Descubra 3 melhores práticas de redação para concurso

redação para concurso
Por Renan Costa da Silva 13 ago 2019 - 4 min de leitura
4 min

Se você é um concurseiro antenado, sabe bem qual é o peso da redação para as provas, não é mesmo? Afinal, a nota dessa modalidade pode ser o fator que definirá a sua aprovação. Por isso, é importante dominar todas as estratégias para não contar com a sorte na hora de desenvolver a sua dissertação!

Nesse momento, todas as dicas que possam ajudá-lo a aprimorar suas técnicas de escrita são válidas. Confira, neste post, as melhores práticas de redação para concurso — mas, antes, entenda por que ela merece a sua atenção!

Por que a redação merece atenção especial em uma prova de concurso?

Capaz de definir a classificação de um candidato em caso de empate, por exemplo, a redação é uma parte do concurso que pode provocar ansiedade até nos concurseiros mais experientes. Isso porque a temática se mantém como um mistério até o momento da realização do processo.

Por isso, apesar de parecer impossível estudar para algo tão abstrato, é completamente viável — e recomendado — se preparar bem para escrever as 30 linhas requisitadas no prazo indicado de 60 minutos. Afinal, não é fácil ficar atento à gramática, ao conteúdo e ao tempo. Nesse caso, quem se prepara, passa na frente!

Quais táticas de redação usar para alcançar uma boa nota?

Você sabia que uma redação para concurso que foge ao tema proposto pode ser até mesmo zerada? Um exemplo de organizadora de provas que segue essa regra é o Cespe. Como sei que a sua intenção é passar longe desse tipo de equívoco, mostrarei, a seguir, 3 táticas para ajudá-lo a evitar esse e outros erros. Acompanhe!

1. Apresente um bom conteúdo

Mostrar à banca que você entende do assunto e apresentar um conteúdo relevante, que seja coerente com os requisitos do enunciado, é o que garante maior parte da sua nota. Para atingir esse objetivo, é necessário ler bastante sobre as atualidades e conhecer um pouco de cada área que poderá ser abordada na prova — como política, saúde, educação etc.

Para ter uma visão mais ampla de como isso é trabalhado na redação para concurso, dê uma olhada nas versões anteriores e verifique como as temáticas foram exploradas. Selecione uma delas e tente escrever cronometrando o tempo, como se estivesse sendo avaliado. Assim, você terá uma visão mais ampla do seu desempenho.

Ao fazer esses testes, lembre-se de ler atentamente o enunciado, refletir sobre o tema e retomar tudo o que você sabe sobre ele, separando, no papel, o que faz ou não sentido ser dito. Essa é uma excelente prática, uma vez que o ajuda a evitar informações que não foram solicitadas.

2. Crie uma estrutura coesa

Estruturar uma boa redação para concurso, requer um entendimento do gênero dissertativo. Afinal, todas as partes que o compõem — introdução, desenvolvimento e conclusão — precisam estar interligadas, formando um resultado coeso. Veja como estruturar bem cada uma delas:

  • introdução: deve ter em média 5 linhas, apresentar brevemente as ideias principais que serão abordadas ao longo do desenvolvimento e prometer ao leitor apenas o que pode ser cumprido no texto;
  • desenvolvimento: precisa abordar detalhadamente e com argumentos bem embasados o que foi prometido na introdução;
  • conclusão: é ideal que não tenha mais de 6 linhas, deve sintetizar as argumentações do desenvolvimento e propor uma solução para a problemática da redação.

Uma sugestão que pode ajudá-lo a relacionar as ideias é utilizar a folha de rascunho para elencá-las na ordem em que serão abordadas. A fim de que sua redação reflita essa organização até mesmo no visual, é interessante tentar manter um padrão de tamanho para os parágrafos.

3. Atente para as regras da língua portuguesa

A redação para concurso requer uma atenção especial em relação ao uso da língua portuguesa, uma vez que é necessário se adequar à norma culta. Mas não pense que isso significa usar alguns termos muito rebuscados, que destoam do restante da dissertação, apenas para parecer formal, ok?

Minha dica é: não perca tempo complicando algo que deve ser simples. Por isso, prefira sempre os termos que são facilmente compreendidos, priorize a ordem direta das frases e construa períodos curtos. Isso o ajuda a ser mais objetivo e, consequentemente, a apresentar argumentos mais precisos.

Outros pontos que merecem bastante atenção da sua parte são:

  • acentuação gráfica;
  • pontuação;
  • concordância verbal e nominal;
  • vocabulário.

Pode parecer difícil se preparar para uma prova de redação para concurso, mas você acabou de ver que estudando bem os conteúdos, conhecendo as regras da língua portuguesa, treinando e se dedicando, é possível evitar grandes surpresas e garantir um bom resultado. Então, comece agora mesmo e dê máxima atenção a esse fator decisor para sua classificação!

Já está preparado para colocar as dicas em prática? Então, que tal, antes, conhecer os tipos de concurso existentes e entender melhor quais são as especificidades de cada prova?

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais