fbpx

Prova de concurso foi adiada? Mantenha a calma!

Por Matheus De Marchi 05 maio 2020 - 4 min de leitura

Foram meses de preparação… Você estava pronto(a) para ganhar o mundo e sua prova de concurso foi adiada. Por um lado você quer matar quem faz viagens internacionais e trouxe essa coisa para o Brasil. Por outro lado, podemos te mostrar que nem tudo é tristeza nesse tópico.

Talvez você não tenha lido, mas já falamos sobre a bagunça que o Covid-19 fez no mundo dos concursos públicos. Agora, atualizados e mais maduros, vamos rever essa situação e perceber que é possível tirar alguma vantagem disso.

Se a sua prova de concurso foi adiada, você está no lugar certo! Mantenha a calma e fique conosco até o final porque vamos te mostrar motivos de lamentação e razões para continuar firmes na labuta de estudante!

Por que minha prova de concurso foi adiada?

Prova de concurso adiada por X motivo.
<https://bit.ly/2KHQtM0>

Apesar do que os especialistas de Facebook dizem, ainda não há tratamento ou vacina confirmados para combater o Covid-19. TUDO está em fase de testes.

Se a pessoa está infectada, se combate os sintomas, se ainda não está, combate-se o contágio. É nesse ponto que vamos direcionar nosso interesse (prova adiada). Isso porque uma das formas mais eficazes nesse combate é o isolamento social, o que impede a proliferação da contaminação.

Aqui você pode confirmar quase tudo sobre o assunto em um site seguro (há!). Apesar de que eu acho que você já sabe boa parte dessas informações…

O fato é que realizar um prova de concurso implica em uma série de ações que vão contra todas as indicações da OMS. Reunir um monte de pessoas em uma sala, transporte público movimentado, hotéis movimentados, restaurantes movimentados, pessoas em aviões/ônibus, todas elas vindas de cidades ou estados diferentes!

Se por um lado a economia local agradece, os virologistas que tentam rastrear o caminho da infecção veem seus pesadelos realizados.

O que tudo isso quer dizer?

Não vai rolar!

Minha prova de concurso foi adiada ou cancelada?

Prova de concurso cancelada ou adiada?
<https://bit.ly/2KHbFBz>

Essa é uma dúvida comum. Ainda que pareça bobagem, é preciso verificar!

Grande parte das bancas organizadoras ou órgãos responsáveis têm sido claros quanto aos seus certames. As provas que não serão realizadas na data marcada tem previsão de ser realizadas em X ocasião.

Mas sabemos que nem apenas de órgãos responsáveis vive o Brasil. Então você deve prestar atenção nos esclarecimentos: procure pelos termos “adiado”, “suspenso”, “cancelado”, “interrompido” (…). Mesmo porque se você já havia pago a inscrição, um concurso cancelado lhe deve o estorno.

Os grandes concursos que verificamos (IBGE, PC/DF, PC/RJ) ou trazem provável data exata de realização de prova adiada ou pelo menos uma estimativa. Por exemplo, IBGE ficou para 2021 (pela natureza do trabalho) enquanto PC/RJ está confirmado ainda para esse ano (expectativa para agosto).

Ainda que o site oficial do concurso seja confuso, uma googada pode responder sua dúvida.

Expectativas positivas

<https://bit.ly/2KIxKQo>

Nossa! Mas você está otimista vendo tudo isso?

Não!

Mais uma vez o ser humano teve a oportunidade de mostrar o seu lado “humano” e de respeito à sociedade e em vez disso mostrou seu lado humano mesmo de *&¨%&-3$ o mundo, eu só penso no meu!

Mas ao que nos interesse, há uma expectativa boa. Veja bem, todos esses concursos que tiveram seus editais abertos são concursos que tiveram seu orçamento aprovado. Isso significa que essa verba já foi separada e será utilizada para esse propósito.

Não realizar o concurso (mesmo que em data posterior) significa que o órgão responsável deverá devolver o dinheiro! Hahahaha. Isso mesmo! Uma instituição que vai devolver o dinheiro! Pois é! Eu também nunca vi!

Então seja pelos motivos certos (precisa-se repor o quadro de funcionários) ou pelos motivos errados (ahhhh tá que vou devolver), os concursos com editais que foram abertos serão realizados sim!

Mas também há um lado negativo que teremos de nos atentar. O combate à epidemia tem machucado os cofres públicos de maneira significativa. Apesar de estarmos otimistas a respeito de concursos já anunciados, mas adiados, a expectativa de outros concursos grandes não é boa. Afinal, o orçamento futuro estará comprometido por um bom tempo…

Dentre todas as áreas que podem sofrer com isso, a dos concursos é uma fortíssima candidata.

Nos resta estudar!

<https://bit.ly/3aI99FF>

Convenhamos, se você é um concurseiro sério, você já vive um pouco em isolamento social, caso contrário você está estudando errado! (rs).

É claro e é normal que você dê uma desanimada se a sua prova de concurso foi adiada. Você fica ansioso(a) e cria expectativas. As vezes está no limite (financeiro e mental) ou só está cansado(a) mesmo depois de meses de estudo.

Bem… Mas por mais que você esteja pronto(a), o bom concurseiro sabe que sempre é possível melhorar. Você sempre pode estar melhor preparado, logo, vou ser repetitivo: utilize esse tempo não programado para estudar!

Reveja o que acha que já sabe, leia de uma fonte diferente, procure uma vídeo-aula nova sobre o mesmo assunto, ache um grupo novo… Ou monte seu próprio material!

Apesar de tudo, a única coisa que você não pode fazer é parar!

Bons estudos, uma ótima futura prova e acima de tudo, lave as mãos!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais