fbpx

As síndromes do concurseiro: os erros mais comuns de quem é veterano de concurso

Por Jessica de Castro Gonçalves 14 nov 2019 - 6 min de leitura

Em um domingo, nem tão distante, o despertador toca mais uma vez. Embora você queira continuar na cama, você abre os seus olhos, olha ao redor e tenta encontrar as suas forças em algum canto do seu quarto. Estariam elas perdidas embaixo de algum daqueles tantos editais impressos sobre a escrivaninha? Parece que a sua cama o prende de alguma maneira. É hora de juntar essas forças e de vestir a armadura (aquela roupa confortável) e pegar as suas armas de guerra (o lápis, a borracha, a caneta esferográfica azul ou preta e a ficha do candidato). Vamos, pois, a mais um concurso!

 

Em um domingo, nem tão distante, o despertador toca mais uma vez. Você abre os seus olhos, olha ao redor e tenta encontrar as suas forças em algum canto do seu quarto.

https://otaku.com.br/post/64805_bom-dia-yoi-tsuitachi.html?lang=english

 

Às vezes ,a vida do concurseiro parece uma jornada infindável igual àquelas trilogias de cinema, não é verdade? Você estuda, edital após edital, sacrifica horas de lazer com amigos e família, emprega seu dinheiro nas taxas de inscrições, sofre com o torcicolo das horas de prova e ao final de tudo isso ainda não consegue a aprovação. Um verdadeiro desespero! Toda essa trajetória vai deixando algumas marcas e você começa a desenvolver algumas crenças que os limitam as quais chamaremos aqui de síndromes do concurseiro.

Para se libertar dessas crenças é importante conhecer essas síndromes, amigo veterano de concurso. Elas são ações que realizamos na tentativa de conseguir aquela aprovação que parece nunca chegar. Contudo, elas acabam se transformando em erros e prejudicam a conquista do tão almejado cargo público.

Mas calma, respire. Estamos aqui para ajudá-lo

 

https://www.stoodi.com.br/blog/2017/10/27/enem-10-dicas-de-resolucao-de-prova/

 

Síndrome da Reclusão

 

https://metropolitanafm.com.br/universitarios/como-estudar-online

 

Na tentativa de ser aprovado, você passa a acreditar, em alguns momentos, que essas falhas existem por uma falta de dedicação. Isso o leva a pensar que precisa aumentar as horas de estudo. Às vezes, estudar mais é necessário, pois com mais tempo de dedicação, maior o conhecimento adquirido. No entanto, quando você se priva completamente de um tempo com família, com amigos e até com você mesmo, você passa a sofrer da síndrome de reclusão.

Ficar 24 horas dentro de um quarto ou de uma biblioteca pode gerar um efeito reverso do que você procura. A exaustão leva a uma falta de rendimento. Por isso, o corpo e a mente precisam de um descanso. Para otimizar e intensificar seus estudos, sem se privar completamente de momentos de prazer, a melhor dica é o planejamento do seu dia, com a separação de momentos para estudo e momentos para descanso e lazer.  Então saia de casa, veterano, respire , veja pessoas. Olhar para o céu e tomar um sol sempre ajuda muito.

 

Síndrome da Usurpadora

 

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/22-situacoes-que-todo-estudante-ja-viveu/

 

Ainda ligado a essa crença de que a aprovação está apenas relacionada à quantidade de horas de estudo, surge a Síndrome da Usurpadora. Nessa cobrança por maior dedicação, a culpa torna-se um elemento constante em seus dias. Deste modo, você começa a se sentir culpado por cada vez que você não está estudando e não consegue fazer outra coisa a não ser ficar em frente aos livros.

Você prioriza mais a quantidade do que a qualidade do tempo, gera uma autoenganação e não consegue estudar de fato (pela necessidade de descanso), usurpando a posição de estudante dedicado. Nesses momentos, o melhor é aceitar o fato de que você é humano, caro concurseiro. Saiba a hora de parar os estudos e não se culpe por causa disso, pois você é uma pessoa e não uma máquina que funciona 24 horas. Diversão e descanso também são formas de preparar sua mente para os momentos de estudo.

 

Síndrome da Segunda-Feira

 

https://www.win7.com.br/single-post/2016/09/11/O-perigoso-ato-de-procrastinar

 

O hábito de prestar diferentes concursos pode levá-lo à crença de que só precisa reiniciar seus estudos a partir da publicação do próximo edital.  Dessa forma, você começa a procrastinar e deixar para o amanhã a preparação para um novo concurso.

Muita cautela, caro veterano!

Essa pode ser a Síndrome da Segunda-feira. Cada concurso é diferente. Conheça as bancas preparatórias de cada um dos concursos realizados, os estilos de provas e esteja atento às mudanças de um edital para outro. Cada concurso é um novo concurso, mesmo que seja para um cargo e uma empresa com os quais você já está habituado. Prepare-se intensamente para todos.

 

Síndrome do Maria Vai Com As Outras

 

https://www.ufrgs.br/pordentrodaufrgs/2019/01/25/calouro-ter-duvida-e-normal-todo-mundo-tem/

 

Às vezes a aprovação naquele concurso que você deseja pode demorar um pouco e isso pode gerar uma certa ansiedade. Por causa disso, muitos perdem o foco e prestam concursos que não desejam e para cargos que nem querem atuar. Devido a um cansaço gerado após inúmeras tentativas, o desejo pela aprovação supera o desejo pelo cargo. Estabeleça suas metas e foque naquele concurso ou cargo que você realmente almeja. Com força e com dedicação, a sua hora vai chegar e você conquistará além da aprovação, o cargo que você tanto quer.

 

Síndrome do Especialista

 

https://giphy.com/explore/ross-geller

 

A autoconfiança é importante para você, concurseiro. Porém ela não pode ser tamanha a ponto de fazer você achar que não precisa mais estudar para uma próxima prova. Às vezes, acreditamos que precisamos estudar apenas para os conhecimentos gerais, pois já somos mais proficientes naqueles referentes à nossa área. Isso nos leva a sofrer a Síndrome do Especialista.

Nunca ache que não há mais nada a aprender. Sempre existe algum conhecimento a mais, mesmo sobre aquela área que já atuamos. Leia, atualize-se e estude as questões mais recentes utilizadas para o cargo que você objetiva.

 

Síndrome do Super-Homem

 

https://tenor.com/view/superman-clark-kent-rips-shirt-gif-7611391

 

Não! Você não é um super-herói, caro concurseiro! Todos temos falhas e precisamos de uma mão amiga às vezes. Se você tem dificuldades em alguma matéria ou ponto específico, não receie em procurar ajuda. Ninguém é super-homem e precisa saber absolutamente tudo. Procure cursos e profissionais especializados naquele ponto em que você possui dificuldade.  Às vezes, uma ajuda pode lhe evitar muito sofrimento e proporcionar aquela aprovação demorada. 

 

Síndrome do Fim do Mundo

  

https://giphy.com/explore/frodo

 

Se você está nessa jornada já há anos e ainda não conseguiu a aprovação no concurso desejado, você pode estar sofrendo da Síndrome do Fim do Mundo. Com a reprova, teste após teste, passamos a acreditar que somos incapazes e que nunca conseguiremos a tão desejada aprovação. Acreditamos ser o fim. Surgem então na nossa jornada a insegurança, o desânimo e a vontade de desistir.

Forças, guerreiro! Você pode estar apenas a um passo do final dessa saga! Descanse um pouco e retome seus estudos. Apoie-se na família e nos amigos. Logo você verá seu nome na lista de aprovados e convocados.

Enquanto essa aprovação não chega, e você tem que lidar com todas essas síndromes causada por tantos esforços realizados, termino esse texto deixando três conselhos:

 

I Conheça seus limites, suas dificuldades e suas qualidades: o autoconhecimento dos nossos pontos fortes e fracos ajuda a cuidarmos melhor de nós mesmos.

  

https://www.mackenzie.br/es/colaboradores/trabalhe-conosco/noticias-y-eventos/projeto/n/a/i/mackenzie-e-a-melhor-instituicao-nao-publica-de-sao-paulo-entenda-os-motivos/

 

II Quando o fardo estiver pesado demais, apenas ligue o rádio e curta aquela energia de uma boa música!

  

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Os_dez_super_herois.php

 

III Clique no banner abaixo e converse com o nosso Coach

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais