fbpx

Tempo para estudar: como aumentar a produtividade nos estudos?

Tempo para estudar
Por Renan Costa da Silva 24 maio 2019 - 3 min de leitura

A organização é fundamental quando o assunto é ter tempo para estudar e conseguir realizar todas as tarefas que precisam ser feitas. Manter-se organizado é importante para permanecer motivado e aprender de forma produtiva e eficiente.

No entanto, manter uma rotina regrada tem alguns desafios: distrações, excesso de conteúdo, falta de um local adequado para estudar, dificuldade em se concentrar, entre outros. A organização surge como uma verdadeira aliada, ajudando a manter o foco no que realmente importa, otimizar o tempo e melhorar o rendimento.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas soluções para deixar o seu tempo para estudar mais produtivo e também para fazer melhor a gestão da rotina. Aproveite!

 

Monte um cronograma de estudos

 

Comece com uma lista do que você precisa estudar. Para que ela seja efetiva, identifique quais são as prioridades e estabeleça prazos para cumprir cada tarefa. Comece pelos temas que você tem mais facilidade, para que o estudo seja direcionado ao que você tem maior dificuldade.

Uma boa dica é buscar aplicativos que ajudam a organizar o tempo. O Evernote e o Wunderlist, por exemplo, são muito usados para gestão de tarefas e podem ser adaptados às suas necessidades de estudo.

 

Escolha um bom lugar para estudar

 

O lugar em que você estuda está diretamente relacionado à sua produtividade. Prefira ambientes com uma boa iluminação, que sejam também silenciosos, arejados, de fácil acesso e sem equipamentos eletrônicos ou qualquer tipo de interrupção. Dessa forma, é possível se concentrar com mais facilidade. Manter os materiais de apoio próximos é uma prática que economiza bastante tempo!

 

Opte por cursos EAD

 

Os cursos a distância apresentam muitas vantagens — a principal delas é não perder tempo com o deslocamento até a instituição de ensino. Essa modalidade permite que você acesse os assuntos das disciplinas e estude de onde estiver, nos horários em que desejar.

Isso evita estresse e permite que você se organize melhor. Essa flexibilidade de horário também é importante para quem precisa trabalhar ou nota um rendimento maior em horários alternativos, como na parte da noite. Aliás, esse é um ponto muito importante a ser considerado.

 

Evite distrações

 

Televisão e smartphones são grandes distrações da era digital. Conversas com amigos, redes sociais, filmes e séries podem ser prejudiciais as estudos. Por isso, o ideal é que você mantenha todos os aparelhos eletrônicos desligados na hora de estudar.

Outra opção é desligar as notificações do smartphone para evitar cair em tentação de abrir as redes sociais. Lembre-se de que esse momento requer muita atenção e foco — por isso, evite ao máximo se render às distrações. Você pode deixá-las para os períodos de descanso.

 

Coma alimentos que ajudam na concentração

 

Praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável é fundamental para ter mais saúde, disposição e qualidade de vida. Além disso, existem alimentos capazes de melhorar a atividade cerebral e ajudar na concentração.

Por isso, invista em uma alimentação balanceada e insira alimentos naturais na dieta, como brócolis, castanhas, abacate, beterraba, espinafre e linhaça. Evite consumir produtos processados e ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, pois eles podem prejudicar a atenção.

Tenha em mente que a eficácia dessas dicas pode variar de acordo com a rotina de cada pessoa. No entanto, mesmo quem não tem muito tempo para estudar pode otimizar os estudos com técnicas simples e aumentar a produtividade no dia a dia. Tente adaptar as informações conforme a sua necessidade e tenha sucesso nos exames!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de acompanhar nossos perfis nas redes sociais e receba outras informações relevantes em primeira mão! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais