fbpx

Quebrando a banca: desvendando os segredos da VUNESP

Por Nathália Rubia Silva 14 dez 2016 - 4 min de leitura

O interesse em conhecer a banca organizadora do concurso, no caso, a VUNESP, tem crescido demasiadamente. Os especialistas em preparação para os certames assim como os concurseiros concordam que além do conhecimento acerca do conteúdo programático exigido no edital é de suma importância informar-se sobre a banca responsável pela aplicação da prova.

 

dicas para a prova da VUNESP

 

 

Como se sabe, as bancas organizadoras mais importantes são vinculadas a instituições de ensino, como por exemplo, a FCC – vinculada a Fundação Carlos Chagas, a FGV – vinculada a Fundação Getúlio Vargas, e a VUNESP, banca que aqui será destrinchada – vinculada a Universidade Estadual Paulista, entre outras.

A banca VUNESP

 

a-banca VUNESP

 

A VUNESP – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP – é uma fundação com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 26 de outubro de 1979 pelo Conselho Universitário da UNESP.

É responsável principalmente pelos concursos realizados no Estado de São Paulo, mas vem crescendo, aplicando também certames pelos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo.

Os principais concursos que a VUNESP já aplicou foram os seguintes: Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Banco Central do Brasil, Ministério Público/ES e SP, Polícia Civil/CE e SP, Polícia Militar/SP, Secretaria da Justiça/ES, Tribunal de Contas/SP, Tribunal de Justiça/MG, MS, MT, RJ e SP, Tribunal Regional Federal da 3ª Região/MS e SP, etc.

A prova

 

a-prova

 

A prova da VUNESP é conhecida por seus textos longos, sobretudo na disciplina de Português.

As questões são de múltipla escolha com cinco opções, nas quais pede-se ao candidato que assinale a correta ou a incorreta de acordo com o enunciado.

 

Outra análise com relação as questões de Português elaboradas pela VUNESP é que elas trazem textos variados, com recortes de revistas, jornais, internet, cartuns, quadrinhos e charges.

cartoon

Cartum retirado da prova da VUNESP para o concurso da Prefeitura de Guarulhos – SP, cargo de Agente Escolar. Ano 2016.

Na prova de Português, o candidato deve dominar a tipologia textual, saber interpretar textos e também dominar todas as regras gramaticais.

As questões que mais caem em Português são compreensão de texto, seguido de concordância verbal e nominal e sinônimos e antônimos.

 Com relação as disciplinadas ligadas ao Direito, é importante advertir o candidato que o conhecimento no texto de lei é fundamental. A banca costuma cobrar nos certames a letra de lei, ou a chamada “letra de lei seca”.

Mas, o que seria isso afinal? “Letra de lei seca”??

 

letra-de-lei-seca

 

Essa expressão é muito conhecida e utilizada na área do Direito. É usada para indicar que a prova exige apenas o que contém no texto legal, sem conceitos, jurisprudências ou opinião doutrinária.

Ter a letra da lei na ponta da língua vai lhe garantir uns pontinhos, ou melhor, acertos rs !!!

Em Direito Administrativo, por sua vez, os temas mais exigidos são Licitações e Contratos, seguido de Regime Jurídico Único e Atos Administrativos.

Já em Direito Constitucional costuma cobrar “Da Administração Pública” e Direitos e Garantias Fundamentais.

No edital que exige conhecimentos na área de Direito Penal a prova costuma cobrar do candidato “Dos Crimes Praticados por Funcionário Público contra a Administração em Geral”, “Dos Crimes Praticados por Particular contra a Administração em Geral” e “Dos Crimes contra a Administração da Justiça”.

As questões de matemática costumam apresentar um nível exagerado de dificuldade, por isso é importante dar muita atenção a essas questões conforme a exigência do seu concurso.

Em informática, as questões são consideradas mais fáceis, com uma abordagem mais simples sobre os conteúdos geralmente cobrados nos concursos públicos.

Agora que você sabe essas dicas vai ser moleza resolver as provas da VUNESP!

Mas, é bom lembrar que o sucesso nas provas não se resume apenas em conhecer a banca organizadora, isso é apenas uma fatia do bolo.

O êxito da aprovação é uma soma de fatores, conhecimento da banca aliado a compreender o edital, a resolução de questões da banca, elaboração de mapas mentais, revisão dos conteúdos estudados, organização e disciplina!!!

Para finalizar trago uma questão de Direito Penal:

 

(MPE-SP – Oficial de Promotoria I – VUNESP/2016) No que concerne aos crimes de “peculato culposo”, “peculato mediante erro de outrem” e “concussão”, a reparação do dano que precede a sentença irrecorrível traz que consequência?

(A) Extingue a punibilidade para o primeiro, mas não beneficia da mesma forma o autor dos demais.

(B) Extingue a punibilidade para os dois primeiros e reduz de metade a pena imposta ao autor do último.

(C) Nenhuma.

(D) Extingue a punibilidade para o primeiro, reduz de metade a pena imposta para o autor do segundo, mas não beneficia o autor do último.

(E) Extingue a punibilidade para os dois primeiros, mas não beneficia da mesma forma o autor do último.

Gabarito: A.

Com relação aos crimes contra a administração pública praticados por funcionário público, somente o peculato culposo prevê a hipótese de extinção da punibilidade no caso de reparação do dano anterior a sentença irrecorrível (art. 312, §3º do Código Penal). Nos demais casos, não se verifica nenhum benefício.

E que venha a VUNESP!

Deixe sua sugestão para nosso próximo post.

Até mais!

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Clarisse moraes 22 maio 2017

    Olá!! Gostaria de saber se pode me ajudar com relação à prova pratico profissional para Procurador Jurídico. Quando eles pedem uma peça, eles querem essa nos moldes da OAB? Desde já agradeço!!! Clarisse Moraes

  • Maxi Educa 23 maio 2017

    Bom dia Clarice. Agradecemos sua participação em nosso blog. Geralmente as provas práticas seguem uma métrica, qual seja: endereçamento, espaçamento, fundamentação, dentre outros itens. Contudo, você deve se ater ao que consta no edital, pois cada banca é específica no que pede. Pedimos, por favor, para que continue acessando outras postagens. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jeane 04 jun 2017

    Gostaria de saber quais autores a Vunesp usa nas provas de professores de Educação Infantil (Creche)

  • Maxi Educa 05 jun 2017

    Bom dia Jeane. Agradecemos sua participação em nosso blog, pois ela é essencial para manter nosso trabalho cada vez melhor. Fazendo uma pesquisa em provas anteriores nota-se que a VUNESP exige o estudo de Paulo Freire, Ana Ligia Scachetti, Cecília Meireles, além de várias charges para responder as questões. Contudo, nada impede que a banca peça outros autores. Aproveitamos para lhe fazer um convite: acesse outros blogs, temos muitos na área da educação, que com certeza lhe serão úteis, além de outras matérias. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fábio Henrique 28 nov 2017

    Boa tarde, será que existe prova da pm-sp tem algum tipo de particularidade também?

  • Maxi Educa 29 nov 2017

    Bom dia Fábio Agradecemos sua participação e comentário em nosso Blog. Muito válido seu interesse em querer saber como são aplicadas as provas da PM-SP. A última prova, aplicada ainda esse ano pela banca VUNESP, cargo Soldado teve 50 questões e 1 redação ao final. Eram questões de múltipla escolha (A ao E). Sugerimos que quando vá realizar qualquer prova, pesquise na Internet ou com alguém que fez provas anteriores. Mas já adiantamos que a parte de Legislação de grande parte dos concursos exige o conhecimento da letra de lei seca. Se é isso que você quer nunca desista de estudar, resolva questões anteriores e agarre-se em suas metas e lembre-se: só não tem chances quem desiste de lutar por elas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • gabrielgomes.silva@hotmail.com 02 dez 2017

    olá bom dia gostaria de saber se possível a vunesp repetir questões em concursos por exemplo:teve um concurso em julho realizado pela vunesp com o mesmo conteúdo e agora em dezembro a prova da Pm é possível cair as mesma questão por exemplo informática administração..etc

  • Maxi Educa 04 dez 2017

    Bom dia Gabriel Agradecemos sua participação em nosso post. Quanto às provas, se a banca é a mesma que irá aplicar sua prova ela deve usar o mesmo método, o que não quer dizer que repetirá as mesmas questões. Mas é sempre bom dar uma estudada nessas questões que foram cobradas anteriormente, já que como dito anteriormente eles mudam o modo de perguntar, mas geralmente mantém as mesmas peculiaridades. Isso é o que acostumamos ver, é torcer para manter igual essa linha de raciocínio. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Vany 26 dez 2017

    Adorei as dicas,eu que estudo para PC Bahia 2018.

  • Maxi Educa 26 dez 2017

    Bom dia Vany. Agradecemos sua participação em nosso post. Muito bem, está no caminho certo estudar focada em um concurso e entender o esquema da banca organizadora. Desejamos boa sorte na sua prova. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Shirlei 02 jan 2018

    Bom dia! Gostaria de estudar focada para o concurso PC BA. Tem algumas dicas para este concurso? Cargo: Delegado.

  • Maxi Educa 04 jan 2018

    Boa tarde Shirlei. Agradecemos imensamente sua participação em nosso post. Infelizmente não elaboramos a apostila para o concurso PC/BA. Entretanto a dica lhe dou é que na parte de legislação você atente-se para a literalidade do texto da lei (lei seca), pois os concursos exigem da forma como está nos artigos. Como não sei qual o edital, imagino que na parte de Língua Portuguesa, Informática e Raciocínio Lógico, caso tenham no seu edital seja estudado juntamente com questões de provas pretéritas, se conseguir achar o cargo e a prova passada ainda melhor, do contrário resolva questões da sua banca. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elis 15 jan 2018

    tem alguma dica para aprova que será aplicada no dia 21/01/18.

  • Maxi Educa 16 jan 2018

    Bom dia Elis. Obrigada por participar do nosso post deixando aqui seu comentário. Qual a prova que você vai fazer? Cargo? Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • LUANA DOS SANTOS 18 jan 2018

    tenho muitas duvidas no que a vunesp cobra referente a matemática, em português vcs citaram oq eles cobram, mais em matemática oq seria?

  • Maxi Educa 18 jan 2018

    Bom dia Luana Na verdade nós fazemos um apanhado geral, uma média do que os editais vem exigindo. Em matemática temos esses assuntos: Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema. Você pode ir se preparando por essas matérias, porém quando sair o edital específico de seu prova, veja o cargo e o que está sendo cobrado pelo edital. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Thiago 20 jan 2018

    Bom dia! As dicas são muito boas!gostaria de saber, pra prova de investigador BA, quais autores usaram pra elaboração das provas, e quanto a prova discursiva alguma dica?

  • Maxi Educa 22 jan 2018

    Bom dia Thiago. Agradecemos seu comentário e ficamos contentes que tenhamos contribuído com nossas dicas. Como o edital não especifica nenhum autor específico, recomendamos que tenha em mãos ou como fonte de acesso obras atualizadas, pois a prova não pede de acordo com "x" doutrinador, mas sim de acordo com o entendimento pacificado, para que a questão não corra o risco de ser anulada. Portanto estude bastante, se dedique, pois nossa maior riqueza é nosso aprendizado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • alexandre 27 jan 2018

    Bom dia!gostaria de saber o que cai na maioria das vezes no concurso da policia civil de sp

  • Maxi Educa 29 jan 2018

    Bom dia Alexandre. Agradecemos sua participação em nosso post. A primeira dica que damos é saber o que o edital está pedindo, para que não corra o risco de estudar menos ou mais do que deveria. Na parte de legislação orientamos que você faça a leitura da "lei seca", ou seja a literalidade da lei, quanto as matérias sobre Raciocínio Lógico e Matemática é válido tentar resolver as questões para começar a eliminar as questões que estão erradas e fica mais fácil chegar ao resultado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lenne 28 jan 2018

    Adorei suas dicas me mostrou um norte por onde começa a me prepara para o concurso.

  • Maxi Educa 29 jan 2018

    Bom dia Agradecemos sua participação em nosso post. Nossa intenção foi orientar os concurseiros a ter um ponto de partida para os estudos. Portanto comece a estudar e verás que sua preparação será mais prazerosa e rentável para o momento da prova. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aryane 06 fev 2018

    Estou estudando para PCBA e em alguns assuntos estou tendo dificuldade de encontrar questões específicas da banca. Há alguma banca que se assemelhe a VUNESP que eu possa exercitar o mais próximo possível do perfil da banca? desde já obrigada pelas dicas.

  • Maxi Educa 07 fev 2018

    Bom dia Aryane Agradecemos sua participação em nosso post. Nas questões que você tenha dúvidas, não esteja encontrando nada específico, sugerimos que procure por provas na FCC (Fundação Carlos Chagas) pois eles tem um método de aplicação de prova um pouco parecido. Mas estude outras bancas também para ampliar o leque de estudos. Temos apostilas preparadas para esse concurso, acesse https://www.maxieduca.com.br/concurso-publico/apostilas/produto/apostila-digital-em-pdf-da-policia-civil-do-estado-da-bahia-pc-ba-escrivao-de-policia e conheça. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • juarez junior 13 fev 2018

    olá, estou estudando para Pc-ba,cargo- investigador, a banca realizadora será a vunesp. Gostaria de saber umas dicas com relação a prova discursiva(estudo de caso), como é em regra, o modelo de resposta ?abraços....

  • Maxi Educa 15 fev 2018

    Bom dia Juarez Agradecemos sua participação em nosso post. Geralmente nas provas discursivas aplicadas pela banca VUNESP vale a pena focar em Direito Penal e Processo Penal, com grande destaque para inquérito, competência, prisões, teoria geral do crime, lei de organização criminosa. Claro que você deve dar uma lida no edital e procurar provas anteriores na internet para ajudar a sua compreensão. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • CRISTINA 16 fev 2018

    Boa tarde! Onde consigo provas que foram aplicadas para concurso delegado/VUNESP?

  • Maxi Educa 20 fev 2018

    Bom dia Cristina. Segue anexo ao seu e-mail a prova de delegado aplicado pela banca VUNESP. Aproveitamos para desejar boa sorte nos concursos públicos. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • douglas wilians da silva 18 fev 2018

    bom dia , gostaria de saber sobre o concurso de agente de segurança de barretos, oque a banca da Vunesp costuma cobrar nos conhecimentos específicos?lembrando QUE COMPREI UMA APOSTILA DA MAX EDUCA ,MAS NÃO TEM QUESTÕES UTILIZANDO O CODIGO (q).

  • Maxi Educa 19 fev 2018

    Bom dia Douglas Agradecemos sua participação em nosso post. Iremos pesquisar provas anteriores na Internet para ver se conseguimos encontrar alguma que tenha sido aplicada pela VUNESP para este cargo. Caso positivo, enviaremos o que vem sendo cobrado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maxi Educa 19 fev 2018

    Boa tarde Douglas. Estamos encaminhando em seu e-mail a prova de Delegado aplicada pela banca VUNESP. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maxi Educa 20 fev 2018

    Boa tarde Douglas. Estamos encaminhando em seu e-mail a prova de Delegado aplicada pela banca VUNESP. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana 19 fev 2018

    Boa tarde, estou estudando para a prova da PC-BA e gostaria de tirar uma dúvida. Em relação a contagem de pontos como a banca da Vunesp se posiciona? Se errar uma questão anula outra que estava certa? Grata.

  • Maxi Educa 20 fev 2018

    Bom dia Ana Agradecemos seu comentário em nosso post e já aproveitamos para desejar boa sorte na sua prova. A banca VUNESP geralmente não adota esse critério de anular a certa a cada questão errada. Quando errou uma só esta será considerada errada. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernanda 22 fev 2018

    Gostaria de saber o que deve ser mais focado para prova de PEB I ?

  • Maxi Educa 01 mar 2018

    Bom dia Fernanda. Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Olá, para uma prova de PEB I devemos focar na Lei nº 9.394/96 que é uma lei sempre muito pedida em concursos, juntamente com as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Nas partes conceituais podemos focar em assuntos como desenvolvimento infantil; teorias da aprendizagem; organização, tempo e espaço da educação infantil; ludicidade; construção do pensamento e da linguagem; cuidados essenciais; alfabetização, entre outros. Cada Prefeitura ou Instituição, foca em alguns assuntos que são mais pertinentes conforme cada necessidade, esses assuntos citados são os mais pedidos naqueles realizados por nós. Entre em nosso site e faça alguns simulados que temos disponíveis de maneira gratuita, encontre lá através da banca ou prova específica. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Alex Mendes 28 fev 2018

    Boa tarde, estou me preparando para a realização do concurso da PC-BA e quero parabenizar pelo belo trabalho de todos que compõem a Maxi Educa. Gostaria de receber dicas valiosas referente à discursiva( Estudo de casos), desde já fico agradecido!

  • Maxi Educa 01 mar 2018

    Bom dia Alex Agradecemos seu comentário em nosso post e ficamos muito felizes com seu empenho para os concursos. Vá firme, não desista de seus objetivos. Seguem algumas dicas sobre estudo de caso: Na sua prova haverá a apresentação de uma situação-problema, e para se respondida deve ser usado seu conhecimento com base na legislação, jurisprudência e doutrina. Não sabe o artigo específico? Não tem problema, use algumas expressões como de acordo com o Código Penal, Constituição, entendimento dos Tribunais... Lógico que saber a nova ortografia é essencial, muitas bancas descontam pontos por erros de português. Seja direto, faça uma explicação sem muita “enrolação”, fundamente bem para convencimento de quem irá corrigir sua prova. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fábio nascimento 11 mar 2018

    Poderia comentar sobre as provas discursivas da vunesp em relação as carreiras policiais???

  • Maxi Educa 12 mar 2018

    Olá Fábio, obrigada por participar do nosso post deixando aqui o seu comentário. Vamos a algumas dicas que podem facilitar seus estudos: Fizemos uma análise de algumas provas em geral e para que a sua prova dissertativa chegue a ser corrigida é necessário que se atenha ao tema proposto, com clareza e seletividade da informação. Para tanto, é necessário ter criatividade e originalidade. É importantíssimo se ater as alterações introduzidas de acordo com o acordo ortográfico da língua portuguesa. Quanto aos temas que podem cair nessa fase destacam-se as campeãs: Lei de Drogas, Maria da Penha, Lei de Organização Criminosa. Vale levar como “bagagem mental” alguns assuntos de Direito Constitucional, como o artigo 5º, Direitos Sociais, e a parte da Administração Pública. Enfim são apenas dicas, leia e releia o edital é nele que está sua orientação sobre o que estudar. Se quiser dicas de como fazer uma boa redação acesse nosso blog: http://blog.maxieduca.com.br/redacao-dicas-concursos/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcos garcia 25 mar 2018

    Boa noite senhores(a), eu vou participar do concurso para delegado de policia civil, aqui no estado da Bahia, e gostaria de saber qual assunto eu foco mais para os dois estudos de caso??

  • Maxi Educa 26 mar 2018

    Bom dia Marcos Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Infelizmente é um pouco difícil ser preciso com relação ao assunto das questões, mas a orientação que passamos é que você foque muito na parte especial dos crimes, lei de organização criminosa, parte processual pena. Ah e vale muito ter uma boa escrita e compreensão em Língua Portuguesa. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • cristina souza 09 abr 2018

    Gostei muito do que foi apresentado sobre a banca Vunesp. Gostaria de saber, sobre o edital de investigador para o concurso de PC Bahia, cuja banca examinadora será a Vunesp, que assuntos são mais recorrentes. Gostaria de receber links com provas tb.

  • Maxi Educa 12 abr 2018

    Bom dia Cristina. Agradecemos imensamente seu comentário em nosso post e ficamos muito contentes em saber que você está se dedicando para a prova de investigador da Bahia. Pensando nisso, fizemos um blog com as principais dicas para essa prova, baseado nesse edital. Ao final desse post segue um link em que você fará um cadastro gratuito em nosso site e terá acesso a última prova de investigador, nos dois dias de prova. Segue o link do blog: http://blog.maxieduca.com.br/investigador-pc-ba/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • sergio 20 abr 2018

    Boa noite! Adorei as dicas dadas sobre a banca Vunesp. Gostaria de saber se vc teria as provas dessa banca pra Delegado de polícia em São Paulo. Desde já, agradeço pela colaboração e parabéns pelo blog Sérgio 

  • Maxi Educa 24 abr 2018

    Bom dia Sergio. Agradecemos a sua participação, deixando aqui o seu comentário. Nós temos em nosso site, o simulado para a prova de Delegado/SP 2014. Faça um cadastro gratuito, acessando: https://www.maxieduca.com.br/simulados Lá além dessa prova temos várias outras para você treinar o seu conhecimento e como eu lhe disse, inteiramente grátis. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • zairo nascimento de oliveira 30 maio 2018

    Boa noite,seria possível obter a ultima prova de agente de telecomunicações da policia civil de sp, da banca vunesp ?desde já agradeço.

  • Maxi Educa 30 maio 2018

    Bom dia Zairo Agradecemos sua participação em nosso post. Fiz uma pesquisa para enviar a você a última prova do cargo de agente de telecomunicações da polícia civil do estado de São Paulo, contudo não encontrei, a última prova para esse cargo foi em 2001 e a banca que aplicou foi a ACP/DP. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Michel 13 jun 2018

    Boa noite, vc poderia me mandar onde encontro as provas que foram aplicadas pela vubesp, para Papiloscopista policial ensino médio. Obrigado

  • Maxi Educa 14 jun 2018

    Bom dia Michel. Agradecemos sua participação em nosso post. Segue o link da prova de Papiloscopista que temos gratuitamente disponibilizado em nosso site: https://www.maxieduca.com.br/simulados Faça um cadastro gratuito e aproveite os vários simulados que deixamos para candidatos que vão prestar diversas provas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Micaela 19 jun 2018

    Boa tarde , gostaria de saber quais temas cai na prova para a vaga de pedagogia nas polos .. Obrigada

  • Maxi Educa 25 jun 2018

    Bom dia Micaela Agradecemos sua participação em nosso blog. Cada polo tem sua forma de aplicação da prova, que varia de acordo com a comunidade presente, atendendo sempre a sociedade, em torno do ambiente escolar como visa o Projeto Político Pedagógico de cada escola. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Julia 20 jun 2018

    sou de guaira sp estou prestes o concurso de servicos gerais vcs poderiam informar se vai ser so portugues e matematica se vai exister atal da pegadinha ou algo relacionado a cidade desde ja muito obrigado

  • Maxi Educa 21 jun 2018

    Bom dia Julia Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Você terá que se atentar ao que o edital está exigindo e caso conste o estudo de algo da sua cidade corre sim a chance de cair na sua prova. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maxi Educa 22 jun 2018

    Bom dia Julia. Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Possivelmente cada polo tem sua forma de aplicação da prova, que varia de acordo com a comunidade presente, atendendo sempre a sociedade, em torno do ambiente escolar como visa o Projeto Político Pedagógico de cada escola. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carolina Bethke 28 jun 2018

    Bom dia, parabéns pelas dicas adorei. Gostaria de pedir um auxílio, vou prestar concurso para técnico de licitações para São Bernardo que será aplicado pela Vunesp, vocês teriam dicas ou prova anterior para este cargo. Muito obrigada Carolina Bethke

  • Maxi Educa 03 jul 2018

    Bom dia Carolina. Obrigada por participar do nosso blog, deixando aqui seu comentário. Fiz uma busca, porém não encontrei nenhuma prova anterior desse cargo, aplicado em São Bernardo. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elisete 16 jul 2018

    Gostaria de saber no que devo me focar para estudo do concurso de professor de educação física do concurso de São Bernardo aplicado pela Vunesp

  • Maxi Educa 18 jul 2018

    Bom dia Elisete. Você consegue me enviar o edital desse concurso? Não estou conseguindo encontrar na internet, pois não fizemos esse cargo então não posso te falar com mais precisão sobre as matérias que possam cair. Caso tenha exigido desporto, jogos esses itens estão sendo uma grande aposta para as provas voltadas à essa área. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Daniela 16 ago 2018

    Olá, gostaria de saber em relação as questões que a Vunesp aplica referente ao cargo de auxiliar de desenvolvimento infantil ou auxiliar educacional, quando eles pedem no edital conhecimentos específicos nessas áreas , ex: Objetivos e funções da creche. Organização Administrativa: a direção e o cotidiano da creche. Aspectos do desenvolvimento da criança (físico, social, cognitivo e afetivo). Cuidados físicos com a criança. O ambiente físico/afetivo da creche. A relação Auxiliar de Desenvolvimento Educacional-criança. Jogos Infantis. O que posso estudar para ir bem nessas questões considerando que já analisei algumas provas anteriores e não me ajudou muito!!!!

  • Maxi Educa 22 ago 2018

    Bom dia Daniela Obrigada por deixar aqui o seu comentário. Olá, gostaríamos de informar que estudar através das últimas provas ainda é um dos recursos mais fáceis de auxiliar nos estudos. Analisando a prova de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, da Prefeitura de Alumínio/SP, consegui identificar bastante desses tópicos dispostos nas questões de maneira mais multidisciplinar, sendo assim, acesso o link , onde consegui ver bastante conteúdo sendo referenciado. Quaisquer dúvidas maiores, que pudermos ajudar, entre em contato. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cristiane 25 out 2018

    Olá! Parabéns pelas dicas. Vou prestar o Concurso de Aux. Adm. para a Unicamp em janeiro e a Banca também será a Vunesp, mas vi que além da prova objetiva, haverá questões dissertativas. Pode passar alguma dica sobre esta prova e sobre este tipo de questão? Nem sei o que costumam perguntar e/ou exigir em questões dissertativas. Se puderem ajudar, agradeço.

  • Maxi Educa 30 out 2018

    Bom dia Cristiane Obrigada por participar do nosso blog deixando aqui o seu comentário. Geralmente para uma prova dissertativa você precisa ficar atento ao que o edital exigiu, pois imagine que conste como matéria a ser estudada "Serviço Público" (Exemplo). Eles geralmente montam um caso e pedem para você discorrer sobre esse assunto. Segue um trecho: Delegado de Polícia - Concurso: PCSP - Ano: 2014 - Banca: VUNESP - Disciplina: Direito Administrativo - Assunto: Servidores Públicos - Servidor Público do Estado de São Paulo que pede exoneração para tomar posse em cargo policial civil de provimento efetivo, no mesmo Estado, e que durante estágio probatório não preenche os requisitos mínimos exigidos para a confirmação na carreira, pode ser reconduzido ao cargo anterior ? Explique e justifique. Pesquise na internet por provas anteriores, que elas te dão um norte também. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcelo 30 out 2018

    Olá! Irei prestar o concurso para Administrador - Ministério Público São Paulo - Banca: VUNESP. Gostaria de saber se é de conhecimento de vocês qual a bibliografia que a VUNESP costuma utilizar para elaboração de suas provas na área de Administração Geral? Grato!

  • Maxi Educa 01 nov 2018

    Bom dia Marcelo. Obrigada por participar do nosso blog deixando aqui o seu comentário. Não conseguimos ter o acesso direto às provas, mas estamos acostumados a elaborar apostilas onde são mais usadas as obras de Chiavenato, Fayol e Pacioli. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Flávia 27 dez 2018

    Olá, irei prestar concurso de PEB 1, porém não sei onde e em que começar a estudar. Poderia me indicar por onde começar. Por exemplo: Qual materia ou conteudo? Indicar simulados ou sites que mais caem referentes aos concursos peb 1???

  • Maxi Educa 03 jan 2019

    Olá Flávia, Bom Diaa!! Primeiro queremos agradecer por deixar seu comentário no nosso blog. Como dica básica é bom rever os Editais antigos do concurso que vai prestar, pois assim tem uma base do que é constantemente pedido, dessa forma te orientando nos estudos. Em nosso site você pode encontrar alguns simulados gratuitos para ir testando seus conhecimentos, acesse o link e siga as orientações . Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elizete Machado 01 jan 2019

    Como seria uma prova de história elaborada pels Vunesp?

  • Maxi Educa 14 jan 2019

    Olá Elizete, Bom Diaa!! Felizmente as provas de História da Vunesp são mais simples do que as de português ou de Direito (como citadas no blog). A estrutura se mantém a mesma, com cinco alternativas por questão. O diferencial é que em História nós normalmente não encontramos os “textões”. Dei uma conferida nas questões da Vunesp que temos no nosso banco e pelo menos em uma triagem rápida não encontrei nenhuma questão em que o enunciado tivesse mais de 4 linhas de texto. Claro que sempre existe aquela exceção... Imagens e charges também aparecem nas provas de História, mas a não ser que você encontre a banca em um momento atacado, a regra ainda são os pequenos textos. Infelizmente ela não foca em um período específico. Nesse sentido você precisa mesmo estudar de acordo com o edital. Por último, (e também infelizmente) os pequenos textos apesar de lhe nortearem, não dão muitas dicas a respeito da resposta como podemos verificar em outras bancas, o significado disso é que você tem mesmo que ter algum conhecimento sobre o assunto, ou ser uma ótima chutadora de questões. Mas é melhor não nos apoiarmos nisso. No mais, a Vunesp não traz nenhuma característica absurda ou destacável. Pelo menos em História, podemos considera-la uma banca regular, não é fácil a ponto de deixarmos a matéria de lado, mas não se torna complicada demais se estudarmos um pouco. Espero que isso lhe ajude nos estudos. E obrigado pela participação no nosso Blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Stephany 25 jan 2019

    Olá!! gostaria de saber se não tem como ver o edital da apmbb sem fazer a inscrição, só pra ter noção do que caí mais ou menos.

  • Maxi Educa 28 jan 2019

    Olá Stephany, Bom Dia!! Gostaríamos de saber qual o concurso que você deseja ver o edital?? Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • hideu gomes 02 fev 2019

    OLa o nível das questões de matemática para monitor infantil e dificultosa.Obg.

  • Maxi Educa 05 fev 2019

    Olá Hideu,Boa Tarde!! Sua dúvida seria sobre o conteúdo, se a banca cobra muito? Olha a Vnunesp costuma cobra muita situação problema, onde envolve vários conteúdos em uma mesma questão, mas com muita dedicação e treino é possível resolver as questões deste tipo de cargo. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Keilli Martins 25 abr 2019

    Boa tarde, gostaria de saber como faço para ver as provas e gabaritos anteriores de escriturário?

  • Maxi Educa 29 abr 2019

    Olá Keilli, Boa Tarde!! Antes de tudo eu gostaria de agradecer por sua leitura e participação no nosso blog. Keilli, para lhe ajudar com isso eu precisaria de um pouco mais de detalhes. Um número enorme de cidades/estados/órgãos abrem concursos para o cargo de escriturário (que ocorrem em inúmeros anos). Mesmo que foquemos a pesquisa só na banca (Vunesp), o número ainda é grande. Deixarei aqui dois links com provas da Vunesp de 2018, para o cargo de escriturário. Pode não ser o seu foco específico, mas já lhe ajuda a ter uma noção de como é cobrada essa prova. https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/26372914/7293dcd26651/escritur_irio.pdf https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/26328122/031e156ddae2/escritur_irio.pdf Espero que lhe ajude. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • denise maia 07 jun 2019

    eu gostaria de sabe o que cai mais o menos na prova saude bucal vo fazer a prova agora pela vunesp, e gostaria de sabe mais o menos como e a prova para essa area

  • Maxi Educa 10 jun 2019

    Olá Denise, boa tarde! Analisei algumas provas aplicadas pela VUNESP referente aos Conhecimentos Específicos em Saúde Bucal os assuntos mais cobrados foram: - Antissepsia, desinfecção, esterilização e classificação dos artigos críticos, semicríticos e não críticos; - Vacinação do Trabalhador na área da saúde; - Instrumentais; - Materiais odontológicos; - Atuação do auxiliar; - Atribuições do Técnico em Saúde Bucal; - Radiografia; - Anatomia e fisiologia bucal; - Escovação e fluoretação; - Cirurgias. As questões são sempre bem objetivas e diretas e segue a ordem que mencionei acima. Bons estudos! Boa prova! Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • mariana 13 jun 2019

    Pode me explicar sobre a prova 1 e 2. Em relação a ser um unica fase? Como funciona a prova 2, ser dissertativa? Conselhos?

  • Maxi Educa 13 jun 2019

    Oi Mariana, tudo bem? Obrigado por ler e participar do nosso blog. Não entendi muito bem se você quer saber sobre diferentes tipos de prova no mesmo concurso ou fases diferentes do concurso. Então vou falar sobre as duas hipóteses. No caso de provas 1 e 2, ou provas com nomes de cores (prova amarela, prova azul...) ou mesmo provas com letras (prova A, prova B...), saiba que as diferenças estão em torno da ordem das questões. Por segurança a Vunesp (assim como bancas) não fazem todas as provas idênticas. É mantido o nível, as questões mas é alterada a ordem. Caso sua dúvida seja a respeito de diferentes fases, elas podem se apresentar de duas formas: A primeira é literalmente a separação em duas (ou mais) fases de uma mesma prova, onde normalmente a primeira é geral e objetiva e a segunda específica e dissertativa (total ou em partes). Esse tipo de prova é mais comum em vestibulares, mas também se apresenta em alguns concursos onde alguma habilidade específica é parte do processo de avaliação (caso seja necessário ter habilidades em desenhar por exemplo). Existe uma segunda forma que na verdade trata de fases do concurso em si, e não da prova. Nesse caso, a prova objetiva é apenas a primeira fase, e podem haver fases posteriores como prova de Aptidão Física ou Avaliação Social, Avaliação Psicológica...). Nesses casos, a avaliação em si não depende muito dos estudos uma vez que para chegar nessas fases o candidato(a) já foi aprovado em um estágio anterior. Conselhos? Rs. Sempre é importante conhecer a banca. Você visivelmente já pesquisou a respeito dela aqui (afinal, chegou ao blog). O próximo passo é aprofundar seu conhecimento. Procure provas anteriores, de preferência no mesmo nível e se possível (é até melhor) para o mesmo cargo. O Youtube oferece muitos vídeos gratuitos com dicas sobre X bancas ou X matérias. Use e abuse deles. Por cara de pau, claro que eu posso lhe indicar esse aqui (https://www.youtube.com/channel/UCuBVc4aIpg4hyQVxt_OCZww/search?query=Vunesp). Tem algumas dicas sobre a banca Vunesp em diferentes matérias e provas. Espero que ajude. Bons estudos e ótima prova! Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rosa 27 jun 2019

    Quais são os temas mais frequentes em provas discursivas nos concursos p/ prof. de ed. infantil da vunesp? Quais as dicas para elaborar estudo de caso?

  • Maxi Educa 03 jul 2019

    Olá Rosa, tudo bem? Os temas que serão cobrados em provas dissertativas nos concursos para educação infantil são os mesmos solicitados em edital da prova objetiva, portanto, o indicado é fazer um estudo mais aprofundado dos temas, exemplificando, fazendo estudo de caso e assim por diante. Bom a dica que eu tenho para o estudo de caso que poderá auxiliar é se por ventura quando estiver resolvendo a questão problema e não lembrar qual é o artigo específico ou mesmo a jurisprudência use as seguintes expressões "de acordo com código penal/civil/etc ou ainda com base na legislação regente ou Segundo entendimento do STF/STJ. Quanto ao roteiro a ser seguido na resposta, deixe o mais claro possível separando e desenvolvendo a resposta com clareza, para que o examinador não deixe de pontuar por falta de organização. Os assuntos cobrados nesses estudos de casos serão os mesmos solicitados na prova objetiva, então ao estudar aprofunde um pouco mais, veja julgados e não deixe de praticar e revise, lembre-se sem revisão não haverá aprovação. As dicas são essas, o estudo de caso é a teoria na prática, o que irá mudar é a forma de perguntar, mas fique tranquilo sua parte está sendo feita, não é mesmo? Espero ter esclarecido seu questionamento. Grande abraço e ótimos estudos.

  • Adriana 28 jun 2019

    OLA! GOSTARIA MUITO DE SABER A BANCA DA VUNESP PARA CONCURSO DE TECNICO DE ENFERMAGEM, O QUE DEVO ESTUDAR. OBRIGADA.

  • Maxi Educa 11 jul 2019

    Olá Adriana, boa tarde! Preciso saber para qual Instituição você tem interesse em prestar o concurso, já que a Banca é Vunesp e o cargo Técnico de Enfermagem. Até o próximo contato! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marília Caires 30 jun 2019

    Olá boa noite tem alguma dica sobre prova para área de fisioterapia a prova será em agosto de 2019

  • Maxi Educa 11 jul 2019

    Olá Marília, tudo bem?? Sou desenvolvedor de ferramentas de estudos e será um prazer poder ajudar. Mas para isso, inicialmente, preciso explicar o que é um estudante ativo vs passivo, ok?! O estudante passivo são pessoas que não se envolvem literalmente com os estudos. Se você apenas lê um livro sem grifar, anotar ou tentar se envolver com a leitura, você apenas leu, e na melhor das hipóteses você simplesmente entendeu o assunto, mas não o aprendeu. Posto isso, é comum um típico estudante passivo falar na hora da prova: “ixi!! deu branco!!”. Já no aprendizado ativo existe um maior envolvimento com os estudos. Então, se você lê um livro, grifando, escrevendo, interpretando, recitando partes do texto, sendo crítico isso fará com que você absorva melhor o conteúdo e por consequência vai gravar por mais tempo. Abaixo também segue outras ferramentas que irão potencializar seus estudos, dê uma olhada: 1º Veja se o cargo pelo qual irá concorrer cumpre com seu propósito de vida (assim você terá FOCO); 2º Tenha um lugar específico para seu estudo, faça deste um santuário (nada de estudar na cama, já que nosso cérebro está condicionado a descansar quando estamos neste local, então programe seu cérebro para que este local de estudo seja saudável); 3º Tenha um ambiente bem iluminado e nem muito confortável e muito menos desconfortável; 4º Faça um cronograma atendendo todas as matérias e esgotando o edital; 5º Aplique técnicas de interpretação; 6º Estude por questões de provas anteriores; 7º Seja o professor, explique a matéria para uma outra pessoa e veja como está se saindo; 8º Não esqueça de fazer as revisões; 9º Cuidado com as interrupções. 10º Na fisioterapia veja casos práticos relacionados com a teoria assim terá maior absorção do conteúdo. Espero ter ajudado, grande abraço e bons estudos. Não se esqueça que a pressa é inimiga da aprovação! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • amanda 12 jul 2019

    Olá! obrigada pelas dicas. Eu estou procurando provas para Professor Educação Infantil da Vunesp e não estou encontrando. você teria alguma dica. obrigada Amanda

  • Maxi Educa 13 jul 2019

    Olá Amanda, tudo bem? De uma olhada no nosso site, lá você vai achar simulados gratuitos e pode testar seus conhecimentos através de lá. Espero ter te ajudado e obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jessica Pereira 16 jul 2019

    olá, vou prestar o concurso da Guarda Municipal de Campias e queria ajuda para estudar pois a prova sera aplicada pela Vunesp. pode me ajudar ?

  • Maxi Educa 19 jul 2019

    Olá Jéssica, tudo bem?? Antes de tudo eu gostaria de lhe agradecer pela leitura e participação no nosso blog. Já posso dizer que você começou da maneira correta. Pesquisou sobre a banca e chegou até aqui. Eu posso lhe dar algumas dicas nos próximos passos. Por exemplo, tenho certeza de que você já pesquisou também no Youtube, pois bem, vou lhe indicar aqui dois vídeos com professores que eu recomendo. Esse aqui (https://www.youtube.com/watch?v=aCauudM_GTs) mostra análise de bancas, incluindo a Vunesp. Esse (https://www.youtube.com/watch?v=U394RAEqPr4) tem uma análise de questões da Vunesp para Raciocínio Lógico e Matemático. O Concurso não é o mesmo que o seu, mas é da mesma banca e com cargos de mesmo nível. Pelas dicas você começa a sacar a prova. Tem mais uma penca de dicas no Youtube. Use e abuse. Se você olhar esse site aqui (https://www.pciconcursos.com.br/provas/guarda-municipal-vunesp/), você encontrará várias provas para Guarda Civil Municipal em várias cidades do interior do Estado de São Paulo feitas pela Vunesp. Pode ter certeza que a pegada da prova será semelhante a elas. O acesso a essas provas é gratuito. Por fim, procure por um material bacana de sua confiança, isso é muito importante! Caso você não saiba qual escolher, eu posso lhe indicar esse aqui (https://www.maxieduca.com.br/concurso-publico/apostilas/produto/apostila-digital-em-pdf-da-prefeitura-de-campinas-sp-guarda-municipal-feminino-e-masculino). O material e o suporte são excelentes!!! Espero que as dicas ajudem. Bons estudos e ótima prova!

  • Maria Consueli Fernandes da Silva 17 jul 2019

    o gostaria de saber quais conteudos caem nas provas de auxiliar tecnico da educaçao.

  • Maxi Educa 24 jul 2019

    Olá Maria, bom dia!! Nesses casos indicamos que verifique os últimos editais dos concursos dos quais tem interesse, pois são muitos concursos, e focando naquele da região que almeja facilite melhor para você. Espero que tenha ajudado. Obrigado pela leitura em nosso Blog. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rodrigo Batista Da Silva Santos 31 jul 2019

    Quero lhe parabenizar! pelas dicas. Vou prestar o concurso da Policia Civil da Bahia. Quais dicas vc pode passar para mim que possa me ajudar?? AH!! A banca é a VUNESP. Diante mão muito OBBRIGADO!!!!!!

  • Maxi Educa 05 ago 2019

    Boa tarde Rodrigo. Antes de tudo eu gostaria de agradecer pela participação no nosso blog. A primeira dica que eu poderia lhe passar você já está executando. Está pesquisando sobre a banca e com isso chegou até nós. Ótimo! Além do que está contido no blog, o melhor a fazer é praticar com provas anteriores. Apesar de a banca aplicar provas em estados diferentes, seus conteúdos seguem um padrão. Como não sei qual cargo da Polícia você vai encarar, deixarei aqui três links com provas feitas pela VUNESP para Polícia Civil para níveis diferentes (fundamental, médio e superior): Prova 1 (https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/26533867/afccb520f3d9/agente_de_telecomunicac_ues_policial_vers_o_o_2.pdf), Prova 2 (https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/18423566/652444fab4ec/investigador_policia_versao_1.pdf) e Prova 3 (https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/18693381/eb4b76308e49/agente_policia_civil_versao_1.pdf). São apenas algumas provas, na internet você encontrará várias. Oura dica que posso lhe dar é indicar esses vídeos aqui (https://www.youtube.com/channel/UCuBVc4aIpg4hyQVxt_OCZww/search?query=vunesp). Eles têm dicas sobre como resolver questões em provas realizadas pela VUNESP. Você está em busca de informação, isso já é uma atitude que muita gente que presta concurso não faz. Pegue pesado nas provas anteriores que você entenderá o jeito da banca e irá bem. Espero que ajude. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW Bons estudos e ótima prova!

  • Maria Izabel Ferreira 11 out 2019

    Gostaria de saber se os assunto de português vai ser só em relação nivel fundamental ou ensino medio tbm e vai ter perguntas de atualidades na provade auxiliar de promotoria agora em novembro, desde jà agradeço serà se tenho condição de ser aprovada estou estudando pelo YouTube

  • Maxi Educa 16 out 2019

    Olá Maria Izabel, Tudo bem? O conteúdo de português é cobrado em todos os níveis de concurso. Para respondermos qual conteúdo será exigido em sua prova, necessitamos de informações, como por exemplo, de qual instituição refere-se o concurso, já que cada edital é muito específico. Sobre ser aprovada é uma pergunta muito relativa e nosso blog possui caráter meramente informativo. Continue nos acompanhando nas redes sociais. Tem muito conteúdo legal que você pode aproveitar!!! Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aloizio 08 mar 2020

    Olá! Parabéns pelo blog e pelas dicas, gostaria de dicas da Prova do CSTAPM (antigo Chacal da PM SP), obrigado.

  • Maxi Educa 09 mar 2020

    Oi Aloizio, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • JOSEFINA TSCHERNE 13 jun 2020

    BOM DIA! GOSTARIA DE SER ORIENTADA QUANTO AS QUESTÕES DISSERTATIVA NAS PROVAS DA VUNESP , NA ÁREA DE ENFERMAGEM. OBRIGADA .

  • Maxi Educa 15 jun 2020

    Olá Josefina, tudo bem?? Sobre a prova da VUNESP todas as questões são de múltipla escolha, sendo que no máximo terá uma redação que seria a unica parte de dissertação. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • messias da silva junior 30 dez 2020

    qual o melhor método para estudar para Banca Vunesp para o cargo de procurador municipal?

  • Maxi Educa 30 dez 2020

    Olá Messias, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • MILTON ALVES PEREIRA 09 set 2021

    Fiquei encantado com a orientação......minha busca são os concursos para cartório do extrajudicial.

  • Maxi Educa 09 set 2021

    Olá Milton, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Melrie Silva 11 out 2021

    Boa noite ! Gostaria da informação sobre a prova do serviço social, estou focada em estudar um pouco de tudo. Mas poderia me informar se a prova é mas votada nas questões do serviço social?

  • Maxi Educa 13 out 2021

    Olá Melrie, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais