Aprenda a diferença entre Substância e Mistura e garanta aquele acerto na hora da prova

Por Maxi Educa 09 ago 2018 - 4 min de leitura
4 min

Lembra da diferença de Substância e Mistura? Não? Então vai se aconchegando, arrumando a cadeira numa posição confortável, busca uns snacks e já pega uma boa xícara de café pra acompanhar esse blog lindo que vai trazer pra você um pouquinho sobre essa matéria. Então chega de enrolação e partiu estudar!

Primeiro: O que é uma Substância?

Elas são basicamente as moléculas que podem ser representadas por fórmulas, como por exemplo a água (H2O), o açúcar (C6H12O6), o sal de cozinha (NaCl), etc. Ou seja, são as combinações dos elementos que dão origem as substâncias. Essas combinações podem ocorrer de vários jeitos diferentes e podem chegar a formar inúmeros tipos de combinações.

 O que diferencia uma substâncias de uma mistura é a pureza, pois elas são puras e as misturas não. Isso implica nas transformações físicas delas, onde as puras tem os pontos fusão e ebulição constantes. O gráfico abaixo ilustra melhor o que estou dizendo.

Lembra da diferença de Substância e Mistura? Não? Então vai se aconchegando, arrumando a cadeira numa posição confortável, busca uns snacks e já pega uma boa xícara de café pra acompanhar esse blog lindo que vai trazer pra você um pouquinho sobre essa matéria. Então chega de enrolação e partiu estudar!

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Elas podem ser classificadas em dois tipos: Simples ou Compostas.

Substância Simples

Quando formadas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico são classificadas como substância pura simples ou, simplesmente, substância simples.

Fonte: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=90878538243709017599316207810

Substância Composta

Quando as moléculas de determinada substância são formadas por dois ou mais elementos químicos, ela é classificada como pura composta ou, simplesmente, substância composta.

Fonte: https://www.colegioweb.com.br/substancias-e-misturas/ideia-de-material.html

E Mistura? O que é?

 Uma mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias, denominadas componentes. Em uma mistura o ponte de fusão e/ou de ebulição não ocorrem em temperaturas constantes. A temperatura varia durante a fusão ou durante a ebulição, ou durante ambas. Estas não possuem ponto de fusão e ponto de ebulição, e sim intervalo de fusão e intervalo de ebulição.

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Contudo jovem padawan, certas misturas comportam-se de maneira específica. Por exemplo quando aquecidas, possuem um ponto de fusão mas quando aquecidas tem um intervalo de ebulição. Para essas espertinhas damos o nome de Misturas Eutéticas

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

E analogamente (viu que palavra difícil), tem as misturas que se comportam de maneira inversa. Possuem um intervalo de fusão e um ponto de ebulição

Misturas Azeotrópicas

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Uma vez que as misturas apresentam composição variável, têm também propriedades — como ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade — diferentes daquelas apresentadas pelas puras quando estudadas separadamente.

 Tipos de Misturas

As misturas podem ser classificadas em 2 tipos: Homogêneas e Heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

 Fases

São diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação visíveis (com ou sem aparelhos de aumento), que constituem um sistema heterogêneo.

Um sistema homogêneo apresenta sempre uma única fase (monofásico). Entretanto, sistema heterogêneo constitui sempre um sistema polifásico (muitas fases), que pode ser bifásico, trifásico, tetrafásico etc.

Misturas Homogêneas

Nesse tipo de mistura não há superfícies de separação visíveis entre seus componentes, mesmo que a observação seja realizada a nível de um microscópio eletrônico. Exemplo: Solução de água e açúcar.

As misturas homogêneas são normalmente chamada de solução

 Misturas Heterogêneas

São formadas por duas ou mais fases onde é visível a distinção de cada uma delas. As fases podem ser diferenciadas a olho nu.

Exemplos:

– água + óleo

– granito

– água + enxofre

– água + areia + óleo

Sistemas

Os sistemas podem ser a representação desde uma substância pura, ou de uma mistura. E assim como as misturas são classificados em homogêneo ou heterogêneo.

 Sistema Homogêneo

Apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado. Pode ser uma mistura (solução) ou não.

Fonte: http://www.quimicasuprema.com/2015/05/preparacao-e-padronizacao-de-solucoes.html

Sistema Heterogêneo

É aquele que apresenta mais de uma fase, ou seja, não possui um aspecto uniforme, é descontínuo.

Os sistemas heterogêneos também podem ser constituídos de substâncias puras. Por exemplo, água + gelo: os componentes são os mesmos, mas, por estarem em estados físicos diferentes, apresentam aspecto heterogêneo.

Fonte: https://essaseoutras.com.br/amostra-de-materia-substancias-puras-e-misturas/

E ai senhoras e senhores, entenderam? Super de boa né? Deixem ai suas opiniões nos comentários.

Fiquem sempre ligados nos posts que aparecem por aqui. E não se esqueçam de dar aquela compartilhada básica.

Falou galera, até a próxima.

Tutor: Fernando Massarotti.

Referências:

http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=90878538243709017599316207810
https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm
https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/misturas-substancias-puras.htm
Imagem Destacada: http://www.tudodequimica.com.br/estudos/substancias-quimicas/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais