fbpx

Heróis sofrem? Como lidar com a dor da reprova e o sofrimento da espera

Por Jessica de Castro Gonçalves 28 jan 2020 - 3 min de leitura

Esses dias me perguntaram como eu definiria a diferença entre dor e sofrimento. Parei por uns instantes, atônita e surpresa, pois eu nunca tinha parado para pensar na relação ou na diferença entre esses dois conceitos. Comecei a lembrar dos momentos de dor e/ou sofrimento pelos quais eu tenha passado em minha trajetória.

Pensei, primeiramente, no físico: a enxaqueca do volume de estudos, a dor nas costas de horas de escrita da tese no notebook, a queimadura na cozinha da república. Pensei também naquilo que transcende o corpo: como o luto pela perda da vó, a tristeza pela rejeição em um relacionamento e o desânimo por uma reprovação em uma prova. Conclui que dor e sofrimento estão relacionados e envolvem corpo, mente e alma. A primeira é um primeiro estágio, que quando prolongado, torna-se sofrimento.

Preparar-se para um vestibular ou concurso é um ato heroico que às vezes envolve dor e sofrimento. Assim como os heróis, sacrificamos muita coisa: tempo, relacionamentos e o equilíbrio físico, mental e emocional. Mas mesmo assim, muitas vezes, vem a reprova em uma prova ou mesmo a demora de uma convocação. Mas como heróis, é permitido viver a dor e sofrer?

https://pt.ign.com/marvel-comics/63146/news/morreu-steve-ditko-co-criador-de-doutor-estranho-e-homem-aranha

Nos quadrinhos e filmes, o herói nem sempre é forte, guerreiro. Vez ou outra ele é colocado em situações das quais não consegue ver a saída. Nesse momento, todos os seus superpoderes parecem inúteis e aquela luz de esperança se apaga. Surge então o sofrimento decorrente do desânimo e a fé desaparece.

Isso também pode acontecer com você, guerreiro estudante. Lutar, lutar e ainda sim demorar para conquistar a aprovação. Por isso, nesse blog, conversaremos sobre possíveis formas de passar por isso.

1. Sinta suas feridas

Esses dias me perguntaram como eu definiria a diferença entre dor e sofrimento.
http://sf.co.ua/id47168

Lutar causa feridas. Da mesma forma, o preparo para a realização de uma prova também gera machucados. Quando o resultado não vem, as feridas da pressão dos estudos se juntam com a dor da reprova. Às vezes você nem é reprovado, mas a espera de uma convocação em segundas e terceiras chamadas podem fazê-lo acreditar que não conseguiu.

A melhor forma para passar por esse momento de dor, é se permitir sofrer. Sinta cada uma de suas feridas e desses machucados. Se precisar ficar sozinho, fique. Se precisar ficar com os amigos, fique. Faça aquilo que combine mais com o seu jeito de ser. Identificar e sentir os machucados já é um primeiro passo para passar por isso.

2. Chore

Esses dias me perguntaram como eu definiria a diferença entre dor e sofrimento.
https://www.humorpolitico.com.br/admin/matanca-em-colorado-a-pior-dos-ultimos-anos/

Sinta-se livre para expressar seu sofrimento. Além de sentir, colocar a dor para fora é importante para que você não fique preso nesse estado de dor.  Se quiser chorar, chore! Se quiser gritar, grite! Expresse sua raiva e frustração. Permitir-se sofrer é o primeiro passo para a superação.

3. Respeite o seu tempo de sofrimento

Esses dias me perguntaram como eu definiria a diferença entre dor e sofrimento.
https://wallhere.com/pt/wallpaper/805016

Às vezes, olhamos para os outros que foram aprovados ou convocados para a matrícula já nas primeiras listas e nos sentimos culpados por não termos conseguido o mesmo nesse mesmo tempo que eles conseguiram. Mesmo aqueles que não foram aprovados, parecem se recuperar mais rápido do sofrimento do que nós.

Saiba que cada pessoa tem o seu tempo. Cada um tem uma trajetória de vida, uma estrutura emocional e um percurso a ser vivido. Respeite o seu momento! Vá se recuperando desse momento de sofrimento no seu tempo, de acordo com as suas necessidades. Pouco a pouco você vai se levantando e preparando-se para retornar a batalha de estudos.

Se você está passando por esse momento, Assista o vídeo abaixo pois lá eu converso com vocês sobre superar esse momento de sofrimento.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais