Afinal, qual o papel do professor EAD para o concurseiro?

professor ead
Por Renan Costa da Silva 04 jul 2019 - 5 min de leitura
5 min

Fazer um cursinho a distância (EAD) é uma ótima alternativa para se preparar para os concursos públicos, principalmente pela flexibilidade nos horários para assistir às aulas e estudar. Porém, o professor EAD também exerce um papel fundamental para o concurseiro.

Na modalidade presencial, os professores são mais conhecidos pela proximidade que conseguem desenvolver com os alunos, pela própria convivência em sala de aula. Como consequência, muitos pensam que nos cursos a distância, o profissional se limita a repassar conhecimento, sem exercer outras funções.

Contudo, com o apoio do professor EAD é possível melhorar o aprendizado e garantir uma preparação de qualidade, sem precisar sair de casa. Quer entender melhor qual o papel desse profissional? Então, confira este post!

Desenvolver o papel pedagógico

O professor é o responsável por desenvolver o papel pedagógico, elaborando aulas e gravando os vídeos que serão disponibilizados aos alunos. Para isso, ele faz um estudo completo sobre o edital dos concursos, matérias mais cobradas e perfil da banca, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência aos estudantes.

Os professores e tutores também participam da elaboração dos materiais de apoio que serão usados pelos estudantes durante a preparação. Eles são usados como base para as aulas e passam por constantes atualizações, com revisões a cada edital ou mudanças nos temas abordados — situação comum nas matérias que envolvem a legislação.

Esclarecer dúvidas dos alunos

Responder perguntas e esclarecer os questionamentos da turma é uma função óbvia, mas quando o assunto é o professor EAD, ela pode gerar desconfianças. Uma vez que a interação não é presencial, o aluno não tem como pedir esclarecimentos durante a aula, não é mesmo?

Porém, isso não impede que o professor exerça o seu papel de forma completa. A diferença é que, nesses casos, o aluno deverá recorrer às ferramentas do curso. Em geral, existem canais apropriados, como fórum, e-mail, chat e outros meios de comunicação.

Desse modo, os concurseiros podem encaminhar todas as perguntas que surgiram durante a aula para que elas sejam esclarecidas pelos professores. Assim, o fator distância não se torna um impedimento para um serviço de excelência.

Cobrar o conhecimento

Ao pensar em um ambiente online, muitos acreditam que o professor não precisa cobrar o conhecimento. No entanto, os profissionais estão preparados para adotar uma postura diferenciada durante as aulas, fazendo questionamentos para estimular o aprendizado.

Mesmo por meio de videoaulas, é possível lançar questionamentos e discutir temas relevantes, propondo reflexões e exercícios aos alunos. Assim, apesar da distância, o tutor usa os meios disponíveis para garantir que os estudantes absorvam todos os conteúdos propostos.

Um método comum para complementar a preparação é a aplicação de simulados. Além de estimular os estudos dos alunos, que desejam um bom desempenho, essa é uma forma que os professores têm para avaliar os resultados da prova e o aprendizado da turma, a fim de esclarecer dúvidas e trabalhar conteúdos que precisem de mais atenção.

Corrigir as atividades

É muito comum que os cursinhos ofereçam algumas atividades para que os estudantes avaliem os seus conhecimentos. Então, o professor também deve oferecer a correção das questões, para que os alunos compreendam o motivo de cada resposta e evitem novos erros.

Isso pode ser feito durante a aula, com a leitura das questões e explicação de cada resposta. Porém, muitas vezes, há publicação de gabaritos e justificativas para cada alternativa correta. Assim, em caso de dúvidas, o concurseiro pode entrar em contato pelos canais apropriados para pedir mais explicações ou dicas de leitura para compreender a matéria.

Dar dicas para o sucesso nas provas

As provas de concurso envolvem muitas matérias — mas a sorte é que existem dicas e macetes para ajudar. Uma das funções do professor EAD é orientar os alunos sobre essas questões, que envolvem a matéria, o estilo da banca e, até mesmo, como lidar com a rotina de estudos.

Ou seja, não basta repassar os conteúdos indicados no edital do concurso. Um bom tutor foca em todos os aspectos da preparação. Assim, ele ajuda o estudante a organizar a rotina, memorizar matérias e saber como agir durante a prova para atingir os melhores resultados.

Estimular a interação dos alunos

As interações pessoais também são importantes durante a preparação. O suporte do professor é essencial para dar segurança aos alunos, enquanto conversar com outras pessoas que têm a mesma rotina e passam pelas mesmas dificuldades os deixa mais motivados.

No cursinho online, muitas vezes, os estudantes não têm a oportunidade de conviver pessoalmente, o que dificulta a aproximação com os colegas. Nesses casos, cabe ao professor EAD estimular a interação da turma. Normalmente, isso é feito com a criação de conversas nos fóruns ou até mesmo grupos de estudos via aplicativos de mensagem.

Aumentar a motivação dos concurseiros

A motivação é um dos fatores essenciais para manter o foco nos estudos. É isso que faz com que você consiga abrir mão de alguns momentos de lazer ou descanso a fim de manter o foco na preparação. Aqui, o professor também exerce um papel fundamental.

A postura durante as aulas, a forma de explicar a matéria e o retorno oferecido diante de dúvidas são algumas questões importantes nesse caso. Portanto, é preciso focar em um cursinho que conte com uma boa estrutura e professores preparados para lidar com essa modalidade de ensino.

Principalmente por se tratar de um curso a distância, que exige mais disciplina do concurseiro para que ele acompanhe todas as aulas e mantenha o foco na preparação. Assim, é essencial que o tutor tenha a capacidade de manter a motivação dos alunos.

Viu só? Um professor EAD exerce diversos papéis essenciais para a preparação do concurseiro. Mas a fim de garantir todos os benefícios, é preciso buscar um curso preparatório que conte com profissionais capacitados e com experiência nos concursos, como o Maxi Educa. Somente assim, você terá a certeza de que receberá todo o suporte necessário para otimizar os seus estudos.

Se você gostou do conteúdo e está planejando os seus estudos, entre em contato para conhecer melhor os nossos cursos e os professores que prestarão suporte ao seu aprendizado!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais