fbpx

Já se deparou com os termos PROM, EPROM, EAROM, EEPROM? Dê uma olhadinha neste post e fique por dentro do que significam

Por Alessandra Alves Barea 27 out 2017 - 6 min de leitura

Na saga dos estudos sobre memória de computador, nos deparamos constantemente com os termos PROM, EPROM, EAROM, EEPROM. Já percebeu o que eles tem em comum? Olhe bem!

Todos possuem ROM, no final de cada um! Isso já é uma grande pista do que se trata no mundo da informática, não é?

Afinal, ROM é um acrônimo para Read Only Memory, ou Memória de Somente Leitura, como vimos em posts anteriores. Para refrescar nossa memória, são peças de computador que guardam informações de forma não volátil, ou seja, que não perdem suas informações quando a máquina é desligada da energia elétrica. Outa informação sobre a memória ROM é que o programa que tiver sido gravado nela, na fábrica, não poderá ser alterado pelo usuário, por isso dizemos que são gravadas uma única vez. É considerada somente leitura, pois o computador faz uso de suas informações sem gravar dados novos nela, ou seja, só lê as informações presentes nessa peça.

Mas se julgarmos que PROM, EPROM, EAROM e EEPROM são todas memórias do tipo ROM, qual a diferença entre elas?

Fonte: http://amigakit.leamancomputing.com

PROM

Começaremos desvendando o que é PROM, dizendo do que se trata cada uma de suas letras:

P – Programmable

R – Read

O – Only

M – Memory

Podemos traduzir como memória de somente leitura programável. Essas memórias são possuem matrizes de diodos que, durante a fabricação, são queimados por aparelhos específicos que provocam uma reação física que grava os dados no chip. Na PROM, existe um dispositivo, conhecido como dispositivo programador, que permite a gravação ou programação da PROM pelo cliente. Após esta programação, ela não poderá mais ter seus dados alterados ou excluídos.

Fonte: http://amceletronica.blogspot.com.br

 EPROM

E – Erasable

P – Programmable

R – Read

O – Only

M – Memory

Temos aqui a memória de somente leitura programável e apagável! Pegue tudo o que dissemos sobre a PROM e inclua que os dados que foram gravados nela agora podem ser regravados!

Aí você vai me perguntar: mas memória ROM não é somente de leitura?

E eu te respondo: Sim! Mas esta possui internamente um segredinho que permite a leitura e gravação porém, não é qualquer dispositivo que pode realizar essa regravação! É preciso um dispositivo específico de luz ultravioleta que apaga tudo antes que a regravação possa ser realizada. Para permitir o uso da luz ultravioleta, ela possui uma janelinha de quartzo, como mostra a figura a seguir:

Fonte: https://produto.mercadolivre.com.br

Vamos supor que um equipamento passou 5 ou 15 anos usando esse tipo de memória e de repente, diagnosticaram um problema em seus dados! A remoção e nova programação pode ser feita pela luz ultravioleta.

Atualmente, o uso da PROM e EPROM são bem reduzidos.

 EAROM

E – Electrically

A – Alterable

R – Read

O – Only

M – Memory

Conheceremos agora a memória somente leitura programável eletricamente alterável.  Continua sendo não volátil, ou seja, não perde os dados quando há interrupção do fornecimento de energia elétrica, mas possui características de leitura e gravação. Essa característica é devido a presença de uma configuração interna especial que permite a alteração dos dados. Essa alteração é considerada muito lenta no mundo da computação, motivo pelo qual, quando necessário, é feita a regravação parcial das informações.

Fonte: http://www.jrok.com/hardware/earom/

EEPROM

E – Electrically

E – Erasable

P – Programmable

R – Read

O – Only

M – Memory

Nossa última descoberta de hoje será a memória somente leitura programável e apagável eletricamente! Uma memória não volátil que permite a regravação dos dados! Enquanto nas memórias EPROM a exclusão dos dados é feita tem que ser feita por luz ultravioleta, na EEPROM é feita eletronicamente.  

Na saga dos estudos sobre memória de computador, nos deparamos constantemente com os termos PROM, EPROM, EAROM, EEPROM.
Fonte: https://eletronicos.mercadolivre.com.br

Atualmente a memória EEPROM evoluiu e é conhecida como memória Flash. Um exemplo de seu uso está nas urnas eletrônicas que utilizam o  flash card, um pequeno dispositivo eletrônico que armazena os dados daquela zona e seção eleitoral.

Em algumas literaturas você poderá encontrar que o BIOS, Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída, do computador, encontra-se na memória ROM. Outras mais específicas, podem trazer que fica na EEPROM.

Espero que não fique mais surpreso quando encontrar esses termos nas provas de concurso e tire de letra as respostas! Para ter certeza, vamos treinar um pouquinho?

Provinha

6.1 – Ano: 2017 – Banca: COSEAC – Órgão: UFF – Prova: Técnico de Tecnologia da Informação

Para que um programa BIOS seja atualizado, ele deve ser gravado em memórias do tipo:

a) RAM ou ROM.

b) EEPROM ou cache.

c) Flash ou ROM.

d) Flash ou EEPROM.

e) EEPROM ou RAM.

6.2 – Ano: 2017 – Banca: COPESE – UFPI – Órgão: UFPI – Prova: Técnico em Eletromecânica

As memórias são dispositivos eletrônicos essenciais que estão presentes nos controladores lógico programáveis. Sobre estes dispositivos, marque a opção que identifica CORRETAMENTE o tipo de memória que não perde seus dados a ser desligada e pode programar e apagar eletricamente palavras de dados várias vezes.

a) EEPROM.

b) RAM.

c) ROM.

d) SRAM.

e) EPROM.

6.3 – Ano: 2017 – Banca: FCC – Órgão: TRE-SP – Prova: Técnico Judiciário – Operação de Computadores

Diante da tela de cristal líquido do terminal, tudo que o eleitor precisa fazer é digitar o número de seus candidatos. O programa de votação já determina a sequência dos cargos e a tabela dos partidos e candidatos. Essas informações, assim como a lista dos eleitores de cada seção eleitoral, estão dentro de um pequeno dispositivo. Este dispositivo é inserido dentro nas urnas eletrônicas, permitindo que os dados de cada uma, referentes tanto aos eleitores quanto aos candidatos, sejam específicos daquela zona e seção eleitoral.

 (http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/09/como-funcionam-urnas-eletronicas.html) 

 O dispositivo mencionado é, essencialmente, um chip do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read Only Memory), em que a gravação e a eliminação de dados são feitas eletricamente, sem necessidade de uso de equipamentos especiais. Armazena dados de forma não volátil, mantendo as informações sem que baterias ou outras fontes de energia tenham que ser usadas. Trata-se de

a) DIVx.

b) flash card.

c) blu-ray.

d) firmware.

e) HDD.

6.4 – Ano: 2016 – Banca: FUNRIO – Órgão: IF-PA – Prova: Analista de TI – Desenvolvimento de Sistemas

O tipo de memória não volátil em que os dados podem ser lidos e gravados eletricamente e na qual é possível regravação do seu conteúdo, desde que todos os dados previamente gravados sejam apagados antes de se iniciar a nova gravação, é conhecida como

a) RAM.

b) PROM.

c) EPROM.

d) EEPROM.

e) Flash-ROM.

6.5 – Ano: 2017 – Banca: INSTITUTO AOCP – Órgão: EBSERH – Prova: Técnico em Informática (HUJB – UFCG)

Esse tipo de memória permite apenas leitura. As informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e não é possível alterar essa informação ou apagá-la, somente é possível acessá-la. Outra característica importante é que esse tipo de memória não é volátil. A memória em questão é conhecida como

a) memória RAM.

b) memória ROM.

c) memória PROM.

d) memória EPROM.

e) memória Flash.

Gabaritinho


6.1 – Resposta: D.

6.2 – Resposta: A.

6.3 – Resposta: B.

6.4 – Resposta: C.

6.5 – Resposta: B.

Gostou do nosso post de hoje? Curta e compartilhe!

Fonte da imagem destacada: http://www.pcttechnology.co.th/copy-rom-memory-96/

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • wilson 29 dez 2018

    muito fixe

  • Maxi Educa 31 dez 2018

    Olá Wilson, Bom Diaa!! Obrigador por participar do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Glauco 18 abr 2019

    MInha primeira vez acessando o blog, muito boa a publicação

  • Maxi Educa 22 abr 2019

    Olá Glauco, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Pablo Conte Corrêa 20 abr 2019

    Olá, podem me tirar uma dúvida? Na quarta questão, diz que: "podem ser lidos e gravados eletricamente". E o gabarito aponta para a letra C (EPROM), não estaria errado? Já que ela é apagada e regravada com uma luz especifica (ultravioleta). Por favor, ajudem.

  • Maxi Educa 22 abr 2019

    Olá Pablo, Boa Tarde!! EEPROM é a sigla para “Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory”, que em português significa Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente. É uma espécie de versão mais moderna da EPROM, que pode ser apagada e reescrita via eletricidade, e não por luz ultravioleta. Uma das vantagens deste método é que a EEPROM não precisa ser retirada do circuito para ser limpa ou reprogramada. Portanto, segue correta alternativa D. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Matheus 20 abr 2019

    Na questão 6.5, a opção C também poderia ser usada como resposta? Já que basicamente o conceito da pergunta é o mesmo da memória PROM, tendo em vista que a memória PROM é uma variação/tipo da/de memória ROM?

  • Maxi Educa 22 abr 2019

    Olá Matheus, Boa Tarde A memória PROM sai de fábrica vazia, sendo programada por terceiros por meio de programador PROM. Estes dispositivos usam altas tensões para destruir partes do chip ou criar links internos nos circuitos. Por essa razão, a PROM só pode ser programada uma vez e não pode ser alterada. A diferença para a ROM pura é que, por ser programada após a fabricação, a PROM geralmente é vendida para companhias que desenvolvem eletrônicos e querem testar a memória em um grupo reduzido de dispositivos antes de gravar em larga escala. A PROM é utilizada com frequência em celulares, consoles de videogame, microcontroladores e dispositivos médicos implantáveis, entre outros aparelhos. Portanto, segue correta a anternativa B. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Alexandro 14 maio 2019

    Da p tracar a (eepron ) com facilidade??

  • Maxi Educa 15 maio 2019

    Oii Alexandro, tudo bem? Vou te passar um link explicando como manipular esse tipo de memória: https://portal.vidadesilicio.com.br/memoria-nao-volatil-arduino-eeprom/ Espero ter te ajudado!! Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jefferson 14 jun 2019

    Estritamente, o termo ROM (READ-ONLY MEMORY) refere-se a memória que estão "intimamente ligados ao dispositivo" , e dividem-se em duas espécies(PROM e MROM): a PROM que utiliza matriz de diodo e a MROM(ROM pura) que utiliza circuito integrado, ambas são não voláteis e não permitem que os dados armazenados sejam apagados. A principal diferença de na MROM os dados são gravados durante a fabricação, enquanto que na PROM os dados são programados após a fabricação. Resumindo, a questão 6.5 está errada pois a expressão "memória rom" é genérica e envolve tanto a RAM pura(MROM) quanto a memória PROM.

  • Maxi Educa 15 jun 2019

    Oi Jefferson, tudo bem? A questão encontra-se correta. A PROM é gravada pelo usuário uma única vez, e pode ser escrita com dispositivos especiais. Ela sai de fábrica vazia, sendo programada por terceiros por meio de programador PROM. Ex.: CD-R A ROM é gravada somente uma vez também, mas pelo fabricante. A questão fala sobre o tipo de memória que permite apenas leitura, em que as informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e não é possível alterar essa informação ou apagá-la, somente é possível acessá-la. Sendo portanto, a altenativa correta: letra B) Memória ROM. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Willians 24 set 2019

    Conhecimento técnico e maneira de explicar excelente... PARABENS...

  • Maxi Educa 24 set 2019

    Oii Willians, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Iáci 28 mar 2020

    excelente explicação, estão de parabéns

  • Maxi Educa 30 mar 2020

    Olá Iáci, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Valteci 16 abr 2020

    Me ajudou bastante para entender o conteúdo que estou vendo na faculdade. Muito obrigado.

  • Maxi Educa 16 abr 2020

    Olá Valteci, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • david campos 20 dez 2020

    ola bom dia depois de ler atentamente não tive duvidas esta tudo muito bem explicito

  • Maxi Educa 21 dez 2020

    Olá David, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • José Lourenço bezerra 15 mar 2022

    Gostei me ajudou muito com as informações

  • Maxi Educa 16 mar 2022

    Olá José, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Hamilton Rufino Silva 06 dez 2022

    Bom dia!!! Gostei muito da provinha , com questões bem produzidas .

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais