fbpx

07 possíveis temas para a redação do ENEM 2019

Por Matheus De Marchi 03 jul 2019 - 10 min de leitura

Eu já desconfiava que tinha irritado meu chefe. Então pulou na minha planilha “07 possíveis temas para a redação do ENEM”, nesse ponto eu tive certeza… Alguém está bravo comigo! (possivelmente por motivos injustos).

 

Podiam ter pedido “A solução para o desemprego no Brasil”, “Como fazer os membros do governo usarem o Twitter corretamente” – que tiraria toda a graça de acompanhar o Twitter –  ou “Os próximos 06 números da Mega Sena”.

 

Todos eles com um pouco de pesquisa, honestidade, sorte e muita oração seriam muito mais fáceis de acertar. Essa afirmação é quase sem exagero algum, isso porque acertar o tema de qualquer coisa do ENEM é um trabalho ingrato! Você pode conferir aqui o desabafo de um professor de História falando sobre os possíveis temas no início de redação do enem do vídeo (…).

 

Caso você não queira clicar o resumo é mais ou menos esse: “Adivinhar o que cai no Enem é foda!”.

 

Vou explicar… comecemos por 2016! Tivemos Olimpíadas no Brasil. Tivemos Temer assumindo o lugar da Dilma. Tivemos a morte do Fidel. Tivemos microcefalia. Tivemos Tratado de Paris arrebentando. Tivemos ataques terroristas (mais) em vários países diferentes. Tivemos Brexit e mais um monte de coisas!

O tema foi sobre a Intolerância Religiosa no Brasil.

 

Em 2017 tivemos os EUA saindo do Acordo de Paris, Guerra na Síria, maiores ataques Hackers da história, Renca, crise carcerária, boom das criptomoedas e mais um monte de coisas!

O tema foi sobre Desafios para Formação de Surdos.

 

Em 2018 tivemos encontro Trump e Kim Jong Un, prisão de Lula, assassinado de Marielle, greve dos caminhoneiros, intervenção no Rio de Janeiro, Polarização nas eleições, vulcão, furacão, incêndio… e o tema foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Claro que os temas que eu falo acima são específicos… mas mostram problemas que poderiam ser temas como “violência contra a mulher”, “descaso ambiental”, “relações internacionais…”.

 

O que nós aprendemos com isso? Que o acertador do tema da redação do ENEM merece os parabéns! Mas além disso, dá para tirar dicas também… independente do que é pedido, o tema sempre (quase) tem uma pegada social.

A fórmula ainda é a mesma. Mantenha-se antenado, mesmo que você não saiba exatamente o que vai ser pedido, é importante manter uma visão geral do que está acontecendo. Mesmo porque ser um jovem crítico e bem informado não faz mal a ninguém e é super sexy!

 

Eis então que darei motivos para ser apedrejado nas redes sociais após a prova, quando vocês tirarem um print das informações contidas aqui e me julgarem por ter errado brilhantemente, como só um bonito professor de História sabe fazer.

 

Confiram 07 possíveis temas para a redação do ENEM 2019!

 

01 – Corrupção (tipos de)

 

https://giphy.com/gifs/LXHJRRjnviw7e

 

Tipos de? Isso mesmo! Tipos de corrupção… aqui a gente tem que falar no sentido geral. Tantas notícias a respeito da modificação de comportamentos que são considerados antiéticos ou contra o esperado de determinada função pública estão pipocando que a gente não pode mais só pensar em corrupção política. Entenda dos políticos.

 

Tem pó voando por aí (porque no Brasil isso nunca ocorreu), mensagem de ministro que era juiz, abuso de autoridade, escândalo de assessor de ministro do Turismo, funcionários fantasmas(…). Enfim. Eu só citei os tópicos dessa semana. Fuça aí que a lista é longa e esses desviamentos são bem uma possibilidade. Pode ser um gancho para temas de ética profissional por exemplo… explorem!

 

02 – Conservadorismo político

 

https://giphy.com/gifs/conservative-david-cameron-funny-HKcjlg9IToE3S

 

Sim! Está lendo esse post INEP!? Vocês não podem me ignorar para sempre!

 

Eu vou nessa de novo. E explico minha escolha: a divisão política no Brasil que aflorou durante as eleições não foi um movimento passageiro. Mesmo sendo uma divisão estúpida em que as pessoas estão defendendo partidos como times de futebol – não importando o acontecimento (cagada) – e não uma divisão baseada em preferências políticas (eu falei políticas, não sobre partidos ou personagens), ela ganhou novos tons após o resultado das eleições.

 

Se discute (eu não disse se debate) a respeito de tendências e bandeiras conservadoras ou liberais, tradicionais ou modernas. E aí a gente pode emplacar desde temas que falam de Ensino nas Escolas, Política Econômica, qual é a composição Familiar Tradicional e até as diferenças políticas de fato. Não se esqueçam que há pouco tempo muita gente bateu o pé definindo o Nazismo como regime de esquerda (esperando os haters-dramas-intelectuais responderem em 3…2..1.).

 

Se inteirem a respeito das divisões no Brasil. Eu sei que são muitas, mas…

 

03 – Reformas/mudanças políticas

 

https://giphy.com/gifs/bill-tax-senate-F9In1j5wL75XG

 

Aqui eu estaria levando o óbvio para vocês. A gente escuta falar sobre Reforma da Previdência por exemplo já tem uma cara. Por isso mesmo a gente vai jogar com reformaS/mudançaS.

 

Por que?

 

Uai… Toda a introdução desse post foi para dizer que se existe de algo que a gente não pode acusar a prova do ENEM é de ser óbvia. Duvido que a Reforma da Previdência seja o tema central, maaaaas, as reformas/mudanças em si têm ocupado nossos noticiários há algum tempo.

 

Tem Previdência, tem mudanças no regime de Posse de Armas, tem dois anos de Lei da Terceirização, tem um baita troca-troca de ministros no governo (entenda como quiser), O Bolso enganando a população falando que isso são flexões (…) o que não deixa de ser uma mudança porquê… vai… qual nosso último presidente que tentou se exercitar? Baita mudança!

 

Então grave! As mudanças/reformas e principalmente, o debate e a novela que giram em torno delas mostram a falta de unidade política (no sentido ruim) e o INEP pode sim explorar o tema.

 

04 – Mobilidade Urbana

 

https://giphy.com/gifs/bicycle-lWeUm3HRhkhvG

 

Esse aqui você vai encontrar em 7 de cada 10 textos que tentam adivinhar os temas do ENEM. É um assunto que não é novidade e talvez por isso mesmo sempre seja candidato. Afinal, se não é novidade, por que não resolvem logo?

 

Podem ser explorados os problemas da mobilidade nas grandes cidades, as alternativas, a individualização dos transportes e até as novas ofertas em algumas cidades. Se lembrem do recente imbróglio em torno dos patinetes em São Paulo.

 

Só o tópico mobilidade urbana é muito abrangente, o que possibilita à prova explorar de “N” formas diferentes.

 

05 – Violência

 

https://giphy.com/gifs/sacramentokings-cow-bodyslam-slamson-TIxss6UiePial8UzUu

 

Mas serei mais específico. Violência contra a mulher. Pode se ligar no termo violência de gênero também. Esse é um assunto que nem me abre apetite para as piadinhas dos outros tópicos. Ele vai muito de encontro com o que foi dito sobre mobilidade urbana. É um problema que existe, que é noticiado, discutido, batido e simplesmente parece que só aumenta.

Abra uma aba no seu navegador. Procure pelas palavras “violência” e “mulher” ou “agressão” ou “assassinado”, ou “abuso”. Provavelmente você não sabia disso, mas existe vida depois da primeira página de resultados de pesquisa do Google.

 

Você verá que mesmo passando por várias páginas os textos noticiados que tratam desse tema não terão mais de um dia ou dois. Esse assunto está em alta (pelo pior motivo) e como já vimos que o INEP gosta de uma pegada social nas provas, ele é candidato também!

 

06 – Ideologia de gênero

https://papodehomem.com.br/sobre-ideologia-de-genero-conservadorismo-liberdade-politica-e-educacao/

 

Aha! Se tudo que a gente falou sobre o tema ser difícil de prever foi verdade, esse item não precisaria estar aqui. Porém, a redação do ENEM gosta de complicar a vida do candidato, logo, Ideologia de Gênero se torna um forte candidato-tema pelo fato simples de que ele não existe!

 

Oi?

 

É…

 

Pode fechar o Google que eu te explico… Ideologia de Gênero não é uma área de estudos ou um braço filosofal com vida própria. É um termo que por vez ou outra é utilizado por estudiosos de sexualidade ou dos próprios Estudos de Gênero. Eu sei que eu te pedi para fechar a aba do Google, mas abre ela de novo e procura lá.

 

Mas procura direito e sério. Me fala quais Teses ou Trabalhos Acadêmicos ou Especialistas em Ideologia de Gênero vocês encontraram (especialista de verdade, a opinião do pastor só conta se ele for mestre/doutor em Estudos de Gênero). Quero bases científicas e referências que serão aceitas no TCC da sua faculdade…

 

Pois é! Não encontramos nada assim…

 

O que encontramos são blogs, algumas notícias ou páginas pessoais/promocionais de alguma tendência que definem a Ideologia de forma errada ou como convém. E é justamente por isso que o tema é tão debatido e está em foco. Na falta de uma definição oficial, a Ideologia de Gênero acaba ganhando formas de acordo com a ideia que a pessoa/entidade quer vender.

(Quase todas são absurdas).

 

É um tema que pode ser explorado na educação escolar ou familiar. No âmbito político, social, religioso… E o mais legal é que provavelmente ele será explorado de forma errada!

 

Vai dar umas risadas e assiste esse vídeo. O Gregório explica de forma engraçada. Tipo como o Ministro da Educação tenta fazer. Só que aqui é engraçado…

 

07 – Danos Ambientais / Crise Hídrica

 

https://giphy.com/gifs/water-cat-drinking-WZzVrua0dhW5q

 

Chegamos ao último mas não menos importante (não mesmo).

O problema é que aqui sobra margem para a gente explorar um monte de coisas. Vai desde a regulamentação varzeada de agrotóxicos que estamos vendo no país, alteração nas políticas de desmatamento, a agrobancada no Congresso mandando e desmandando, os desastres naturais/provocados pelos homens (leia-se barragens) e a crise hídrica.

 

A respeito da água, quero dar um enfoque maior.

 

Porque parece que o mundo todo já sabe que o bem do futuro será a água. Menos, claro, o Brasil!

Se vocês sapearem verão que grandes bancos/companhias já compram reservas se água há bons anos. Eles sabem que logo a água será uma commodity. Aliás, como eu sei que vocês não procuram nada do que eu sugiro, aqui tem uma reportagem da Folha que já falava sobre isso… em 2015!

 

Mas a gente sabe disso… por que você cansa a gente com isso?

 

Porque o Brasil sabe desperdiçar como ninguém… E ao contrário de tudo o que a gente quer comprar e é caro, o Brasil não coloca preço na sua água (onde deve colocar).

Então água pode ser trabalhada em questões ambientais, políticas, econômicas, como problema social (falta de acesso)… e em um monte de tópicos!

 

Não foque tanto no tema da redação do Enem 2019!

 

https://giphy.com/gifs/playstation-ps4-playstationgifs-eHQVspbsXVjwhFQIMm

 

Vamos considerar uma dica extra. Para uma boa redação no ENEM é fundamental que você saiba do que está falando. Logo, saber sobre o tema é fundamental…, mas como também foi falado, prever o tema exato do ENEM é uma tarefa ingrata.

 

A melhor dica então é você se manter antenado (a). Uma notícia bem entendida por dia, com todas as entrelinhas é o bastante. Assim você adquire uma visão geral e crítica sobre uma gama maior de coisas.

Nesse caso é melhor saber um pouco de tudo e se adaptar ao tema do que muito sobre poucas coisas.

 

Um pouco de sorte também ajuda, não é?

 

Tenha bons estudos e uma ótima prova!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Manoela Maria de Santana 02 out 2019

    Muito bom ! Gostei das dica ,má para mim é a redação do Enem é sobre o fiminicidio ou sobre a política eu aposto ???

  • Maxi Educa 02 out 2019

    Oii Manoela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais