fbpx

Como transformar a procrastinação de seus estudos em uma ferramenta poderosa para a aprovação na OAB.

Por Bruno Tulim e Silva 18 fev 2020 - 5 min de leitura

Salve Salve meus queridos, E ai você sabe o que é procrastinação, acompanhe esse post e descubra o que te faz não ser aprovado na OAB.

Você já percebeu que a grande maioria das vezes que você se prepara para estudar acontece alguma coisa que te impede ou que atrasa seus estudos.

Ou então que no momento em que você conseguiu se concentrar alguma coisa acontece e tira seu foco, te levando a fazer outra coisa que não seja permanecer nos estudos!

Pois é, essas paradas não acontecem, por acaso. São típicas características de um procrastinador.

Quando converso com meus alunos um grande problema que a maioria deles me conta é a dificuldade de manter a rotina de estudos sem procrastinar.

A procrastinação é o ato de adiar ou deixar para depois uma tarefa ou um compromisso.
https://giphy.com/gifs/funny-fun-entertainment-SsUnirNjTGvFm

Eu confesso que esse tema é um pouco delicado pra mim, porque sou um procrastinador! Entendo os desafios de ser produtivo mesmo quando temos um instinto procrastinador.

Não sou psicólogo, nem mesmo um estudioso sobre procrastinação, mas eu tive que desenvolver algumas habilidades para utilizar a procrastinação como uma ferramenta útil de produtividade.

Bom…

Eu entendi que existem pessoas que são monotarefas e outras multitarefas.

De maneira bem sim, monotarefa é aquela pessoa que tem a capacidade de focar em uma única atividade e se envolver unicamente com aquilo.

Geralmente são pessoas mais concentradas e focadas.

Enquanto as pessoas multitarefas são aquelas que fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Tem a capacidade de se desdobrar para fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Advinha: Eu sou multitarefa.

Enquanto eu estava planejando esse blog estava com 6 abas da internet abertas ao mesmo tempo, fazendo 6 atividades diferentes ao mesmo tempo.

É intuitivo pensar que o multitarefa é mais produtivo, pois consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo

Mas não é bem assim.

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode ser um ótimo motivo para procrastinar.

A procrastinação é o ato de adiar ou deixar para depois uma tarefa ou um compromisso. A pessoa que procrastina evita realizar suas responsabilidades até o último minuto.

Isso causa culpa, ansiedade, insegurança e aumenta o stress por não ter conseguido desempenhar a tarefa como poderia ter feito.

Isso acontece nos estudos também, o procrastinador que não sabe como lidar com isso vai adiando etapas importantes do estudo por simplesmente evitar que aquele ato produtivo seja feito.

E vou te dar 5 dicas sobre:

Como utilizar sua procrastinação como uma ferramenta de produtividade.

#1.

Sei que em seus estudos você se esforça ao máximo para ser organizado. Mas provavelmente você passe mais tempo se organizando do que estudando efetivamente.

A procrastinação é o ato de adiar ou deixar para depois uma tarefa ou um compromisso.
https://giphy.com/gifs/iww-union-industrial-solidarity-PjTSEQy85NKOlZ7b19

Então busque uma organização mínima.

Sei que parece contraintuitivo, mas o fato de você precisar se organizar tanto acaba tomando um tempo precioso de seu estudo. Você se estressa muito buscando essa organização para não procrastinar que acaba deixando de estudar justamente por essa razão.

O que seria uma organização mínima: Definir um local apropriado para seus estudos, em um horário predeterminado para início e término.

Lembrando que o local deve estar bem iluminado e limpo de distrações. E o horário de estudos deve ser aquele que você sabe ser o mais produtivo para vc.

#2

Estabeleça metas diárias atingíveis. Uma meta grandiosa demanda muito esforço DE UMA VEZ SÓ, e talvez isso leve seu inconsciente a buscar atividades mais fáceis e prazeirozas do que aquela mega meta.

https://giphy.com/gifs/picture-rat-meta-XfBtsIAbXUJIk

Essas atividades consideradas por você mais fáceis, geralmente são tarefas que te deixa ocupado por muito tempo, roubam energia e te afasta de seu objetivo final, dando a sensação de que foi você fez um milhão de coisas e não fez nada.

#3

Comemore suas conquistas. Se sua menta atingível é fazer 15 questões todos os dias, celebre o cumprimento de sua meta. Fique feliz e satisfeito por ter alcançado o objetivo do dia.

https://giphy.com/gifs/target-ejJclNX60XyEo555wW

Quando essa meta começar a ser atingida muito facilmente está na hora de rever seu objetivo diário. Isso é evolução nos estudos.

Você estará alcançando um patamar mais elevado de seus estudos. Isso é ótimo.

#4

Não se castigue. Entenda que você tem a característica de procrastinar, e provavelmente irá buscar atividades que te ocupam justamente para não encarar aquilo que realmente precisa ser feito.

A procrastinação é o ato de adiar ou deixar para depois uma tarefa ou um compromisso.
https://giphy.com/gifs/spongebob-season-2-spongebob-squarepants-xTeV7FKRuo5YX714L6

Busque atingir as metas mínimas definidas em seu dia, sem se culpar por eventualmente ter feito algo fora de seu cronograma.

A culpa é um sentimento negativo e causa frustração. Sentimentos negativos funcionam como agentes desmotivadores e te impede de ver os resultados reais do seu dia.

Tente entender o motivo de sua procrastinação, e encontre alternativas positivas para o cumprimento do seu planejamento.

#5

Se você é multitarefa, provavelmente vai se ocupar de muitas coisas durante seus estudos, buscando em outras atividades maior satisfação do que o ato de estudar.

Portanto, se ocupe de tarefas que te levam ao estudo.

https://giphy.com/gifs/teacher-assignment-completion-6VKyKWc3hal9u

Exemplo: Se sua proposta diária é estudar um Assunto de Direito Administrativo, se cerce de coisas que te levem a isso.

Inicie por uma leitura, deixe uma videoaula no mesmo assunto já aberto no seu computador e já deixe separada algumas questões do mesmo tema.

Provavelmente você vai querer logo mudar de tarefa, e as atividades que você vai se ocupar vai te levar ao estudo do assunto escolhido para estudar.

Use isso como um ciclo de estudos.

Realmente funciona…

Utilizando essas cinco dicas básicas, a procrastinação não será mais um motivo de atraso nos estudos, ou falta de foco, mas sim uma poderosa ferramenta que vai te levar a aprovação na OAB.

Um forte abraço e até a próxima.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais