fbpx

6 DICAS VALIOSAS PARA OBTER SUCESSO NA GESTÃO ESCOLAR. NÃO FIQUE DE FORA!!

Por Ana Maria Quiqueto 09 mar 2017 - 3 min de leitura

Você é gestor escolar ou gosta de aprender sobre gestão? Se sim, vamos conversar seriamente sobre este conteúdo.

Gestão escolar

fonte: http://upandup.ru/

Para iniciar nossa conversa, conte-nos se a sua escola apresenta tais problemas:

Tabela

Se as respostas foram positivas para estas perguntas, não se desespere! Ainda há solução!

Não se desespere

fonte: https://pedrosilvapereira.pt

 

ATENTE-SE NESSA LEITURA

 

 

Para reverter o quadro de fracasso na gestão escolar, é necessário, antes de tudo, ter ciência que uma escola é feita de sua estrutura física, com carteiras, computadores, bibliotecas, cantinas e pátio. Porém, o que há de mais valoroso são os alunos, os professores e os funcionários.

A partir daí já podemos ver como a gestão escolar é desafiadora, pois é preciso saber administrar recursos materiais, resolver problemas de manutenção, organizar arquivos e, claro, educar os estudantes!

Por isso, esse é um trabalho que envolve, principalmente, pedagogia e administração, duas áreas muito diferentes, mas que, se aliadas de maneira harmônica, darão bons resultados.

Engrenagem

fonte: http://www.tenkay.co.uk

Contudo, não existem fórmulas mágicas para gerir uma instituição escolar. É um trabalho que demanda um esforço diário, e os resultados não vêm sem dedicação. Nesse sentido, alguns passos básicos são fundamentais para que você faça uma gestão excelente.

ENTÃO, ANOTE NOSSAS DICAS SOBRE GESTÃO

 

 

1) UM PLANEJAMENTO PARA CHAMAR DE SEU

 

 

 

 

1 Um planejamento para chamar de seu

fonte: http://www.arageek.com

Consertar o avião no meio do voo é complicado, certo? Da mesma forma, iniciar o ano escolar sem um plano pode acarretar um desastre. Por isso, é preciso montar um bom planejamento escolar, com metas, objetivos e estratégias bem definidas – a curto, médio e longo prazo.

E isso vale tanto para o setor pedagógico quanto para o orçamental e de recursos humanos. É claro que imprevistos acontecerão, mas o importante é que você esteja preparado para isso. Lembre-se que o mais importante é manter-se fiel àquilo que havia sido definido lá no começo e não perder o foco.

 

 

2) TECNOLOGIA: UMA FORTE ALIADA

2 Tecnologia

fonte: http://www.callposse.com

Praticamente todas as instituições, sejam escolares ou não, fazem uso da tecnologia – e se ainda não o fazem, precisam fazer já! Cabe ressaltar que uma gestão escolar informatizada fará muita diferença na qualidade dos serviços educacionais.

Utilizar computadores para o registro acadêmico dos alunos e emissão de certificados, por exemplo, facilitará a organização. Da mesma forma, utilizar programas gratuitos para controlar os livros da biblioteca também é bastante prático, mantendo a organização e o controle.

3) FIQUE DE OLHO NOS GASTOS

 

3 Fique de olho

fonte: http://economiamundial10-2.blogspot.com.br

Faça uma planilha de gastos mensais e mantenha-a sempre atualizada. Saber para onde está indo o dinheiro proporcionará uma visão geral sobre a situação financeira da sua escola e ajudará a definir os cortes necessários. A tecnologia entra aí de novo e mesmo uma planilha no Excel pode ser suficiente para isso.

 

  4) SEJA DEMOCRÁTICO

4 Seja democratico

fonte: http://portalpalotina.com.br

Lembre-se que você não está sozinho e, portanto, sua gestão escolar deve ser participativa e democrática. Por isso, convoque toda a comunidade escolar: professores, pais, funcionários e até mesmo os alunos. Cada um deles terá uma visão diferente sobre o processo educacional e os problemas da escola, e poderão contribuir para apontar soluções.

5) MANTENHA O PATRIMÔNIO ESCOLAR BEM CUIDADO

 

5 Mantenha o patrimonio

fonte: http://www.minasbrinquedos.com.br

Esteja sempre em dia com a manutenção do patrimônio escolar. Se há uma carteira quebrada, uma parede descascando ou um quadro descolando, resolva o problema o quanto antes. Além de deixar o ambiente melhor para todos, você evitará gastos maiores em consertos futuros.

 

  

6) O FOCO DEVE SER SEMPRE O ALUNO

 

 

6 O foco

fonte: https://pixabay.com

Saiba lidar com a burocracia, gerir os recursos e conheça as leis. Contudo, não se esqueça que o mais importante é a aprendizagem dos alunos. Para isso, esteja sempre próximo a eles, procurando aprender cada dia mais sobre educação e ensino.

ASSIMILANDO A LEITURA…

 

Assimilando a leitura

fonte: http://www.cursosypostgrados.com

E então, gostou das nossas dicas?

 

Utilize-as e melhore ainda mais sua gestão. Isso será um ponto de partida para você pensar novas práticas. Por isso, adapte-as para a sua realidade e chame a comunidade para ajudar! Se você tem outras dicas para complementar nossa lista, deixe-as nos comentários. E continue acompanhando nosso blog para mais dicas de gestão escolar.

Fonte: Disponível em:
http://www.gestaoescolarsimplificada.com.br/

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais