fbpx

Estude com simulados de provas anteriores e aumente suas chances em 90%

Por Alan Martins de Souza 30 jul 2019 - 5 min de leitura

Você sabia que estudar por meio de simulados e questões de provas anteriores pode ser uma forma muito eficiente para aumentar suas chances de sucesso? Leia este post até o fim, pois você vai se surpreender com as dicas que eu tenho para você!

 

Como estudar? Eis a questão…

 

Você sabia que estudar por meio de simulados e questões de provas anteriores pode ser uma forma muito eficiente para aumentar suas chances de sucesso?

http://gph.is/2bCkEjR

 

Essa é uma questão que muitos concurseiros e concurseiras se fazem: afinal, qual o melhor método de estudo? As respostas são várias: técnicas de memorização; mapas mentais; formas para aumentar sua produtividade no estudo; entre inúmeras outras.

Podem ser respostas muito traiçoeiras, afinal muito disso depende de você. Cada pessoa possui suas habilidades e gostos pessoais, então você deve encontrar a maneira de estudar que melhor se adapte ao seu perfil.

Talvez com amigo seu estudar com mapas mentais pode ser muito eficaz, talvez com você, não. Tudo depende da individualidade de cada um. Porém a técnica de estudar através de questões de concursos anteriores é de grande ajuda para qualquer pessoa, e eu já vou te explicar o porquê!

 

Estratégia para a guerra

 

https://gph.is/g/aejVrMk

 

Sun Tzu foi um general chinês que viveu há muito tempo. Ele escreveu o livro A arte da guerra, uma obra que discorre sobre estratégias militares, bastante lida até os idas de hoje. Nessa obra há uma passagem muito interessante e inspiradora:

Colocar como uma citação no editor no WordPress, fazendo favor “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

Trazendo isso para nossa conversa, quem seria o inimigo? O concurso, o vestibular, a prova que temos que superar para atingir nosso objetivo. Sendo assim, nada melhor do que conhecer bem (e com antecedência) esse inimigo, para que não haja surpresas na hora da batalha.

Bem, mas como conhecer esse inimigo com antecedência? A melhor forma é estudar as provas passadas, analisar as questões e conhecer o funcionamento desse inimigo, que pode ser muito traiçoeiro! E é por isso que se trata de uma técnica de estudo eficiente para qualquer pessoa, porque se preparar é sempre uma boa ideia.

 

Quais as vantagens desse método?

 

A primeira (e mais óbvia) vantagem em estudar com simulados e questões de provas anteriores é a de evitar grandes surpresas. As bancas por trás dos concursos e vestibulares costumam seguir um padrão em sua metodologia, ainda mais quando essa banca já elabora provas para determinado órgão há muito tempo!

Por exemplo, você vai prestar um concurso para determinado órgão estadual e a Vunesp será a banca. E você, estrategista que só, notou que a Vunesp já vem sendo a banca dos concursos desse órgão há uns três anos.

Olha que grande oportunidade! Você terá a chance de conhecer o funcionamento dessa banca nas provas para esse órgão e até mesmo para um cargo em específico! É muito pouco provável a banca alterar seu modus operandi, ou seja, ao conhecer as provas anteriores, os riscos de você começar a ler as perguntas e ficar sem entender nada são muito pequenos.

Uma outra vantagem em se utilizar esse tipo de estratégia de estudo é conhecer como determinada banca elabora perguntas sobre determinado matéria. Além disso, há a estrutura das questões, podendo apresentar múltiplas escolhas (A, B, C, D e E), apenas duas alternativas (certo ou errado), ou perguntas com proposições (quais proposições estão corretas, ou quais são verdadeiras).

Esse conhecimento prévio é de grande ajuda e importância, já que existem bancas bem danadinhas que adoram fazer pegadinhas. Você já deve ter visto uma questão elaborada de um jeito bem perverso, onde uma palavrinha muda todo o contexto, não é mesmo? Às vezes, até pior: você já caiu em uma dessas pegadinhas!

 

https://tenor.com/RapE.gif

 

Não deixe que essa situação frustrante (frustrante, mas até que engraçada) volte a acontecer. A partir de agora não tem mais desculpas, cair em pegadinhas nunca mais! Você acabou de aprender um método de estudo extremamente útil e prático. Agora é colocá-lo em prática!

 

A estratégia é apenas uma parte do plano

 

Estudar com a ajuda de simulados e questões é eficiente, não há dúvida. Porém não deve ser seu único meio de estudo. Além de conhecer o funcionamento das bancas, é muito importante que você também conheça os assuntos que os editais solicitam. Como Sun Tzu disse, conheça a si e ao seu inimigo também!

Isso mesmo, se em sua prova vai cair Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos, então se prepare muito bem, estude as matérias. Estudar as provas anteriores vai te mostrar como o inimigo se move, como ele ataca. Já o seu ataque deve ser preparado de outra maneira, com treino.

Esse treino é o estudo das matérias, que pode ser realizado, por exemplo, com a ajuda de apostilas, como as que preparamos aqui na Maxi Educa!

 

Nós podemos te ajudar ainda mais

 

https://gph.is/1pcRXB5

 

Encontrar na internet os cadernos de questões de concursos anteriores é uma tarefa relativamente simples. Mas aí você terá apenas as questões e o gabarito. E como saber o motivo de tal alternativa ser a correta? Por que a correta é a A, e não a B?

Calma, é para isso que nós da Maxi Educa trabalhamos! Buscamos elaborar materiais que facilitem a vida dos concurseiros e concurseiras do Brasil. E para os(as) estrategistas, que gostam de conhecer muito bem seus inimigos, criamos simulados de concursos anteriores, com gabarito e questões comentadas!

Quer mais facilidade e vantagem que isso? Conheça nossos simulados clicando aqui e prepare sua estratégia para a grande batalha, que será a prova que te aguarda! Venha se preparar com a gente!!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais