, que tenha aplicabilidade no seu dia a dia.

Neste sentido, a andragogia busca ensinar estes adultos a respeitar sua independência e autogestão em um ambiente próprio para receber alunos adultos. A relação com o professor também é diferente na andragogia. O aluno e o professor são indivíduos na mesma faixa etária e que (provavelmente) têm a mesma experiência de vida. O professor se torna um facilitador no processo de aprendizagem do aluno. Além disso, a andragogia permite uma troca maior de experiência entre aluno e professor, fazendo do aprendizado uma via de mão dupla.

 

Os 6 princípios da Andragogia

 

O educador Malcolm Knowles na década de 70, definiu seis princípios da aprendizagem de adultos no livro “The Adult Learner”. No Brasil encontramos este livro em português com o título “Aprendizagem de resultados”, pois se trata de uma versão expandida pelos autores Holton e Swanson. Independente da origem, este livro é um clássico da educação corporativa.

Nele, Knowles apresentou os seis princípios da andragogia, elementos que precisam ser considerados em qualquer desenho de uma ação educacional.

 

Necessidade – Aplicabilidade

Os adultos são estimulados a aprender conforme vivenciam as necessidades que a aprendizagem satisfará. Portanto, o curso ou treinamento deve ser relevante, deve estar relacionado com as atividades profissionais e contribuir para a solução de problemas reais. Eles precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo.

 

Autonomia – Autodiretividade

Os aprendizes adultos têm forte necessidade de se autodirigir, de decidir quando, como e o que querem aprender. Porém, nem todos os adultos aprendem da mesma forma. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade. Portanto, dentro dos princípios da andragogia, deve-se prever as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem, sendo o adulto sempre tratado como capaz de se autodirigir.

 

Experiências

Os relatos podem servir como base para a construção de novos conhecimentos, para o adulto suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes.

 

Interatividade – Aprendizado

A interação entre os aprendizes e com o multiplicador é essencial para a qualidade da aprendizagem. Para isso, é preciso que haja o estímulo de situações interativas, como discussões, debates, atividades em grupo, cases e jogos. O adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia-a-dia.

 

Orientação para aprendizagem

O adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade. Quando os conceitos teóricos são aplicados de forma que se conecte com a sua realidade e se torne uma informação mais acessível. Não por acaso, o ensino de fórmulas matemáticas de torna mais fácil quando trazido para o dia a dia da pessoa.

 

Motivação

Quer dizer que nós adultos nos interessamos mais pelos aprendizados quando entendemos que aquilo vai nos trazer algum benefício a mais, o que nos deixa mais motivados a investir em nosso desenvolvimento. Adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.

 

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Referências bibliográficas

CARVALHO, J. A.; CARVALHO, M. P. de; BARRETO, M. A. M; ALVES, F. A. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. In Revista REMPEC – Ensino, Saúde e Ambiente, v.3. 2010.
CAVALCANTI, R.A., Andragogia: A aprendizagem nos adultos. Rev. De Clínica Cirúrgica da Paraíba, n.6, Ano 4, Jul. 1999.
http://cpdec.com.br/educacao-de-adultos-principios-da-andragogia/
https://bit.ly/2PmhO67
https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/voce-conhece-andragogia-entenda-conceito-aplicado-empresas-2/
OLIVEIRA, A. B., Gestão Andragógica: Tornando a empresa Adulta, Belo Horizonte, UNA, 1999.
PERISSÉ, G., Andragogia, 2016.
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Comentários
  • Eva Silveira Ramos Diniz 12 abr 2021

    Gostei muito do post aprendi bastante.

  • Maxi Educa 13 abr 2021

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  • Dadádia Basilua 01 abr 2022

    Gostei bastante . Aprendi muito!

  • Maxi Educa 02 abr 2022

    Olá Dadádia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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