fbpx

Aprenda tudo sobre os Sistemas Contábeis e a sua importância da Contabilidade

Por Guilherme Gotardi 28 dez 2018 - 3 min de leitura

Olá Concurseiros!! Hoje trazemos um pouco sobre os Sistemas Contábeis e a sua importância da Contabilidade.

 

SISTEMAS CONTÁBEIS 

Sistemas Contábeis, que são o Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação.

Fonte de Imagem: https://blog.alterdata.com.br/wp-content/uploads/2017/11/x138193-entenda-o-que-e-um-sistema-contabil-768×544.jpg.pagespeed.ic.J2hMKHhuRC.jpg

 

Os atos e fatos, ou seja, acontecimentos que provocam alterações no patrimônio da entidade, quando praticados pela administração pública exigem da contabilidade registros em ordem cronológica e sistemática, permitindo o acompanhamento da execução orçamentária, do conhecimento sobre a situação patrimonial, no auxílio ao levantamento dos balanços e análise e interpretação dos resultados econômicos.

A entidade pública, dispõe de sistemas independentes para cada um desses agrupamentos e dos lançamentos efetuados, divididos em quatro grandes sistemas que são independentes. Esses sistemas de contas na contabilidade pública são classificados como:

a) Sistema Orçamentário;

b) Sistema Financeiro;

c) Sistema Patrimonial;

d) Sistema de Compensação.

Vamos agora explicar cada um dos sistemas.

 

SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

 

Fonte da Imagem: https://i.ytimg.com/vi/Q66ZSkBLKr0/maxresdefault.jpg

 

O Sistema Orçamentário é representado pelos atos de natureza orçamentária, registrando a receita prevista e as autorizações legais da despesa constantes da LOA – Lei Orçamentária Anual e dos créditos adicionais abertos.

Os atos de natureza orçamentária que constam do Sistema Orçamentário são os seguintes:

– Previsão de Receita;

– Fixação de despesa;

– Créditos adicionais abertos;

– Descentralização de créditos;

– Empenho de despesa.

O melhor resultado do Sistema Orçamentário é o resultado nulo ou zero, ou seja, tudo que foi previsto foi arrecadado e todo projeto definido foi executado. Caso contrário, havendo superávit ou déficit, resulta no primeiro caso uma falha no planejamento da execução dos projetos e no segundo caso no excesso de contribuição.

 

SISTEMA FINANCEIRO

  

Fonte da Imagem: https://cargox.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Planejamento-or%C3%A7ament%C3%A1rio-para-o-setor-de-log%C3%ADstica-Tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-o-assunto.jpg

 

No Sistema Financeiro são registradas a arrecadação da receita e o pagamento da despesa, assim como todos os ingressos e dispêndios. Fazem parte desse sistema, ainda as contas de Receita, Despesa, Restos a Pagar, Consignações, Fornecedores, Pessoal a Pagar, Encargos Sociais a Recolher, Depósitos de Terceiros, entre outras.

 

SISTEMA PATRIMONIAL

 

Fonte da Imagem: https://doity.com.br//media/doity/eventos/evento-27746-banner.png

 

O Sistema Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público. Esse sistema é constituído das contas que registram as movimentações que ocorrem ativa e passivamente para a formação do patrimônio da entidade, ou seja, são registrados os bens patrimoniais (móveis, imóveis, estoques, créditos, obrigações, valores, operações de crédito, dentre outras), originadas ou não da execução orçamentária.

 

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO

 

Fonte da Imagem: http://www.molina.adv.br/wp-content/uploads/2018/07/Foto-Blog.jpg

 

No sistema de Compensação são efetuados os registros dos atos administrativos praticados pelo gestor da entidade, que, direta ou indiretamente, possam a vir afetar o patrimônio da entidade, ainda que de imediato, isto não ocorra, mas possa implicar em modificação futura.

Nesse sistema estão compreendidas apenas as contas com função específica de controle, não relacionadas a fatos que correspondam a patrimônio, mas que possam vir à afetá-lo. Os principais atos compreendidos neste contexto são os Avais, Acordos, Cauções, Fianças, Ajustes, Convênios, Contratos, Garantias, entre outros.

Nesse Blog trouxemos um pouco sobre os Sistemas Contábeis, que são o Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação. É uma matéria exigida na maioria dos concursos públicos e procuramos aqui fazer um resumo e os principais detalhes. Nós do MaxiEduca estamos aqui para lhe ajudar. Em nosso site você encontra materiais para te auxiliar em diversas matérias dos principais concursos públicos e também vídeo aulas.

 

Gostou? Curta, compartilhe, comente. Aproveite e deixe sugestões

 

Referências

https://www.contabeis.com.br/noticias/11574/sistemas-contabeis-da-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico/
http://www.fiscosoft.com.br/c/2va2/contabilidade-governamental-o-patrimonio-publico>
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • jairo portela 04 out 2019

    Gostaria de saber sobre o sistema de custo, como ele funcionar dentro da esfera publica.? Desde ja Agradecemos.

  • Maxi Educa 14 out 2019

    Olá Jairo, tudo bem ? Espero que sim. O sistema de custos dentro da administração pública é bem complexo. Dentro de cada âmbito federal, estadual e municipal há a responsabilidade de controle dos seus custos, levando sempre em consideração a legislação que rege este controle. A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, 04 de Maio de 2000) é um mecanismo legal que disciplina a utilização dos recursos públicos. Ela faz com que os estados, os municípios e a União controlem seus gastos, respeitando a capacidade de arrecadação por meio dos tributos. Para isso, são introduzidos limites para as despesas e também para o endividamento futuro. Além de exigir que os governantes gastem apenas dentro das possibilidades do orçamento, a lei determina que haja um planejamento de investimentos. Com a LRF, os gestores devem estabelecer metas fiscais periódicas. Para cumpri-las, o governante deve planejar e controlar as receitas e despesas, assim como evitar e corrigir problemas que possam aparecer. Temos também o Tribunal de Contas da União (TCU) que é um tribunal administrativo no qual julga as contas de administradores públicos e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos federais, bem como as contas de qualquer pessoa que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário, assim os governantes são responsáveis pelo controle dos custos e o Tribunal de Contas irá fiscaliza los. Há ainda um portal bem interessante (caso queira conhecer : http://www.tesourotransparente.gov.br/temas/contabilidade-e-custos/sistema-de-custos) que detalha os custos do Governo Federal com um banco de dados que se utiliza da extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tal como SIAPE, SIAFI e SIGPlan, para a geração de informações para subsidiar decisões governamentais e organizacionais que conduzam à alocação mais eficiente do gasto público. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Livia 08 maio 2020

    Olá, Esses sistemas estavam previstos na NBC T 16.2 , certo? Como ela foi revogada pela NBC TSP Estrutura Conceitual, os sistemas ainda são aplicados? Qual norma os prevê atualmente? Grata,

  • Maxi Educa 18 maio 2020

    Olá Livia, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Vandeuza 06 jul 2020

    Muito bom! Direto ao ponto, explicou sem cansar o leitor que, na condição de concurseiro, já vive sobrecarregado de disciplinas. Obrigada.

  • Maxi Educa 06 jul 2020

    Olá Vandeuza, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Antonio José dos Santos 29 dez 2020

    Queria melhores informações sobre contabilidade publica

  • Maxi Educa 29 dez 2020

    Olá Antonio, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais