fbpx

Fique por dentro das melhores técnicas de memorização para a OAB

técnicas de memorização
Por Victor Gasparotto 02 jul 2019 - 2 min de leitura

Quem está às vésperas do exame da OAB certamente já teve a oportunidade de conferir o grande volume de assuntos abordados em ambas as fases da prova. A grande dúvida que fica é: como absorver todos esses conteúdos com eficiência? Com técnicas de memorização!

Por meio de diversas ferramentas e exercícios, é possível construir uma rotina organizada de estudos que vai ajudá-lo a conquistar resultados ainda melhores no momento da avaliação.

Quer saber quais são os métodos mais eficazes para atingir o seu objetivo e se sair bem no exame da Ordem? Venha comigo que vou listar os melhores recursos neste post. Boa leitura!

Utilize mapas mentais

Esta é uma das táticas de aprendizagem de maior sucesso. Na prática, a técnica consiste em definir palavras-chave que contribuam para o entendimento do conteúdo e destacá-las por meio de desenhos e cores.

Essa construção visual faz com que o cérebro associe os conceitos mais facilmente e, por consequência, retenha melhor as novas informações.

Faça associações

Quando uma nova informação está relacionada a algo que já faz parte do nosso rol de informações e recordações armazenadas pelo cérebro, a aprendizagem é facilitada. Além disso, fatos engraçados do cotidiano e conteúdos humorísticos também auxiliam nesse processo.

Por isso, a dica aqui é vincular momentos lúdicos do dia a dia, jogos, trocadilhos e outras imagens abstratas aos novos aprendizados, deixando a criatividade trabalhar em prol da memória. Que tal?

Elabore resumos e fichas de estudo

Revisar as matérias é outra forma excelente de memorizar as informações durante o período do estudos. Uma boa sugestão para tornar essa etapa mais eficiente é elaborar resumos e cartões com as informações mais relevantes de cada assunto.

Para isso, é interessante utilizar recursos como perguntas, tópicos e listas para tornar a leitura ainda mais rápida e fluida, além de tornar o momento de estudo mais dinâmico.

Explique o conteúdo em voz alta

Outra técnica bastante eficiente — afinal, ao narrar as informações aprendidas em voz alta, você exercita fortemente a memória para conseguir reproduzir o conteúdo de forma objetiva e sem erros.

Então, deixe a vergonha de lado e imagine que você está ensinando a matéria para outras pessoas. Assim, ainda é possível identificar os pontos que precisam de uma atenção extra nos estudos.

Exercite seus conhecimentos

Depois de estudar os assuntos abordados no edital da prova, conhecer as diferentes técnicas de associação e revisar as matérias, é hora de testar os novos aprendizados!

Além de ser uma excelente prática de memorização, resolver simulados, exercícios e questões de provas anteriores ainda pode ajudar você a conhecer o seu ritmo e se preparar melhor para a avaliação oficial.

Por fim, após uma longa preparação, é importante investir também em momentos de descanso, com boas horas de sono e uma alimentação equilibrada. Esses hábitos, em paralelo às dicas deste post, vão ajudar você a manter a concentração e a tranquilidade para conquistar uma boa pontuação no exame da OAB.

E se você gostou das técnicas de memorização que eu trouxe neste post, aproveite para conferir outros conteúdos nas páginas do Maxi Educa no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais