fbpx

FIQUE POR DENTRO DO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SEQUÊNCIA LÓGICA!

Por Roberta do Amorim Hassib 18 jan 2017 - 5 min de leitura

Hoje vemos muitos concursos exigirem dos seus candidatos o uso da Sequência Lógica ou Raciocínio Lógico. Isso preocupa muita gente, mas não deveria!

O raciocínio pode ser considerado um dos integrantes dos mecanismos dos processos cognitivos superiores da formação de conceitos e da solução de problemas, sendo parte do pensamento.

Trazendo inúmeras possibilidades e várias abordagens, vamos nos deter hoje a um tema específico que é o Raciocínio Sequencial ou Lógica Sequencial ou até mesmo Sequências lógicas.

Os nomes são diversos mas a finalidade é a mesma, descobrir um PADRÃO para sequências, sejam elas numéricas, entre objetos, figuras, letras, pessoas, etc.

Algo similar ao Raciocínio sequencial são os testes psicotécnicos aplicados em algumas entrevistas de emprego, que se utilizam de sequências lógicas, para avaliar características de personalidade; habilidades específicas requeridas pelo cargo; nível de raciocínio lógico e memória dos candidatos. Os mesmos são interpretados somente por psicólogos, pois visam a avaliação de características psicológicas no momento em que são aplicados.

O INÍCIO DO QUEBRA CABEÇA (SEQUÊNCIA)

Quebra-cabeça sequência lógica

Há várias formas de se estabelecer uma sequência, mas o importante é que existem PELO MENOS TRÊS elementos que caracterizem a lógica de sua formação.

Porém algumas séries necessitam de mais elementos para definir sua lógica, outras são bastante conhecidas e toda pessoa que estuda lógica deve conhecê-las, como por exemplo as progressões aritméticas e geométricas, as famosas PA e PG.

Então o importante é estar atento ao enunciado da questão!!!

 

Vejamos:

– Na série a seguir, temos sempre um homem seguido de duas mulheres, ou seja, aqueles que estão em uma posição múltipla de três (3º, 6º, 9º, 12º, …) serão mulheres e dessa forma, a posição dos braços sempre alterna, ficando para cima em uma posição múltipla de dois (2º, 4º, 6º, 8º, …). Sendo assim, a sequência se repete a cada seis termos, tornando possível determinar quem estará em qualquer posição.

Exemplo 1

Ou então problemas mais simples que exijam um pouco mais da nossa interpretação:

– Num avião há 4 romanos e 1 inglês. Qual o nome da aeromoça?

(A) Maria

(B) Judite

(C) Letícia

(D) Ivone

(E) Luiza

Solução: 4 em romanos é IV e 1 em inglês é ONE, logo, juntando os dois temos: IVONE.

Uma dica: clique no banner abaixo e olhe o monte seu curso

A SOLUÇÃO

dicas de sequência lógica

O modo de se resolver, consiste em descobrir, por intuição, observação dos elementos dados e, às vezes, alguns cálculos, qual a REGRA DE FORMAÇÃO e aplicá-la ao último elemento, dessa forma, completando a sequência pedida.

Vejamos alguns exemplos:

A) Observe que as figuras abaixo foram dispostas, linha a linha, segundo determinado padrão.

Exemplo A

Segundo o padrão estabelecido, a figura que substitui corretamente o ponto de interrogação é:

Alternativa exemplo A

Resolvendo:

resolvendo problemas de raciocínio e sequência lógica

Analisamos cada elemento da sequência temos:

Em cada linha apresentada, as cabeças são formadas por quadrado, triângulo e círculo.

No entanto, na 3ª linha já há cabeças com círculo e com triângulo. Portanto, a cabeça da figura que está faltando é um quadrado.

As mãos das figuras estão levantadas, em linha reta ou abaixadas. Assim, a figura que falta deve ter as mãos levantadas (é o que ocorre em todas as alternativas).

As figuras apresentam as 2 pernas ou abaixadas, ou 1 perna levantada para a esquerda ou 1 levantada para a direita. Então a figura que está faltando na 3ª linha deve ter 1 perna levantada para a esquerda.

Logo, a figura tem a cabeça quadrada, as mãos levantadas e a perna erguida para a esquerda.

Resposta: C.

 B) Na sequência lógica de números representados nos hexágonos da figura abaixo, observa-se a ausência de um deles que pode ser:

Exemplo B

(A) 76                                                              

(B) 10

(C) 20

(D) 78

Resolvendo essa Sequência:

resolvendo 2

Observamos portanto, que a diferença entre 24 e 22 é 2, assim a diferença entre os números vai aumentando 2 unidades.

28 – 24 = 4

34 – 28 = 6

42 – 34 = 8

52 – 42 = 10

64 – 52 = 12

78 – 64 = 14

Resposta: D.

C) A figura abaixo representa algumas letras dispostas em forma de triângulo, segundo determinado critério.

Exemplo C

Considerando que na ordem alfabética usada são excluídas as letra “K”, “W” e “Y”, a letra que substitui corretamente o ponto de interrogação é:

(A) P

(B) O

(C) N

(D) M

(E) L

Resolvendo:

Resolvendo 3

A sequência do alfabeto inicia-se na extremidade direita do triângulo, pela letra “A”; aumenta a direita para a esquerda; continua pela 3ª e 5ª linhas; e volta para as linhas pares na ordem inversa – pela 4ª linha até a 2ª linha.

Na 2ª linha, então, as letras são, da direita para a esquerda, “M”, “N”, “O”, e a letra que substitui corretamente o ponto de interrogação, portanto é a letra “P”.

Resposta: A.

UMA SEQUÊNCIA MUITO “FAMOSA”

Sequência e Raciocínio Lógico

Uma sequência muito conhecida é a do matemático Leonardo Pisa, conhecido como Fibonacci, que propôs no século XIII, a sequência numérica: (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, …).

Essa sequência tem uma lei de formação simples pois cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois anteriores.

1 + 1 = 2,

2 + 1 = 3,

3 + 2 = 5,

E assim por diante.

Veja uma aplicação da sequência de Fibonacci e entenda porque ela é conhecida como uma das maravilhas da Matemática.

A partir de dois quadrados de lado 1, podemos obter um retângulo de lados 2 e 1. Se adicionarmos a esse retângulo um quadrado de lado 2, obtemos um novo retângulo 3 x 2. Se adicionarmos agora um quadrado de lado 3, obtemos um retângulo 5 x 3.

Observe a figura a seguir e veja que os lados dos quadrados que adicionamos para determinar os retângulos formam a sequência de Fibonacci.

Sequencia Fibonacci 1

Utilizando-se de compasso e traçando o quarto de circunferência inscrito em cada quadrado, encontraremos uma espiral formada pela concordância de arcos cujos raios são os elementos da sequência de Fibonacci:

 Sequencia Fibonacci 2

Faça e refaça questões que envolvam o tema em questão, porque a melhor forma de estar PREPARADO é PRATICANDO!!!!

Sequência lógica é simples

“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los”

(Walt Disney, desenhista e empreendedor)

 

Se você gostou, Curta e Compartilhe!!!!

Gostaríamos de saber o que você quer SABER MAIS!!!

Deixe o seu comentário!!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Maria Daciene 07 jul 2017

    gostei muito e gostaria de entender mais.

  • Maxi Educa 07 jul 2017

    Olá, Maria. Obrigada por participar do nosso Blog. Muito bom o seu interesse em estudar, pensando nisso, te convido a ler nosso outro post: 4 passos sobre Associação lógica e correlação de elementos. Acesse nosso site, você pode encontrar simulados gratuitos de vários concursos. Além disso, temos no site Maxieduca cursos on line e apostilas, com conteúdos + questões e ainda temos também um material com 1500 questões de raciocínio lógico comentadas. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Silvoneide 27 set 2017

    amei! entendi tudo direitinho, obrigada!

  • Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia Ebaaaa, ficamos satisfeitos que tenha entendido esse assunto trazido em nosso post. Aproveitamos para agradecer sua participação. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eliane Márcia 29 set 2017

    Muito bom, poderia ter mais exemplos.

  • Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia Eliane. Que bom que gostou desse post, já aproveito e agradeço por participar deixando seu comentário. Trouxemos apenas alguns exemplos, pois os blogs tendem a passar o maior número de informações, em pouco espaço de linhas para que não se torne uma leitura árdua, deixando-a prazerosa. Mas logo traremos mais posts, acesse sempre nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • luiz carlos clementino 16 jan 2018

    gostei

  • Maxi Educa 16 jan 2018

    Bom dia Luiz. Agradecemos sua participação em nosso post, deixando aqui seu comentário. Temos mais posts na área de Matemática e Raciocínio Lógico, acesse e desfrute, deixando seu comentário e dúvidas que venha a surgir. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Arlete Pereira de Melo Rocha 18 jan 2018

    Muito legal! Adoro esses desafios de raciocínio lógico!

  • Maxi Educa 19 jan 2018

    Bom dia Arlete Obrigada por participar deixando seu comentário. É sempre bom treinar a sua mente com a resolução de exercícios. Quer melhorar ainda mais os seus estudos? Segue no link abaixo e fique preparado para os concursos: https://www.maxieduca.com.br/concurso-publico/apostilas/produto/apostila-digital-em-pdf-raciocinio-logico-para-concursos-publicos Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • JOANITO RIBEIRO 13 fev 2018

    MUITO BACANA, GOSTEI MUITO

  • Maxi Educa 14 fev 2018

    Bom dia Joanito Agradecemos sua participação em nosso post. É um prazer saber que conseguimos satisfazer seus estudos e ajudá-lo a obter ainda mais conhecimento. Acesse esses outros posts que enviaremos o link, com certeza serão muito úteis: http://blog.maxieduca.com.br/tabela-verdade-uso/ http://blog.maxieduca.com.br/tabela-verdade-raciocinio/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriela 15 fev 2018

    Olá! A questão 2 me deixou na maior dúvida, pois o espaço em questão poderia ser tanto o 20 (início da sequência) quanto poderia ser o 78 (fim). Mas, se a questão pediu uma sequência, a resposta só poderia ser 78 mesmo. Aiii que confusão kkkkkkkkkkk De resto, acertei todas!

  • Maxi Educa 19 fev 2018

    Boa tarde Gabriela. Agradecemos seu comentário em nosso blog. Vamos te dar uma mãozinha para chegar ao resultado. Vejamos: Se você observar os números no desenho, eles estarão aumentando de 2 em dois de acordo com a quantidade que aumentou no item imediatamente anterior, ou seja, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14..., desse modo imagine que o ? seja do final, assim teremos 22 + 2 = 24 24 + 4 = 28 28 + 6 = 34 34 + 8 = 42 42 + 10 = 52 52 + 12 = 64 64 + 14 = 78. Portanto o valor seria de 78. Agora se o ? fosse do começo da sequência ? + 0 = 22 22 + 2 = 24 24 + 4 = 28 28 + 6 = 34 34 + 8 = 42 42 + 10 = 52 52 + 12 = 64 Então o ? deveria ser 22, mas não temos esta opção, logo o ? é o final da sequência. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jaguaracy 19 fev 2018

    Amei essa explicação,simples, clara e objetiva, sou fã de raciocinios de logica, porém havia alguns problemas que tinha dificuldades, agora me dedicando mais um pouco poderei resolver alguns problemas que até agora nao tinha respondido em meus exercicios.Obrigada

  • Maxi Educa 19 fev 2018

    Bom dia Agradecemos sua participação em nosso post. Que bom saber que você está tendo um bom desempenho nos exercícios de Raciocínio. O segredo é dedicação e persistência, para tanto seguem dois links que podem ajudar a resolver outros exercícios de Raciocínio Lógico: http://blog.maxieduca.com.br/tabela-verdade-raciocinio/ http://blog.maxieduca.com.br/tabela-verdade-raciocinio/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Amanda Mara 20 abr 2018

    adorei..vcs estão de parabéns, me tiraram duvidas q estavam atormentando minha cabeça..

  • Maxi Educa 23 abr 2018

    Bom dia Amanda. Obrigada por participar deixando aqui seu comentário. Ficamos imensamente contentes que conseguimos ajudar os seus estudos. Aproveite para acessar outros posts de Raciocínio Lógico: http://blog.maxieduca.com.br/raciocinio-logico-2/ Deixe-nos seus comentários. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Amanda Mara 20 abr 2018

    GOSTARIA Q VC RESOLVESSE ESSA QUESTÃO PRA MIM.. É PRA DETERMINAR O NUMERO DA LETRA N. 38 20 18 N ... ... ... X 4 X ... ... 3 1 ....

  • Maxi Educa 02 maio 2018

    Bom dia Amanda. Agradecemos sua participação em nosso post. Você poderia salvar como imagem a questão que tem dúvida, pois repassamos ao tutor de matemática para resolução, porém ela veio desformatada para nós e não tem como saber exatamente a questão. Ficamos aguardando outro comentário com a imagem para ajudá-la. Caso ache melhor, pode enviar no meu e-mail: paulamaxieduca@gmail.com. Sou a coordenadora do blog e direciono as dúvidas dos nossos leitores para os professores da área. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bento 11 jun 2018

    muito bom, tirou minhas duvidas com uma explicação simples e pratica.

  • Maxi Educa 12 jun 2018

    Bom dia Bento Que notícia boa saber que conseguimos esclarecer suas dúvidas, afinal cada vez mais tentamos ajudar os candidatos que irão fazer concursos. Leia outros posts sobre Raciocínio Lógico, acessando: http://blog.maxieduca.com.br/raciocinio-logico-2/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paulo Roberto 25 out 2018

    Faça seu comentário aqui*qual a sequencia de 25

  • Maxi Educa 26 out 2018

    Boa tarde Paulo. Obrigada por participar do nosso blog deixando aqui o seu comentário. Se puder se mais claro e exemplificativo não conseguimos entender sua dúvida. Ficamos aguardando novo contato.

  • Eduardo 14 jan 2019

    Ótima aula. Participei de um concurso nesta data e, finalmente, consegui responder às questões de raciocínio lógico com segurança e exatidão. Meu muito obrigado pela valiosa ajuda. Eduardo.

  • Maxi Educa 14 jan 2019

    Olá Eduardo, Bom dia!! Nossa meta, de trazer um conteúdo de forma clara e objetiva. Muito obrigado por deixar seu comentário e participar do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • vera 18 abr 2019

    amei foi uma luz no meu entendimento

  • Maxi Educa 22 abr 2019

    Olá Vera, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Amelia 22 abr 2019

    Não consigo encontrar a lógica nestes hexágonos —-2/6 :12

  • Maxi Educa 25 abr 2019

    Olá Amelia, Bom Dia!! Para resolver estes problemas de sequências você deve ficar atenta aos fatos mostrados, neste caso foi que a cada hexágono irá aumentar um valor que irá crescendo 2, 4, 6, 8, 10, 12 e o próximo será 14, por isto que será aquele valor. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • giceli Miranda Cintra 16 jun 2019

    Amei

  • Maxi Educa 17 jun 2019

    Oi Giceli, tudo bem!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Aparecida da Silva 03 jul 2019

    Gostei do assunto, estou estudando para uma prova do concurso da prefeitura de Rio Largo, Alagoas e preciso aprender raciocínio lógico Tem muitas coisas que não sei e quero aprender porque eu quero passar para ter uma estabilidade.

  • Maxi Educa 05 jul 2019

    Maria, isso aí! Aposto que você está estudando firme e forte :) Aliás, temos materiais para o concurso de Rio Largo: https://www.maxieduca.com.br/busca?conteudo=rio+largo Tem até curso online, dá uma olhadinha. Obrigado por seu comentário. Fico feliz que nos acompanhe :)

  • gisely 15 jul 2019

    gostei muito tem caído muitas questão em concurso gostaria de aprender mais.

  • Maxi Educa 15 jul 2019

    Oi Gisely, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Claudete Alves 18 jul 2019

    Gostaria que vocês resolvessem a seguinte questão: Num concurso com 800 pessoas,400 gostam de matemática e 450 gostam de raciocínio lógico. Todos gostam de pelo menos um dentre os dois assuntos.Quantas pessoas gostam a mesmo tempo de matemática e de raciocínio lógico? Por favor me respondam bem com clareza. Boa noite!

  • Maxi Educa 24 jul 2019

    Olá Claudete, tudo bem? Temos que 400 gostam de Matemática e 450 de Raciocínio Lógico, e todos gostam de pelo menos uma das matérias, assim não existe ninguém entre as 800 que não estará em uma ou na outra, ou ainda nas duas. Portanto a união (U) de Matemática(M) com Raciocínio Lógico(R) é os 800, vamos calcular então: P(MUR) = P(M) + P(R) - P(M∩R);800 = 400 + 450 - P(M∩R); P(M∩R) = 400 + 450 - 800; P(M∩R) = 850 - 800 = 50, logo 50 pessoas gostam das duas ao mesmo tempo. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aida 22 jul 2019

    Muito bom. Para um melhor entendimento ê necessário tronar com outros exercícios.

  • Maxi Educa 23 jul 2019

    Oi Aida, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ANTONIO 29 jul 2019

    muito boa aula

  • Maxi Educa 30 jul 2019

    Olá Antonio, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paulo Pinto 04 ago 2019

    Saudações meu nobre! mim responda, 12345678.Dos pares ordenados sequencialmente,quais não seguem um padrão de formação?

  • Maxi Educa 07 ago 2019

    Oi Paulo, tudo bem? Sua dúvida não ficou clara, pode reformular a pergunta? Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ulisses 18 ago 2019

    Bacana...vou favoritar e ver os cursos....

  • Maxi Educa 19 ago 2019

    Oi Ulisses, tudo bem? Ficamos bem contentes que tenha gostado do conteúdo. Confira nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você vai achar o máximo. Lá tem bastante conteúdo e é sempre atualizado. Navegue pelas guias de apostilas, cursos e não se esqueça também do “Monte seu Curso”, que é o lugar onde você pode escolher matérias específicas para aprender. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • PAULO ROBERTO E SANTOS 16 set 2019

    Gostei do a abordagem e gostaria muito de aprender bem essa materia.

  • Maxi Educa 17 set 2019

    Olá Paulo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • niceia 08 nov 2019

    Ola, tudo bem? gostei muito dos seua conteudde raciocino logico. obrigada...

  • Maxi Educa 08 nov 2019

    Oi Niceia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ivone 14 nov 2019

    Amei as actividades e as ficas.Parabens

  • Maxi Educa 14 nov 2019

    Oi Ivone, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paulo 15 nov 2019

    Show as dicas!!!! Gostei

  • Maxi Educa 18 nov 2019

    Oi Paulo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Selva 22 jan 2020

    Primeiramente achei muito interessante o artigo. Vou continuar acompanhando para aprender. Numa entrevista tive que realizar um teste de lógica que era o seguinte : Na metade superior de cada página há uma sequência de figuras. A última está em branco. Na metade debaixo de cada página, 6 opções. Você deve escolher qual das opções melhor se encaixa na sequência lógica de cima. Acabei errando a resposta naquele momento o que me impossibilitou seguir no processo. Gostaria de saber a resposta certa. Podem me ajudar??

  • Maxi Educa 29 jan 2020

    Oii Selva, tudo bem? Muito obrigado pelo comentário, que bom que gostou, sempre procuramos elaborar os melhores blogs com os melhores assuntos, para estar contribuindo com nossos leitores, referente os seu teste, teria alguma informação de como seriam as imagens? Aguardo seu contato, continue navegando pelo nosso blog, temos conteúdos de diversos assuntos, até mais! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carol 07 fev 2020

    Muito envolvente, nos leva a querer fazer mais desafios!! Obrigada!

  • Maxi Educa 08 fev 2020

    Oi Carol, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bravo 09 fev 2020

    Gostaria que mandassem exercícios e dicas de ser um bom nesta área de lógica, Sinceramente apreciei imenso a vossa pagina, esta simples, curta e objetiva. Obrigado, e aguardo o meu pedido. Continuem trabalhando. Abraços a toda equipe!

  • Maxi Educa 20 fev 2020

    Olá Bravo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elis 24 mar 2020

    Muito didático. Parabéns! O Brasil e o mundo precisam de iniciativas assim. Ensinar é como cantar uma linda canção que ecoa por todos os cantos e volta ainda mais forte e bela. Elis Gratidão!!!

  • Maxi Educa 25 mar 2020

    Olá Elis, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Luiz Fabiano 15 out 2020

    Matemática é algo muito bem interessante, tenho facilidade e aprendo sem professor, parabéns pelas questões, gabaritei e amei!

  • Maxi Educa 16 out 2020

    Olá Luiz, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Emerson 27 out 2020

    Parabéns e continuem sempre!

  • Maxi Educa 28 out 2020

    Olá Emerson, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • BRENO MARCELINO DA SILVA 04 ago 2021

    Por favor ajude me na solução dessa questão - sequencia de letras. Dada as letras C,D,Q,V,V,T,T,Q,Q informar dentre as letras abaixo qual é a sequencia: -D, C, V, T e S M obrigado,

  • Maxi Educa 05 ago 2021

    Olá Breno, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Terezinha 01 nov 2021

    gostei bastante, sequencias diversificadas,mas tem muito a aprender.Obrigada

  • Maxi Educa 03 nov 2021

    Olá Terezinha, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marlene Fernandes Aschermann Corrêa 01 abr 2022

    As lógicas das sequências sempre são um desafio para mim. Obrigada

  • Maxi Educa 02 abr 2022

    Olá Marlene, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Luiz Miranda 26 maio 2022

    Numa sequência numérica dos números 1 a 100, quais as sequências lógicas inferior e superior?

  • Maxi Educa 26 maio 2022

    Olá Luiz, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Adriano 14 jun 2022

    8422 , 7231 , 5201 ,..... ? Como resolvo essa sequência lógicq ??

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais