Aprenda tudo sobre os Sistemas Contábeis e a sua importância da Contabilidade

Por Guilherme Gotardi 28 dez 2018 - 3 min de leitura
3 min

Olá Concurseiros!! Hoje trazemos um pouco sobre os Sistemas Contábeis e a sua importância da Contabilidade.

 

SISTEMAS CONTÁBEIS 

Sistemas Contábeis, que são o Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação.

Fonte de Imagem: https://blog.alterdata.com.br/wp-content/uploads/2017/11/x138193-entenda-o-que-e-um-sistema-contabil-768×544.jpg.pagespeed.ic.J2hMKHhuRC.jpg

 

Os atos e fatos, ou seja, acontecimentos que provocam alterações no patrimônio da entidade, quando praticados pela administração pública exigem da contabilidade registros em ordem cronológica e sistemática, permitindo o acompanhamento da execução orçamentária, do conhecimento sobre a situação patrimonial, no auxílio ao levantamento dos balanços e análise e interpretação dos resultados econômicos.

A entidade pública, dispõe de sistemas independentes para cada um desses agrupamentos e dos lançamentos efetuados, divididos em quatro grandes sistemas que são independentes. Esses sistemas de contas na contabilidade pública são classificados como:

a) Sistema Orçamentário;

b) Sistema Financeiro;

c) Sistema Patrimonial;

d) Sistema de Compensação.

Vamos agora explicar cada um dos sistemas.

 

SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

 

Fonte da Imagem: https://i.ytimg.com/vi/Q66ZSkBLKr0/maxresdefault.jpg

 

O Sistema Orçamentário é representado pelos atos de natureza orçamentária, registrando a receita prevista e as autorizações legais da despesa constantes da LOA – Lei Orçamentária Anual e dos créditos adicionais abertos.

Os atos de natureza orçamentária que constam do Sistema Orçamentário são os seguintes:

– Previsão de Receita;

– Fixação de despesa;

– Créditos adicionais abertos;

– Descentralização de créditos;

– Empenho de despesa.

O melhor resultado do Sistema Orçamentário é o resultado nulo ou zero, ou seja, tudo que foi previsto foi arrecadado e todo projeto definido foi executado. Caso contrário, havendo superávit ou déficit, resulta no primeiro caso uma falha no planejamento da execução dos projetos e no segundo caso no excesso de contribuição.

 

SISTEMA FINANCEIRO

  

Fonte da Imagem: https://cargox.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Planejamento-or%C3%A7ament%C3%A1rio-para-o-setor-de-log%C3%ADstica-Tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-o-assunto.jpg

 

No Sistema Financeiro são registradas a arrecadação da receita e o pagamento da despesa, assim como todos os ingressos e dispêndios. Fazem parte desse sistema, ainda as contas de Receita, Despesa, Restos a Pagar, Consignações, Fornecedores, Pessoal a Pagar, Encargos Sociais a Recolher, Depósitos de Terceiros, entre outras.

 

SISTEMA PATRIMONIAL

 

Fonte da Imagem: https://doity.com.br//media/doity/eventos/evento-27746-banner.png

 

O Sistema Patrimonial registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público. Esse sistema é constituído das contas que registram as movimentações que ocorrem ativa e passivamente para a formação do patrimônio da entidade, ou seja, são registrados os bens patrimoniais (móveis, imóveis, estoques, créditos, obrigações, valores, operações de crédito, dentre outras), originadas ou não da execução orçamentária.

 

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO

 

Fonte da Imagem: http://www.molina.adv.br/wp-content/uploads/2018/07/Foto-Blog.jpg

 

No sistema de Compensação são efetuados os registros dos atos administrativos praticados pelo gestor da entidade, que, direta ou indiretamente, possam a vir afetar o patrimônio da entidade, ainda que de imediato, isto não ocorra, mas possa implicar em modificação futura.

Nesse sistema estão compreendidas apenas as contas com função específica de controle, não relacionadas a fatos que correspondam a patrimônio, mas que possam vir à afetá-lo. Os principais atos compreendidos neste contexto são os Avais, Acordos, Cauções, Fianças, Ajustes, Convênios, Contratos, Garantias, entre outros.

Nesse Blog trouxemos um pouco sobre os Sistemas Contábeis, que são o Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação. É uma matéria exigida na maioria dos concursos públicos e procuramos aqui fazer um resumo e os principais detalhes. Nós do MaxiEduca estamos aqui para lhe ajudar. Em nosso site você encontra materiais para te auxiliar em diversas matérias dos principais concursos públicos e também vídeo aulas.

 

Gostou? Curta, compartilhe, comente. Aproveite e deixe sugestões

 

Referências

https://www.contabeis.com.br/noticias/11574/sistemas-contabeis-da-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico/
http://www.fiscosoft.com.br/c/2va2/contabilidade-governamental-o-patrimonio-publico>
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais