fbpx

Acompanhe já as questões comentadas do Detran-SP e gabarite naquela prova

Por Matheus De Marchi 16 fev 2019 - 52 min de leitura

E ai queridos concurceiros, hoje vamos trazer para vocês as questões da última do Detran-SP e ainda com dois vídeos com os comentários  das mesmas com alguns dos nossos tutores, acompanhe a seguir:

 

Conhecimentos Gerais 

Língua Portuguesa

 

CORREÇÃO DETRAN 2013

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 08.

 

O uso da bicicleta no Brasil

 

A utilização da bicicleta como meio de locomoção no Brasil ainda conta com poucos adeptos, em comparação com países como Holanda e Inglaterra, por exemplo, nos quais a bicicleta é um dos principais veículos nas ruas. Apesar disso, cada vez mais pessoas começam a acreditar que a bicicleta é, numa comparação entre todos os meios de transporte, um dos que oferecem mais vantagens.  A bicicleta já pode ser comparada a carros, motocicletas e a outros veículos que, por lei, devem andar na via e jamais  na calçada. Bicicletas, triciclos e outras variações são todos  considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e  prioridade sobre os automotores.  Alguns dos motivos pelos quais as pessoas aderem à bicicleta no dia a dia são: a valorização da sustentabilidade, pois as bikes não emitem gases nocivos ao ambiente, não consomem petróleo e produzem muito menos sucata de metais, plásticos e borracha; a diminuição dos congestionamentos por excesso de veículos motorizados, que atingem principalmente as grandes cidades; o favorecimento da saúde, pois pedalar é um exercício físico muito bom; e a economia no combustível, na manutenção, no seguro e, claro, nos impostos.

No Brasil, está sendo implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas. Em Porto Alegre, por exemplo, o BikePOA é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura, em parceria com o sistema de Bicicletas SAMBA, com quase um ano de operação. Depois de Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Sorocaba e outras cidades espalhadas pelo país aderirem a esse sistema, mais duas capitais já estão com o projeto pronto em 2013: Recife e Goiânia. A ideia do compartilhamento é semelhante em todas as cidades. Em Porto Alegre, os usuários devem fazer um cadastro pelo site. O valor do passe mensal é R$ 10 e o do passe diário, R$ 5, podendo-se utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. Em todas as cidades que já aderiram ao projeto, as bicicletas estão espalhadas em pontos estratégicos. A cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção não está consolidada em nossa sociedade. Muitos ainda não sabem que a bicicleta já é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a bike. Na confusão de um trânsito caótico numa cidade grande, carros, motocicletas, ônibus e, agora, bicicletas, misturam-se, causando, muitas vezes, discussões e  cidentes que poderiam ser evitados.

Ainda são comuns os acidentes que atingem ciclistas. A verdade é que, quando expostos nas vias públicas, eles estão totalmente vulneráveis em cima de suas bicicletas. Por isso é tão importante usar capacete e outros itens de segurança.

A maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos ciclistas. Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres. Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que

deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas devem, obrigatoriamente, ser equipadas com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo.

(Bárbara Moreira, http://www.eusoufamecos.net. Adaptado)

 

01. De acordo com o texto, o uso da bicicleta como meio de locomoção nas metrópoles brasileiras.

(A) é uma alternativa dispendiosa em comparação com os demais meios de transporte.

(B) tornou-se, rapidamente, um hábito cultivado pela maioria dos moradores.

(C) decresce em comparação com Holanda e Inglaterra devido à falta de regulamentação.

(D) tem sido rejeitado por consistir em uma atividade arriscada e pouco salutar.

(E) vem se intensificando paulatinamente e tem sido incentivado em várias cidades.

 

RESPOSTA: 01 – E

A questão pede que se analisem diferentes proposições sobre assuntos específicos tratados no texto. A única verdadeira é a E, pois o primeiro parágrafo já apresenta a ideia de que a aceitação do uso das bikes no Brasil tem sido gradual, enquanto o quarto fala sobre a implantação de um sistema compartilhado de bicicletas em algumas cidades do país.

 

02. A partir da leitura, é correto concluir que um dos objetivos centrais do texto é

(A) defender que, quando circular na calçada, o ciclista deve dar prioridade ao pedestre.

(B) informar o leitor sobre alguns direitos e deveres do ciclista.

(C) explicar de que maneira o uso da bicicleta como meio de locomoção se consolidou no Brasil.

(D) mostrar que não há legislação acerca do uso da bicicleta no Brasil.

(E) convencer o leitor de que circular em uma bicicleta é mais seguro do que dirigir um carro.

 

RESPOSTA: 02 – B

A questão exige uma interpretação geral do conteúdo do texto. A alternativa B é a única que condiz com o exposto, pois o texto fala de direitos – “(…)Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores(…)” – e também dos deveres dos ciclistas – “(…)De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas devem, obrigatoriamente, ser equipadas com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo(…)” .

 

03. Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo para o termo estacado em – Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores.

(A) procedência

(B) prescrição

(C) requerimento

(D) primazia

(E) divergência

 

RESPOSTA: 03 – D

Aqui se exige conhecimento lexical por parte do candidato. A palavra primazia é a que substitui corretamente prioridade, pois ambas fazem referência àquilo que se apresenta em primeiro lugar, àquilo que é primaz.

 

04. No trecho – Muitos ainda não sabem que a bicicleta é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a bike. –, os termos “ainda” e “já” expressam ideias de

(A) tempo.

(B) negação.

(C) lugar.

(D) causa.

(E) modo.

 

RESPOSTA: 04 – A

Os termos ainda  e , no contexto pedido pela questão, expressam tempo. Isso porque ainda, no caso, equivale a dizer “Muitos continuam sem saber que”, ou seja, não sabiam no passado e permanecem sem saber no presente. Da mesma forma, expressa tempo, pois equivale a dizer que “a bicicleta HOJE,NO PRESENTE, é considerada “.

 

05. Considerando as regras de regência da norma-padrão da língua portuguesa, as expressões destacadas em – Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida
e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. – podem ser substituídas, correta e respectivamente, sem alteração de sentido, por

(A) impessoalidade.

(B) adjudicação compulsória.

(C) probidade administrativa.

(D) julgamento objetivo.

(E) vinculação ao edital.

 

RESPOSTA: 05 – E

O estudo de regência analisa as relações entre verbos e nomes e seus possíveis complementos e adjuntos. O Verbo inserir, no caso, aparece como verbo transitivo, pois significa implantar, introduzir, e por isso exige a preposição em para seu complemento – inserir a bike NO estilo. Já o adjetivo ciente exige a preposição de, pois quem está ciente, está ciente de algo, logo – precisa estar ciente de que deverá gastar.

 

06. Considere as frases do texto, em que as formas verbais destacadas estão na voz ativa:

– A maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos ciclistas.

– Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres. Em seguida, considere a reescrita das frases, empregando-se a voz passiva, e assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas, seguindo a concordância padrão da língua portuguesa.

– As leis que abrangem os direitos dos ciclistas______________ pela maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões.

– Mas seus direitos e deveres também_____________ por muitos ciclistas.

(A) são desconhecida … é ignorado

(B) são desconhecidas … são ignorados

(C) são desconhecidos … são ignorado

(D) são desconhecido … são ignorado

(E) são desconhecidos … são ignorados

 

RESPOSTA: 06B

Na voz passiva, o sujeito deve receber a ação expressa pelo verbo, ser seu alvo. Para tanto, é preciso que se mantenha o mesmo tempo verbal da voz ativa. No caso, As lei que abrangem SÃO DESCONHECIDAS, com verbo na terceira pessoa do plural e predicativo do sujeito no feminino plural, ambos concordando com leis. Da mesma forma, Mas seus direitos e deveres SÃO IGNORADOS, concordando com seus direitos e deveres.

 

07. Assinale a alternativa em que a frase – A verdade é que, quando expostos nas vias públicas, eles estão totalmente vulneráveis em cima de suas bicicletas. – permanece pontuada corretamente, após o deslocamento das expressões destacadas.

(A) A verdade é que, em cima de suas bicicletas eles estão totalmente vulneráveis, quando expostos nas vias públicas.

(B) A verdade é que, em cima de suas bicicletas eles estão totalmente vulneráveis quando expostos nas vias públicas.

(C) A verdade é que, em cima de suas bicicletas, eles estão totalmente vulneráveis, quando expostos nas vias públicas.

(D) A verdade é que em cima de suas bicicletas, eles estão totalmente vulneráveis, quando expostos nas vias públicas.

(E) A verdade é que em cima de suas bicicletas

 

RESPOSTA: 07 – C

A única alternativa em que as vírgulas estão corretamente empregadas é a C, pois nela isola-se o adjunto adverbial de lugar em cima de suas bicicletas totalmente, colocando as vírgulas antes e depois do termo.

 

08. Considerando as regras de uso do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa corretamente a frase. Apesar disso, cada vez mais pessoas começam a acreditar que a bicicleta é, numa comparação entre todos os meios de transporte, um dos que oferecem mais vantagens

(A) àqueles que a utilizam.

(B) à toda a população.

(C) à muitos indivíduos.

(D) à esta comunidade.

(E) à um grande número de usuários.

 

RESPOSTA: 08 – A

No caso, a ocorrência de crase é correta, pois o verbo oferecer pede a preposição A – oferecem mais vantagens A QUEM? –  e tal preposição aglutina-se ao A do pronome aqueles. Assim, a dupla ocorrência de A fica expressa pelo acento grave: oferecem mais vantagens àqueles.

 

09. Considere o cartum de Evandro Alves. Afogado no Trânsito

 Considerando a relação entre o título e a imagem, é correto concluir que um dos temas diretamente explorados no cartum é

Considerando a relação entre o título e a imagem, é correto concluir que um dos temas diretamente explorados no cartum é

(A) o número excessivo de automóveis nas ruas.

(B) o uso de novas tecnologias no transporte público.

(C) o aumento da circulação de ciclistas nas vias públicas.

(D) a arbitrariedade na definição dos valores das multas.

(E) a má qualidade da pavimentação em algumas ruas.

 

RESPOSTA: 09 – A

A crítica ao número excessivo de carros é explícita, pois o cartum retrata uma rua tomada de veículos, sem um único espaço que não esteja ocupado por eles, daí a idéia expressa no título Afogado no trânsito, como se aquele fosse um mar de automóveis.

 

10. Considere o cartum de Douglas Vieira. Televisão

É correto concluir que, de acordo com o cartum,

(A) o indivíduo que prefere ler a assistir televisão é alguém que não sabe se distrair.

(B) os tipos de entretenimento disponibilizados pelo livro ou pela TV são equivalentes.

(C) a televisão e o livro estimulam a imaginação de modo idêntico, embora ler seja mais prazeroso.

(D) o livro, em comparação com a TV, leva a uma imaginação mais ativa.

(E) a leitura de um bom livro é tão instrutiva quanto assistir a um programa de televisão.

 

RESPOSTA: 10 – D

A ideia de que o livro ativa mais a imaginação em comparação com a televisão está expressa no balão de pensamento do personagem. Enquanto durante a leitura as imagens se constroem em sua mente, ao ver TV sua imaginação está vazia, uma vez que a  tela projeta as imagens prontas.

 

Matemática

 

01. A parcela do crediário que Carla fez para a compra de um automóvel sofreu um reajuste de 20% no mês anterior. Antes do reajuste, o valor dessa prestação correspondia a 10% do seu salário, o qual também sofreu um aumento de 7% no mesmo mês. Após esses reajustes, a prestação do crediário passou a representar, do salário de Carla, aproximadamente

(A) 13%.

(B) 12%.

(C) 11%.

(D) 15%.

(E) 14%.

 

RESPOSTA: C

 

02. Uma pessoa que aplica um capital a juros simples, durante 4 anos com a taxa de 2% a.m., no final desse período irá resgatar, em relação ao capital inicial, quase o

(A) sêxtuplo.

(B) quíntuplo.

(C) triplo.

(D) quádruplo.

(E) dobro.

 

RESPOSTA: A

 

03. Diego separa 2/5 do seu salário para despesas extras do mês, sendo que há meses em que esse dinheiro é suficiente, e outros em que não. Foram três as despesas extras neste mês, sendo um celular de R$ 690,00, que Diego comprou para sua namorada e pagou 30% à vista, parcelando o restante em 3 vezes, com a primeira parcela para o mês seguinte; um churrasco que fez para os amigos, com gasto de R$ 390,00; e uma prancha de surfe que comprou para uso próprio, no valor de R$ 920,00. Sendo o salário mensal de R$ 4.000,00, pode-se afirmar que este mês o dinheiro destinado às despesas extras

(A) foi suficiente, e sobraram R$ 432,00.

(B) foi suficiente, e sobraram R$ 83,00.

(C) não foi suficiente, ultrapassando R$ 432,00.

(D) não foi suficiente, ultrapassando R$ 83,00.

(E) foi suficiente, e sobraram R$ 2.000,00.

 

RESPOSTA: B

 

04. Uma coleção de miniaturas de brinquedos é formada por 328 carrinhos, 256 motos e 192 caminhões. Os brinquedos serão organizados em grupos com a mesma quantidade, de modo que cada grupo seja formado pelo mesmo tipo de miniatura. Desejando-se que cada grupo tenha o maior número possível de miniaturas, então o número de brinquedos em cada grupo e a quantidade de grupos formados com motos são, respectivamente,

(A) 6 e 67.

(B) 8 e 41.

(C) 6 e 53.

(D) 8 e 32.

(E) 6 e 41.

 

RESPOSTA: D

 

05. O gráfico apresenta a distribuição de vítimas de trânsito no mês de julho de 2013, segundo o tipo de usuário da via pública em uma determinada cidade brasileira.

O grupo que corresponde a 2/5 do total de vítimas é o de

(A) passageiro de carro.

(B) condutor de carro.

(C) passageiro de moto.

(D) pedestre.

(E) condutor de moto.

 

RESPOSTA: B

Direito Administrativo

 

01. As autarquias possuem determinados privilégios que lhes são conferidos pelo direito administrativo, sendo dois exemplos os seguintes:

(A) imunidade tributária em relação aos impostos e taxas e processo especial de execução.

(B) prescrição quinquenal das suas dívidas e dispensa genérica de licitação na contratação de obras e serviços.

(C) exigência de sua criação por meio de lei e impossibilidade de sua responsabilização objetiva por danos causados a terceiros.

(D) responsabilidade subjetiva por danos causados por seus agentes e sujeição ao procedimento licitatório.

(E) juízo privativo quando demandadas judicialmente e impenhorabilidade dos seus bens.

 

RESPOSTA: E

As autarquias são pessoas jurídicas de direito público criadas para a prestação de serviços públicos, contando com a capital exclusivamente público, ou seja, as autarquias são regidas integralmente por regras de direito público, podendo, tão-somente, serem prestadoras de serviços e contando com capital oriundo da Administração Direta. Ela é reflexo de descentralização do Poder Público.

Quanto às demandas judiciais, ps litígios comuns, onde as autarquias federais figuram como autoras, rés, assistentes ou oponentes, têm suas causas processadas e julgadas na Justiça Federal, o mesmo foro apropriado para processar e julgar mandados de segurança contra agentes autárquicos (em caso de autarquias Federais).

Além de juízo privativo, as autarquias não podem ter seus penhorados.

 

02. João, agente público putativo, pratica ato administrativo que afeta terceiros. Considerando a doutrina prevalente do direito administrativo, é correto afirmar que esse ato é

(A) absolutamente nulo.

(B) totalmente inválido.

(C) válido, mas precisa ser ratificado.

(D) ineficaz.

(E) inexistente.

 

RESPOSTA: C

 

03. No procedimento licitatório, a lei estabelece que a Administração não pode, concluído o procedimento, atribuir o objeto da licitação a outrem que não seja o vencedor do certame. Essa regra jurídica é representada pelo denominado princípio da (o)

(A) impessoalidade.

(B) adjudicação compulsória.

(C) probidade administrativa.

(D) julgamento objetivo.

(E) vinculação ao edital.

 

RESPOSTA: B

A Administração só poderá atribuir o objetivo da licitação ao vencedor do certame, contudo, a Administração não é obrigada a contratar a empresa vencedora caso entenda que não é mais interesse público e elaboração do contrato.

Exemplo: A Administração pretende construir uma praça em um terreno público abandonado. Assim, ela abre o edital para inscrições dos interessados a participarem da licitação. Ocorrem todas as fases de licitação (Edital, Apresentação da documentação e das propostas, Habilitação, Classificação, Homologação e por fim, a Adjudicação) e a empresa vencedora é a empresa “X”.

Pouco antes da Administração adjudicar, ocorre uma enchente que destrói totalmente um terreno. Assim, não é mais de interesse público que se faça uma praça lá, não pelo menos naquele momento.

Então, ela não é obrigada a adjudicar com a empresa vencedora.

Porém, caso a Administração perceber que ainda assim é de interesse público e que é possível construir a praça, compulsoriamente a empresa vencedora deve ser adjudicada.

 

04. A empresa ABC, tendo sido contratada pela Administração Pública para a realização de uma obra pública, resolve, durante a execução do contrato, subcontratar outra empresa para realizar uma parte específica da obra, tendo em vista que esta tem experiência no mercado e é mais qualificada para a execução dessa parte da obra. A empresa ABC, com essa subcontratação, visa ao melhor para a Administração e não pretende repassar esses custos para o poder público contratante. Considerando esses fatos, bem como o que estabelece a Lei n.º 8.666/93 com relação a essa conduta da empresa ABC, é correto afirmar que

(A) a subcontratação feita é perfeitamente legal, mesmo que não prevista em contrato, uma vez que teve por escopo atender o interesse público, e a subcontratada tem experiência e é qualificada.

(B) a subcontratação parcial do objeto do contrato é permitida por lei até certo limite desde que esteja prevista expressamente em contrato.

(C) a subcontratação em geral é permitida por lei, independentemente de estar ou não prevista em contrato.

(D) a subcontratação parcial é permitida por lei, independentemente de estar ou não prevista em contrato, desde que não haja custos adicionais para o poder público contratante.

(E) a subcontratação feita é legal, mesmo que não prevista em contrato, uma vez que foi apenas parcial, de empresa idônea e sem custos para os cofres públicos, situação admitida expressamente pela lei.

 

RESPOSTA: B

Art. 72. O contratado, na execução do contrato, sem prejuízo das responsabilidades contratuais e legais, poderá subcontratar partes da obra, serviço ou fornecimento, até o limite admitido, em cada caso, pela Administração.

 

05. Sobre a responsabilidade civil extracontratual do Estado, assinale a alternativa correta.

(A) Na discussão judicial a respeito da responsabilidade objetiva do Estado por danos causados a terceiros, é compulsória a denunciação à lide do servidor que causou os respectivos prejuízos.

(B) No direito brasileiro, vige a teoria do risco integral.

(C) Para terceiro obter ressarcimento de danos em face do Estado, é imprescindível que haja comprovação de culpa ou dolo do agente público que causou os danos.

(D) O Estado não pode alegar culpa de terceiros na causação dos danos como causa excludente ou atenuante da sua responsabilidade objetiva.

(E) A responsabilidade estatal objetiva exclui os atos praticados pelas entidades da administração indireta que executem atividade econômica de natureza privada que não prestam serviço público.

 

RESPOSTA: E

CF: Ar. 37, §6º da CF/88. As pessoas jurídicas de direito público e as  de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

 

06. Assinale a alternativa que contempla somente cargos públicos que devem ser remunerados obrigatoriamente por subsídios.

(A) Promotores de Justiça e Desembargadores.

(B) Médicos e Secretários Estaduais e Municipais.

(C) Ocupantes de cargos públicos efetivos e Defensores públicos.

(D) Defensores públicos e ocupantes de cargos em comissão.

(E) Delegados de polícia e empregados públicos.

 

RESPOSTA: A

CF: Art. 39 §4º. O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

 

Legislação

 

01. De acordo com o que estabelece a Constituição do Estado de São Paulo, é correto afirmar que

(A) os atos administrativos normativos poderão ser publicados no órgão oficial do Estado, de forma reduzida.

(B) os atos administrativos não normativos não poderão ser publicados.

(C) as leis internas deverão ser publicadas de forma reduzida, para que produzam seus efeitos regulares.

(D) os atos administrativos não normativos poderão ser publicados de forma reduzida.

(E) as leis externas poderão ser publicadas de forma reduzida, para que produzam seus efeitos regulares.

 

RESPOSTA: D

Artigo 112, Constituição do Estado de SP – As leis e atos administrativos externos deverão ser publicados no órgão oficial do Estado, para que produzam os seus efeitos regulares. A publicação dos atos não normativos poderá ser resumida.

02. José é servidor público estadual e, em decorrência de um acidente de trabalho, teve sua capacidade de trabalho reduzida. Diante dessa situação, José

(A) será colocado em disponibilidade, para prestar serviços leves quando solicitado pela Administração Pública.

(B) será aposentado compulsoriamente pela Administração Pública.

(C) terá garantida a sua transferência para locais ou atividades compatíveis com a sua situação.

(D) não poderá ter garantida a sua transferência para outros locais de trabalho.

(E) deverá permanecer no mesmo local de trabalho, recebendo ajuda de custo para o seu tratamento médico.

 

RESPOSTA: C

Constituição do Estado de SP –

Artigo 115 – Para a organização da administração pública direta e indireta, inclusive as fundações instituídas ou mantidas por qualquer dos Poderes do Estado, é obrigatório o cumprimento das seguintes normas:

(   )

XXVI – ao servidor público que tiver sua capacidade de trabalho reduzida em decorrência de acidente de trabalho ou doença do trabalho será garantida a transferência para locais ou atividades compatíveis com sua situação;

 

03. Conforme dispõe a Constituição do Estado de São Paulo, a nomeação de pessoas que se enquadram nas condições de inelegibilidade nos termos da legislação federal é

(A) facultativa para o cargo de Diretor de agências reguladoras e autarquias.

(B) vedada para o cargo de Procurador Geral do Estado.

(C) facultativa para o Superintendente de qualquer órgão da administração pública indireta.

(D) irrelevante quando se trata do cargo de Defensor Público Geral.

(E) permitida para os Reitores das Universidades Públicas Estaduais.

 

RESPOSTA: B

Constituição do Estado de SP –

Artigo 111-A – É vedada a nomeação de pessoas que se enquadram nas condições de inelegibilidade nos termos da legislação federal para os cargos de Secretário de Estado, Secretário-Adjunto, Procurador Geral de Justiça, Procurador Geral do Estado, Defensor Público Geral, Superintendentes e Diretores de órgãos da administração pública indireta, fundacional, de agências reguladoras e autarquias, Delegado Geral de Polícia, Reitores das universidades públicas estaduais e ainda para todos os cargos de livre provimento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado. (EC 34/2012)

 

04. Paulo está interessado em obter informações de interesse geral sobre a organização e serviços do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, e, para tanto, protocola um requerimento junto ao setor responsável do referido órgão. No entanto, o agente público afirma que Paulo não poderá ter acesso à informação requerida, sem expor os motivos determinados de tal negativa. Qual atitude poderá tomar Paulo?

(A) Recorrer da decisão, encaminhando requerimento para o funcionário que o atendeu, no prazo de 03 (três) dias, expondo os motivos determinantes do pedido.

(B) Encaminhar um novo pedido de solicitação de acesso à mesma informação anteriormente solicitada, dirigido à Controladoria-Geral da União, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas.

(C) Não recorrer da decisão, uma vez que a informação requerida está contida em documento cuja manipulação poderá prejudicar sua integridade.

(D) Conformar-se com a decisão, uma vez que o pedido foi negado com base na alegação de que deixaram de constar os motivos determinantes.

(E) Recorrer da decisão, encaminhando requerimento dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, no prazo de 10 (dez) dias a contar da ciência da negativa do acesso à informação.

 

RESPOSTA: E

Artigo 19, Decreto 58.052/2012 – No caso de indeferimento de acesso aos documentos, dados e informações ou às razões da negativa do acesso, bem como o não atendimento do pedido, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar de sua ciência

 

Noções de Informática

 

01. Assinale a alternativa que identifica o aplicativo do Windows 7, em sua configuração padrão, cuja principal tarefa é o gerenciamento de arquivos e pastas.

(A) Bloco de Notas.

(B) Internet Explorer.

(C) Windows Explorer

(D) Windows Media Player

(E) Paint

 

RESPOSTA: C Windows Explorer

O programa responsável pelo gerenciamento de nossos arquivos e pastas dentro do Sistema Operacional Windows 7, é conhecido como Windows Explorer. Através dele é possível acessarmos todas as pastas existentes, manipular arquivos – copiar, apagar, criar novos arquivos, mover e muito mais.

Muitas pessoas não tem conhecimento do seu nome, pois é muito comum aos usuários acessarem os arquivos através dos ícones “Meu Computador” ou “Meus Documentos” o que acaba não dando o costume de chamarmos de Windows Explorer, porém o que realmente acontece é que o Windows abriu o Windows Explorer exibindo por padrão as pastas existentes nos locais anteriormente citados, como um atalho.

Existem pelo menos 3 maneiras rápidas de acessar este recurso:

1- Através de atalhos, que podem estar em qualquer lugar definido pelo usuário.

2- Pelo menu iniciar, encontrando o mesmo, que normalmente está localizado logo na primeira seção. Estará com o nome Computador, conforme citado anteriormente.

3- Através do atalho de teclado Tecla do Windows  + E

Vale ressaltar, que a partir do Windows 10, de acordo com o site oficial da Microsoft, o Windows Explorer passa a ser chamado de Explorador de Arquivos.

 

02. Assinale o tipo de efeito do Microsoft Word 2010 que, em sua configuração original, transforma o texto “O carro foi apreendido” em “O carro foi apreendido”.

(A) Subscrito.

(B) Sublinhado.

(C) Itálico.

(D) Tachado.

(E) Sobrescrito.

 

RESPOSTA: D Tachado.

Este efeito que deixa o texto riscado, como se fosse algo a ser excluído, é conhecido como “Tachado”.

É uma ferramenta básica do aplicativo Microsoft Word e se encontra junto aos demais efeitos básico de texto, na aba Página Inicial.

Para tirar as dúvidas, vamos conferir cada um dos efeitos citados nas questões, todos em uma mesma linha:

 

03. Considere as células, colunas e linhas extraídas do Microsoft Excel 2010, em sua configuração original, apresentadas na figura.

Assinale a alternativa que contém a fórmula que resulta no valor da célula B3.

(A) =SE(A1<B1;A2+B2;A2-B2)

(B) =MÍNIMO(A1:B2)

(C) =MÉDIA(A1:B2)

(D) =MÁXIMO(A1:B2)

(E) =SE(A1>B1;A2+B2;A2-B2)

 

RESPOSTA: A =SE(A1<B1;A2+B2;A2-B2)

O primeiro que temos a fazer, é encontrar a célula B3. Ao fazer isso vemos que é o valor indicado é 6. E a questão solicita uma fórmula que resulte neste valor. Pode ser uma soma, uma multiplicação ou qualquer outro tipo de operação.

Neste caso temos que entender como as fórmulas do Excel funcionam. Vamos começar com as mais simples

A fórmula MÍNIMO busca o menor valor dentro do intervalo informado, ou seja dentro do intervalo A1:B2. O menor valor dentro deste intervalo seria 1, o qual não é o resultado da célula B3.

A fórmula MÁXIMO, por sua vez, busca o maior valor dentro do intervalo informado, que também é A1:B2. O maior valor dentro deste intervalo seria 5, que ainda não é o resultado da célula B3.

A fórmula MÉDIA, resulta no valor da média aritmética do intervalo informado, que no caso seria o valor 3. Mas ainda não é o valor informado pela célula B3.

Nos restam apenas as alternativas A e E, onde ambas utilizam a fórmula SE.

A fórmula SE, envolve conceitos de raciocínio lógico. Sendo, de acordo com as dicas do próprio Excel: =SE(TESTE_LÓGICO; VALOR_SE_VERDADEIRO; VALOR_SE_FALSO). Sendo assim, temos uma fórmula que solicita um teste lógico, e duas possibilidades de resultado, uma se o teste for verdadeiro e outra possibilidade caso o teste seja falso.

Sendo assim conseguimos o seguinte:

=SE(A1<B1;A2+B2;A2-B2)

Ou seja:

Teste lógico = 2 < 3

Valor Se Verdadeiro = 1 + 5 (Resultado 6)

Valor Se Falso = 1 – 5 (Rescultado -4)

Sabendo que o resultado do teste lógico será verdadeiro, já temos o resultado que é igual ao valor da célula B3, portanto a resposta correta é a Alternativa A.

 

04. O termo pop-up, quando associado à navegação na Internet, é utilizado para designar

(A) A janela aberta de forma automática no navegador Internet ao se carregar um site.

(B) Um site que tem seu conteúdo editado de forma colaborativa por visitantes.

(C) Uma lista cronológica de todos os sites visitados no navegador Internet.

(D) Um site que concentra as notícias publicadas em outros sites na Internet.

(E) O conjunto de sites visitados com maior frequência em um navegador Internet.

 

RESPOSTA: A: A janela aberta de forma automática no navegador Internet ao se carregar um site.

Um pop-up é uma nova janela que se abre de forma automática, quando estamos visitando um determinado site.

Quando os pop-ups surgiram, eram muito utilizados para exibir propagandas ou destaques dos sites em questão. Com o tempo o uso de pop-ups foi se tornando uma prática mal vista, pois em alguns casos acabavam sendo exibidos em excesso, causando uma experiência desconfortável para o usuário.

Por este motivo, a maior parte dos navegadores de internet, possuem um recurso chamado “Bloqueador de Pop-Ups” que bloqueiam a exibição destas janelas.

Em uma tentativa de continuar exibindo propagandas e destaques em seus sites, as empresas utilizam uma espécie de imagem que se sobrepõe ao conteúdo do site, que se assemelha ao pop-up, porém é apenas uma exibição interna. O que difere esta técnica do pop-up, é que este é exibido em uma nova janela do navegador, o que o torna mais inconveniente.

Para sanar demais dúvidas sobre as demais questões:

A questão (B) diz respeito aos fóruns, onde os visitantes e usuários colaboram para a construção e manutenção do conteúdo.

A lista cronológica citada na questão (C) é o histórico de navegação.

Na questão (D) o site citado é chamado de Blog.

E por fim a questão (E) se refere aos nossos Favoritos. Ou também pode se referir aos sites frequentemente acessados que são sugeridos ao utilizar alguns navegadores.

 

Conhecimentos Específicos

Legislação de Trânsito

 

01. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece ordem de prevalência na sinalização. Assinale a alternativa que expressa essa hierarquia.

(A) Sinais, normas, ordens do agente e semáforo.

(B) Normas, sinais, semáforo e ordens do agente.

(C) Normas, semáforo, sinais e ordens do agente.

(D) Ordens do agente, sinais, semáforo e normas.

(E) Ordens do agente, semáforo, sinais e normas.

 

RESPOSTA: E

CTB

Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

I – as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

II – as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

III – as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

DICA:

A gente de trânsito

SE máforo

SI nais

N ormas

 

02. As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:

(A) urbanas (trânsito rápido, coletora, servidão e local) e rurais (rodovias, estradas e arterial).

(B) urbanas (trânsito rápido, rodovias, estradas e passagens) e rurais (local, coletora e arterial).

(C) urbanas (trânsito rápido, arterial, coletora e local) e rurais (rodovias e estradas).

(D) urbanas (trânsito rápido, arterial, rodovias e coletora) e rurais (estradas, passagens e local).

(E) urbanas (trânsito rápido, arterial, passagens e coletora) e rurais (rodovias, estradas e locais).

 

RESPOSTA: C

CTB

Art. 60. As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:

I – vias urbanas:

a) via de trânsito rápido;

b) via arterial;

c) via coletora;

d) via local;

II – vias rurais:

a) rodovias;

b) estradas.

 

03. A velocidade mínima permitida pelo CTB nas vias é

(A) a metade da máxima estabelecida, independentemente das condições da via e do trânsito.

(B) a metade da máxima estabelecida, respeitadas as condições da via e do trânsito.

(C) 70% da máxima estabelecida, respeitadas as condições da via e do trânsito.

(D) 60% da máxima estabelecida, respeitadas as condições da via e do trânsito.

(E) 60% da máxima estabelecida.

 

RESPOSTA: B

Art. 62, CTB A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.

 

04. De acordo com o art. 96 do CTB, os veículos se classificam quanto

(A) à espécie, ao gênero e à finalidade.

(B) à tração, ao gênero e à espécie.

(C) ao gênero, à categoria e à finalidade.

(D) à tração, à espécie e à categoria.

(E) à espécie, à categoria e à finalidade.

 

RESPOSTA: D

CTB

Art. 96. Os veículos classificam-se em:

I – quanto à tração:

II – quanto à espécie:

III – quanto à categoria:

Dica:

T ração

E spécie

C ategoria

 

05. Quanto à espécie, um ônibus é um veículo

(A) de carga.

(B) de passageiro.

(C) especial.

(D) de tração.

(E) misto.

 

RESPOSTA: B

CTB

Art. 96. Os veículos classificam-se em:

(   )

II – quanto à espécie:

a) de passageiros:

(   )

9 – ônibus;

 

06. Os sinais de trânsito, de acordo com o art. 87 do CTB, classificam-se em verticais, horizontais,

(A) dispositivos auxiliares, luminosos, sonoros e gestos.

(B) dispositivos auxiliares, luminosos, sonoros e de orientação.

(C) luminosos, sonoros, gestos e de orientação.

(D) perpendiculares, dispositivos auxiliares, luminosos e sonoros.

(E) perpendiculares, luminosos, sonoros e gestos.

 

RESPOSTA: A

CTB

Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

(   )

III – dispositivos de sinalização auxiliar;

IV – luminosos;

V – sonoros;

VI – gestos do agente de trânsito e do condutor.

 

07. Espaço livre destinado pela municipalidade à circulação, parada ou estacionamento de veículos, ou à circulação de pedestres, é

(A) passagem.

(B) rua.

(C) caminho.

(D) avenida.

(E) logradouro público.

 

RESPOSTA: E

CTB

Anexo I

LOGRADOURO PÚBLICO – espaço livre destinado pela municipalidade à circulação, parada ou estacionamento de veículos, ou à circulação de pedestres, tais como calçada, parques, áreas de lazer, calçadões.

 

08. Às infrações, o CTB, no art. 256, estabelece as seguintes penalidades: ANULADA

(A) advertência verbal, multa, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação, apreensão do veículo, cassação da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação, pontuação na Carteira Nacional de Habilitação.

(B) advertência verbal, multa, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação, apreensão do veículo, cassação da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação, prisão administrativa.

(C) advertência por escrito, multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo, cassação da Carteira Nacional de Habilitação ou da Permissão para Dirigir, frequência obrigatória em curso de reciclagem.

(D) advertência por escrito, multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo, cassação da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação, remoção do veículo.

(E) multa, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação, apreensão do veículo, cassação da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação, frequência obrigatória em curso de reciclagem, prisão em flagrante.

 

RESPOSTA: C

ANULADA

Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

I – advertência por escrito;

II – multa;

III – suspensão do direito de dirigir;

IV – apreensão do veículo; (Revogado pela Lei nº 13.281, de 2016)

V – cassação da Carteira Nacional de Habilitação;

VI – cassação da Permissão para Dirigir;

VII – frequência obrigatória em curso de reciclagem.

 

09. A indicação de representante para compor a comissão examinadora de candidatos portadores de deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores compete

(A) ao CETRAN e ao CONTRANDIFE.

(B) à JARI.

(C) ao DETRAN.

(D) ao DENATRAN.

(E) ao CONTRAN.

 

RESPOSTA: A

CTB

Art. 14. Compete aos Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal – CONTRANDIFE:

(   )

VI – indicar um representante para compor a comissão examinadora de candidatos portadores de deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores;

 

10. Transitar com o veículo derramando ou lançando sobre a via combustível ou lubrificante que esteja utilizando é

(A) infração leve, cuja penalidade é multa, e a medida administrativa consiste na retenção do veículo.

(B) infração grave, apenada com multa.

(C) infração grave, cuja penalidade é multa, e a medida administrativa consiste na retenção do veículo.

(D) infração gravíssima, cuja penalidade é multa, e a medida administrativa consiste na retenção do veículo.

(E) infração média, cuja penalidade é multa, e a medida administrativa consiste na retenção do veículo.

 

RESPOSTA: D

CTB

Art. 231. Transitar com o veículo:

(   )

II – derramando, lançando ou arrastando sobre a via:

(   )

b) combustível ou lubrificante que esteja utilizando;

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização;

11. Para a suspensão do direito de dirigir, por pontuação, será instaurado processo administrativo para aplicação da penalidade com seguinte fórmula:

(A) ao ultrapassar 20 pontos, o restante permanecerá em saldo para o período seguinte de 12 meses em outro processo.

(B) será instaurado um único processo quando a somatória dos pontos atingir 20 pontos no período de 18 meses.

(C) será instaurado um único processo quando a somatória dos pontos, no período de 12 meses, atingir 20.

(D) serão instaurados processos distintos quando a somatória dos pontos, no período de 18 meses, atingir 20.

(E) será instaurado um único processo quando a somatória dos pontos atingir 15 pontos no período de 12 meses.

 

RESPOSTA: C

Art. 261.  A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos: (Redação dada pela Lei nº 13.281, de 2016)

I – sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259; (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)

 

12. São requisitos para o candidato proceder à abertura do processo de habilitação:

(A) ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identidade.

(B) ser penalmente imputável, saber ler e escrever e possuir documento de identidade e CPF.

(C) ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identidade ou outro documento.

(D) ser penalmente imputável e possuir documento de identidade e CPF.

(E) ser maior de 18 anos e possuir documento de identidade e CPF.

 

RESPOSTA: B

Art. 140. A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos:

I – ser penalmente imputável;

II – saber ler e escrever;

III – possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

 

13. Nos termos da resolução CONTRAN 425/2012, para primeira habilitação, no exame de aptidão física e mental, são exigidos os seguintes procedimentos médicos:

(A) exame físico geral, exames específicos e exames neurológico e oftalmológico.

(B) anamnese, exame físico geral, exames específicos e exames complementares a critério médico.

(C) anamnese, exame físico geral, exames complementares a critério médico e exame oftalmológico isolado.

(D) exame físico geral e exames complementares a critério médico.

(E) exame físico geral, exames específicos, exames complementares a critério médico e exame neurológico isolado.

 

RESPOSTA: B

Res. 425/2012

Art. 4º. No exame de aptidão física e mental são exigidos os seguintes procedimentos médicos:

I – anamnese:

II – exame físico geral, no qual o médico perito examinador deverá observar:…

III – exames específicos

IV – exames complementares ou especializados, solicitados a critério médico.

 

14. Para aferição da alcoolemia na caracterização da infração administrativa do art. 165 do CTB, a resolução CONTRAN 432/2013 estabelece os seguintes critérios:

(A) exame de sangue com qualquer concentração de álcool e sinais de alteração da capacidade psicomotora.

(B) teste do etilômetro com medição igual ou superior a 0,05 miligrama (0,05 mg/L) de álcool por litro de ar expirado ou exame de sangue com concentração igual ou superior a 6 decigramas (6 dg/L) de álcool por litro de sangue.

(C) teste do etilômetro com medição igual ou superior a 0,05 miligrama (0,05 mg/L) de álcool por litro de ar expirado mais sinais de alteração da capacidade psicomotora.

(D) exame de sangue com qualquer concentração de álcool ou teste do etilômetro com medição igual ou superior a 0,05 miligrama (0,05 mg/L) de álcool por litro de ar expirado ou sinais de alteração da capacidade psicomotora.

(E) teste do etilômetro com medição igual ou superior a 0,10 miligrama (0,10 mg/L) de álcool por litro de ar expirado mais sinais de alteração da capacidade psicomotora.

 

RESPOSTA: D

Resolução 432/2013

Art. 6º. A infração prevista no art. 165 do CTB será caracterizada por:

I – exame de sangue que apresente qualquer concentração de álcool por litro de sangue;

II – teste de etilômetro com medição realizada igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado (0,05 mg/L), descontado o erro máximo admissível nos termos da “Tabela de Valores Referenciais para Etilômetro” constante no Anexo I;

III – sinais de alteração da capacidade psicomotora obtidos na forma do art. 5º.

 

15. Aplicada a suspensão do direito de dirigir, no caso de reincidência no período de 12 meses, o prazo da nova penalidade é de ANULADA

(A) 6 meses a 2 anos.

(B) 6 meses a 1 ano.

(C) 1 a 2 anos.

(D) 3 meses a 1 ano.

(E) 3 meses a 2 anos.

 

RESPOSTA: A

Art. 261.  A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:          (Redação dada pela Lei nº 13.281, de 2016)

I – sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;

1º Os prazos para aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir são os seguintes:          (Redação dada pela Lei nº 13.281, de 2016)

I – no caso do inciso I do caput: de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) meses a 2 (dois) anos;

Nova redação dada pela Lei 13.281/2016.

Com essa nova redação, em caso de reincidência no período de 12 meses, o prazo da nova penalidade mudou, sendo de 8 meses a 2 anos.

Note que houve um aumento no mínimo da penalidade que antes era de 6 meses.

 

16. Os crimes de homicídio e lesão corporal previstos no CTB são

(A) eventualmente culposos.

(B) eventualmente dolosos.

(C) culposos.

(D) dolosos.

(E) culposos e dolosos.

 

RESPOSTA: C

CTB:

Art. 302 – Homicídio Culposo;

Art. 303 – Lesão Corporal Culposa.

 

17. O art. 307 do CTB tem o seguinte texto: “Violar a suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor imposta com fundamento neste Código”. A infração a esse disposto acarreta

(A) detenção de 3 a 6 meses, com nova imposição adicional de idêntico prazo de suspensão ou de proibição.

(B) detenção de 6 meses a 1 ano e multa.

(C) multa.

(D) detenção de 3 a 6 meses e multa.

(E) detenção de 6 meses a 1 ano, com nova imposição adicional de idêntico prazo de suspensão ou de proibição.

 

RESPOSTA: E

Art. 307. Violar a suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor imposta com fundamento neste Código:

Penas – detenção, de seis meses a um ano e multa, com nova imposição adicional de idêntico prazo de suspensão ou de proibição.

 

18. De acordo com o art. 17 do CTB, são competências das JARIs:

(A) julgar recursos, solicitar informações das entidades executivas e rodoviárias de trânsito sobre recursos interpostos e encaminhar informações sobre problemas isolados nas autuações.

(B) opinar sobre recursos, solicitar informações das entidades executivas e rodoviárias de trânsito sobre recursos interpostos e encaminhar informações sobre problemas comuns às autuações.

(C) julgar recursos, solicitar informações das entidades executivas e rodoviárias de trânsito sobre recursos interpostos e encaminhar informações sobre problemas recorrentes nas autuações.

(D) opinar sobre recursos, determinar providências às entidades executivas e rodoviárias e encaminhar informações sobre problemas comuns às autuações.

(E) opinar sobre recursos, determinar providências às entidades executivas e rodoviárias e encaminhar informações sobre problemas recorrentes nas autuações.

 

RESPOSTA: C

CTB

Art. 17. Compete às JARI:

I – julgar os recursos interpostos pelos infratores;

II – solicitar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações complementares relativas aos recursos, objetivando uma melhor análise da situação recorrida;

III – encaminhar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações sobre problemas observados nas autuações e apontados em recursos, e que se repitam sistematicamente..

 

19. Nos termos da vigente legislação de trânsito, compete às Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal:

(A) fiscalizar o trânsito, como agente, em convênio com órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com autoridade sobre a via, junto com os demais agentes credenciados.

(B) fiscalizar o trânsito, como titular, sem convênio com órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com autoridade sobre a via, junto com os demais agentes credenciados.

(C) observar o trânsito, como agente, em convênio com órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com autoridade sobre a via, exceção feita aos demais agentes credenciados.

(D) fiscalizar o trânsito, como agente, em convênio com órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com autoridade sobre a via, exceção feita aos demais agentes credenciados.

(E) fiscalizar o trânsito, como titular, sem convênio com órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com autoridade sobre a via, exceção feita aos demais agentes credenciados.

 

RESPOSTA: A

CTB

Art. 23. Compete às Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal:

(   )

III – executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados;

 

20. Nos termos do art. 61 e de seu § 1.º do CTB, a velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização. Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima, nas vias urbanas, será:

(A) 60 km/h nas vias de trânsito rápido, 40 km/h nas vias arteriais, 20 km/h nas vias coletoras e 10 km/h nas vias locais.

(B) 90 km/h nas vias de trânsito rápido, 70 km/h nas vias arteriais, 50 km/h nas vias coletoras e 40 km/h nas vias locais.

(C) 100 km/h nas vias de trânsito rápido, 80 km/h nas vias arteriais, 60 km/h nas vias coletoras e 50 km/h nas vias locais.

(D) 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais.

(E) 70 km/h nas vias de trânsito rápido, 50 km/h nas vias arteriais, 30 km/h nas vias coletoras e 20 km/h nas vias locais.

 

RESPOSTA: D

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

I – nas vias urbanas:

a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido.

 

21. Nos termos do CTB, um veículo identifica-se, obrigatoriamente, por

(A) documento e placa traseira.

(B) gravação do chassi ou monobloco e placas dianteira e traseira.

(C) documento e gravação do chassi ou monobloco.

(D) documento e placas dianteira e traseira.

(E) gravação do chassi ou monobloco.

 

RESPOSTA: B

CTB

Art. 114. O veículo será identificado obrigatoriamente por caracteres gravados no chassi ou no monobloco, reproduzidos em outras partes, conforme dispuser o CONTRAN.

 

Gestão Pública

 

01. Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são considerados pilares da Nova Gestão Pública. Quanto ao conceito de efetividade, pode-se dizer que

(A) Representa a contribuição real em termos de resultados ao alcance da finalidade de uma intervenção ou do impacto de desenvolvimento esperado.

(B) Se relaciona exclusivamente com o alcance dos objetivos pactuados, de forma implícita ou explícita, quanto à qualidade e à extensão do atendimento na prestação dos serviços ou na produção de bens.

(C) É um instrumento bastante genérico, que é voltado, exclusivamente, para a qualidade do serviço prestado.

(D) Não tem nenhum relacionamento específico com a eficiência e a eficácia.

(E) É a capacidade de utilizar os meios e os recursos de maneira racional, representada pela relação entre o custo e o benefício envolvidos na prestação de serviços ou na produção de bens.

 

RESPOSTA: A

Vamos lá ao um conceito simples de Eficiência, Eficácia e Efetividade.

Efetividade: é o impacto real que os objetivos cumpridos causam no ambiente. É quando há um impacto no todo, uma mudança na realidade.

 

02. Quando se trata de gestão estratégica, o setor público tem suas próprias especificidades que o tornam diferente do setor privado empresarial. Uma dessas especificidades refere-se aos fatores críticos de sucesso. Para o planejamento empresarial, no setor privado, alguns desses fatores são a taxa de crescimento, a participação e permanência em seu mercado, o avanço tecnológico, e outros. Para o setor público, alguns dos fatores críticos de sucesso são:

(A) práticas gerenciais norteadas pela burocracia; manutenção de práticas gerenciais tradicionais; respeito à hierarquia.

(B) sistematização de procedimentos correntes; perpetuação de processos tradicionais; respeito à hierarquia.

(C) práticas gerenciais avançadas; padronização tecnológica; regularidade na atuação.

(D) burocratização; sistematização de práticas tradicionais; enraizamento de processos consagrados pela tradição.

(E) burocratização; respeito à hierarquia; cumprimento de ordens.

 

RESPOSTA: C

Aqui podemos seguir pelo que vivemos hoje com a administração pública e seus serviços. O sistema burocrático gera entraves em vários processos, principalmente no desenvolvimento de projetos e gestão, assim já descartamos a palavra burocracia.

Podemos lembrar também dos modelos da administração pública, hoje sendo utilizado o modelo gerencial, descartando os modelos burocráticos e patrimonialista.

 

03. O ciclo PDCA, ou ciclo de Deming, é

(A) um fluxograma, com respectivo cronograma, de procedimentos vinculados a um processo produtivo específico.

(B) uma ferramenta de verificação de fatores institucionais, econômicos e sociais vinculados ao processo decisório.

(C) um fluxograma de procedimentos vinculados ao processo orçamentário.

(D) uma sigla formada por Plano, Dotação, Controle e Atuação, vinculados ao processo orçamentário.

(E) uma ferramenta de controle gerencial cuja finalidade é monitorar a melhoria contínua de um processo ou do sistema de gestão, por inteiro, de uma organização.

 

RESPOSTA: E

Uma forma de controle de qualidade é PDCA (Plan-Do-Check-Act) (planejar, fazer, checar e agir corretamente). O Ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização- melhoria continua.

Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. É uma metodologia que tem como função básica o auxílio no diagnóstico, análise e prognóstico de problemas organizacionais, sendo extremamente útil para a solução de problemas, com a busca de melhorias.

 

04. O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, distinguiu quatro (4) setores estatais. A um desses setores atribuiu-se a característica fundamental da ação do estado em conjunto com organizações públicas não estatais e até privadas, o chamado 3.º setor. Esse setor, no Plano Diretor, foi designado como

(A) Atividades Estratégicas.

(B) Serviços Não Exclusivos.

(C) Atividades Exclusivas.

(D) Núcleo Estratégico.

(E) Serviços Paraestatais.

 

RESPOSTA: B

O plano diretor tratou da redefinição do papel do estado que deixava de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social pela via da produção de bens e serviços, para fortalecer-se na função de promotor e regulador desse desenvolvimento. Desta forma distinguiu alguns setores para compartilhar as responsabilidades.

São os 04 setores:

Núcleo estratégico: Corresponde ao governo, em sentido lato. É o setor que define as leis e as políticas públicas, e cobra o seu cumprimento.

Atividades exclusivas: É o setor em que são prestados serviços que só o Estado pode realizar.

Serviços não exclusivos: Corresponde ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não-estatais e privadas. As instituições desse setor não possuem o poder de Estado.

Produção de bens e serviços para o mercado: Corresponde à área de atuação das empresas. É caracterizado pelas atividades econômicas voltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estado.

 

05. O objeto principal do contrato de gestão é

(A) a disposição das obrigações da contratada e dos agentes supervisores e intervenientes.

(B) a enumeração das metas com seus indicadores.

(C) a discriminação apenas dos deveres contratuais, tanto do Poder Público, como das partes contratadas.

(D) a pactuação de resultados entre o Poder Público e a outra parte contratada, estatal ou não estatal.

(E) o estabelecimento da vigência do contrato.

 

RESPOSTA D

O contrato de gestão é um contrato administrativo previsto na Lei 8.666/93 (Licitações e Contratos), a lei determina qual o papel de cada contrato administrativo. Os contratos são relações convencionais que por força de lei, de cláusulas contratuais ou do objeto da relação jurídica situem a Administração em posição peculiar em prol da satisfação do bem comum.

Temos: contrato de obra pública, contrato de serviço, contrato de fornecimento, contrato de concessão, contrato de gerenciamento, contrato de gestão.

“O objeto do contrato de gestão é a pactuação de resultados entre uma parte contratante, o Poder Público e outra parte contratada, seja a instituição estatal ou não, ou seja, é um Contrato administrativo pelo qual o Poder Público (contratante) instrumentaliza parceria com o contratado (entidade privada ou da Administração Pública indireta), constituindo autêntico acordo operacional, mediante o qual o contratante passa a ser destinatário de benefícios previstos em lei.

 

06. O instrumento legal que normatiza a contratação de serviços e obras pelo Poder Público especifica as formas de contratação e tudo o mais que as seguem. Assinale a alternativa que contém o tipo e o número correto desse dispositivo legal.

(A) Lei n.º 8.666/1993.

(B) Decreto n.º 3.931/2001.

(C) Lei n.º 8.137/1990.

(D) Decreto n.º 55.312/2010.

(E) Lei n.º 10.520/2002.

 

RESPOSTA A:

O instrumento legal que normatiza a contratação de serviços e obras pelo Poder Público especifica as formas de contratação e tudo o mais que as seguem. Que instrumento é este:  A licitação !!

Lei n.º 8.666/1993. – Art. 1º  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

07. A Lei n.º 10.294/99 dispõe, basicamente, sobre a proteção e defesa do usuário do serviço público do Estado de São Paulo. Essa lei é também conhecida por Lei

(A) da Comunicação.

(B) da Ouvidoria.

(C) do SAC.

(D) da Qualidade.

(E) da Informação.

 

RESPOSTA B.

A Lei 10.294 de 20 de abril de 1999 – Lei de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público do estado de São Paulo – Dispõe sobre proteção e defesa do usuário do serviço público do Estado de São Paulo e dá outras providências, conforme o Artigo 8º – O usuário tem direito ao controle adequado do serviço. § 1º – Para assegurar o direito a que se refere este artigo, serão instituídas em todos os órgãos e entidades prestadores de serviços públicos no Estado de São Paulo. a) Ouvidorias; b) Comissões de Ética.

Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso a Informação.

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor

 

08. O artigo n.º 24, da Lei n.º 10.320/68, que dispõe sobre os sistemas de controle interno da gestão financeira e orçamentária do estado de São Paulo, diz: “O acompanhamento da ______________será feito pelos órgãos de ___________, sem prejuízo do controle externo do _______________ e do controle administrativo a ser exercido pelas unidades das respectivas Secretarias de Estado e órgãos subordinados, diretamente ao ____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectiva- mente, as lacunas.

(A) auditoria contábil … execução … Tribunal de Contas … Diretor responsável

(B) auditoria contábil … despesa … Secretário … Governador

(C) execução financeira … auditoria … Secretário … Governador

(D) execução orçamentária … despesa … Tribunal de Contas … Governador

(E) execução orçamentária … contabilização … Tribunal de Contas … Governador

 

RESPOSTA E

Artigo 24 – O acompanhamento da execução orçamentária será feito pelos órgãos de contabilização, sem prejuízo do controle externo do Tribunal de Contas e do controle administrativo a ser exercido pelas unidades das respectivas Secretarias de Estado e órgãos subordinados diretamente ao Governador.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais