fbpx

Aprenda a diferença entre Substância e Mistura e garanta aquele acerto na hora da prova

Por Fernando Massarotti 09 ago 2018 - 4 min de leitura

Lembra da diferença de Substância e Mistura? Não? Então vai se aconchegando, arrumando a cadeira numa posição confortável, busca uns snacks e já pega uma boa xícara de café pra acompanhar esse blog lindo que vai trazer pra você um pouquinho sobre essa matéria. Então chega de enrolação e partiu estudar!

Primeiro: O que é uma Substância?

Elas são basicamente as moléculas que podem ser representadas por fórmulas, como por exemplo a água (H2O), o açúcar (C6H12O6), o sal de cozinha (NaCl), etc. Ou seja, são as combinações dos elementos que dão origem as substâncias. Essas combinações podem ocorrer de vários jeitos diferentes e podem chegar a formar inúmeros tipos de combinações.

 O que diferencia uma substâncias de uma mistura é a pureza, pois elas são puras e as misturas não. Isso implica nas transformações físicas delas, onde as puras tem os pontos fusão e ebulição constantes. O gráfico abaixo ilustra melhor o que estou dizendo.

Lembra da diferença de Substância e Mistura? Não? Então vai se aconchegando, arrumando a cadeira numa posição confortável, busca uns snacks e já pega uma boa xícara de café pra acompanhar esse blog lindo que vai trazer pra você um pouquinho sobre essa matéria. Então chega de enrolação e partiu estudar!

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Elas podem ser classificadas em dois tipos: Simples ou Compostas.

Substância Simples

Quando formadas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico são classificadas como substância pura simples ou, simplesmente, substância simples.

Fonte: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=90878538243709017599316207810

Substância Composta

Quando as moléculas de determinada substância são formadas por dois ou mais elementos químicos, ela é classificada como pura composta ou, simplesmente, substância composta.

Fonte: https://www.colegioweb.com.br/substancias-e-misturas/ideia-de-material.html

E Mistura? O que é?

 Uma mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias, denominadas componentes. Em uma mistura o ponte de fusão e/ou de ebulição não ocorrem em temperaturas constantes. A temperatura varia durante a fusão ou durante a ebulição, ou durante ambas. Estas não possuem ponto de fusão e ponto de ebulição, e sim intervalo de fusão e intervalo de ebulição.

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Contudo jovem padawan, certas misturas comportam-se de maneira específica. Por exemplo quando aquecidas, possuem um ponto de fusão mas quando aquecidas tem um intervalo de ebulição. Para essas espertinhas damos o nome de Misturas Eutéticas

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

E analogamente (viu que palavra difícil), tem as misturas que se comportam de maneira inversa. Possuem um intervalo de fusão e um ponto de ebulição

Misturas Azeotrópicas

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Uma vez que as misturas apresentam composição variável, têm também propriedades — como ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade — diferentes daquelas apresentadas pelas puras quando estudadas separadamente.

 Tipos de Misturas

As misturas podem ser classificadas em 2 tipos: Homogêneas e Heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

 Fases

São diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação visíveis (com ou sem aparelhos de aumento), que constituem um sistema heterogêneo.

Um sistema homogêneo apresenta sempre uma única fase (monofásico). Entretanto, sistema heterogêneo constitui sempre um sistema polifásico (muitas fases), que pode ser bifásico, trifásico, tetrafásico etc.

Misturas Homogêneas

Nesse tipo de mistura não há superfícies de separação visíveis entre seus componentes, mesmo que a observação seja realizada a nível de um microscópio eletrônico. Exemplo: Solução de água e açúcar.

As misturas homogêneas são normalmente chamada de solução

 Misturas Heterogêneas

São formadas por duas ou mais fases onde é visível a distinção de cada uma delas. As fases podem ser diferenciadas a olho nu.

Exemplos:

– água + óleo

– granito

– água + enxofre

– água + areia + óleo

Sistemas

Os sistemas podem ser a representação desde uma substância pura, ou de uma mistura. E assim como as misturas são classificados em homogêneo ou heterogêneo.

 Sistema Homogêneo

Apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado. Pode ser uma mistura (solução) ou não.

Fonte: http://www.quimicasuprema.com/2015/05/preparacao-e-padronizacao-de-solucoes.html

Sistema Heterogêneo

É aquele que apresenta mais de uma fase, ou seja, não possui um aspecto uniforme, é descontínuo.

Os sistemas heterogêneos também podem ser constituídos de substâncias puras. Por exemplo, água + gelo: os componentes são os mesmos, mas, por estarem em estados físicos diferentes, apresentam aspecto heterogêneo.

Fonte: https://essaseoutras.com.br/amostra-de-materia-substancias-puras-e-misturas/

E ai senhoras e senhores, entenderam? Super de boa né? Deixem ai suas opiniões nos comentários.

Fiquem sempre ligados nos posts que aparecem por aqui. E não se esqueçam de dar aquela compartilhada básica.

Falou galera, até a próxima.

Referências:

http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=90878538243709017599316207810
https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm
https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/misturas-substancias-puras.htm
Imagem Destacada: http://www.tudodequimica.com.br/estudos/substancias-quimicas/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Andréia 24 fev 2019

    Então quando tem duas cores e uma substância de mistura?

  • Maxi Educa 25 fev 2019

    Olá Andréia, Boa Tarde!! Se é visível a separação das cores é uma mistura heterogênea. Os líquidos de cada cor podem ser substâncias simples ou compostas. Agrademos seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria 03 jul 2019

    Prof, poderia me tirar uma dúvida? O gabarito dessa pergunta é a letra c. Porém, em todos os lugares que leio, o que dizem é que um sistema com mais de um sólido é sempre polifásico (ou um sistema heterogêneo), é isso é uma regra. Não consegui entender essa questão (PUC Minas) Considere as seguintes proposições. I. Não existe sistema polifásico formado de vários gases ou vapores. II. A água é uma mistura de hidrogênio e oxigênio. III. Todo sistema homogêneo é uma mistura homogênea. IV. Existe sistema monofásico formado por vários sólidos. V. Todo sistema polifásico é uma mistura heterogênea. São VERDADEIRAS as afirmações A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) I e IV, apenas. D) III, IV e V.

  • Maxi Educa 10 jul 2019

    Olá Maria, tudo bem? Vou dar exemplos para facilitar a compreensão de cada proposição. I. Correto: não existe sistema polifásico de gases ou vapores. As misturas dos mesmos resultam sempre em uma fase. Exemplo: gás atmosférico. II. Errado: a água é uma substância pura composta. III. Errado: os sistemas homogêneos podem ser formados por substância pura (em um estado físico). IV. Correto: essa proposição gera muita polêmica mesmo. Pois se imaginarmos um sistema formado por sal e açúcar. Apenas sabemos a diferença das fases se usarmos um microscópio. Existem também ligas metálicas formadas por mais de um sólido e visivelmente apresentam uma só fase, como alguns tipos de latão por exemplo. V. Errado: o sistema água + gelo é polifásico formado apenas por uma substância pura. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Selma 09 abr 2020

    Obrigada, pela explicação,

  • Maxi Educa 11 abr 2020

    Olá Selma, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • aluna 30 maio 2020

    gostei muito, me ajudou mesmo para estudar

  • Maxi Educa 01 jun 2020

    Olá Stephanie, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Djenifer 05 set 2021

    Qual a diferença entre sistema heterogêneo e mistura heterogêneo e entre sistema homogêneo e mistura homogênea?

  • Maxi Educa 08 set 2021

    Olá Djenifer, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais