fbpx

Quando e como a Psicologia deixou de ser abstrata e obteve o status de ciência?

Por Alan Martins de Souza 20 mar 2019 - 3 min de leitura

Hoje, a Psicologia é uma ciência muito estudada e difundida mundo afora, apesar de ainda sofrer algumas críticas, pois um de seus objetos de estudo é a subjetividade, um conceito bastante abstrato.

 

Wilhelm Wundt

 

E a própria Psicologia foi, por bastante tempo, um campo do saber bastante abstrato, muito ligado à espiritualidade e a conceitos do senso-comum, ou, até mesmo, uma filosofia.

Porém, tudo isso mudou no ano de 1879, quando Wilhelm Wundt fundou seu Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig. A partir dos trabalhos e estudos realizados por Wundt e seus colaboradores nesse laboratório, a Psicologia passou a ser considerada uma ciência de fato.

 

Hoje, a Psicologia é uma ciência muito estudada e difundida mundo afora, apesar de ainda sofrer algumas críticas, pois um de seus objetos de estudo é a subjetividade, um conceito bastante abstrato.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wilhelm_Wundt.jpg

 

Laboratório de Psicologia Experimental

 

Em seu Laboratório de Psicologia Experimental, Wundt foi capaz de consolidar seu projeto de uma psicologia científica livre de especulações metafísicas a priori. As principais áreas de pesquisa desse laboratório eram: intensidade das sensações, sensações táteis, psicologia do som, sensações de luz, gustação, olfação, percepções espaciais, curso das representações, estética experimental, processos atencionais, sentimentos e afetos, processos de associação e memória, etc.

Wundt estudou a consciência e, para isso, fez uso de métodos experimentais das ciências naturais. Para ele, a consciência era ativa e não estática, sendo capaz de organizar seu próprio conteúdo. Sendo assim, como Schultz aponta, “o estudo separado dos elementos, do conteúdo ou da estrutura da consciência proporcionaria apenas o ponto inicial para a compreensão dos processos psicológicos”.

O laboratório de Wundt não foi apenas importante para que a Psicologia deixasse de lado ideias que afirmavam ser a alma dos homens a sede da vida psíquica, dessa forma tornando-se uma ciência experimental. Nesse laboratório, muitos psicólogos se formaram e consolidaram a cada dia a cientificidade desse campo do saber.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Wundt#/media/File:Wundt-research-group.jpg

 

Ademais, muitos outros trabalhos e autores foram influenciados por Wundt, como J. B. Watson, um dos grandes nomes do behaviorismo, uma psicologia também experimental.

 

Em suma, consideramos que a Psicologia se torna uma ciência a partir dos estudos de Wilhelm Wundt, pois:

– Delimitou seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento;

– E definiu seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência);

– Formulou métodos de estudo desse objeto;

– E formulou teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.

 

Um famoso exemplo dentro da Psicologia Experimental é o cão de Pavlov.  Ivan Pavlov condicionou um cão a salivar sempre que ouvisse o som de uma sineta. Para isso, fez uso do condicionamento clássico (estímulo-resposta). Ele apresentava ao cão um pedaço de carne (estímulo), que salivava ao ver o alimento (resposta). Porém, ele condicionou o cão a salivar, ao intercalar o som de uma sineta junto ao estímulo visual da carne. Após várias repetições, o cão passou a salivar apenas com o estímulo do som da sineta, o que chamou de resposta condicionada.

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Ivan_Pavlov#/media/File:One_of_Pavlov%27s_dogs.jpg

 

A história da Psicologia Experimental começa com Wilhelm Wundt, e esse é um assunto que está sempre presente nos editais de concursos públicos para a profissão de psicólogo. A Maxi Educa é uma empresa que elabora apostilas e cursos online preparatórios para concursos públicos. Já que você está aqui, que tal conhecer um pouco mais sobre o trabalho de nossa empresa? Acesse

 

Referências

Bock, Ana Mercês Bahia.; Furtado, Odair.; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.
Schultz, Duane P; Schultz, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. 10ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Dino 19 jul 2019

    Aond foi realizado o primeiro laboratório?

  • Maxi Educa 25 jul 2019

    Olá, Dino! Tudo bem? Agradecemos sua visita em nosso blog, esperamos que esteja curtindo o conteúdo! O primeiro laboratório de Psicologia Experimental foi inaugurado na Universidade de Leipzig, Alemanha, em 1879. O responsável pelo laboratório foi Wilhelm Wundt, que acabou ficando conhecido como o pai da Psicologia moderna. Esperamos sua visita por aqui mais vezes! Fique à vontade para navegar por nosso conteúdo e aprender muito mais sobre diversos assuntos! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Amável Arão Aníbal 24 dez 2019

    Gostei muito seu conteúdo, interessante. Porém, Tenho uma questão. Se Wilhelm Wundt é considerado o pai da psicologia moderna, existe o pai da psicologia antiga? Obrigado.

  • Maxi Educa 07 jan 2020

    Olá, Aníbal! Como vai? Obrigado por acessar nosso blog e por deixar um comentário! Wilhelm Wundt é considerado o pai da psicologia moderna porque considera-se que foram seus experimentos que tornaram esta área do conhecimento uma ciência de fato. Portanto, não existe uma psicologia antiga. Não é que Wundt veio e rompeu a psicologia, criando uma outra completamente diferente. Ele, com seu laboratório, passou a trabalhar de maneira científica, mensurando eventos psicológicos, uma psicologia experimental. Além disso, existem diversas áreas dentro da própria psicologia, como o behaviorismo, a psicanálise, etc. Se formos considerar os autores mais importantes de cada área, teríamos diversos “pais” para cada uma delas. Podemos dizer que antes de Wundt não existia uma psicologia experimental, que se aproximasse da ciência. Antigamente, a psicologia estava mais próxima da filosofia, por isso a base filosófica desta área é extensa, datando desde as antigas civilizações gregas. Espero que esta resposta possa te ajudar! Aproveite para visitar outros posts de nosso blog, há muito conteúdo interessante por aqui! Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Milange 06 mar 2020

    Quais são os pensadores da idade média que impulsionaram para o surgimento da psicologia como ciência?

  • Maxi Educa 12 mar 2020

    Olá, Milange! Como vai? Durante a Idade Média, por conta do domínio da Igreja Católica, muitos que tentavam estudar qualquer tipo de ciência, expondo fatos que eram contrários à Igreja, acabavam sendo condenados. Ou seja, não foi um período muito produtivo para o campo científico. Desde Platão até o surgimento de novas ideias, que veio a acorrer, principalmente, no Renascimento, a “psicologia” se tratava do estudo da alma (é bem essa divisão mesmo, corpo e alma). Não se falava em uma mente, em cérebro, aparelho psíquico; quaisquer desordens eram consideradas “um mal da alma”. Até Wilhelm Wundt, a psicologia era uma ramificação da filosofia, por isso são campos do conhecimento que conversam bastante entre si. Sendo assim, podemos considerar qualquer autor que foi importante para filosofia, um autor importante para a psicologia. Até mesmo alguns autores que são da Idade Média, como Santo Agostinho e Tomas de Aquino, apesar destes falarem da alma a partir de uma perspectiva mais religiosa. Contudo, as maiores contribuições surgiram após o Renascimento, onde a ciência começou a prosperar, já que a Igreja passou a exercer menos poder sobre os povos, sua influência foi diminuindo. Podemos citar René Descartes, Thomas Hobbes e John Locke, que passaram a criticar a visão dualista de mundo (corpo e alma). Esta nova visão possibilitou que outros estudiosos pudessem compreender a psicologia de uma maneira diferente, tornando-a um campo de saber distinto. E, no século XIX, a psicologia se tornou uma ciência de fato, e diversas áreas diferentes foram surgindo, todas buscando uma maneira de explicar comportamentos, sentimentos, emoções, reações. A psicologia é um amplo campo do conhecimento, que possui diversas teorias que buscam explicar o homem de uma maneira diferente. Por exemplo, o behaviorismo fala de comportamento, a psicanálise de inconsciente, a psicologia social possui um outro foco, etc. Não é possível falar em psicologia sem considerar sua bagagem filosófica. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mendes Fernandes 11 mar 2020

    Olá!! Eu gostaria de saber sobre alguns autores que contribuíram para que a Psicologia tornace uma ciência.

  • Maxi Educa 14 mar 2020

    Olá, Mendes Fernandes! Tudo bem? Agradecemos a visita em nosso blog e também o comentário! A Psicologia possui diversas teorias, mas nem todas seguem o método científico (evidência empírica, objetividade, controle, teste da hipótese, replicação, previsibilidade), como a linha humanista, por exemplo. Contudo, há a Psicologia Científica, que segue o método científico. O primeiro a realizar estudos nesta área foi Wilheim Wundt, assim como nosso texto informa. Por isso ele acabou sendo considerado como o “Pai da Psicologia”. Foi este autor que levou a Psicologia ao patamar das ciências, já que antes se tratava de apenas um ramo da Filosofia. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • julia bernardo 19 mar 2020

    Por que se diz que a psicologia é tao velha em quanto nova. Etmologicamente o que siguinifica a palavra psicologia. Em quantas fases esta dividida a psicologia e quais sao:

  • Maxi Educa 24 mar 2020

    Olá, Julia! Tudo bem com você? A Psicologia não é uma ciência nova, assim como a maioria das ciências. Contudo, muitas das práticas e teorias não sofreram grandes mudanças, apenas adaptações para os cenários atuais, já que a cada dia as sociedades mudam, novas necessidades surgem. Pode ser por isso que a Psicologia, apesar de velha, continua nova, pois suas técnicas ainda são atuais, funcionam e suprem as necessidades das sociedades modernas. Etimologicamente falando, a palavra “psicologia” vem do grego “psykhé”, que pode ser uma palavra compreendida como “mente” ou “alma” (antigamente se falava em alma, não em mente). Já o sufixo “logia” significa “campo de estudo”. Sendo assim, a psicologia é o estudo da mente, ou da alma. Sua última pergunta está um pouco fora de contexto. Não há fases da Psicologia. Dentro da Psicologia existem diversas correntes teóricas que foram se desenvolvendo ao longo dos anos de maneira distinta, cada uma com um foco diferente. Talvez você tenha perguntado a respeito das fases do desenvolvimento psicossexual, que vem da psicanálise freudiana. As fases são: fase oral, fase anal, fase fálica, período de latência e fase genital. Segundo esta teoria, todos passados por estas fases do desenvolvimento, podendo haver estagnação em alguma. Diversos transtornos mentais poderiam ser o resultado de uma estagnação, ou fixação, em alguma fase do desenvolvimento. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcelo Augusto 23 mar 2020

    Quais Teóricos influenciaram para que a Psicologia se tornasse Ciência

  • Maxi Educa 25 mar 2020

    Olá, Marcelo! Tudo bem? Agradecemos a visita em nosso blog e também o comentário! A Psicologia possui diversas teorias, mas nem todas seguem o método científico (evidência empírica, objetividade, controle, teste da hipótese, replicação, previsibilidade), como a linha humanista, por exemplo. Contudo, há a Psicologia Científica, que segue o método científico. O primeiro a realizar estudos nesta área foi Wilheim Wundt, assim como nosso texto informa. Por isso ele acabou sendo considerado como o “Pai da Psicologia”. Foi este autor que levou a Psicologia ao patamar das ciências, já que antes se tratava de apenas um ramo da Filosofia. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Álvaro 15 abr 2020

    A afirmação: " A psicólogia faz uso de métodos e técnicas específicas e rigorosas, que permitam a criação do conhecimento a partir da lógica " Está correta ??

  • Maxi Educa 19 maio 2020

    Olá Álvaro, tudo bem? Não, uma vez que a Psicologia é vasta e possui inúmeros campos de estudo e atuação. A lógica é algo difícil de ser aplicado nas relações humanas, nem sempre dá para se trabalhar com ela. Seria um erro restringir uma definição de Psicologia dessa forma. Talvez de uma área ou outra, mão não do todo. A psicologia se baseia em ciência, lógica é outra coisa. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Kimberly 20 abr 2020

    Porque wuldt recebeu os créditos pela fundação da ciência e não fechnner?

  • Maxi Educa 19 maio 2020

    Olá Kimberly, tudo bem? Citando o artigo “Breves considerações sobre a concepção do objeto de estudo da Psicologia para Wundt e para Brentano”, de Leonardi: “Wundt postula uma divisão entre as Ciências Naturais e a Psicologia. O autor explica que elas diferem quanto ao ponto de vista no estudo de um fenômeno: as Ciências Naturais estudam os objetos da experiência independentes do sujeito, enquanto que a Psicologia investiga-os na sua relação com o sujeito. Entretanto, Wundt argumenta que as formas de interpretação das Ciências Naturais e da Psicologia são complementares, enquanto lidam com diferentes características do conteúdo de uma experiência”. Wundt apresentou um objeto de estudo para a Psicologia, além de ter criado a base de diferentes sistemas dessa área. Este autor acabou ganhando um crédito maior, apesar de não ter criado tudo sozinho. Freud é o pai da Psicanálise, entretanto, havia uma sociedade de psicanálise que debatia assuntos em conjunto; ele não criou tudo sozinho. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Conceição 21 abr 2020

    Interessante e esclarecedor o artigo! Gostaria que me ajudassem a entender a seguinte questão: A partir da psicologia como ciência, o que os psicólogos começaram a rejeitar?

  • Maxi Educa 19 maio 2020

    Olá Maria, tudo bem? Psicólogos que se presam devem presar pela cientificidade, se basear em pesquisas, não em crenças ou no senso comum. Mas é difícil encaixar a psicologia em um rigor puramente científico, já que o ser humano não se encaixa nesses padrões. Os psicólogos não devem rejeitar nada, toda informação é relevante para a compreensão do ser humano e de suas individualidades. Entretanto, em seu trabalho, ele deve utilizar teorias e técnicas baseadas em estudos, em ciência, além de aprovadas por seus respectivos órgãos reguladores. A definição de psicólogo clínico só surgiu bem depois com o desenvolvimento de técnicas aplicadas nesse contexto, isso não existia na época de Wundt. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • SIMAO VASCO MALIDO 27 abr 2020

    uma simples explicacao, mas muito valiosa. Mas eu gostaria de saber o que motivou o WILHELM WUNDT a fundar a psicologia como ciencia?

  • Maxi Educa 05 maio 2020

    Olá Simao, tudo bem? Wilhelm Wundt é considerado o pai da psicologia moderna porque considera-se que foram seus experimentos que tornaram esta área do conhecimento uma ciência de fato. Portanto, não existe uma psicologia antiga. Não é que Wundt veio e rompeu a psicologia, criando uma outra completamente diferente. Ele, com seu laboratório, passou a trabalhar de maneira científica, mensurando eventos psicológicos, uma psicologia experimental. Além disso, existem diversas áreas dentro da própria psicologia, como o behaviorismo, a psicanálise, etc. Se formos considerar os autores mais importantes de cada área, teríamos diversos “pais” para cada uma delas. Podemos dizer que antes de Wundt não existia uma psicologia experimental, que se aproximasse da ciência. Antigamente, a psicologia estava mais próxima da filosofia, por isso a base filosófica desta área é extensa, datando desde as antigas civilizações gregas. Espero que esta resposta possa te ajudar! Aproveite para visitar outros posts de nosso blog, há muito conteúdo interessante por aqui! Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Risiene luisa ramos pinto 10 maio 2020

    gostaria de saber as diferenças entre as as psicologias clássicas e contemporâneas?

  • Maxi Educa 19 maio 2020

    Olá Risiene, tudo bem? O que você chamaria de psicologia clássica? Os autores clássicos são os autores que formam a base. A base da psicologia clínica é Freud, assim com ele é a base da psicanálise. Esta área não se modificou tanto assim, já que as palavras de Freud ainda são as que ditam a psicanálise. Entretanto, surgiram muitos autores que a aplicaram em outras áreas, como com crianças, instituições, grupos e trouxeram novos conhecimentos que vão de encontro os de Freud. O behaviorismo, com Pavlov, Watson e Skinner passou a ser utilizado na clínica, na educação, foi incorporado ao cognitivismo de Aaron e Judith Beck. Hoje vemos que há um maior foco na psicologia no campo social, com fortes bases no marxismo, materialismo histórico e dialético, além de pesquisas sobre gênero e outras questões sociais. O cientificismo está sendo superado por uma visão que leva mais em conta o ser humano em seus diversos campos de vida, com pesquisas qualitativas ao invés de quantitativas; não se trata de uma psicologia como antigamente, voltada a dados, estatística, mensuração e resultados em busca de classificar e selecionar pessoas. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • wagner mesquita 13 maio 2020

    Gostaria de saber de forma suscinta quais os três fatores necessarios para que uma cienciaa alcance o status de ci~encia como ocorreu com a Psicologia ?

  • Maxi Educa 19 maio 2020

    Olá Wagner, tudo bem? Uma ciência é uma forma de conhecimento que busca explicar algo. Trata-se de um conhecimento estruturado, que segue um método (o método científico), que pode ser replicado, verificado e falseado. É um conhecimento que para ser obtido necessita-se de rigor, contudo, não se trata de uma verdade absoluta. Não há verdades absolutas na ciência, desde que outro pesquisador venha e demonstre isso seguindo o método científico. Este método existe para que a ciência se torne organizada e demonstre resultados fidedignos, pois já pensou como seria se cada pesquisador quisesse organizar sua pesquisa da maneira que bem entender? Seria uma bagunça. A Psicologia ganhou status de ciência assim que passou a ser pesquisada por meio do rigor do método científico. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sara Carvalho 26 maio 2020

    Como ao longo do tempo a Psicologia mudou seu objeto de estudo?

  • Maxi Educa 27 maio 2020

    Olá Sara, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ESTUDANTE DIQUISSONE RAFAEL FANE 30 maio 2020

    Quando(data) a psicologia surgiu como ciencia

  • Maxi Educa 01 jun 2020

    Olá, tudo bem? Uma ciência é uma forma de conhecimento que busca explicar algo. Trata-se de um conhecimento estruturado, que segue um método (o método científico), que pode ser replicado, verificado e falseado. É um conhecimento que para ser obtido necessita-se de rigor, contudo, não se trata de uma verdade absoluta. Não há verdades absolutas na ciência, desde que outro pesquisador venha e demonstre isso seguindo o método científico. Este método existe para que a ciência se torne organizada e demonstre resultados fidedignos, pois já pensou como seria se cada pesquisador quisesse organizar sua pesquisa da maneira que bem entender? Seria uma bagunça. A Psicologia ganhou status de ciência assim que passou a ser pesquisada por meio do rigor do método científico. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Miquelina 10 jul 2020

    Que metodos a psicologia usa

  • Maxi Educa 10 jul 2020

    Olá Miquelina, tudo bem? Existe diferentes métodos de estudo na Psicologia. Em cada um deles, a análise dos processos mentais do ser humano é realizada de um modo diferenciado. Com isso temos os seguintes métodos introspectivo, experimental, clínico e psicanalítico. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dinis Elias Armando Zimila 01 ago 2020

    Bom dia , gostaria de saber a história do surgimento da psicologia

  • Maxi Educa 01 ago 2020

    Olá Dinis, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • GIOVANNA PIVA GONCALVES 09 set 2020

    Como podemos contextualizar o saber psicológico enquanto saber científico?

  • Maxi Educa 10 set 2020

    Olá Giovanna, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • o pensador 08 out 2020

    Como a Psicologia foi socialmente representada antes e depois de Wundt?

  • Maxi Educa 13 out 2020

    Olá Thalles, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Diquissone Rafael 21 out 2020

    A psicologia é uma ciência que estuda as características e o comportamento humano

  • Maxi Educa 22 out 2020

    Olá Rafael, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jovane Nosuline 12 nov 2020

    No meu comentário , quero saber se na verdade existe a alma

  • Maxi Educa 13 nov 2020

    Olá Jovane, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernando zucula 26 nov 2020

    quando a psicologia tornou ciência autônomo

  • Maxi Educa 26 nov 2020

    Olá Fernando, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • faguia nunes 01 fev 2021

    Baseado nas ideias dos autores, como você compreende a importância da Psicofísica no desenvolvimento da psicologia científica?

  • Maxi Educa 02 fev 2021

    Olá Faguia, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marlene 08 mar 2021

    Estou estudando psicologia .Ao muito mas acho muito difícil . Tem como me ajudar em indicando livros conteúdos para me inteirar mais no assunto?

  • Maxi Educa 09 mar 2021

    Olá Marlene, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU

  • camilo M. Cardoso 29 mar 2021

    Olá boa tarde, sou Camilo a partir de BISSAU Quero saber quais são as exigência formais da psicologia como Ciência ?

  • Maxi Educa 30 mar 2021

    Olá Camilo, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dulce da fonseca josé 11 abr 2021

    Quais são as correntes escolas que ajudarão na mudança da psicologia

  • Maxi Educa 12 abr 2021

    Olá Dulce, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Qual a importância da ciência para a psicóloga? 17 abr 2021

    Onde a ciência entra não papel de ajudar a psicólogia?

  • Maxi Educa 17 abr 2021

    Olá, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Lídia 17 abr 2021

    Qual a importância da ciência para a psicólogia?

  • Maxi Educa 17 abr 2021

    Olá Maria, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Seco mane 23 abr 2021

    Qual e abjetiva da psicologia

  • Maxi Educa 23 abr 2021

    Olá, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Thayane 29 abr 2021

    Qual os aspectos que tornam a psicologia uma ciência?

  • Maxi Educa 30 abr 2021

    Olá Thayane, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sandra Lacerda 10 maio 2021

    Tudo bem entendi ;porém encontro dificuldade em como chegar ao livros e artigos.

  • Maxi Educa 11 maio 2021

    Olá Sandra, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Amade 31 maio 2021

    a evolucao da psicologia teve alguns constrangimentos no nosso dia a dia?

  • Maxi Educa 01 jun 2021

    Olá Amade, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Abel Lino 10 jun 2021

    Psicologia surgiu através de o que?

  • Maxi Educa 10 jun 2021

    Olá Abel, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edith Marta Edith 11 jun 2021

    Muito obrigada pela informação

  • Maxi Educa 11 jun 2021

    Olá Edith, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Teresa Guilherme 08 set 2021

    Qual é a exigência que permitiram que uma ciência psicologia tornou se independente ?

  • Maxi Educa 08 set 2021

    Olá Teresa, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Johnson Sidney 30 out 2021

    muito o breve relato sobre a origem e desenrolar do surgimento da Psicologia, gostaria de saber quais os avanços pós esses métodos criados e desenvolvidos por Wundt e Watson e também Pavlov, sobre o comportamento nos dias atuais!? quais as contribuições para os movimentos de pesquisas cientificas, sobre a ótica de desenvovlimento humano uma vezes que o objeto principal da Psicologia é o ser humano !!??.Grato

  • Maxi Educa 03 nov 2021

    Olá Johnson, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Diana Andrade 06 nov 2021

    Muito didático para estudante.

  • Maxi Educa 06 nov 2021

    Olá Diana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Por que a psicologia só foi criada depois do método científico? 25 mar 2022

    Porque a psicologia já existia no senso comum

  • Maxi Educa 25 mar 2022

    Olá Marta, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Franck Camarim 17 maio 2022

    Quais foram os factótuns que tornaram a psicologia como uma disciplina científica?

  • Maxi Educa 18 maio 2022

    Olá Franck, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Manuel França 09 jun 2022

    Gostei e muito vai me ajudar bastate

  • Rajabo 14 jun 2022

    Gostei do saite e gostaria de saber como fasso inscricao para aula onelane

  • Maxi Educa 15 jun 2022

    Olá Rajabo, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais