fbpx

TABAGISMO: 29 de Agosto “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. Vamos abordar sobre o tabagismo, o programa nacional de controle ao tabagismo e preparar-se para os concursos.

O uso contínuo do fumo, apesar da consciência de ter um problema clínicos (doenças cardíacas, pulmonares, câncer, etc.) ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela substância.
Por Antonio Carlos Gelamos 29 ago 2017 - 5 min de leitura

Você sabia que dia 29 de agosto é o dia nacional de combate ao fumo? Vamos abordar um pouco mais sobre esse dia e ajudar a definir mais sobre o tabagismo e seus aspectos multifatoriais!!!

O uso contínuo do fumo, apesar da consciência de ter um problema clínicos (doenças cardíacas, pulmonares, câncer, etc.) ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela substância.

fonte: http://qrolecionar.blogspot.com.br/

 TABAGISMO

O tabagismo está incluso na Classificação Internacional de Doenças (CID10), no grupo dos transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

O tabagismo está incluso na Classificação Internacional de Doenças (CID10), no grupo dos transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa,

fonte: https://saudealcance.wordpress.com

É reconhecido como uma “doença” epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. Com isso, obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: amônia, cetonas, monóxido de carbono, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, chumbo, cádmio, níquel, benzopireno, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

 TABAGISMO PASSIVO     

 O tabagismo passivo, é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados, ou até mesmo abertos, porém, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.

O fumante deve ter conhecimento de que a fumaça do seu cigarro pode causar doenças nas pessoas com quem as convivem, e que não existe nível seguro de exposição à fumaça.

fonte: http://samequizy.pl/czy-wiesz-wszystko-o-paleniu-papierosow/

Vale ressaltar que em 2011, houve um avanço contribuinte para que não haja mais a poluição tabagística ambiental em ambientes fechados, com a aprovação da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro, que proíbe o fumo em local fechado em todo País. De acordo com a referida Lei, o artigo 2º da Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 2º É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público. 

§ 1º Incluem-se nas disposições deste artigo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.  

§ 2º É vedado o uso dos produtos mencionados no caput nas aeronaves e veículos de transporte coletivo. 

  § 3º Considera-se recinto coletivo o local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas. 

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE AO TABAGISMO

 O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e consequente a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. Tem por objetivo, prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens, promover a cessação de fumar, proteger a população da exposição à fumaça ambiental reduzindo o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

 COMPLICAÇÕES DECORRENTES DO FUMO

O tabagismo causa dependência devido a nicotina, uma substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física, ainda temos a dependência comportamental que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco criada pelo fumante, as vezes com impulsividade e compulsividade.

O uso contínuo do fumo, apesar da consciência de ter um problema clínicos (doenças cardíacas, pulmonares, câncer, etc.) ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela substância.

Observe na ilustração abaixo, que apresentamos dois pulmões. O primeiro de um fumante e o segundo de um indivíduo que não era fumante.

fonte: http://girlschannel.net/topics/726733/2/

 SAIBA MAIS – DATAS PONTUAIS PREVENÇÃO AO TABAGISMO

31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA, órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer e Centro Colaborador da OMS para controle do tabaco é o responsável pela divulgação e comemoração da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização.

29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Essa foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

ALERTA: ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE E ORGANIZAÇÃO MUNIDAL DE SAÚDE

 Na data de 17 de agosto de 2017, o Supremo Tribunal Federal do Brasil pode julgar na a possibilidade de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impedir o uso de aditivos em produtos derivados do tabaco. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) se manifesta favorável à proibição desses agentes, que são usados para, por exemplo, modificar o sabor e o cheiro de cigarros, tornando-os mais atrativos, principalmente para os jovens.

Atualmente, o Brasil figura como um dos países que tem implementação efetivas de controle de tabaco. Como consequência, vem alcançando redução na prevalência de fumantes. Em 1989, pesquisas realizadas no país mostraram que a prevalência de fumantes na população com 18 anos ou mais era de 34,8%. Em 2008, esse índice caiu para 18,5%. Em 2013, a prevalência continuou em queda: 14,7%. Isso significa uma redução de mais de 50% em 24 anos.

http://www.bemparana.com.br

 “Fumar ou não fumar? Eis o pulmão, o coração, a saúde em geral e a reeducação.”

J.R.Jerônimo

Esperamos que tenha gostado. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

Referências
BRASIL. Décima Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças  e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10 – 1997). Disponível em: http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/cid10.htm. 
 Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996. Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° do art. 220 da Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9294.htm
 Programa Nacional de Tabagismo. Disponível: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacional-controle-tabagismo
WHO.  World Health Organization. Framework Convention on Tobacco Control. Geneva. 2003.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais