fbpx

Edital TCE RS: Entenda definitivamente o assunto de Planejamento estratégico e a definição de visão e missão empresarial

Por Clariana Ribeiro Nogueira 02 jul 2018 - 5 min de leitura

Tendo em vista que o concurso do TCE-RS está se aproximando cada vez mais… escolhemos para esclarecer um assunto muito cobrado e que, por vezes gera dúvidas dentro da matéria de Administração Geral e Teorias Organizacionais que é o tópico de Planejamento estratégico: visão e missão.

Tendo em vista que o concurso do TCE-RS está se aproximando cada vez mais... escolhemos para esclarecer um assunto muito cobrado e que, por vezes gera dúvidas dentro da matéria de Administração Geral e Teorias Organizacionais que é o tópico de Planejamento estratégico: visão e missão.

http://www.maisassessorialog.com.br/o-papel-do-lider-na-execucao-do-plano-estrategico/

Vamos começar entendendo o básico de Planejamento estratégico para o concurso do TCE/RS:

Planejar é antecipar racionalmente uma ação, um resultado que se quer obter. Culturalmente falando, o brasileiro não tem uma fama de ser um grande planejador, como o japonês, por exemplo. E, de fato, muitas empresas brasileiras vão a falência nos seus primeiros anos de vida e um dos principais fatores para isso é a falta de planejamento realizado antes de iniciar as suas operações (imagine depois!!! É só improviso!!!).

Assim, o planejamento estratégico é uma ferramenta usada justamente para dar o suporte necessário para a criação e desenvolvimento de modelos negócios. A ideia é nortear o negócio na definição e busca dos objetivos traçados.

O planejamento estratégico se baseia em alguns pontos básicos para o direcionamento inicial do negócio. Assim, saiba que antes de fazer toda a análise financeira, de custo, marketing, entre outras, é preciso definir o papel na sociedade da futura empresa, qual sua intenção, objetivo, os benefícios que serão trazidos e o diferencial que o negócio irá oferecer ao seus clientes.

Diante disso, destacamos os seguintes pontos básicos a serem definidos pela organização: missão e visão.

Missão

 

http://itmol.com.br/site/destaques-top/35-missao-visao-e-valor

 É uma proposta da razão pela qual a organização existe. Assim, a missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa, seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. Na missão, evidencia-se o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. A missão é a identidade da empresa e não costuma mudar ao longo do tempo.

A missão é importante, pois:

– Ajuda a concentrar esforços em uma direção comum;

– Contribui para assegurar que a organização não persiga propósitos conflitantes;

– Ajuda a alocação de recursos organizacionais;

– Ajuda no desenvolvimento de objetivos.

Para desenvolver a missão de uma empresa, algumas perguntas que ajudam são:

-Para que a empresa existe?

-O que a empresa faz?

-Para quem?

Visão

 

http://centromedicomassana.es/oftalmologia/

A visão se refere àquilo que a empresa deseja ser no futuro, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferentemente da missão, a visão da empresa pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

Algumas perguntas que se relacionam com a visão:

-O que a empresa quer se tornar?

-Onde queremos chegar?

-Em que direção devemos apontar os esforços dos líderes e colaboradores?

-Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?

-O que eu estou ajudando a construir?

A visão é relevante para:

-esclarecer a sua direção a todos os envolvidos no negócio;

-descrever uma condição futura (aonde a empresa quer chegar;

-motivar os interessados e envolvidos a tomar as ações necessárias para o andamento do negócio;

-incentivar as pessoas a trabalhar em uma direção comum tendo em vista um conjunto de objetivos relacionados e focados.

Ainda está abstrato?

Vajamos alguns exemplos para te ajudar…

Que tal um exemplo da empresa Natura para o concurso do TCE-RS?

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Natura

Missão: Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.

Visão: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

E agora vamos de Apple?

 

https://www.freepik.com/free-icon/apple-logo_748451.htm

Missão: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.

Visão: Produzir produtos de alta qualidade, baixo custo e fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

Para visualizar ainda mais, vamos conhecer melhor sobre o Pão de Açúcar

https://logodownload.org/pao-de-acucar-logo-mercado/

Missão: Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.

Visão: O GPA almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Já está bom?! Só mais um para fechar com chave de ouro: Bradesco

Missão: Atender às necessidades e objetivos de investimento de nossos clientes, por meio da atuação de equipes de profissionais focados no atendimento das demandas específicas de cada perfil de investidor.

Visão: Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como uma gestora de recursos capaz de agregar resultados consistentes aos objetivos de seus clientes.

Escolhemos empresas bem distintas para observarmos o planejamento estratégico delas baseados nestes pontos de missão e visão.

Ficou alguma dúvida, sugestão, indagação??? Está certo disso? Pronto para o TCE-RS?

https://modaparahomens.com.br/10-maneiras-de-como-contar-para-a-sua-mae-que-voce-e-gay/

Deixe seus comentários para gente e continue acompanhando nossos blogs sobre o TCE-RS que fazemos com total carinho para todos vocês.

Abraços

Fonte da imagem destacada: http://www.maisnovidades.com/tce-rs-julga-irregulares-as-contas-da-gestao-do-ex-prefeito-de-coronel-bicaco-rs/#.WzorjdVKiM8
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais