fbpx

Saiba alguns tipos de revestimentos utilizados em obras de Construção Civil.

Por Otávio Ferreira 11 dez 2018 - 4 min de leitura

Eai queridos concurceiros, hoje nosso blog será sobre Revestimentos utilizados na construção civil, onde esse tema e sempre cobrado nos cargos de Técnico em edificações, fiquem ligados……

 

REVESTIMENTOS

 

Revestimentos são todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de proteção e de acabamento sobre superfícies horizontais e verticais de uma edificação, tais como: a camada externa das estruturas das paredes ou piso que se utilizam de cal, cimento ou gesso.

Nas edificações, consideraram-se três tipos de revestimentos: revestimento de paredes, revestimento de pisos e revestimento de tetos ou forro.

Temos os revestimento tradicionais que compõe-se de três camadas:

Chapisco; Emboço e o Reboco.

 

Chapisco

É um revestimento rústico empregado nos paramentos lisos de alvenaria, pedra ou concreto, sendo a camada inicial para aumentar a aderência da mistura que é feita de cal, cimento ou gesso.

Deve ser lançado sobre o paramento (Parede de alvenaria) previamente umedecido com auxílio da colher, em uma única camada de argamassa.

Para os tetos, independentemente das características de seus materiais, e as estruturas de concreto devem ser previamente preparados mediante a aplicação de chapisco. Este chapisco deverá ser acrescido de adesivo para argamassa a fim de garantir a sua aderência, portanto a camada de chapisco deve ser uniforme, com pequena espessura e acabamento áspero.

  Revestimentos são todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de proteção e de acabamento

Emboço

É a camada intermediária que ajuda a cobrir a mistura que é feita de cal, cimento ou gesso; ela serve para a regularização que deve determinar a uniformização da superfície (Parede de alvenaria), corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamento dos painéis e cujo traço depende do que vier a ser executado como acabamento. É o elemento que proporciona uma impermeabilização das alvenarias de tijolos ou blocos.

  

 

Reboco

Falando em poucas palavras e a camada final de acabamento, é feita de argamassa básica de cal e areia fina, onde a nata de cal (água e cal hidratada) adicionada em excesso no traço, constitui uma argamassa gorda, que tem a característica de pequena espessura e de preparar a superfície, com aspecto agradável, acetinado, com pouca porosidade, para a aplicação de pintura. A aplicação é feita sobre a superfície do emboço.

Exemplo: sobre as camadas que falamos acima, mostrando como fica na parede de alvenaria.

Gesso

É um outro tipo de revestimento que está sendo uma boa alternativa nas edificações muitas vezes econômica, sendo assim o revestimento de gesso pode ser aplicado em diversas bases, mas deve-se garantir a aderência e uma espessura ideal. A espessura do revestimento de gesso em geral depende da base, mas tecnicamente se recomenda a espessura de 5 ± 2mm.

Cerâmicos

São produtos industrializados com grande controle do processo de fabricação, que exigem atenção desde a composição da massa, que utiliza argilas, filitos, talcos, feldspatos (grês) e areias (quartzo), até a classificação final do material, caracterizado por elementos cerâmicos, de grande variedade de cores, brilhantes e acetinados, em diversos padrões, lisos e decorados, de alta vitrificação, ou sejam, de grande coesão, resistência a compressão e abrasão.

É utilizado na construção como mais um objeto decorativo, dando assim uma proteção a alvenaria e beleza a edificação.

 

  

Revestimento de Pisos

Ao revestimento de pisos é denominado como pavimentação. Assim sendo, é definida como sendo uma superfície qualquer, continua ou descontínua com finalidade de permitir o trânsito pesado ou leve. São diversos os materiais utilizados como pisos na construção civil.

 

 

Revestimento de Tetos (Forros)

Elemento de acabamento interno da edificação, o forro é um sistema de revestimento superior de qualquer ambiente. O forro é o sistema que regula o espaço e o conforto do ambiente, possuindo uma relação direta com a reverberação dos sons, o conforto térmico e lumínico. O material mais utilizado para a fabricação do forro é o Gesso (tento também outros tipos de materiais), assim dando formas e estilos diferentes, servindo também como objeto decorativo.

 

Imagem relacionada

 

Bom pessoal, esse foi nosso blog de hoje, com alguns tipos de Revestimentos mais utilizados na construção civil.

Não esqueça de Curtir, compartilhar e se caso tiver alguma dúvida mande seu comentário!!

Referências:

TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS – JOSÉ ANTONIO DE MILITO
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Revestimentos/363351.html
http://www.tudoconstrucao.com/como-chapiscar-parede-passo-passo/
https://pedreirao.com.br/diferenca-recobo-e-emboco-passo-a-passo/
https://perguntas.habitissimo.com.br/pergunta/quanto-custa-um-metro-de-reboco
http://www.gessoarteeforro.com.br/
https://guideengenharia.com.br/category/reforma/
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=31&Cod=1506
http://hipersales.com.br/site/pisos-e-revestimentos-9
http://andressadonairecoca.blogspot.com/2016/06/sancas-de-gesso.html
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • widson 06 jun 2020

    queria saber quais as vantagens e importância de cada tipo de revestimento

  • Maxi Educa 08 jun 2020

    Olá Widson, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ygor 02 set 2020

    Parabéns pelo conteúdo.

  • Maxi Educa 03 set 2020

    Olá Ygor, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eduardo de Almeida 03 nov 2021

    Eu simplesmente adorei isso Muito boa a matéria me ajudou muito Fico grato pela ajuda ?? Sem perguntas no momento

  • Maxi Educa 04 nov 2021

    Olá Eduardo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais