fbpx

Está na hora de aprender o que é Sociologia para gabaritar no seu concurso.

Por Fernando Massarotti 16 nov 2018 - 3 min de leitura

Saudações ilustríssimos leitores, vamos aprender a raiz do que é sociologia? Então se prepare que la vem conhecimento.

  

Conceito de Sociologia

 

Facilmente deduzível, o nome “sociologia” traz como explicar (ou estudar) o que é a sociedade. Se partimos da ideia das outras matérias que estudamos na escola tipo “Biologia” t onde “Bio” quer dizer Vida e “Loqia” quer dizer estudo, “Socio” seria sociedade e “Logia” estudo de novo (não preciso ficar repetindo esse tipo de coisa né), Então de uma maneira bemmmm básica podemos conceitua-la em 3 aspectos:

1- O estudo científico formação da Sociedade Humana,

2- A organização da Sociedade Humana;

3 – As transformações da Sociedade Humana.

Parece simples né? E realmente não é complicado, Acompanha com o Tio (Tipo tio da escola sabe?

Como as crianças pequenas chamam os professores, Tio Femando ou Tio Concurseriano).

Facilmente deduzível, o nome "sociologia" traz como explicar (ou estudar)

Aspecto 1:

A primeira parte do conceito de sociologia se refere ao fato de que para melhor entender como a sociedade veio a existir devemos ir na fonte da sua existência, na sua origem. Mas não se engane meu caro concurseiro, quando digo origem, não é a origem do ser humano, e sim na relação que os animais desenvolveram primeiro, ou até mesmo a própria natureza ou qualquer manifestação de vida coletiva. Para estudar sociologia, devemos entender como uma sociedade se forma e fundamenta, pois se conseguirmos compreender como veio a existir qualquer forma de interação entre seres vivos, iremos cada vez mais entender os seus aspectos sucessivos.

Aspecto 2:

A segunda parte já é referente as situações onde uma decisão é tomada e uma consequência acontece (famosa ação e reação da vida). A organização é o resultado das interações sociais, tanto elas sendo entre indivíduos como entre grupos ou organizações. As formas e a intensidade de como ocorre este contato das diferentes partes também é importante para compreender o conceito de sociedade (um exemplo super simples é quando vc trata as pessoas com educação ou não, a reação das pessoas a você é o reflexo da sua decisão de como tratar determinada pessoa).

Aspecto 3:

A última parte de como conceituar sociologia, nos traz a importante informação que a vida só pode ser aprendida por nós mesmos, e a compreensão de que a sociedade se alterou a todo momento e sempre continuará se alterando. As transformações acompanham todo o tipo de inovações, tanto o de pensamento quanto o de tecnologia. Mas não se estresse, pois a responsabilidade de explicar essas transformações é a função principal do sociólogo.

Depois dessa mega resumida para vc meu caro concurseiro. Tenho a certeza que vcs já conseguiram entender melhor o que é sociologia. Só para concluir, vamos citar em como a sociologia se aplica a educação.

Não tem jeito, é a sociologia na educação acaba se voltando para os professores e a maneira que eles passam o conteúdo. As ideias conservadoras ainda afirmam uma certa frase que pode dar uma leve incomodada em algumas pessoas que é: “A função do Professor é transmitir às gerações mais jovens o acervo cultural das gerações mais velhas”. Da a impressão que as devidas transformações não ocorreram na educação. A esperança reside na futura geração de professores, se bem que apesar de que os futuros professores aprendem como ensinar, mas não aprendem por que e, sobretudo, para que.

E ai jovens Padawan… o que acharam desse lindo blog? Deixe sua opinião nos comentários. Pode também deixar sugestão ou só um abraço.

Até a próxima galera!

Referências:

DURKHELM, Emile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1978.
PARK, Robert Ezra. A notícia como forma de conhecimento: um capítulo da sociologia do conhecimento. In: STEINBERG, Charles S. (org.). Comunicação de Massa. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1970.
COSTA PINTO, L. de A. Sociologia e Desenvolvimento. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,1963.
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais