fbpx

Reconhecimento e utilização de vidrarias, equipamentos e outros materiais comuns de laboratório químico.

Por Janaina Lopes de Oliveira 18 maio 2016 - 6 min de leitura

iStock_000005070715_Large

O Laboratório é o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Em um laboratório químico, como o próprio nome já diz, são realizadas reações químicas.
Para trabalhar em um laboratório químico é preciso ter a formação em Química (Químico, Técnico em Química, Engenheiro químico), esses profissionais são capacitados para lidar com situações previsíveis em um laboratório.


Nele, os profissionais dessa área – professores de química ou de ciências, pesquisadores, químicos industriais, técnicos de nível médio e engenheiros químicos – realizam diversas análises, reações químicas e outros processos que são facilitados por meio do uso de alguns equipamentos, aparelhos e dispositivos criados especialmente para essas atividades.
Existem vários tipos de equipamentos presentes em laboratórios de química. É verdade que a qualidade e a quantidade desses aparelhos dependem da instituição e do investimento feito em cada laboratório. No entanto, a seguir apresentaremos alguns equipamentos encontrados em qualquer laboratório de química, apontando a função e o nome de cada um:

– Balão de fundo chato: dissolve substâncias por meio de agitação, preparando, dessa forma, soluções; aquece líquidos e realiza reações com desprendimento de gases;

balao_fundo_chato_gargalo_longo_2321_1_20130624092545


– Balão de fundo redondo: semelhante ao anterior, mas é usado principalmente em processos de destilação;

FOTO-03


– Balão volumétrico: por possuir uma medida exata de volume ele é usado para diluir e preparar soluções que exigem um volume com maior precisão. Existem vários tamanhos de balões volumétricos, sendo que cada um possui uma única graduação que é mostrada por um traço de aferição no gargalo;

Balão volumétrico


– Proveta ou cilindro graduado: usado para medir e transferir líquidos e soluções, sem muita precisão;

High-Quality-25ml-Profession-Graduated-Laboratory-font-b-Glass-b-font-font-b-Cylinder-b-font
– Bureta: escoa líquidos e mede volumes com precisão. É usada principalmente em titulações;

bureta-laboratorio-quimica
– Pipeta graduada: mede e transfere volumes pequenos de líquidos e soluções com maior precisão que a proveta. Podem ser volumes variáveis, pois ela possui uma escala;

pipeta graduada
– Pipeta volumétrica: sua função é semelhante à anterior, porém ela é bem mais precisa. Os volumes medidos nela são fixos, pois ela não possui uma escala, mas sim um traço fixo;

Pipeta Volumétrica
– Bastão de vidro: é usado para misturar ou agitar soluções;

bastão de vidro
– Funil: usado em filtrações simples;

Funil
– Béquer: usado para os mais diversos fins, tais como: realizar misturas, reações químicas, dissoluções, ganhar líquidos e soluções. Pode-se até medir volumes pequenos, porém, a precisão é mínima;

bequer-becker-de-vidro-graduado-25ml-16999-MLB20130844015_072014-O
– Tubo de ensaio: testar reações com pequenas quantidades de reagentes;

Tubo de ensaio
– Erlenmeyer: usado para preparar e guardar soluções;

Erlenmeyer
– Vidro de relógio: é usado para tampar béqueres, para evaporar e para pesar pequenas quantidades de material.

watch_glass

Equipamentos de ferro:

– Bico de Bunsen: É a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório. Mas contemporaneamente tem sido substituído pelas MANTAS E CHAPAS DE AQUECIMENTO.
O bico de Bunsen é um dispositivo usado em química para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. O bico de Bunsen foi aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday. Em biologia, especialmente em microbiologia e biologia molecular, é usado para manutenção de condições estéreis quando da manipulação de micro-organismos, DNA, etc.
O bico de Bunsen queima em segurança um fluxo contínuo de gás sem haver o risco da chama se propagar pelo tubo até o depósito de gás que o alimenta. Normalmente o bico de Bunsen queima gás natural, ou alternativamente um GPL, tal como propano ou butano, ou uma mistura de ambos. (O gás natural é basicamente metano com uma reduzida quantidade de propano e butano).
Diz-se que a área estéril do bico de Bunsen seja de 10 cm. Quando a janela do Bico de Bunsen está fechada sua chama é igual à de uma vela, pois apenas queima o oxigênio que está em volta e sua chama fica mais fraca.

Bico de Bunsen
– Tela de aquecimento: esse trançado de fios de ferro, com um material no centro adequado para aquecimento, é usado exatamente para que o material a ser aquecido não receba diretamente a chama do bico de Bunsen. Além disso, ela tem a função de distribuir o calor para que o equipamento de vidro que está sendo aquecido não quebre;

teladeamianto
– Tripé: apoio para a tela de amianto e outros equipamentos;

tripe_2012828162958
– Suporte universal, garras e argolas de ferro: servem para montagem e sustentação de aparelhos de laboratório.

Suporte universal, garras e argolas de ferro

Equipamentos de porcelana:

– Cadinho: usado em aquecimento de sólidos submetidos a altas temperaturas;

Cadinho de porcelana
– Almofariz e pistilo: usados para triturar sólidos;

ALMOFARIZ E PISTILO
– Cápsula de porcelana: usada na concentração e secagem de soluções;

capsula de porcelana
– Triângulo de porcelana: suporte para cadinhos ao serem aquecidos pela chama de gás.

triangulodeporcelana

Outros equipamentos

Chapa Elétrica e Agitador: É utilizada para o aquecimento de substâncias de uma forma em geral, principalmente as substâncias inflamáveis. Esta é a forma mais comum e segura de aquecimento em um laboratório de química, atualmente. Ela também pode ser utilizada para o agitamento de soluções, aquecidas ou não.

Chapa Elétrica e Agitador

Condensador: Utilizado na destilação, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.

Condensador

Dessecador: Usado para guardar substâncias em atmosfera com baixo índice de umidade. Um dessecador é um recipiente fechado que contém um agente de secagem chamado dessecante. A tampa é engraxada (com graxa de silicone) para que feche de forma hermética. É utilizado para guardar substancias em ambientes com baixo teor de umidade.
O agente dessecante mais utilizado é a sílica, que deve estar na coloração azul (seca). Quando a sílica fica na coloração avermelhada, significa que já está saturada de água, impossibilitando que a mesma absorva a água do interior do dessecador. Como auxílio ao processo de secagem de substâncias, é comum o acoplamento de uma bomba de vácuo para reduzir a pressão no interior do dessecador, quando o mesmo apresenta uma válvula para esta finalidade na tampa. Após o vácuo desejado, a válvula é fechada e a bomba de vácuo desacoplada. Seu uso mais comum se dá nas etapas de padronização de soluções, onde um sal de uma determinada substância é aquecido em estufa e posteriormente posto para esfriar sob pressão reduzida no interior do dessecador. O resfriamento a pressão reduzida e no interior do dessecador impede a absorção de água pelo sal enquanto sua temperatura se iguala à ambiente, para que seja posteriormente pesado.

Dessecador

Estante para Tubo de Ensaio: É usada para suporte de os TUBOS DE ENSAIO.

Estante para Tubo de Ensaio

Manta Aquecedora: Equipamento usado juntamente com um balão de fundo redondo; é uma fonte de calor que pode ser regulada quanto à temperatura.

Manta Aquecedora

Pinça Metálica: Usada para manipular objetos aquecidos

Pinça Metalica

Pisseta ou Frasco Lavador: Usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.

Pisseta ou Frasco Lavador

Alonga: Serve para conectar o condensador ao frasco coletor nas destilações, direcionando o fluxo de líquido.

Alonga

Autoclave: É um aparelho utilizado para esterilizar artigos através do calor úmido sob pressão, inventado pelo auxiliar de Louis Pasteur e inventor Charles Chamberland.

Autoclave

Mufla (ou Forno Mufla): é um tipo de estufa para altas temperaturas usada em laboratórios, principalmente de química, sendo utilizada na calcinação de substâncias.

Mufla (ou Forno Mufla)

Banho-maria:  é um método científico utilizado tanto em laboratórios químicos e na indústria para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase.

Banho-maria

E ai gostou? Ou melhor, compreendeu um pouco sobre a utilização das vidrarias?

Vale lembrar que essas são algumas das principais vidrarias existentes  para o bom funcionamento de um laboratório, sabemos que há diversidade de  laboratórios e suas especificações, usamos este post para exemplificar um modelo básico podendo acrescentar e ou retirar itens para o seu funcionamento.

Deixe seu comentário demonstrando sua opinião, dica ou sugestão sobre o assunto!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • josende 23 set 2016

    Muito boa a matéria ,tange os mínimos detalhes da rotina em um laboratório,bem como da detalhe dos equipamentos e suas utilizações,parabéns pela matéria.Fico muito grato .

  • Maxi Educa 23 set 2016

    Olá, Josende Fico feliz que tenha gostado e compreendido um pouco sobre o conteúdo do nosso post. Agradecemos imensamente sua participação e seu comentário em nosso Blog. Continue nos acompanhando nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW Atenciosamente, Equipe Maxi Educa

  • Gilberto 03 jan 2018

    Muito boa a matéria, me ajudou e me ajudara muito. Obrigado

  • Maxi Educa 04 jan 2018

    Boa tarde Gilberto. Obrigada por deixar aqui seu comentário, participando do nosso Blog. É uma enorme satisfação saber que nosso material contribui e servirá como apoio. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Celina 29 mar 2018

    Eu agradeco muito, porque eu tenho Conhecemento muito na Materia sobre Quimica. me gosta muita para estudar

  • Maxi Educa 29 mar 2018

    Bom dia Celina Agradecemos imensamente sua participação com comentário em nosso post. Que bom saber que você tem muito conhecimento na matéria de Química, acesse esse link que você encontrará muitos assuntos sobre esse tema: http://blog.maxieduca.com.br/quimica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Juliana Pereira 02 abr 2019

    Justo o que eu procurava sobre mufla

  • Phillipe 07 ago 2019

    Com informações tão precisas, me sinto preparado para fabricar uma bomba atômica. Obrigado!!!

  • Maxi Educa 08 ago 2019

    Oi Philipe, tudo bem? Hahaha, adoramos seu comentário. Muito obrigado!!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Flavia 12 set 2019

    Muito boa matéria, me fez lembrar dos tempos do estagio. E vai me ajudar na prova q irei fazer. Obrigada.

  • Maxi Educa 13 set 2019

    Oii Flavia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais