Aprenda de uma vez por todas como solucionar as conversões no Sistema Métrico Decimal

Por Maxi Educa 25 set 2018 - 5 min de leitura
5 min

A conversão de unidades de medidas no Sistema Métrico Decimal é muito importante, tanto para nosso cotidiano quanto para provas de vestibulares e concursos, a conversão, por exemplo, de gramas para quilogramas pode nos facilitar na hora de escolher a compra de um determinado produto no supermercado, saber qual está mais barato, ou saber converter de metros para quilômetros em um determinado concurso poderá ser a diferença entre a aprovação e a reprovação, portanto, Let’s go boys and girls!

A conversão de unidades de medidas no Sistema Métrico Decimal é muito importante, tanto para nosso cotidiano quanto para provas de vestibulares e concursos, a conversão, por exemplo, de gramas para quilogramas pode nos facilitar na hora de escolher a compra de um determinado produto no supermercado, saber qual está mais barato, ou saber converter de metros para quilômetros em um determinado concurso poderá ser a diferença entre a aprovação e a reprovação, portanto, Let’s go boys and girls!

Sistema Métrico Decimal

Um sistema de medidas é um conjunto de unidades de medida que mantém algumas relações entre si.

O sistema métrico decimal é hoje o mais conhecido e usado no mundo todo. Na tabela seguinte, listamos as unidades de medida de comprimento do sistema métrico. A unidade fundamental é o metro, porque dele derivam as demais.

Há, de fato, unidades quase sem uso prático, mas elas têm uma função. Servem para que o sistema tenha um padrão: cada unidade vale sempre 10 vezes a unidade menor seguinte.

Por isso, o sistema é chamado decimal.

E há mais um detalhe: embora o decímetro não seja útil na prática, o decímetro cúbico é muito usado com o nome popular de litro.

As unidades de área do sistema métrico correspondem às unidades de comprimento da tabela anterior.

São elas: quilômetro quadrado (km2), hectômetro quadrado (hm2), etc. As mais usadas, na prática, são o quilômetro quadrado, o metro quadrado e o hectômetro quadrado, este muito importante nas atividades rurais com o nome de hectare (há): 1 hm2 = 1 ha.

No caso das unidades de área, o padrão muda: uma unidade é 100 vezes a menor seguinte e não 10 vezes, como nos comprimentos. Entretanto, consideramos que o sistema continua decimal, porque 100 = 102.

Existem outras unidades de medida mas que não pertencem ao sistema métrico decimal. Vejamos as relações entre algumas essas unidades e as do sistema métrico decimal (valores aproximados):

1 polegada = 25 milímetros

1 milha      = 1 609 metros

1 légua      = 5 555 metros

1 pé           = 30 centímetros

A nomenclatura é a mesma das unidades de comprimento acrescidas de quadrado.

Agora, vejamos as unidades de volume. De novo, temos a lista: quilômetro cúbico (km3), hectômetro cúbico (hm3), etc. Na prática, são muitos usados o metro cúbico(m3) e o centímetro cúbico(cm3).

Nas unidades de volume, há um novo padrão: cada unidade vale 1000 vezes a unidade menor seguinte. Como 1000 = 103, o sistema continua sendo decimal.

A noção de capacidade relaciona-se com a de volume. Se o volume da água que enche um tanque é de 7.000 litros, dizemos que essa é a capacidade do tanque. A unidade fundamental para medir capacidade é o litro (l); 1l equivale a 1 dm3 e 1m³ = 1000l.

Cada unidade vale 10 vezes a unidade menor seguinte.

O sistema métrico decimal inclui ainda unidades de medidas de massa. A unidade fundamental é o grama(g).

Nomenclatura:

Kg – Quilograma

hg – hectograma

dag – decagrama

g – grama

dg – decigrama

cg – centigrama

mg – miligrama

Dessas unidades, só têm uso prático o quilograma, o grama e o miligrama. No dia-a-dia, usa-se ainda a tonelada (t).

Medidas Especiais:

1 Tonelada(t) = 1000 Kg

1 Arroba = 15 Kg (aproximadamente)

1 Quilate = 0,2 g

 Vamos exercitar a mente???

Questões

01. (SESAP-RN – Administrador – COMPERVE/2018) Uma criança desenvolveu uma infecção cujo tratamento deve ser feito com antibióticos. O antibiótico utilizado no tratamento tem recomendação diária de 1,5 mg por um quilograma de massa corpórea, devendo ser administrado três vezes ao dia, em doses iguais. Se a criança tem massa equivalente a 12 kg, cada dose administrada deve ser de

(A) 7,5 mg.

(B) 9,0 mg.

(C) 4,5 mg.

(D) 6,0 mg.

02. (PM/SP – Oficial Administrativo – VUNESP) Em uma casa há um filtro de barro que contém, no início da manhã, 4 litros de água. Desse filtro foram retirados 800 mL para o preparo da comida e meio litro para consumo próprio. No início da tarde, foram colocados 700 mL de água dentro desse filtro e, até o final do dia, mais 1,2 litros foram utilizados para consumo próprio. Em relação à quantidade de água que havia no filtro no início da manhã, pode-se concluir que a água que restou dentro dele, no final do dia, corresponde a uma porcentagem de

(A) 60%.

(B) 55%.

(C) 50%.

(D) 45%.

(E) 40%.

03. (CLIN/RJ – Gari e Operador de Roçadeira – COSEAC) Uma peça de um determinado tecido tem 30 metros, e para se confeccionar uma camisa desse tecido são necessários 15 decímetros. Com duas peças desse tecido é possível serem confeccionadas:

(A) 10 camisas

(B) 20 camisas

(C) 40 camisas

(D) 80 camisas

04. (CLIN/RJ – Gari e Operador de Roçadeira – COSEAC) Um veículo tem capacidade para transportar duas toneladas de carga. Se a carga a ser transportada é de caixas que pesam 4 quilogramas cada uma, o veículo tem capacidade de transportar no máximo:

(A) 50 caixas

(B) 100 caixas

(C) 500 caixas

(D) 1000 caixas

Respostas

01. D / 02. B / 03. C / 04. C

Conseguiram?

-Sim? Parabéns!

-Não? Calma não se desesperem…

Vamos lá!

01. Resposta: D

Observe que 1,5mg é a dose diária para cada quilograma da criança, como ele é aplicado 3x ao dia, teremos 0,5mg por aplicação, a criança possui 12kg, assim a quantidade de remédio por aplicação será de:

0,5 . 12 = 6,0mg

 02. Resposta: B

4 litros = 4000 ml;    1,2 litros = 1200 ml;   meio litro = 500 ml

4000 – 800 – 500 + 700 – 1200 = 2200 ml (final do dia)

Utilizaremos uma regra de três simples:

ml               %

4000  ——- 100

2200  ——-   x

4000.x = 2200 . 100     

x = 220000 / 4000 = 55%

 03. Resposta: C

Como eu quero 2 peças desse tecido e 1 peça possui 30 metros logo:

30 . 2 = 60 m. Temos que trabalhar com todas na mesma unidade: 1 m é 10dm assim temos 60m . 10 = 600 dm, como cada camisa gasta um total de 15 dm, temos então:

600/15 = 40 camisas.

04. Resposta: C

Uma tonelada(ton) é 1000 kg, logo 2 ton. 1000kg= 2000 kg

Cada caixa pesa 4kg è 2000 kg/ 4kg = 500 caixas.

 

Que a força esteja com vocês!

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Se tiver alguma sugestão de tema para abordarmos, por gentileza mande que nós escreveremos sobre. =)

Um grande abraço e bons estudos!

 Tutor Mário Vicente Ferrara

 

 

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