FIQUE POR DENTRO DO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SEQUÊNCIA LÓGICA!

Por Maxi Educa 18 jan 2017 - 5 min de leitura
5 min

Hoje vemos muitos concursos exigirem dos seus candidatos o uso da Sequência Lógica ou Raciocínio Lógico.

O raciocínio pode ser considerado um dos integrantes dos mecanismos dos processos cognitivos superiores da formação de conceitos e da solução de problemas, sendo parte do pensamento.

Trazendo inúmeras possibilidades e várias abordagens, vamos nos deter hoje a um tema específico que é o Raciocínio Sequencial ou Lógica Sequencial ou até mesmo Sequências lógicas.

Os nomes são diversos mas a finalidade é a mesma, descobrir um PADRÃO para sequências, sejam elas numéricas, entre objetos, figuras, letras, pessoas, etc.

Algo similar ao Raciocínio sequencial são os testes psicotécnicos aplicados em algumas entrevistas de emprego, que se utilizam de sequências lógicas, para avaliar características de personalidade; habilidades específicas requeridas pelo cargo; nível de raciocínio lógico e memória dos candidatos. Os mesmos são interpretados somente por psicólogos, pois visam a avaliação de características psicológicas no momento em que são aplicados.

O INÍCIO DO QUEBRA CABEÇA

Início do quebra cabeça

Há várias formas de se estabelecer uma sequência, o importante é que existem PELO MENOS TRÊS elementos que caracterizem a lógica de sua formação.

Porém algumas séries necessitam de mais elementos para definir sua lógica, outras são bastante conhecidas e toda pessoa que estuda lógica deve conhecê-las, como por exemplo as progressões aritméticas e geométricas, as famosas PA e PG.

O importante é estar atento ao enunciado da questão!!!

 

Vejamos:

– Na série a seguir, temos sempre um homem seguido de duas mulheres, ou seja, aqueles que estão em uma posição múltipla de três (3º, 6º, 9º, 12º, …) serão mulheres e a posição dos braços sempre alterna, ficando para cima em uma posição múltipla de dois (2º, 4º, 6º, 8º, …). Sendo assim, a sequência se repete a cada seis termos, tornando possível determinar quem estará em qualquer posição.

Exemplo 1

Ou então problemas mais simples que exijam um pouco mais da nossa interpretação:

– Num avião há 4 romanos e 1 inglês. Qual o nome da aeromoça?

(A) Maria

(B) Judite

(C) Letícia

(D) Ivone

(E) Luiza

Solução: 4 em romanos é IV e 1 em inglês é ONE, logo juntando os dois temos: IVONE.

A SOLUÇÃO

solução

O modo de se resolver, consiste em descobrir, por intuição, observação dos elementos dados e, às vezes, alguns cálculos, qual a REGRA DE FORMAÇÃO e aplicá-la ao último elemento, completando assim a sequência pedida.

Vejamos alguns exemplos:

A) Observe que as figuras abaixo foram dispostas, linha a linha, segundo determinado padrão.

Exemplo A

Segundo o padrão estabelecido, a figura que substitui corretamente o ponto de interrogação é:

Alternativa exemplo A

Resolvendo:

Resolvendo

Analisamos cada elemento da sequência temos:

Em cada linha apresentada, as cabeças são formadas por quadrado, triângulo e círculo.

Na 3ª linha já há cabeças com círculo e com triângulo. Portanto, a cabeça da figura que está faltando é um quadrado.

As mãos das figuras estão levantadas, em linha reta ou abaixadas. Assim, a figura que falta deve ter as mãos levantadas (é o que ocorre em todas as alternativas).

As figuras apresentam as 2 pernas ou abaixadas, ou 1 perna levantada para a esquerda ou 1 levantada para a direita. Nesse caso, a figura que está faltando na 3ª linha deve ter 1 perna levantada para a esquerda.

Logo, a figura tem a cabeça quadrada, as mãos levantadas e a perna erguida para a esquerda.

Resposta: C.

 B) Na sequência lógica de números representados nos hexágonos, da figura abaixo, observa-se a ausência de um deles que pode ser:

Exemplo B

(A) 76                                                              

(B) 10

(C) 20

(D) 78

Resolvendo:

resolvendo 2

Nessa sequência lógica, observamos que a diferença entre 24 e 22 é 2, a diferença entre os números vai aumentando 2 unidades.

28 – 24 = 4

34 – 28 = 6

42 – 34 = 8

52 – 42 = 10

64 – 52 = 12

78 – 64 = 14

Resposta: D.

C) A figura abaixo representa algumas letras dispostas em forma de triângulo, segundo determinado critério.

Exemplo C

Considerando que na ordem alfabética usada são excluídas as letra “K”, “W” e “Y”, a letra que substitui corretamente o ponto de interrogação é:

(A) P

(B) O

(C) N

(D) M

(E) L

Resolvendo:

Resolvendo 3

A sequência do alfabeto inicia-se na extremidade direita do triângulo, pela letra “A”; aumenta a direita para a esquerda; continua pela 3ª e 5ª linhas; e volta para as linhas pares na ordem inversa – pela 4ª linha até a 2ª linha.

Na 2ª linha, então, as letras são, da direita para a esquerda, “M”, “N”, “O”, e a letra que substitui corretamente o ponto de interrogação é a letra “P”.

Resposta: A.

UMA SEQUÊNCIA MUITO “FAMOSA”

 

Sequência famosa

Uma sequência muito conhecida é a do matemático Leonardo Pisa, conhecido como Fibonacci, que propôs no século XIII, a sequência numérica: (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, …).

Essa sequência tem uma lei de formação simples: cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois anteriores.

1 + 1 = 2,

2 + 1 = 3,

3 + 2 = 5,

E assim por diante.

Veja uma aplicação da sequência de Fibonacci e entenda porque ela é conhecida como uma das maravilhas da Matemática.

A partir de dois quadrados de lado 1, podemos obter um retângulo de lados 2 e 1. Se adicionarmos a esse retângulo um quadrado de lado 2, obtemos um novo retângulo 3 x 2. Se adicionarmos agora um quadrado de lado 3, obtemos um retângulo 5 x 3.

Observe a figura a seguir e veja que os lados dos quadrados que adicionamos para determinar os retângulos formam a sequência de Fibonacci.

Sequencia Fibonacci 1

Utilizando-se de compasso e traçando o quarto de circunferência inscrito em cada quadrado, encontraremos uma espiral formada pela concordância de arcos cujos raios são os elementos da sequência de Fibonacci:

 

 Sequencia Fibonacci 2

Faça e refaça questões que envolvam o tema em questão, a melhor forma de estar PREPARADO é PRATICANDO!!!!

Pratique

“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los”

(Walt Disney, desenhista e empreendedor)

 

Se você gostou Curtar e Compartilhe!!!!

Gostaríamos de saber o que você quer SABER MAIS!!!

Deixe o seu comentário!!!

Tutora Roberta A Hassib

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Maria Daciene 07 jul 2017

    gostei muito e gostaria de entender mais.

  • mm
    Maxi Educa 07 jul 2017

    Olá, Maria. Obrigada por participar do nosso Blog. Muito bom o seu interesse em estudar, pensando nisso, te convido a ler nosso outro post: 4 passos sobre Associação lógica e correlação de elementos. Acesse nosso site, você pode encontrar simulados gratuitos de vários concursos. Além disso, temos no site Maxieduca cursos on line e apostilas, com conteúdos + questões e ainda temos também um material com 1500 questões de raciocínio lógico comentadas. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Silvoneide 27 set 2017

    amei! entendi tudo direitinho, obrigada!

  • mm
    Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia Ebaaaa, ficamos satisfeitos que tenha entendido esse assunto trazido em nosso post. Aproveitamos para agradecer sua participação. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eliane Márcia 29 set 2017

    Muito bom, poderia ter mais exemplos.

  • mm
    Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia Eliane. Que bom que gostou desse post, já aproveito e agradeço por participar deixando seu comentário. Trouxemos apenas alguns exemplos, pois os blogs tendem a passar o maior número de informações, em pouco espaço de linhas para que não se torne uma leitura árdua, deixando-a prazerosa. Mas logo traremos mais posts, acesse sempre nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • luiz carlos clementino 16 jan 2018

    gostei

  • mm
    Maxi Educa 16 jan 2018

    Bom dia Luiz. Agradecemos sua participação em nosso post, deixando aqui seu comentário. Temos mais posts na área de Matemática e Raciocínio Lógico, acesse e desfrute, deixando seu comentário e dúvidas que venha a surgir. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Arlete Pereira de Melo Rocha 18 jan 2018

    Muito legal! Adoro esses desafios de raciocínio lógico!

  • mm
    Maxi Educa 19 jan 2018

    Bom dia Arlete Obrigada por participar deixando seu comentário. É sempre bom treinar a sua mente com a resolução de exercícios. Quer melhorar ainda mais os seus estudos? Segue no link abaixo e fique preparado para os concursos: https://www.maxieduca.com.br/concurso-publico/apostilas/produto/apostila-digital-em-pdf-raciocinio-logico-para-concursos-publicos Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • JOANITO RIBEIRO 13 fev 2018

    MUITO BACANA, GOSTEI MUITO

  • mm
    Maxi Educa 14 fev 2018

    Bom dia Joanito Agradecemos sua participação em nosso post. É um prazer saber que conseguimos satisfazer seus estudos e ajudá-lo a obter ainda mais conhecimento. Acesse esses outros posts que enviaremos o link, com certeza serão muito úteis: http://blog.maxieduca.com.br/tabela-verdade-uso/ http://blog.maxieduca.com.br/tabela-verdade-raciocinio/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriela 15 fev 2018

    Olá! A questão 2 me deixou na maior dúvida, pois o espaço em questão poderia ser tanto o 20 (início da sequência) quanto poderia ser o 78 (fim). Mas, se a questão pediu uma sequência, a resposta só poderia ser 78 mesmo. Aiii que confusão kkkkkkkkkkk De resto, acertei todas!

  • mm
    Maxi Educa 19 fev 2018

    Boa tarde Gabriela. Agradecemos seu comentário em nosso blog. Vamos te dar uma mãozinha para chegar ao resultado. Vejamos: Se você observar os números no desenho, eles estarão aumentando de 2 em dois de acordo com a quantidade que aumentou no item imediatamente anterior, ou seja, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14..., desse modo imagine que o ? seja do final, assim teremos 22 + 2 = 24 24 + 4 = 28 28 + 6 = 34 34 + 8 = 42 42 + 10 = 52 52 + 12 = 64 64 + 14 = 78. Portanto o valor seria de 78. Agora se o ? fosse do começo da sequência ? + 0 = 22 22 + 2 = 24 24 + 4 = 28 28 + 6 = 34 34 + 8 = 42 42 + 10 = 52 52 + 12 = 64 Então o ? deveria ser 22, mas não temos esta opção, logo o ? é o final da sequência. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jaguaracy 19 fev 2018

    Amei essa explicação,simples, clara e objetiva, sou fã de raciocinios de logica, porém havia alguns problemas que tinha dificuldades, agora me dedicando mais um pouco poderei resolver alguns problemas que até agora nao tinha respondido em meus exercicios.Obrigada

  • mm
    Maxi Educa 19 fev 2018

    Bom dia Agradecemos sua participação em nosso post. Que bom saber que você está tendo um bom desempenho nos exercícios de Raciocínio. O segredo é dedicação e persistência, para tanto seguem dois links que podem ajudar a resolver outros exercícios de Raciocínio Lógico: http://blog.maxieduca.com.br/tabela-verdade-raciocinio/ http://blog.maxieduca.com.br/tabela-verdade-raciocinio/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Amanda Mara 20 abr 2018

    adorei..vcs estão de parabéns, me tiraram duvidas q estavam atormentando minha cabeça..

  • mm
    Maxi Educa 23 abr 2018

    Bom dia Amanda. Obrigada por participar deixando aqui seu comentário. Ficamos imensamente contentes que conseguimos ajudar os seus estudos. Aproveite para acessar outros posts de Raciocínio Lógico: http://blog.maxieduca.com.br/raciocinio-logico-2/ Deixe-nos seus comentários. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Amanda Mara 20 abr 2018

    GOSTARIA Q VC RESOLVESSE ESSA QUESTÃO PRA MIM.. É PRA DETERMINAR O NUMERO DA LETRA N. 38 20 18 N ... ... ... X 4 X ... ... 3 1 ....

  • mm
    Maxi Educa 02 maio 2018

    Bom dia Amanda. Agradecemos sua participação em nosso post. Você poderia salvar como imagem a questão que tem dúvida, pois repassamos ao tutor de matemática para resolução, porém ela veio desformatada para nós e não tem como saber exatamente a questão. Ficamos aguardando outro comentário com a imagem para ajudá-la. Caso ache melhor, pode enviar no meu e-mail: paulamaxieduca@gmail.com. Sou a coordenadora do blog e direciono as dúvidas dos nossos leitores para os professores da área. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bento 11 jun 2018

    muito bom, tirou minhas duvidas com uma explicação simples e pratica.

  • mm
    Maxi Educa 12 jun 2018

    Bom dia Bento Que notícia boa saber que conseguimos esclarecer suas dúvidas, afinal cada vez mais tentamos ajudar os candidatos que irão fazer concursos. Leia outros posts sobre Raciocínio Lógico, acessando: http://blog.maxieduca.com.br/raciocinio-logico-2/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paulo Roberto 25 out 2018

    Faça seu comentário aqui*qual a sequencia de 25

  • mm
    Maxi Educa 26 out 2018

    Boa tarde Paulo. Obrigada por participar do nosso blog deixando aqui o seu comentário. Se puder se mais claro e exemplificativo não conseguimos entender sua dúvida. Ficamos aguardando novo contato.

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais