Vale a pena ser policial no Brasil?

Por Mario Ferrara 17 fev 2020 - 4 min de leitura
4 min

Nesse post iremos falar se vale a pena ser POLICIAL no atual cenário brasileiro, iremos entrar em um tema bem polêmico!!

– Sim, com ressalvas, por que eu digo com ressalvas?

policial

Vale muito a pena se você sempre sonhou em ser um policial militar, ou se você gosta de adrenalina, então você não apenas pode se tornar um polícia, você deve se tornar um polícia.

Agora se você quer entrar na polícia pela estabilidade de um concurso público ou pelo salário, desculpa meu amigão mas acho que você deve procurar outra área, além disso, se alguma vez na sua vida, você criticou a instituição PM, ou ainda, você tem dificuldades em seguir hierarquia, ou seja, seguir ordens de superiores, meu conselho, pare de ler este blog agora e vá procurar outra carreira, para ser polícia irmão, tem que estar no sangue!

Agora se você ainda está aqui, preste a atenção nisso!

Precisa de um e-book elaborado de acordo com os assuntos mais cobrados em concursos da carreira policial? Mas serve praticamente para qualquer concurso da Polícia Militar no Brasil, basta baixar este que está aqui abaixo e estudar!

ELE É TOTALMENTE GRATUITO!!!!

Para ser policial você precisa ser emocionalmente controlado, você precisa saber que vai estar em situações de risco e precisará manter a calma e o equilíbrio, algum cidadão vai encontrar alguma coisa para te tirar do sério e você não vai cair na cilada dele.

No serviço, você precisa estar em alerta o tempo inteiro, não só no serviço né, no descanso também!

Então resumindo,

Você tem que ser caveira!

Além disso, saiba que você não terá mais sábado, domingo, feriados, pode ser que no natal, ano novo, ou seja, datas de comemoração, você não vai estar comemorando com sua família, acontece! Para que alguns estejam lá tranquilos, comemorando, outros (os policiais militares) terão que estar trabalhando para garantir a segurança.

Tem que saber que você vai defender o cidadão e ele vai sair falando m***** de você, mas o reconhecimento de pessoas de bem é maior e ele vem!

PO*** Mário, mas você é policial militar para falar essas coisas?

– Não, mas fui criado em um batalhão da polícia militar! Meu pai é Sargento da PM/SP (Reformado, para quem não sabe o que é, significa aposentado), além disso possuo vários amigos que se tornaram policiais militares, tanto no estado de São Paulo, quanto no Estado do Paraná, onde estudei e me especializei em Matemática.

Agora, você precisa saber que para se tornar um PM você precisa ser aprovado em diversas provas, a iniciar por uma de conhecimentos (prova objetiva e discursiva em alguns casos), depois provavelmente vem uma fase de teste de aptidão física, então se você está aí lendo comendo um monte de porcaria, está com excesso de peso, deve mudar de hábito agora, não apenas para ser aprovado nesta fase, mas sim para trabalhar na área futuramente.

policial

Depois do TAF, provavelmente vem o exame psicológico, também pode vir entrevista, mas de qualquer forma, você vai ser avaliado emocionalmente e psicologicamente, para saber se está apto a exercer este cargo.

Você também passará por uma investigação social, é isso aí, a corporação vai investigar sua vida de cabo a rabo, portanto se você tem medo do seu passado, esquece (medo no sentido de já respondeu criminalmente, tem antecedentes criminais, comportamento inapropriado, eles perguntam até para seus vizinhos, empregos antigos e/ou atual, mesmo assim, nunca minta em sua entrevista).

Mesmo assim você quer ser polícia?

Então tenha vocação, vontade de ajudar ao próximo, mesmo ele te fud****, pois saiba que seu papel na PM será zelar pelo patrimônio público e privado, ser honesto, proteger o cidadão/sociedade, coibindo também os ilícitos penais e as infrações administrativas.

Por fim, ser policial é ser exemplo, para a família e sociedade, não há palavras que possam descrever esses sentimentos.

E Não se esqueça do artigo 5° de nossa Constituição Federal.

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade…

policial

Quer assistir uma playlist sobre carreiras policiais? Então segura aí!

E aí, gostou? Compartilha!!!

Deixe seu comentário e sugestão, queremos saber sua opinião!

Se tiver alguma sugestão de tema para abordarmos, por gentileza mande que nós escreveremos sobre. =)

Grande abraço.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais