fbpx

Acompanhe dicas de segurança na internet para proteger seus dados e ter privacidade

Por Evilin Barros 20 fev 2019 - 7 min de leitura

Segurança na Internet são todas os cuidados que devemos ter para proteger os elementos que fazem parte da internet enquanto infraestrutura e informação, que são as mais atacadas pelos cibercriminosos (pessoa que recorre a sistemas eletrônicos e às novas tecnologias de informação para cometer crimes). É responsável pela criação de métodos, procedimentos e normas que buscam identificar e eliminar as vulnerabilidades das informações e equipamentos físicos, como os computadores.

A tecnologia e os dispositivos conectados à internet estão presentes por todos os lados, fazendo parte do nosso dia a dia. Das redes sociais ao e-mail do trabalho, do smartphone sempre à mão à smart TV na sala de casa, estamos sempre acessando conteúdos, recebendo informações, trocando mensagens ou curtindo algum entretenimento. Toda essa tecnologia trouxe muitos benefícios para nossas vidas.

Para que a utilização dessas facilidades seja segura, é fundamental estar atento às questões de privacidade e segurança de dados.

 

Segurança na Internet são todas os cuidados que devemos ter para proteger os elementos que fazem parte da internet enquanto infraestrutura e informação

Fonte: https://cofrevirtual.com.br/blog/dicas/seguranca-da-informacao/

 

Selecionamos algumas dicas que devem ser seguidas para garantir a segurança e a proteção de seus dados na internet. Assim, você estará reduzindo riscos e fazendo um uso mais seguro dos seus dispositivos conectados.

 

Usar um Navegador Privado

 

A configuração de uma janela no modo privado no Mozilla Firefox ou no Google Chrome é uma boa maneira de proteger rapidamente suas atividades online, mas não é completa.

Além disso, requer a abertura de uma outra janela de navegação, o que usuários que não tem muita intimidade com a internet não sabem.

A melhor opção de cuidar mais de sua privacidade é ter um navegador privado e usá-lo para tudo. São boas opções o Brave e Epic, que são browsers simples, com interface amigável e mesmo usuários iniciantes conseguem utilizar.

 

Fonte: https://www.computerworld.com/article/3292619/web-browsers/the-brave-browser-basics-what-it-does-how-it-differs-from-rivals.html

 

Usar Vários Endereços de E-mail

 

Esse é um truque bastante simples e comum, e funciona ao segregar e-mails recebidos em contas diferentes com base em seu conteúdo.

 

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-todos-os-e-mails-tem-o-simbolo-de/

 

Ter um endereço de e-mail para e-mails pessoais, correspondências profissionais, contas, inscrições na web e qualquer outro caso de uso que possa ser aplicado pode ser uma maneira de se proteger, caso o seu e-mail seja de alguma forma violado.

Com isso, você reduz a desordem da caixa de entrada, mas também significa terá que fazer malabarismos com mais de um endereço de e-mail.

Ter uma senha diferente para cada um significa que, se uma estiver comprometida, suas outras contas estarão seguras.

 

Seja Cauteloso ao Interagir com Remetentes de E-mails Desconhecidos

 

O phishing (fraude na Web projetada para roubar a identidade do usuário)  é a melhor maneira de os hackers obterem suas informações. O nível de sofisticação aumenta a cada dia e as consequências da queda por uma tentativa desse malware podem ser catastróficas.

 

Fonte: https://www.expressvpn.com/blog/internet-hacks-phishing/

 

Se aparecer um e-mail não esperado, seja do seu banco, cartão de crédito ou outro site em que você tem uma conta, e que solicita um clique em um link ou para fazer um download, não o faça. Vá diretamente ao site do banco, do cartão ou o que seja para verificar se a solicitação procede. Se preferir, entre em contato por telefone e questione sobre a solicitação. Geralmente, bancos e administradoras de cartões não pedem para atualizar senhas ou dados pessoais por e-mail.

Se o e-mail for legítimo, haverá uma notificação na página da sua conta bancária na maioria dos casos, onde você poderá visualizar ou fazer o download de qualquer informação que precisar ver.

Se não houver registro de qualquer assunto sobre o e-mail, informe-o imediatamente e verifique se suas contas foram comprometidas.

 

Use um Algoritmo de Senha em vez de uma Senha

 

Esta é uma das maneiras mais fáceis de se proteger online.

ma das maiores vulnerabilidades que as pessoas têm é a reutilização da mesma senha para várias contas, de modo que, se algum invasor obtiver sua senha, ela poderá experimentá-la em todas as contas que você tem e, assim, conseguirá acessar todos os seus dados.

 

Fonte: http://pangeiaservice.com/v1/conceito-de-senha-forte-foi-grande-erro/

 

Lembrar de uma dezena de senhas é difícil, e é por isso que a maioria de nós mantém uma senha para tudo.

Mas há uma técnica simples para criar senhas complexas, chama-se algoritmo de senha. Nada mais é do que uma regra simples. Por exemplo:

– Pegue uma frase de uma música, poema ou de um livro, enfim, uma frase que marcou você e nunca foi esquecida;

– Pegue a primeira letra de cada palavra da frase e forme sua senha;

– Incremente a segurança intercalando as letras com maiúsculas e minúsculas.

 

Fazendo isso você terá uma senha mais segura do que apenas sua data de nascimento, de casamento, ou algum documento seu. Hackers e até bisbilhoteiros conseguem achar facilmente esse tipo de senha.

Você só precisa lembrar como aplicar o algoritmo para um determinado site e nunca mais precisará ficar lembrando ou anotando senhas.

 

Nada na Internet é Grátis

 

Se há mídia, há publicidade. E isso não é ruim, mas fica mais problemático quando seus dados começam a ser comprados e vendidos sem o seu conhecimento ou controle. Algo “free” muitas vezes vem ao custo da sua privacidade online.

Você deve ser cético quanto à oferta “gratuita” e quanto mais informações você tiver que fornecer em um site. É por isso também que é interessante configurar uma conta de e-mail especificamente para compras e outras assinaturas de ofertas gratuitas, como já dito.

 

Fonte: http://www.ole.net.br/site/empreendedorismo-online-como-ganhar-dinheiro-na-internet/

 

Para proteção:

– Invista em software antivírus/firewall de alta qualidade todos os anos;

– Busque por reviews (revisões) dos melhores antivírus todos os anos. O produto eficiente do ano passado pode ter escorregado alguns degraus desde então;

– Sempre procure a melhor proteção que você pode obter. Não é mais seguro ficar com ela somente porque ela já está instalada.

 

Use uma VPN, Especialmente em Conexões Públicas

 

É uma das melhores maneiras de garantir sua privacidade.

As VPNs (Redes Privadas Virtuais) se tornaram populares por empresas, nas quais os funcionários podiam acessar dados dos servidores, com segurança, mesmo que estivem fora da companhia, em uma viagem profissional, por exemplo. Dessa forma, expandiram-se para o público em geral.

 

Fonte: https://www.palpitedigital.com/que-vpn-como-criar/

 

Embora as VPNs “gratuitas” estejam disponíveis, não são recomendadas. Vale a pena investir algum dinheiro (o custo é bem acessível) para proteger seus dados.

 

Cubra ou Desconecte sua Webcam e Microfone

 

Se um hacker conseguir acessar o seu computador, ele provavelmente poderá acessar tudo o que quiser, e isso inclui sua webcam e microfone.

 

Fonte: http://revistaseguranca.com.br/cobrir-a-webcam-com-fita-adesiva-e-uma-boa-medida-seguranca.html

 

Nada pode ser mais invasivo do que ter algum hacker assistindo o que está acontecendo em sua casa ou ouvindo suas conversas, então se você pode desconectar sua webcam e microfone quando não estiverem em uso, faça isso.

Se não puderem ser desconectados, cubra-os com fita isolante quando não estiverem em uso.

 

Verifique Regularmente se seus Dados Estão Comprometidos

 

Verifique regularmente se seus dados foram comprometidos por terceiros, assim como se verifica sua conta bancária, aplicações e faturas de cartão de crédito para saber se não houve erros (ou até possíveis fraudes).

Existem vários sites para verificar se seu e-mail, senhas ou outros dados foram comprometidos para que você possa tomar medidas para proteger suas contas. Alguns dos mais utilizados são o Haveibeenpwned e o BreachAlarm.

 

Fonte: https://twitter.com/breachalarm/media

 

Após acessar sites que exijam senha, lembre-se de sair deles fazendo o logout. Isso evita que seus dados fiquem expostos caso outra pessoa acesse o computador.

Se for armazenar conteúdo pessoal na nuvem, em serviços como Dropbox, Google Drive etc., prefira fazê-lo em arquivos compactados com senha. Assim, mesmo que alguém consiga acessá-los, não poderá ver seu conteúdo.

Nas redes sociais, fique atento ao grau de privacidade do que você posta. É sempre possível configurar para que apenas amigos ou mesmo algumas pessoas específicas vejam o que você compartilha. Manter a configuração de privacidade totalmente aberta é sempre um risco de exposição de suas informações a pessoas que você não conhece.

Adotar essas atitudes e estar sempre atento às questões de segurança e privacidade é algo muito importante para preservar nossa intimidade e manter nossos dados longe de qualquer risco.

 

Referências

https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/9-dicas-de-seguranca-para-proteger-seus-dados-online-e-privacidade/81108
https://www.meuportoseguro.com.br/minha-vida/tecnologia/seguranca-na-intenet-saiba-como-proteger-seus-dados-pessoais/
https://edu.gcfglobal.org/pt/seguranca-na-internet/o-que-e-seguranca-na-internet/1/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais