Processo Administrativo acompanhe esse assunto tão exigido em concursos públicos.

Por Janine Vieira 01 fev 2019 - 5 min de leitura
5 min

Olá querido concurseiriano, sabe aquele assunto que vem cobrando em praticamente TODOS os editais de concursos públicos? (Não, não é português e nem matemática), eu estou falando do Processo Administrativo.

Quando é lançado algum concurso público na área de Administração ou Administração Pública, você pode ter a certeza de que esse conteúdo será cobrado em seu edital, isso acontece porque essa matéria, é um conjunto de funções que devem ser praticadas pelos colaboradores no exercício de suas funções, geralmente são em cargos administrativos (Administrador, Assistente em Administração, Técnico em Administração etc..).

 

Esse conteúdo pode aparecer no seu edital de várias formas, as mais comuns são:

– Processo Administrativo

– Processo Organizacional

– As funções administrativas; ou também

– As funções da administração.

  a definição mais utilizada no processo administrativo é a do PODC, no qual compõem as quatro funções administrativas que são primordiais para um excelente resultado organizacional.

Fonte: https://hewysa.com.br/blog/holisticograma-organizacional-novo-conceito-visao-estrutural-processo/

 

Para entendermos o que é o processo organizacional é essencial conhecer a sua composição e entender sua origem, as primeiras teorias da administração surgiram no final do século XIX e no início do século XX, Fayol, o criador da Teoria Clássica da Administração, foi pioneiro a tratar das funções administrativas e para este autor, elas eram 5 funções administrativas: Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle. Só que com o passar do tempo, outros autores da Teoria Neoclássica também fizeram algumas poucas variações e criaram o seu próprio processo organizacional sem entrar em um consenso.

Mas, atualmente a definição mais utilizada no processo administrativo é a do PODC, no qual compõem as quatro funções administrativas que são primordiais para um excelente resultado organizacional. Para o renomado autor Chiavenato, “quando essas funções de integram, se forma o processo administrativo, entretanto quando consideradas isoladamente constituem apenas as funções administrativas”.

Então, o processo organizacional nada mais é do que um conjunto de atividades que juntas envolvem as funções administrativas, que são fundamentais para a correta gestão das organizações, essas funções são conhecidas como: PODC

 Planejar

Organizar

Dirigir; e

Controlar.

 

Essas funções devem ser coordenadas para que possa haver uma sequência na execução de cada uma delas, embora não haja uma regra, muitas vezes elas são executadas simultaneamente, pois dessa maneira traduzem uma interação dinâmica entre elas.

 

1ª Função: Planejar

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/LXHJRRjnviw7e

 

Essa função tem como finalidades, formular os objetivos e os meios necessários para alcança-los, todo tipo de profissional, principalmente os profissionais da área administrativa, necessita ter uma visão sistêmica para que assim consiga tomar decisões estratégicas com maior segurança. É na função de planejamento que está envolvido o processo, ou seja, o plano que é traçado com o intuito de alcançar os objetivos, além disso essa função também estabelece os objetivos, metas e planos apropriados para alcançá-los, incluindo a análise da situação atual, a previsão de eventos, a determinação das atividades em que a organização deverá se engajar, a escolha de estratégias corporativas e a alocação dos recursos necessários para atingir as metas.

O Planejamento busca o comprometimento de toda equipe de trabalho que está envolvida com essa função administrativa, como busca também anteceder-se a situações de imprevistos.

 

2ª Função: Organizar

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/thegoodplace-season-2-nbc-3o7WIE14z2d66BJWJa

 

Essa função tem como objetivo, modelas o trabalho, alocar recursos e coordenar as atividades, o termo organizar tem diversos significados, mas visto como função administrativa, será o ato de organizar, de estruturar e integrar os recursos necessários para a execução dos objetivos pré-estabelecidos na função de planejamento.

Organização pode ser compreendida como o processo administrativo que visa à estruturação de uma organização, e isso significa distribuir o trabalho, os recursos e a autoridade na empresa.

A função de organizar, envolve dividir o trabalho, ou seja, o que cada colaborador irá exercer, designar as pessoas para a sua execução, agrupar as atividades em uma estrutura lógica, por fim alocar os recursos necessários para atingir os objetivos da organização.

Organizar a empresa significa também coordenar o espaço, o tempo, o trabalho, as pessoas, e também os recursos financeiros.

 

3ª Função: Dirigir

 

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/snl-nbc-1980s-3o7aCYDNm1kXgSUgXm

 

Essa função tem como objetivo, designar as pessoas, dirigir seus esforços, motivar liderar e comunicar. A função de direção está relacionada com o direcionamento que os objetivos traçados anteriormente (na função de planejamento) terão para conseguir alcançar, a execução deles e consequentemente o sucesso da organização.

Dirigir nada mais é do que gerencias as pessoas para que elas possam cumprir os objetivos da empresa, e com isso essa função fica diretamente ligada ao relacionamento interpessoal da organização.

Por estar ligada diretamente com o relacionamento interpessoal da empresa, a função de dirigir consequentemente faz parte da gestão de pessoas, e com isso ela envolve a tomada de decisões, a liderança, a intercomunicação com os subordinado e etc…

 

4ª Função: Controlar

 

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/space-nasa-qjj4xrA1STjfa

 

Por fim, mas não menos importante, a função de controle tem como objetivo, monitorar as atividades e corrigir os erros. O Controle como a 4ª função administrativa depende do planejamento, da organização, e da direção para formar o processo administrativo, e a sua finalidade é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido, se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.

A finalidade do controle resido na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos/resultados desejados, o controle consiste em um processo que guia a atividade exercida para um fim determinado. Essa função administrativa se distribui em todos níveis hierárquicos da organização, tanto o estratégico, quanto o tático e operacional.

A elaborei para vocês um esquema, para a melhor memorização do processo administrativo e suas funções. “PODiCê”?

 

 

Então é isso pessoal, esperamos que vocês tenham entendido e ficado por dentro do processo organizacional.

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