fbpx

Aprenda como se deve Nadar no TAF-i do Concurso de Aprendizes Marinheiros

Por Fernando Massarotti 12 fev 2020 - 3 min de leitura

Mais uma vez estamos aqui para falar da prova do TAF, só que dessa vez o nome é TAF-i (Teste de Aptidão Física de Ingresso). E nesse maravilhoso blog, trarei as informais mais importantes deste teste, sem falar em dicas super importantes do que fazer para melhor se preparar. Então borá lá!

Primeiro de Tudo

A pergunta mais frequente sobre essa prova é também a mais óbvia e que cria um certo sentimento de ranço para com a pessoa que faz a pergunta:

Precisa saber nadar?

(https://giphy.com/gifs/facepalm-mega-27EhcDHnlkw1O)

Sérioooo???!!!!!

Sim jovens concurseiros, essa é a pergunta mais comum que fazem a respeito da prova de natação. E obviamente a resposta é sim, deve-se saber nadar pois você tem um tempo curto para “percorrer” uma certa distância que está especificada no edital. Neste caso estamos falando de 50m, e você precisa nadar essa distância em menos de 1 minuto e 30 segundos.

TAF-i
(https://giphy.com/gifs/fail-man-ouch-RjEJg5053SzcI)

Entendeu a importância de saber nadar? E mais importante ainda é se preparar para garantir que consiga concluir a prova dentro do tempo estipulado. E tem outra, não é porque você sabe “não se afogar” numa piscina, é que você vai conseguir nadar sem se apoiar nas raias e nas bordas da piscina (no fundo da piscina também não vale viu!!!).

Regras da Prova do TAF-i

Vamos as especificidades da prova de Natação do TAF-i, ou seja, o que o candidato precisa fazer para ser aprovado segundo o edital.

“Nadar o percurso de 50 (cinquenta) metros no tempo máximo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos, levando em consideração as observações abaixo descritas:

I) A saída poderá ser feita de fora da piscina (borda ou bloco de partida) ou de dentro da piscina, a critério do candidato;

II) Quando a piscina possuir menos de 50 metros de comprimento, não será permitido o contato com a borda oposta, por período de tempo superior a 3 (três) segundos, por ocasião da virada; e

III) O candidato deverá utilizar apenas os recursos inerentes ao seu próprio corpo, não sendo permitido nenhum apoio no fundo, na borda lateral ou raiamento da piscina”

Regras simples para seguir, portanto não vacile e se atenha ao indicado no edital. Então vamos lá:

A largada pode ser de fora da piscina (direto da borda ou no bloco de partida) ou dentro dela, se prepare treinando em todas as 3 opções pois assim você não será surpreendido no dia da prova.

É possível que a piscina que a sua prova for aplicada tenha menos de 50m, se isso acontecer o mais provável é que ela tenha 25m. Sendo assim você precisa ir e voltar em menos de 1 minuto e 30 segundos, e nesse caso quando chegar a borda oposta você não pode demorar mais de 3 segundos para fazer a virada.

Por último mas não menos importante, não se pode usar nada além de seu próprio corpo para realização da prova, não se pode apoiar no fundo, nem nas bordas nem nas raias.

Mais uma vez estamos aqui para falar de uma prova de TAF, só que dessa vez o nome é TAF-i (Teste de Aptidão Física de Ingresso).
(ttps://giphy.com/gifs/reaction-PV4kSEGJcsV5C)

O edital ainda traz um detalhes importante referente aos exames médicos que são necessários apresentar antes da realização das provas, observe:

“O candidato somente realizará o TAF-i mediante apresentação de Atestado Médico […],

,[…],preenchido de maneira legível e devidamente assinado por um médico, com identificação do CRM, emitido há, no máximo, 30 (trinta) dias antes da aplicação do teste. O atestado deverá comprovar que o candidato encontra-se apto para realizar o TAF-i, discriminando as modalidades a serem realizadas, e tal documento deverá ser submetido ao médico pertencente à Comissão de Avaliação, para avaliação da conformidade”

Ou seja amigo concurseiro, se chegar no dia da prova de ressaca, passando mal, ou visivelmente inapto a realizar a prova, o médico presente poderá te desclassificar. Portanto não vacile, descanse bem e não coma nada que possa te fazer mal.

Agora a dica de ouro para você dominar todos esses detalhes, nosso Professor Luiz Eduardo que é fera em todos os treinos gravou um vídeo bem específico para essa prova, é só assistir para garantir a aprovação.

E ai galera, curtiram esse blog? Deixem ai nos comentários suas opiniões e perguntas. Não esqueça também de compartilhar com todo mundo. Um grande abraço e Bora Treinar!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais