fbpx

Programa 5s – Entenda essa metodologia aplicada na Gestão de Qualidade.

Por Janine Vieira 26 abr 2019 - 5 min de leitura
5 min

Olá queridos concurseiros e concurseiras, tudo bem com vocês? Espero que sim!!

O assunto do nosso blog de hoje é uma criação japonesa, nossos queridos orientais criam várias coisas, ferramentas, teorias, metodologias, estratégias, sempre buscando a qualidade, tanto na vida pessoal quanto na profissional. E como na maioria das vezes essas coisas são válidas, eficazes e funcionam, nós fazemos uso delas é claro, mas também sem tirar o mérito deles.

 

O Programa 5s ou também conhecida como Ferramenta 5s, não é apenas um programa organizacional comum, por que por algumas pessoas é considerada uma filosofia de vida.

Fonte: https://media.giphy.com/media/xUNd9EWKxIKSMYvH0c/giphy.gif

 

Programa 5s

 

O Programa 5s ou também conhecida como Ferramenta 5s, não é apenas um programa organizacional comum, por que por algumas pessoas é considerada uma filosofia de vida.

 

Fonte: https://www.inspirulina.com/construir-tu-filosofia-de-vida.html

 

O objetivo principal desse programa é tornar o ambiente de trabalho mais agradável e seguro, as organizações vem cada vez mais aplicando esses princípios japoneses, os 5s, e este trabalho é considerado pela empresa a base para se atingir a Qualidade Total.

O Programa 5s deve ser implementado com o intuito específico de melhorar as condições de trabalho e criar o ambiente de qualidade perfeito, ele está voltado para um espaço de trabalho limpo e bem organizado e é prévio a qualquer outra inovação que objetive melhorar as condições de trabalho e a qualidade dos produtos e serviços, envolvendo o cotidiano de toda organização.

 

O que significa esses “S” ?

 

O Programa 5s é nomeado assim pois são cinco sensos, e “S” é a inicial das 5 palavras japonesas que compõe o programa, são elas: SEIRISEITONSEISOSEIKETSU e SHITSUKE. Traduzidas para o português esses sensos significam: UtilizaçãoOrganizaçãoLimpezaSaúde e Autodisciplina.

Vamos agora entender o que significa e qual a função de cada uma dessas palavras aplicadas na organização.

 

 

 

SEIRI (Senso de Utilização)

É a capacidade de definir o que é necessário e o que é desnecessário, ou seja, favorece a eliminação do desperdício seja de inteligência, tempo, e matéria-prima, isso significa usar os recursos disponíveis com bom senso e equilíbrio, evitando desatualizações, carências e como já dito desperdícios. Evitando esses equívocos a empresa tem menos gastos, e a busca pela qualidade fica mais evidente.

Todos os colaboradores devem identificar e manter no seu lugar os itens verdadeiramente úteis ao seu serviço, precisam ter o objetivo de separar as coisas necessárias das desnecessárias a partir de critérios de estratificação, classificando os objetos segundo a ordem de importância.

Quando o Programa 5s for aplicado em uma determinada organização é importante que todos os colaboradores tenham conhecimento do conceito e funcionamento em relação a esse programa, pois assim cada um consegue utilizar o senso de utilização no seu espaço e no exercício de suas funções.

 

Fonte: https://media.giphy.com/media/5toAOsqRB4medWPloH/giphy.gif

  

 SETON (Arrumação e Ordenação)

Esse segundo senso surgiu para facilitar o desenvolvimento do primeiro senso. As pessoas da organização acabam tendo uma facilidade maior, pois com todos os materiais arrumados e ordenados, diminui o tempo de busca dos objetos, isso implica dispor os recursos de forma sistemática e estabelece um excelente sistema de comunicação visual para o rápido acesso a eles.

Este senso consiste em dar lugar a cada item e colocar cada item em seu devido lugar, padronizando as nomenclaturas e evitando, assim, mais de uma interpretação para o mesmo objeto.

 

Fonte: https://media.giphy.com/media/l0MYQu0EH1TtRw8ko/giphy.gif

 

 SEISO (Limpeza)

Como a própria tradução para o português já diz, esse senso é referente a eliminação da sujeira, em todos os aspectos, incluindo a boa preservação dos equipamentos, ambiente de trabalho limpo, com agradável sensação de bem-estar e eliminação de estoques desnecessários.

A limpeza é vista como uma maneira de inspecionar e reconhecer o local de trabalho e também é fundamental que seja feita pelo próprio funcionário da área, cada um tornando-se responsável pela manutenção de seu espaço. A limpeza no ambiente de trabalho influencia a produtividade.

 

Fonte: http://blog.seguridade.com.br/como-escolher-uma-equipe-de-limpeza-terceirizada-para-sua-empresa/

 

SEIKETSU (Padronização)

Esse senso, refere-se ao estágio alcançado com a prática dos três sensos anteriores, acrescido de hábitos rotineiros de higiene, segurança no trabalho e saúde mental.

Então ele consiste na padronização, objetivando manter a organização, a arrumação e a limpeza contínua e constantemente.

Foca no gerenciamento visual, a manutenção das condições-padrão, permitindo agir com rapidez, pois excesso de materiais, má ordenação e sujeira são, reconhecidamente, causas de acidentes de trabalho e estresse.

 

Fonte: https://www.checklistfacil.com/blog/entenda-a-importancia-de-padronizar-os-processos-dos-setores-da-empresa/

 

SHITSUKE (Disciplina)

O último senso, mas não menos importante é a disciplina.

Onde implica cumprir rigorosamente as normas e tudo aquilo que for decidido pelo grupo como sinal de respeito ao grupo.

Isso significa assumir um compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos definidos pelo programa 5S.

Vai representar a luta permanente para manter e melhorar os quatro sensos anteriores e a capacidade de fazer as coisas como devem ser feitas, demonstrando como, em definitivo, os cinco sensos estão interligados.

 

Fonte: https://media.giphy.com/media/DSOh0Wgvhzkn6/giphy.gif

 

A aplicação de um Programa 5s pode causar grandes transformações na organização e alcançar resultados muito além do que se poderia esperar de um programa tão aparentemente despretensioso.

O 5s muda o relacionamento psicológico da pessoa com o seu trabalho, com os colegas e com a empresa, e vai alterando seus hábitos, atitudes, práticas, isto é, vai alterando os padrões culturais do grupo, a cultura da empresa.

 

Então é isso galera, esperamos que tenham gostado desse blog, esse assunto cai em diversos concursos da área administrativa, por isso é importante vocês terem conhecimento em relação a ele, e além disso, você pode aplicar esse programa na empresa em que você exerce suas funções para melhorar o ambiente organizacional que você trabalha.

Nós gostamos muito de divulgar e compartilhar com vocês os conteúdos mais especiais e atualizados para aumentar o seu conhecimento e ajudar nos seus estudos!!

Então, peço que nos ajude a deixar esse trabalho ativo deixando seu comentário abaixo nos contando o que achou deste artigo.

Ah, pode pedir sugestões de temas a vontade também!!! Isso guia o nosso trabalho e ajuda a melhorá-lo constantemente.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais