fbpx

Aprenda alguns conceitos sobre programação Web

Por Joel Gomes Ferreira Jr 24 jan 2019 - 4 min de leitura
Sites já fazem parte do nosso dia a dia há tempos. Se você está em busca de algum artigo científico para a sua área de estudos, existem sites adequados para isso.
https://medium.com/@kidusmtekeste

 

Sites já fazem parte do nosso dia a dia há tempos. Se você está em busca de algum artigo científico para a sua área de estudos, existem sites adequados para isso. Quer um tutorial que traz dicas de culinária? Existem sites com esse conteúdo.

Obs: não tem um site ainda? Veja

Até mesmo para efetuar a compra de um determinado produto basta você acessar a loja virtual da sua preferência e, com alguns cliques, realizar a transação.

O mesmo vale para realizar depósitos bancários, pagar boletos, enfim, cada vez mais as empresas estão informatizadas. A internet é uma realidade.

Diante desse cenário em que o mundo está cada vez mais conectado, em que sites e blogs assumiram protagonismo como fontes de informação, pesquisa e entretenimento, a atuação do programador web ganha ainda mais relevância.

Saber programar, compreender e utilizar as diferentes linguagens de programação é fundamental para que sites de bancos, lojas virtuais e até a plataforma que você usa em seu blog possam funcionar perfeitamente.

Por isso, nada mais normal que investir na carreira de programador web. O mercado é promissor e a presença desses profissionais é sempre bastante requisitada principalmente em concursos públicos.

 

FRONT-END OU BACK-END? EIS A QUESTÃO

 

Por ser uma área de atuação muito abrangente, é importante que o programador iniciante estabeleça alguns objetivos ao abraçar essa carreira. Desenvolvimento web consiste em diversos ramos de atuação.

Por essa razão há a possibilidade do programador atuar como um profissional freelancer, ou também prestar serviços pequenas ou grandes empresas.

O segmento dos games, por exemplo, que é um dos ramos mais conhecidos dessa atual cultura geek, também conta com o conhecimento e a habilidade de profissionais da área de atuação.

Uma dica importante para se tornar um bom desenvolvedor web é optar entre o desenvolvimento Front-end ou Back-end. Entender as diferenças entre esses conceitos é muito importante.

Desenvolvimento Front-end compreende todos os elementos de um site que são visíveis para os usuários. Tais elementos consistem no design geral do site, tais como menus, imagens e links.

Por essa razão o desenvolvimento Front-End requer um pouco de criatividade por parte do programador, bem como alguns conhecimentos de design. Tais conhecimentos auxiliam a encontrar a disposição dos elementos visuais no site.

Dessa maneira é possível desenvolver sites que apresentam fácil navegação, além de visualmente atrativos.

 

Algumas ferramentas de programação que o desenvolvedor Front-end deve conhecer com propriedade são:

 

HTML

 

Ele é utilizado para representar diferentes tipos de conteúdo. Entre esses conteúdos vale mencionar títulos de textos, tabelas e parágrafos.

O HTML, de uma maneira geral, é simples de ser utilizado. Por essa razão ele é um dos requisitos básicos que deve estar no repertório de qualquer programador.

 

CSS

 

Após dominar e conhecer os recursos do HTML, chega a hora de ficar por dentro do CSS. Essa ferramenta é usada para personalizar o material desenvolvido no HTML. Em suma, “o HTML é o esqueleto e o CSS é a pele do seu site”.

 

JAVASCRIPT

 

https://oraculoti.com.br/2018/09/18/curso-javascript-para-iniciantes-fundamentos/

 

Sabe aqueles elementos interativos que você encontra nos sites, tais como animação e outros recursos estilísticos? Pois então, a culpa é toda do JavaScript. Hoje em dia ele é uma ferramenta que faz parte do vocabulário diário de qualquer desenvolvedor.

No caso do desenvolvedor Back-end o foco será no aspecto funcional do site, direcionando a sua atenção para elementos que constituem banco de dados e códigos que possibilitam o bom desempenho do site.

De uma forma geral, o desenvolvedor Front-end atua para construir o palco onde o show será realizado, enquanto o Back-end se ocupa na organização dos bastidores.

Profissionais da programação que atuam com o desenvolvimento Back-end geralmente são os “solucionadores de problemas”, evitando e até sanando problemas internos que comprometem o bom funcionamento do site.

Se você aprecia atividades que envolvam raciocínio e adora manusear conjuntos de códigos, o desenvolvimento Back-end é a sua área.

 

É interessante que um programador especializado em Back-end conheça HTML, CSS e JavaScript, porém é relevante que eles dominem também especialmente outras ferramentas, tais como:

 

PHP

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/PHP

 

É uma tecnologia imprescindível para a comunicação entre o site e o banco de dados. Para se ter uma ideia, saiba que quando você digita os dados de login no navegador, o PHP verifica com o banco de dados a veracidade das informações.

 

SQL

 

É um programa usado no interior do banco de dados. O objetivo dele é filtrar, mover, acrescentar, deletar ou mesclar algumas informações.

Ele é bastante utilizado e saber como ele funciona é fundamental para quem deseja ser um bom programador web.

 

É difícil imaginar várias práticas cotidianas de hoje sem a internet. Compras, vendas, pesquisas e até entretenimento podem ser ações realizadas por meio de sites, blogs e redes sociais.

Criar maneiras para que esses espaços virtuais sejam seguros e apresentem um bom desempenho e interatividade é tarefa dos programadores web.

Por isso, se você tem o perfil para investir nessa carreira, siga essas dicas e sempre busque por mais conhecimentos.

 

É isso aí pessoal, essas eram as dicas que queríamos deixar para vocês hoje. Espero que tenham gostado.

Continuem acompanhando as novidades semanais do nosso blog e não deixem de nos acompanhar também através de nossas redes sociais!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais